Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Bdoida 09/06/2024

Dune
A história mais inteligente que já li , simplesmente está tudo interligado , o autor pensou e escreveu uma metáfora gigantesca sobre o oriente médio e suas guerras, e simplesmente adicionou o fator da fantasia , simplesmente um gênio !
Os fremem são exemplares e cativantes , e toda sua história de guerra e esperança de um dia haver água em seu planeta é algo lindo de se ler , a vitória de um povo que espera anos sua liberdade ( seria o maior fã de Israel ?).
A história de amor entre a Jessica e o leto é lindíssima ! Simplesmente o melhor casal !
E queria enfatizar que a Jessica é a melhor personagem do livro , paul não tem poderes sobre minha opinião .
Adorei demais, demais !
( não vi os filmes ainda )

Albuquerque 08/06/2024

Que livro!
Livro muito bom, personagens bem construídos, trama excepcional! É um livro muito a frente de seu tempo que me prendeu do início ao fim. Só tenho um "porém": em algumas poucas partes o livro ficou descritivo demais, dando detalhes, principalmente, das visões do Muad'Dib. Livro fora de série!

Avalon2 08/06/2024minha estante
eu li por epub e estou confusa... o filho dele já aparece no livro 1? ou esse é um conjunto dos 3? pq se ele aparece no 1 meu documento veio faltando partes kakaka

Daniel.Lopes @encontrameulivro 06/06/2024

Duna só aumentou o meu gosto por livros de ficção científica.
O planeta Arrakis sozinho já paga a leitura, e os personagens são muito profundos.
Vale a pena ler e encarar a saga inteira.

mockingjay 05/06/2024

Frank Hebert difinitiamente é um maluco!!! com todas as letras
Duna foi uma leitura díficil e confesso que até meio densa de se consumir, mas confesso que fiquei impressionada por sua riqueza em detalhes e "sub" histórias por trás de tudo, conseguir explicações precisas sobre quase tudo no universo de Duna é surpreendente, a contrução de personagem e de mundo, e como você entende a percepção dos personagens. Foi uma leitura longa de mais de 2 meses, mas ver o Paul se perdendo em alguns princípios por causa do poder, acompanhar seu conflito interno e até mesmo deixar o leitor confuso sobre suas decisões, me deu uma imersão sensacional pois acredito que tenha sido o mesmo sentimento de seus intímos. Enfim foi uma leitura enriquecedora e rasgo elogios ao Frank!

Duda Garcia 04/06/2024

Bão demais
Início - Empolgadíssima;
Meio - Que moleque metido não aguento mais ele;
Fim - Quero mais. Será que os próximos livros são bonssss?

Só não entendi também aquele momento do ecólogo conversando com o pai. Acho que me escapou alguma coisa da memória.

Carolina2705 04/06/2024

INCRVEL
O jeito que a historia foi criada, o contexto religioso, os pensamentos de cada personagem. Foi incrivel

Oco 03/06/2024

Apoteótico e genial
Quando comecei a ler esse livro, nunca imaginei que ele se tornaria um dos meus favoritos da vida.

Frank Herbert pensou em TUDO, este livro transborda genialidade e criatividade, denso e apoteótico em todos os sentidos.

Nessas páginas você consegue ver o com grandioso Duna é, a inspiração direta para Star Wars(uma das minhas obras favoritas da vida) e As crônicas de gelo e fogo(uma das minhas sagas favoritas da vida) e ver tudo isso em Duna é emocionante de mais, me senti em casa e completamente submerso na jornada messiânica de Paul Atreides.

mmoarasousa 03/06/2024

O medo mata a mente
Confesso que comprei o livro por causa do Timothée Chalamet na capa haha, mas mesmo assim essas 600 páginas me trouxeram uma história que foi bem além do que eu esperava, com misticismo, política, ecologia, geografia, etc. Admirei muito o autor que com certeza teve que ter um conhecimento extenso pra conseguir escrevê-lo. E têm frases que eu vou levar pra vida, por exemplo ?o medo mata a mente?, uma das inúmeras passagens que traz uma reflexão profunda.

Raquelmagri 03/06/2024

É o universo mais bem escrito que eu já li, o que Frank Herbert fez foi absurdo, é uma história cheia de detalhes, tramas, personagens, conflitos... mas não se perde em momento nenhum. Meu único medo era que a escrita fosse meio lenta e chata, em momentos bem expecificos pode ser dizer que foi, mas em geral eu achei bem fluinda
Sem dúvidas é a maior obra de ficção científica que já existiu pela sua qualidade e influência, muitos outros livros e filmes só existem hoje porque causa desse aqui

MaF3r 03/06/2024

Apaixonada por Arrakis e sua cultura
Não tenho como descrever as sensações que senti ao terminar o livro, as reflexões que fiquei durante todo o livro.

O livro tem tudo que se pode querer, um universo todo tão bem construído, minha maior exclamação vai para a religião criada e sua influência sobre os fremen. No âmbito da criação do mundo, o autor não se limitou em momento algum, criou diversos planetas, seres e culturas tão distintas e ao mesmo tempo que buscam a mesma coisa.

Fiquei tão intrigada pela religião e como os fremen levam em consideração, uma profecia antiga que é o galho de esperança e norte para os costumes.

Devo admitir que no início não estava envolvida, levando em conta a política, contudo depois de um tempo não consegui mais largar. Fiquei muito perdida nos termos e personagens, demorei quase 150 paginas para me encontrar na história.

A trama do livro é muito complexa e principalmente pelos jogos de poder e política, sempre estava pensando nas ramificações e consequências das ações de Paul e como isso foi calculado por ele ou por outros. Traz muito a questão do "escolhido" que em grande maioria dos casos é retirado como o herói, aqui temos o impasse pela ideia de herói e as ações de Paul.

Tinha um grande receio em relação aos termos e descrições diferentes, consultava muito o apêndice buscando o significado, porém com o passar da leitura parei de me prender a entender todos os termos/palavras diferente e sim procurar em entender a narrativa e como o termo está envolvido nela. Além de é claro me acostumar com tudo, principalmente por ser um livro muito longo.

Jéssica me encantou e ao mesmo tempo me irritou, muitas das ações delas me trouxeram uma ambiguidade, contudo no fundo ela fazia oque pensar estar melhor ao Paul e dentro dos padrões esperado. Já a Chani eu entrei na história esperando ela, somente pela atriz do filme ser a Zendaya, fiquei surpresa em alguns momentos pois esperava ações diferentes, porém suas ações são seguidas pelos próprios ideais/crenças. A última frase da Jéssica no livro foi incrível para uma quebra de padrões e marcar a relação entre eles

Guilherme 03/06/2024

Perfeito!
Não conhecia, por mais que seja nerdola, sobre Duna. Até que assistindo o filme, fiquei com vontade de entender melhor e me aprofundar na história e ouvindo o Nerdcast fui atrás da leitura.

Embora tenha todas as questões de se ler fantasia/sci-fi (vários nomes, termos e expressões que tinha que ir na parte da Terminologia do Imperium), fica nítido o motivo desse livro servir de inspiração para muitos trabalhos posteriores.

Como todo bom ateu, gosto de pensar sobre religião e a maneira como tudo esse desenvolvimento messiânico é abordado é excelente, além é claro, de todo o aspecto político envolvido na trama, muito empolgante a história.

Giovanna.Bozza 02/06/2024

Devagar, sem sal, mas história boa
Esse livro me deu vontade de dormir quase o tempo todo. A história em si é muito boa, a politicagem é excelente, ma sa falta de proximidade com os personagens deixa faltar muita coisa.