A Falecida

A Falecida Nelson Rodrigues




Resenhas - A Falecida


27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Marcelo Cataneo 25/05/2012

Surpreendente!
Posso dizer que é de se impressionar o rumo que a peça leva, gosto de ler livro sem ler sinopses, acho que é por isso me casou surpresa ao longo da peça e curiosidade para descobrir oque se passava com Zulmira, Zulmira nos 1° e 2° ato se apresenta como uma personagem complexa, e cheguei a pensar que estava a beira da loucura, e eu como um adorador de personagens insanos, me apaixonei por ela, a busca pela funerária, a rejeição ao marido e o ódio repentino pela prima me prendeu até a última página, e as respostas me surpreendeu.
Mostra a mulher frustada e doente que não deseja nada mais do que um
enterro luxuoso, e planeja tudo para telo. Quer se vingar da sociedade, principalmente de Glorinha, sua prima e vizinha que não lhe cumprimenta mais, que ao olhar de Zulmira Glorinha se acha superior a ela.
Nos planos de Zulmira inclui Toninho o marido a pedir dinheiro ao homem rico o qual ela teve um caso, o marido depois de sua morte contata o homem e descobrindo o caso dá um enterro "de cachorro" à Zulmira e aposta o dinheiro todo num jogo do Vasco no Maracanã, a história em si pode até fazer rir, mas é de uma tristeza mensurável,suburbanos frustrados e fracassados como protagonistas.
Zulmira trai porque não vê muita motivação no seu mundinho. Não tem dinheiro, não tem divertimento e não tem mais esperança de que sua vida possa mudar. Por isso concentra-se na sua morte, ou seja, em planejar nos mínimos detalhes o seu enterro de luxo.
Seu marido Tuninho também é frustrado e infeliz. Não se acha capaz de conseguir um novo emprego e, por isso, resolve passar o tempo com os amigos, na praia, jogando sinuca ou falando sobre futebol.
Todos têm em comum o fato de não terem o destino da vida nas mãos.
E a interação de Zulmira no 3° ato foi grandiosa, Nelson sabia que um diálogo apenas de Toninho e o amante não seria o suficiente para revelar Zulmira.
val silva 05/09/2016minha estante
Para Baixar este e muitos outros livros Grátis acesse nosso site http://http://livrosgratisbibliotecaonline.com/

Esta é uma dica Ouro para quem Gostar de ler livros Grátis...




David Ariru 25/09/2016

O ponto central da obra sobre uma ótica
Primeiramente, esse é o tipo de obra candidata a fazer parte do seleto grupo dos “novos clássicos”. Nelson utiliza o contexto histórico pelo qual passava o Brasil na época. Isso evidencia-se de várias formas, seja pela linguagem das personagens e suas gírias, seus costumes, suas paixões e vícios etc. Porém, apesar de possuir esse fundo histórico baseado na atualidade, não se trata de uma obra rasa como as que são produzidas em massa hoje em dia, seja nos livros, filmes, novelas e outros meios. E essa “profundidade” que destaca esta obra de muitas outras está, principalmente, em seu enredo.

O autor mostra-nos personagens bastantes envolvidos com suas paixões e desejos, porém, igualmente infelizes. Tunico, por exemplo, é um homem desempregado, embora costume ir ao bar beber e jogar com os amigos, e parece importar-se mais com seu time de futebol que com a sua esposa, Zulmira. Ela também leva uma vida medíocre sem entusiasmo nenhum, senão em dois pontos: o relacionamento que teve fora do casamento e o fascínio pelo próprio enterro. No primeiro ponto destaca-se o modo como ele ocorreu; Zulmira fora beijada à força um dia repentinamente sem ao menos saber por quem e, não só correspondeu ao beijo e foi além dele, como também começou a se encontrar regularmente com o homem até então desconhecido. Isso demonstra tanto a frouxidão do seu casamento com também a sua, pois não fosse esse acontecimento inesperado, provavelmente não teria traído o marido, já que prezava muito em manter uma boa aparência e ser vista e admirada como uma mulher decente pelos demais. Já a respeito do seu fascínio pelo próprio enterro, não se pode deixar de falar sobre Glorinha; a ausente, mas contundente prima de Zulmira.

A trama começa com Zulmira temendo alguma atitude de Glorinha contra ela. Depois é revelado que Glorinha sabia da traição de sua prima. E é por isso que Zulmira começa a tramar contra ela, decidindo, por fim, que teria um enterro tão pomposo que humilharia Glorinha e mostraria a mulher superior que Zulmira era diante dela. Uma desforra; é disso que se trata o enterro.

Mas desforra de quê? Que fez a prima a ela? Ora, este é o ponto central da obra. Glorinha conhece a infâmia da prima, aquilo que mancha sua reputação. Ressalta-se que, logo após Zulmira ser descoberta por acaso pela prima, ela rompe os laços com o amante, fica, então, evidente que a traição em si não era tão infame para Zulmira, podia conviver tranquila com isso, entretanto, ser vista como uma mulher devassa que trai o marido, isso ela não poderia suportar. É a preocupação com o que os outros vão pensar dela e dos seus atos o que mais atormenta Zulmira. No caso, Glorinha é a única pessoa com quem se preocupar, já que só ela sabe da traição. O que há de genial na ausência de Glorinha é deixar claro que o que torturava a Zulmira é exatamente a preocupação de como ela é vista pelos outros, que juízo fazem dela, “O inferno são os outros”, o inferno de Zulmira é o que deve pensar a prima a respeito dela.

Zulmira se incomoda com os modos e o jeito da prima, conjectura mil infâmias a seu respeito, tudo para que não fique por baixo e que seja ela a hedionda. Chega até mesmo a pedir para o marido ficar com ela e acaba descobrindo que, por sequela de uma doença, ela tem uma deformidade no corpo. Eis o “ponto fraco” da sua adversária finalmente descoberto, e é através do enterro, consequentemente também sua morte, que Zulmira vê um modo de se mostrar superior e vingar-se do que pensa que a prima pensa dela...
O enterro e morte de Zulmira serve como uma metáfora, um tanto curiosamente concreta, de como as pessoas não medem esforços e até mesmo chegam a acabar, destruir, desfazer-se da própria vida em nome do status, tendo como questões norteadoras da vida “O que os outros vão pensar disso? O que vão pensar de mim?”

O final de Tunico e sua mulher mostra quão vão é perder a vida nessa tentativa e como é frívola a preocupação excessiva como o que os outros julgam-nos. E vale ressaltar mais uma vez; Glorinha não aparece uma única vez na história, quer para mostrar que realmente pensa barbaridades de Zulmira, quer para desmentir essa possibilidade, o que importa é o como Zulmira acha que é vista pelos outros, especificamente a prima, e isso fica bem claro na obra.
Ariru
Lipe 10/07/2018minha estante
undefined




Kamis 19/07/2023

A falecida
Já tinha assistido ao filme, resolvi agora ler o livro. Os dois são bem chatinhos, e a história contada não fez muito sentido pra mim. Pelo menos, foi uma leitura rápida.
KadidjaK 19/07/2023minha estante
Esse cara me deu trauma no ensino médio




Trovador Solitário 16/04/2023

Nem muito, nem pouco
O texto cumpre seu papel de apresentar - sem poupar escárnio - parte da vivência "popularesca" da época, mas apenas como uma introdução desse contexto no Theatro Municipal. Seja por não poder se aprofundar mais por conta do público alvo, seja por não ser necessária tal aprofundamento, o texto se mantém um tanto quanto superficial, sem se aventurar muito nas condições que dão espaço para as mazelas apresentadas.
Trovador Solitário 08/07/2023minha estante
Isso tá muito errado, eu tive uma releitura muito profunda, algum dia eu escrevo




val silva 05/09/2016

Para Baixar este e muitos outros livros Grátis acesse nosso site http://http://livrosgratisbibliotecaonline.com/

Esta é uma dica Ouro para quem Gostar de ler livros Grátis...
comentários(0)comente



tray 08/09/2016

Alma rasa
Resenha : A falecida ou a alma rasa

Mais uma senhora peça de Nelson que traz o debate de valores, temos a personagem principal que é a Zumira que tem um discurso ético e de mulher honesta ( que lembra muito a viúva honesta ) lógico que Nelson ao decorrer dos atos vai derrubando vários panos e entendemos os passos de Zulmira

É uma peça trágica que pra mim deixou o fim em aberto, ele nos apresenta a Glorinha prima distante de Zulmira que não tem um do seios e que aparentemente é uma mulher sem desejo sexual por conta do seio que foi retirado pelo câncer doença que naquela época não era pronunciada

A peça tem os espaços de diálogos tópicos de Nelson e personagens que a todo momento nos convidam a refletir sofre ética , desejos e remorsos

Não é a minha peça favorita de Nelson, mas é uma leitura que te leva há algumas conclusões mas que no fim não são tão reais assim

No fim o que seria real em a falecida a morta ?!
comentários(0)comente



Ana 16/12/2016

Humanos e falhos até demais
Confesso que fiquei completamente desnorteada no final dessa peça . Eu não imaginava que Zulmira fosse tão obcecada pela sua própria morte, e muito menos que estivesse planejando o próprio velório e enterro com um prazer quase psicopata. E fiquei também tão chocada quanto Tuninho ficou, no final da história. Ela lhe armou uma bela e infeliz surpresa. Típicos personagens de Nelson, com suas pequenas (ou nem tanto) obsessões.
comentários(0)comente



Na Literatura Selvagem 11/02/2017

#MLV2017 [A falecida - Nelson Rodrigues]
Participando da Maratona Literária de Verão 2017 trago para vocês as impressões da primeira leitura concluída do desafio: uma peça de teatro apresentada pela primeira vez em 1953. Trazendo um cenário imaginário, a história se passa em três atos e conta a história de Zulmira, mulher amargurada que - sem maiores pretensões na vida - resolve encomendar seu próprio velório. Mas ela não quer poupar dinheiro nesse projeto e vai agir com suas artimanhas para fazer com que um velho conhecido pague pelo enterro.

Ela vive infeliz no casamento e tem tuberculose, sente que seu fim se aproxima... A causa mais evidente para planejar seu enterro luxuoso é provocar inveja em Glorinha, prima que ela suspeita ter um caso com seu marido... Glorinha é uma personagem envolta em mistério. Não se sabe muito dela no início da história, a não ser que ela teve câncer.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/01/mlv2017-falecida-nelson-rodrigues.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Joao.Gabriel 05/06/2020

Nelson é Nelson!
Peça rápida, gostosa de ler. Feita com personagens caricatos e final previsível, mas é gostoso ler e imaginar como se traduz a fantasia completa num palco, no teatro.
comentários(0)comente



Eloah 02/04/2024

Genuina e agradavelmente surpresa.
Todos sabem que conforme você vai avançando em tempo de leitor, você começa a perceber quando a trama está caminhando para um plot Twist. Existe um cheirinho. Dessa vez eu fui pega totalmente desprevenida.

Notei que o livro tem uma nota bem baixa e, sem entender porquê, fui olhar as outras resenhas e entendi: a obra aparece como leitura obrigatória em alguns vestibulares, escolas e afins. Se eu tivesse lido essa peça enquanto jovem tbm não teria gostado KKkkkk. Dica do coração: jovens, revisitem essa peça peça daqui a dez anos, vai ser oooooutra leitura!

Enfim: Muito bom livro! Inclusive, me levou a assistir o filme (cuja protagonista é interpretada por ninguém menos que Fernanda Montenegro) que é excelente tbm. Queria muito ver uma encenação ao vivo!!
comentários(0)comente



anatalieportman 27/08/2021

Incrível!
Essa peça é simplesmente incrível! Li tudo em menos de 1h. Tem partes engraçadas, traição, morte, paranóia, CIÚMES - que não pode faltar nas peças do Nelson - e também tem um final comovente. Primeira perfeita tragédia carioca. Amei!
comentários(0)comente



clarividente 25/10/2021

Zulmira lendinha!
Peça interessantíssima e divertida de ler. Me apaixonando pelas personagens femininas loucas insanas & histéricas de Nelson.
comentários(0)comente



k.j. 18/11/2021

ler nelson rodrigues = se sentir podre
logo após assistir ao excelente filme, protagonizado pela gigante Fernanda Montenegro, me surgiu um interesse enorme pela obra original...

e por mais que o texto seja praticamente o mesmo, ao ler o roteiro da peça, sente-se em completo, todo o escárnio da escrita, a imundície dos personagens e as desgraças da vida urbana.

batata!
comentários(0)comente



27 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR