Dona Casmurra e Seu Tigrão Ivan Jaf

Resenhas - Dona Casmurra e seu Tigrão

1 | 2 | 3 | 4

th.ol 30/08/2021

Apesar de ser uma ótima introdução ao conto de Machado de Assis, esse livro é muito bom, muito mesmo, mas no meio se perde em qual seu público e transita do adolescente/jovem ao infantil, isso acaba atrapalhando a trama ao redor das relações

malufortes 24/06/2021

Dona Casmurra e Seu Tigrão
Eu acho que não é muito conhecido, mas é com certeza bem legal. Não é o melhor livro que eu já li, mas me deixou muito curiosa, terminei super rápido, e é uma ótima forma de conhecer a obra tão interessante que é Dom Casmurro. Eu gostei bastante, muito bom!

laura.brunca 24/05/2021

bacana
eu ainda não tive a oportunidade de ler Dom Casmurro,porém gostei do livro,é infantil sim mas é divertidinho e bem rápido de ler.

daisyzgf 21/05/2021

livro bom e fácil de ler. eu achei que ia odiar a história já que foi a escola que mandou ler... me surpreendi, a história passa muito rápido e te prende muito, eu amei e recomendo?

Sabrina320 17/05/2021

Dom casmurro ...
...e uma releitura... Foi gostoso rever o livro do Dom Casmurro, lido a tanto tempo atrás, entremeada em outra historinha, mesmo adolescente, foi legal.

anna2150 10/03/2021

a proposta do livro é muito boa, assim como a evolução dos personagens.
o modo como ele aborda o clássico é bem interessante
porém nao é um tipo q livro q gosto muito

Duda 08/03/2021

Dona Casmurra e seu Tigrão
Adoreeiii
Esse livro é muito bom, conta de uma maneira mais "simples" a história do livro "Dom Casmurro" e ainda tem uma outra história como "exemplo", que nesse caso é a principal, que fala sobre o Barrão e a Lu (personagens principais do livro) .
Nele podemos ver duas versões "diferentes", a que a Lu defende Capitu, e a que Barrão defende Bentinho, por mais que no final ele tenha ficado com um pé atrás em relação ao Bentinho,...
Super indico
Uma excelente leitura a todos ???

Spoiler

Amei que no final o Barrão e a Lu ficaram "juntos" (torcia tanto pra esse casal??)

Aline Garcia 16/01/2021

Resenha do livro: Dona Casmurra e Seu Tigrão
Barrão é lutador de jiu-jítsu: passa os dias na academia esculpindo os músculos. Impulsivo e ciumento, ele entrou numa fria: agrediu um homem com quem imaginava que a namorada o traía. Por isso, perdeu a namorada, a confiança dos pais e responde a inquérito policial. Para piorar, vai muito mal no colégio e corre o risco de levar bomba. Mas talvez ele ainda consiga limpar a própria barra lendo Dom Casmurro, célebre romance de Machado do Assis e assunto da prova de fim de ano. Para enfrentar esse desafio, Barrão vai contar com a ajuda de Lu, uma estagiária zangada e esquisitona, que trabalha na biblioteca do colégio. Juntos, eles lerão o clássico machadiano sobre o ciúme, aprendendo algo sobre a dinâmica desse sentimento em relação à estrutura social do Brasil no século XIX.

Dona Casmurra e Seu Tigrão é uma releitura de Dom Casmurro com uma linguagem moderna, o que possibilita uma compreensão mais descomplicada do clássico de Machado de Assis como um todo, embora, é claro, nem de longe possa substituir a obra original. O livro faz parte da coleção Descobrindo os Clássicos e tem basicamente o objetivo de trazer, com uma linguagem mais acessível aos jovens, essa obra tão "polêmica", diga-se de passagem, apresentando de modo geral o enredo e tentando instigar o leitor a buscar o original.

Portanto, o livro traz somente alguns trechos de Dom Casmurro, com algumas explicações de seus respectivos significados que são apresentadas por meio das falas de Barrão e Lu. Tem-se um panorama geral e muito superficial da obra, nem de longe apresentando todas as possibilidades e emoções que o original traz. A linguagem do livro é simples, o que permite uma leitura fluida.

Disponível em: http://leitoresforever.blogspot.com/2014/07/resenha-do-livro-dona-casmurra-e-seu.html?m=1

Instagram: @leitoresf0rever

site: https://www.instagram.com/p/CKHLlpfjL46/

Giovana M. P. dos Santos 19/07/2020

Um livro que esclarece e ajuda muito na leitura de Dom Casmurro. Vale muito a leitura.

Amanda.Lobato 20/06/2020

Uma boa integração
Amo a conexão que esse livro tem com Dom Casmurro, a interação dos personagens é maravilhosa, além da síntese feita pelo autor que ajuda muito no entendimento geral da obra. Não traiu, mas deveria...

Marli31 19/06/2019

Jovens conheçam os clássicos de nossa língua!
Releitura da obra Dom Casmurro. A temática e o tipo de escrita é voltado para o público jovem. Barrão é um ?pittboy? que após se envolver em inúmeras brigas e confusões precisa ler a obra Dom Casmurro, passar de ano para não ir preso. Além disso, ele começa a desconfiar que sua namorada o está traindo. Então ele pede ajuda à bibliotecária da escola pois não está entendendo nada do livro. O livro é excelente porque além de trazer a obra de Dom Casmurro para a atualidade, também traz questionamentos e reflexões sobre a obra de Machado de Assis.

Daphiny 14/10/2013

"Mas ja não importava"
Achei muito mais legal do que A Moreninha 2. Foi uma forma legal de entender Dom Casmurro sem ter que ler ele todo (ó a preguiça). Torcia o livro todo pros dois (Barrão e Lu) se acertarem e os benditos se acertam justo nas últimas páginas e o autor não fala mais nada deles!
Não posso negar que o sentimento de "EU QUERO MAIS!!!!" tomou conta de mim.

Uma ótima leitura para os jovens!

Cele 19/09/2013

Show!
Arriscaria em dizer que foi um dos melhores livros paradidáticos que eu li (só perde pra A Droga da Obediência do Pedro Bandeira). Além de reviver esse clássico do grande ídolo Machado de Assis, o livro tem um contexto ótimo, o desenvolver da estória é equilibrado e sincero. O livro fala de Barrão, um grande covarde (para ser sincera), marombado, lutador de jiu-jitsu que acaba a perdendo a namorada por um ciúme absurdo e fora do normal. Até processo o coitado (nem tão coitado assim...) tá levando! Fora a pressão dos amigos e dos pais depois da grande encrenca que ele se meteu. Daí ele conhece a Lu, que trabalha na biblioteca da escola dele, e ela o ajuda a ler Dom Casmurro pra ele não repetir em português. Por grande coincidência, o livro também ajuda-o a resolver seus problemas pessoais, já que ele perdeu a namorada porque ouviu um de seus amigos citando uma frase do livro envolvendo o nome dela, e pra saber do que eles estavam falando, só lendo o livro pra entender (e não repetir)! Achei o intuito do livro fantástico, real. Ele se descobre ali, no meio de Dom Casmurro com a ajuda de Lu (que também tem seus problemas) e juntos, eles dão um jeito. Eles viram parceiros e no final, até... ops, spoiler. Eu indico bastante. Fora que você conhece mais a obra incrível do Machado. Você vai acompanhando a leitura do Barrão, porque você vai lendo os capítulos junto com ele! E você não somente se envolve com Barrão e Lu, como com Bentinho e Capitu. Show em todos os sentidos.

Gaby 20/03/2013

Dona Casmurra e Seu Tigrão
O livro é do autor Ivan Jaf e conta a história de Barrão, um garoto, forte, musculoso que luta jiu-jítsu, mais que tem um grande defeito: Ele é muito ciumento, e por esse motivo acaba perdendo a cabeça por ciúmes de sua namorada e pra piorar a situação, anda muito mal na escola e precisa estudar a obra de Machado de Assis. Mais em meio a isso tudo, ele recebe a ajuda de Lu, uma garota que trabalha na biblioteca da escola, juntos eles irão ler a obra de Machado de Assis "Dom Casmurro" e irão criar suas próprias opiniões e conclusões sobre ciúmes e relacionamento, isso tudo com muita discussão, claro!

1 | 2 | 3 | 4