Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

renata1004 23/05/2024

Demorei pra engatar na leitura mas quando comecei também..... ai que universo lindo, rico e fantástico!!!! que história deliciosa de acompanhar... no começo não tava gostando tanto mas quando me acostumei com os nomes, espaços, funções e relações tudo fluiu tão bem. esse frank herbert arrasa mesmo

Fabi 23/05/2024

É uma verdadeira viagem a outro planeta mesmo!
É uma escrita hiper imersiva? Eu adorei tudo no livro e li após de ter assistido aos filmes do Villeneuve (Parte I e II).
Eu só gostaria de ter visto ainda mais dos fremen? Senti que do meio para o final, ficou um pouco corrido?
Enfim? Livro me deixou mais ansiosa ainda para ver como O Messias de Duna será adaptado!

Clara.Grael 22/05/2024

Duna
Esse livro é perfeito!! Confesso que demorei para engatar na leitura, apesar de ter achado Duna muito interessante desde o primeiro capítulo, o descobrimento do universo foi confuso, mais pelo vocabulário do que pela escrita. Por falar nisso, a escrita do Frank Herbert é extraordinária, o jeito que eu fiquei curiosa para descobrir as coisas foi diferente. Como já dito, demorei para engatar, acho que não ter usado do glossário para me situar foi um dos motivos. Não entendia muito bem o que estava sendo dito e o contexto da história, mas fui entendendo conforme os capítulos continuavam. Não acho que isso estragou a minha experiência de leitura, afinal é um livro de fantasia (já estava preparada). Sobre o enredo, eu adorei a política no livro, que sempre é muito presente. Achei que fosse um livro mais de ação, e apesar de ter cenas de ação, é a política (e a religião) que rege a história. Vi algumas resenhas que reclamam da parte profética do livro, mas confesso que gostei muito. O que eu não gostei foi o romance. Bom "não gostei muito" é forte, porque é uma parte bem secundária no livro e não é mal escrita, eu só não gosto muito de romance. Apesar de ter gostado muito da Chani.

jenesalice 22/05/2024

Uma leitura viciante
Duna foi uma leitura bastante viciante e empolgante. Eu lia umas 100 páginas e parecia que havia lido por poucos minutos, mostrando o quanto esse livro tem um enredo que te prende, ?plot twists? e uma estória que, mesmo lançada há tanto tempo, se destaca por sua originalidade.

Vanessa R Galharde 21/05/2024

Um livro incrivel, quando voce le percebe que faz todo sentido que o livro seja adaptado em mais de um filme por que é um universos muito extenso e complexo, apesar disso a historia nunca fica monotona. Um universo incrivel com mensagens forte sobre ecologia, politica e religião. Logo vou começar o segundo, este ja está favoritado

Mikani 21/05/2024

Novo favorito
Confesso que a introdução do livro é mt longa, demora por volta de 200 páginas pra de fato acontecer algo. Mas quando começa ele n para e as coisas vão escapando de uma forma?

Enfim, fiquei completamente imersa na história, cheguei nos últimos capítulos e quase n consegui parar de ler. Ansiosa pra saber pra onde vão as coisas pq diferente do Paul, eu n faço ideia kkkkkk

Danilo.Tolotti 21/05/2024

Uma experiência de outro planeta
Duna é uma experiência fascinante e que consegue prender o leitor dentro de suas tramas políticas, além disso o livro também aborda bastante o tema da religião e do fanatismo e como isso molda uma sociedade.

Gabriela 21/05/2024

Antes de iniciar a leitura, dei uma olhada nas resenhas do pessoal e todos falavam bem. Minha expectativa aumentou ainda mais e mesmo assim o livro superou.
Achei desafiador, mas vale a pena demais!
O início foi um pouco complicado, a história é complexa, com muitos detalhes e informações novas, mas você vai entrando no universo de Duna e as coisas vão ficando naturais... em certa altura você já nem estranha mais as medidas necessárias pra economizar água ?
Muito muito bom!

Thiago.Santana 20/05/2024

"Prepararam um caminho para nós no deserto..."

Duna é um livro sensacional, combina aventura, ciência, misticismo e política, é cheio de tramas e diálogos inteligentes... enfim, uma obra prima da ficção científica, abordando preocupações ecológicas com consequências interplanetárias, sem contar as paisagens belíssimas (e áridas) que ele descreve.
Maravilhoso!

Yamediss 20/05/2024

Isso aqui que é o exemplo de ficção científica ??
Como descrever a sensação de ler Duna?
Confesso que tive bastante dificuldade com a leitura no início, muitos nomes e conceitos diferentes, por isso demorei tanto pra engatar na história. (eu não sabia do dicionário e nem dos apêndices no final)
Mas sinceramente, a história é sensacional, que magia, que fantástico como o autor conseguiu fazer um mundo tão completo sem fios soltos. Temos aqui política, espiritual, romance, família, e muitos muitos temas importantes abordados. Posso dizer que foi uma experiência completa. Adorei
Dhampirraj 20/05/2024minha estante
Amei! Tenho muita curiosidade de ler esse livro. Eu gosto de ler esses livros sem consultar o apêndice, ou dicionário específico, pra ter a experiência do estranhamento ao entrar em um mundo novo.

SamVigoroso 19/05/2024

Primeiro "LIVRO" que leio depois de anos, perdi o hábito no início da adolescência e voltei logo com um calhamaço de ficção científica e meio complicado, mas foi uma experiência incrível ler Duna.

Nelson.Rattacaso 19/05/2024

Nunca acredite 100% em seus líderes, estão sempre certos
Minha jornada com o mundo de Frank Herbert começou em 2021, quando o primeiro filme de Duna foi lançado, devo dizer que no início eu não entendi quase nada KKKKKKK mas não deixei de ficar admirado com aquele mundo e aqueles personagens. Então tomei a decisão de comprar os livros e por mais que tenha sido uma leitura difícil na época, foi sem sombra de dúvidas uma história incrível e que me marcou muito, e agora relendo depois de 3 anos, Duna continua tão incrível quanto foi

Beatriz.Milz 19/05/2024

Ficção científica com mensagens ecológicas
Sobre o livro:
A história aborda vários temas, mas algo que me deixou muito curiosa é a forma que o autor imaginou a vida em um planeta onde a água é o recurso mais escasso (e mais valorizado).
A explicação dos trajestiladores (roupas que os fremem utilizam para reaproveitar a água dos próprios corpos), a valorização de toda a água dos corpos (como ?oferecer umidade aos mortos? - o ato de chorar por alguém falecido), e entre outras explicações trazem uma grande riqueza sobre a imaginação do autor neste cenário.

Esse foi o ponto que me chamou mais atenção, porém o livro aborda outros temas, como: religião, política, colonização, drogas que expandem as capacidades da mente, povos e saberes originários, previsão do futuro e determinismo, entre outros.

Recomendo a leitura ??
Sobre a leitura:

A primeira vez que eu tentei ler, acabei desistindo em 19% do livro. Eram muitos termos diferentes, e de início não me animou muito. Não me atentei que existia um glossário ?

Três anos depois, tentei novamente, e aí deu super certo. No final do livro, existe um glossário com os termos criados pelo autor. Li no Kindle, e clicando na palavra, é possível pesquisar no livro e facilmente navegar para o glossário ao final.

Adriano403 18/05/2024

O pai da ficção amores
Que maravilha de livro!!!!!! O início é mega difícil de entender como qualquer outro livro de ficção científica, mas depois da página 100 a pessoa já consegue pegar o embalo. Uma história com uma riqueza tão espetacular, uma riqueza de elementos, tudo muito original e nada com história, nada supérfluo, uma riqueza de filosofia e espiritualidade, o final é maravilhoso!!!! Maravilhoso no sentido de o livro não ter pego um rumo "tradicional" ou "clichê", é um final que pensamos que se tudo aquilo tivesse acontecido na vida real seria da mesma forma. Tem um desenvolvimento sensacional de cada personagem, a pessoa se envolve e cria um carinho com o Paul de forma muito natural e compreensível, porque ele foi muito bem desenvolvido, tanto ele quanto sua mãe e PRINCIPALMENTE os fremen. Um ponto fraco do livro foi que às vezes ele "viaja" muito nos pensamentos de alguns personagens, e que tem paginas do livro que você vai no mínimo uma 5 vezes no "dicionário de Duna" pra consultar ajuda, mas são pontos fracos que não chegar a torna uma experiência ruim de ler, e pra quem quiser ler a dica é, tenha paciência, leia com calma, atenção e com um café, marcador e dicionário ao seu lado, assim o compreensão do que você ler vai ser bemmm maior, é um livro denso, com intrigas políticas e religiosas.
Nota, 4,5