Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Arthicus 14/05/2024

"O começo é um momento muito delicado"
Duna? é um marco! Não só na ficção cientifica, mas no mundo literário como um todo. Nada que eu possa dizer já não deve ter sido dita nos quase 60 anos dês do seu lançamento, ainda mais com os dois incríveis filmes de grande sucesso que trouxe novamente o grande épico de Frank Herbert novamente a centro da cultura popular.

Mas posso falar como foi reler a obra quase 10 anos depois de ter lido pela primeira vez.

Antes de mais nada, me surpreendeu o quão a história corre! Acredito que estar familiarizado com a história e não ter de encarar este universo, cheio de conceitos, costumes, religiões e filosofias novas e diferentes ajudou nisso.

Nesta releitura, pude ver com mais calma como a história foi se desenvolvendo. Pude ver com mais calma os planos dentro de planos dos Harkonnens. Pude ver melhor como Leto, mesmo sabendo da grande armadilha, se mostrou como um personagem complexo que estava tentando fazer o melhor possível. Pude ver como Paul se encaixava e tentava lutar para se desvincular deste papel que está sendo colocado, ao mesmo tempo que ele e sua mãe, lady Jessica, precisam sobreviver.

Também pude apreciar mais a escrita de Frank Herbert. A realidade é que todo e qualquer elogio tecido a este livro é justificável. Nada é colocado por acaso ou desperdiçado. Cada texto de abertura de capítulo, cada capítulo, cada parte? até os benditos apêndices! Tudo está a serviço para nos mostrar mais e mais deste grande mundo de Arrakis e seu universo.

Se está for a primeira vez que você está lendo, se prepare porque algo grande está a sua frente.
Se você está retornando, como foi o meu caso, bem vindo de novo. A algo grande vindo ai.

(Quero deixar aqui também as recomendações dos filmes de Villeneuve e o de 1984 do David Lynch, que apesar de ter problemas, tem ótimos visuais e escolher interessantes)

Talita653 14/05/2024

Sensacional pra quem gosta de fantasia com ciência
Livro prende muito a atenção, as páginas passam sem sentir, mas quem espera que seja igual ao filme vai se decepcionar

Leticia.Moura 14/05/2024

Apoteótico
"Deus criou Arrakis para treinar os fiéis." Excerto de "A sabedoria de Muad'Dib" da princesa Irulan. Reler essa saga é um prazer.

Rafael Magalhães 14/05/2024

Valeu cada segundo investido!
Comprei esse livro em março de 2021, na expectativa de lê-lo antes do lançamento do primeiro filme. Desisti no meio; meses depois tentei ler de novo, desisti; no ano seguinte, a mesma coisa. Hoje, com mais maturidade, finalmente concluí esse livro e me arrependo de não o ter feito antes. Duna é simplesmente perfeito, a ambientação, o ritmo, a escrita (que a princípio pode parecer difícil, devido às palavras diferentes, mas que com o passar das páginas se torna bem agradável), as cenas de ação, a história, a construção cultural e religiosa de Arrakis e de todos os outros planetas citados.

O livro faz jus a todo o sucesso que suas adaptações cinematográficas receberam (e que venham mais). 5 estrelas mais fáceis de serem dadas, livro INCRÍVEL!

Gabigutierrez03 14/05/2024

Considerações
Preciso fazer uma resenha porque preciso falar sobre esse livro. Algumas pessoas com quem conversei amaram, outras se arrastaram para ler. Bom sou do segundo time, para mim Duna é uma espécie de tortura literária.

Claro que já livro horríveis, mas esse livro é bem escrito o que o torna chato é toda a política que se enrola nas 500 páginas. Confesso que a partir da página 600 eu realmente achei legal.

Mas quem lê 500 páginas para depois a coisa ficar no mínimo emocionante? Tenha santa paciência.
Outra coisa q me incomodou muito, o comentário na capa comparando Duna com Senhor dos Anéis. Gente, eu já li o Hobbit, não há o que comparar, a genialidade do Tolkien é infinitamente mais vasta.

Bom, acho que essas são minhas considerações e não, não vou seguir lendo os outros livros, não me interessa o quanto digam que podem ser melhores.

Ray.pcte 13/05/2024

5/5 um livro maravilhoso! Mundo rico, assim como os personagens, os momentos e a religião. A única coisa que não gostei do livro foi a introdução, digo, esperava mais a exploração do ambiente hostil de Arrakis (sem spoiler) do que eles ficando em casa. Mas tirando isso, um excelente livro!

Jonas 13/05/2024

Épico
O livro é extremamente envolvente, com uma trama muito bem construída, repleta dr intrigas, política, traições e que culmina em um final que deixa um gosto de quero mais.
Assim que terminei o primeiro livro já iniciei o segundo, para ver o desenrolar da história de Paul Atreides.

Gui.gentil 13/05/2024

Uau
Eu não li muitas ficções científicas na minha vida, mas lendo duna agr eu deixei o nível muito alto paras as próximas que eu ler, mesmo sofrendo com os nomes dificeis e termos tecnológicos eu aproveitei cada segundo desse livro, que delicia foi viver em arrakis (q ironico kkkk) por esses dias de leitura

Rickyo 13/05/2024

Definitivamente uma das melhores obras que li, Duna assusta no começo pelo seu tamanho e complexidade, é um livro denso e que a principio pode ser custoso a ler, porém é uma leitura que vale demais a pena por toda sua narrativa impecável.

O autor trata de política e religião com maestria e trás uma história muito bem amarrada e interessante para o leitor, acompanhar a saga de Paul é fascinante e chocante por possuir narrativas tão atuais e que se assemelham a sociedade presente mesmo sendo um livro de 1965. Após ler, fica claro o motivo de tantas obras terem e inspirado em Duna, um clássico muito bem escrito e que segue inspirando gerações.

Herbert estava a frente do seu tempo e criou uma obra prima, fico feliz em ter lido e me aprofundado nessa história incrível, obviamente se tornou um dos meus livros favoritos.

Ana Souza 12/05/2024

Muito bom! Livro é bem grande, tem vê,és q a leitura flui muito bem e vezes q fica bem arrastada, mas cria toda uma história q te prende na leitura. O livro, apesar de muito grande, tem várias passagens de tempo sem muita explicação do q aconteceu, só pequenos comentários sobre pra vc perceber a passagem.

Mama_ 11/05/2024

Duna
Um clássico da ficção científica que valeu a pena ser lido (apesar do final)

O livro primeiro é totalmente introdutivo mas mesmo assim senti que com essas mesmas páginas o autor poderia ser mais objetivo.

A partir do segundo livro, mergulhei de cabeça e me encantei com esse novo mundo; literalmente. O livro segundo foi bastante objetivo e fluído.

No último livro, eu simplesmente queria terminar Duna, mas é claro que prestei bastante atenção nos detalhes.

Ao longo do livro, os personagens não me cativaram tanto, e os únicos pelos quais simpatizei foram os que mais apareceram. As mortes foram necessárias e bem detalhadas.

Ao longo do livro apareceram inúmeros momentos entediantes e isso atrapalhou bastante a minha compreensão.

Foi uma leitura bem imparcial; eu nunca estava eufórica, mas também nunca fiquei sem reação. Os melhores momentos foram ocasionados por Chani e por Paul. As únicas emoções sentidas foram: alívio, tensão, raiva (!!!) e satisfação.

Como não me conectei com os personagens, questionava as suas atitudes. Considero este livro muito "orquestrado", pois tudo é voltado para a política, religião e o novo império que está se formando naquele novo planeta. Então, as situações eram obrigatórias e sem elas acredito que o livro perderia o propósito.

Como sabemos de algumas coisas antes dos personagens, fiquei aflita em algumas situações. E, como tudo é meticulosamente calculado, senti a infelicidade dos personagens daqui.

A ambientação foi realmente desafiadora, especialmente porque nem os próprios personagens sabem o que encontrar; estamos explorando Duna junto com Paul. Acredito que só assistindo os filmes conseguirei imaginar melhor.

Como mencionei, a ambientação foi uma tarefa muito complicada e, em certos momentos, eu não me importava mais em saber sobre o ambiente.

Achei o final bastante insatisfatório e aberto, considerando a pequena quantidade de páginas lidas. Senti que faltou algo, como se o autor não tivesse se emocionado o suficiente e não tivesse caprichado em certos momentos (na minha opinião).

Se você espera um final exatamente como imaginou, esqueça. Duna foca no descobrimento de Arrakis e não se dá muito ao trabalho de lidar com os detalhes, o que acaba causando uma bola de neve, pois em certos momentos não os entendemos mais.

Duna valeu a pena, porém não sei se me arriscaria a continuar nesse universo.

vazecho 10/05/2024

Resenha - Duna
Duna é uma obra como nenhuma outra, construída de forma magistral. Aborda tantos temas que é impossível reduzir Duna à um livro de ficção-científica sem diminuir seu credito. Discute história, filosofia, política, tudo isso envelopado por uma criatividade sem fim em construção de mundo.

AleBertulino 10/05/2024

DUNA
No fundo do inconsciente humano existe uma necessidade generalizada de um universo lógico que faça sentido. Mas o universo real está sempre um passo além da lógica

"Desde as primeiras páginas, somos transportados para um mundo utópico onde a colonização de múltiplos planetas é não apenas possível, mas uma realidade enraizada tanto politicamente quanto religiosamente. A habilidade do autor em retratar essa complexa interseção entre política e religião é notável. A narrativa é uma mistura envolvente de fantasia, anseio por liberdade e a descoberta do poder interior. A jornada de Paul nos ensina a confiar nas pessoas e na importância da lealdade. Este livro é mais do que uma simples história; é uma fonte de inspiração para um mundo melhor e um futuro mais digno para nosso planeta. A imersão é tão profunda que a vontade de continuar a leitura é irresistível."

gabsduart 09/05/2024

"Que sua faca lasque e quebre"
A história é muito boa, só algumas partes que ficam meio confusas as vezes, por conta da escrita, pq tem muitos termos desconhecidos, que o próprio Frank criou pra esse universo de Duna (não é atoa q tem um dicionário no final do livro rs), mas de acordo você vai lendo você se familiariza com esses termos e fica mais fácil de ler e saber o que tá acontecendo mesmo. É melhor aguardar pra entender o que tal coisa significa do que ficar toda hora voltando no fim do livro pra ver o dicionário. Não sei se lerei o resto dos livros mas espero que continuem com as adaptações, que estão indo muito bem!