A Última Carta de Amor

A Última Carta de Amor Jojo Moyes

Resenhas - A última carta de amor

rayssa756 20/09/2020

Lindo
Eu pensei muito antes de dar uma nota pra esse livro. Nas primeiras páginas eu estava decidida a dar duas estrelas, não estava suportando a leitura de jeito nenhum, até perceber que eu não estava entendendo o que acontecia no livro, pois não tinha reparado o salto de tempo entre um capítulo e outro, um pouco antes de terminar eu decidi que daria 4 estrelas, achando que esses saltos no tempo poderiam ser mais explícitos, mas agora depois de ter chorado por muito tempo depois de terminar o livro vejo que não tem nota possível a não ser cinco estrelas. A história é linda e os personagens são cativantes, eu com certeza recomendo a leitura.
Maria.Martins 10/10/2020minha estante
do lendo e tô na mesma. tô na esperança de que vai melhorar porque vejo muita gente falando que ama.
primeiras páginas tô ??????
perdida, perdida, perdida
não tá me prendendo a leitura

rayssa756 12/10/2020minha estante
Depois do prólogo tem um salto no tempo entre um capítulo e outro, um é no presente e o outro no passado, e assim vai, depois fica MUITO bom

Thais Toledo 13/10/2020minha estante
Eu quase desisti no início, mas depois melhora, a história é muito bonita!

ludy 06/05/2019

Apaixonante
Estava querendo ler há muito tempo pois o título me chamou muito a atenção, quando finalmente consegui tempo pra ler eu simplesmente não conseguia parar rs. São duas histórias simultâneas e a história que se passa nos anos 60 tem muitos flashbacks, isso no começo fica um pouco confuso mas aos poucos conseguimos acompanhar. E essas idas e vindas na minha opinião é o que deixa tudo muito interessante. Em vários momentos eu fiquei literalmente de boca aberta e precisei de um tempo pra me recuperar do baque. As duas personagens femininas são incríveis e o final é maravilhoso. É daqueles livros que se tivessem 1000 páginas, não ficaria cansativo. A Jojo Moyes tem o dom de prender o leitor. Super indico.
nalu 29/05/2019minha estante
me conta oq acontece com o Boot e a Jenny

nalu 29/05/2019minha estante
preciso fazer um resumo pra amanhã de manhã,me ajudem por favor

Letícia Serrat 03/07/2019minha estante
nalu, conseguiu saber o que acontece com Jenny e Boot? Se não, posso lhe dar detalhes em particular, aqui é perigoso dar spoilers.

Natiele 07/01/2017

Bom.
No começo um pouco confuso, difícil entender. Mas logo na segunda parte fiquei encantada. História bem comovente e emocionante. Impossível não se encantar com as cartas de "B"! Um amor único, profundo, avassalador e proibido.
Edilene 08/01/2017minha estante
Realmente confuso, mas concordo com você Nath as cartas de B são bem emocionantes.

Natiele 08/01/2017minha estante
Que bom que não sou a única :)

Edilene 08/01/2017minha estante
???

Uma romântica incorrigível 23/07/2021

Que livro!!
Esse livro já tava na minha lista faz um tempinho, porém como vi que ia sair o filme furei a fila e coloquei ele na frente. E ameei ter lido ele, um livro maravilhoso e que te prende do início ao fim, que a cada capítulo deixa um gostinho de quero mais. Só leiam!!!
Rhana 23/07/2021minha estante
Pra qual idade vc indica?

jusinc 23/07/2021minha estante
amoooo

Uma romântica incorrigível 23/07/2021minha estante
Acho que um 16+

@fran.joventino 13/04/2021

Que história...
Jojo Moyes mais uma vez encanta ao escrever um romance longe de ser clichê, a história que envolve os personagens principais é envolvente e emocionante. Está aí uma leitura que recomendo para amantes de romance, mas que não querem o óbvio.
Maravilhoso!
rafaela 13/04/2021minha estante
Ah, faz tanto tempo que quero ler ele. Me motivou a iniciar a leitura...

Mylenarg 13/04/2021minha estante
Perfeito!

@fran.joventino 13/04/2021minha estante
Eu amei. Havia começado no ano passado, mas abandonei nas primeiras páginas, então agora decidi recomeçar e foi a melhor decisão que tomei. Estou encantada.

Gabi 22/07/2021

Isso é Jojo
Não é o meu primeiro livro da autora, "como eu era antes de você" e "depois de você são obras maravilhosas"; Uma das coisas que eu mais gosto nos livros da Jojo é a forma como ela insere a perspectiva do passado e presente que muitas vezes parece confusa, o que para mim não aconteceu nesse livro. Desde os primeiros capítulos me senti presa ao enredo e a forma como ela conseguiu amarrar tão bem duas histórias.
Quando lemos um romance queremos o simples, que o casal fique junto e vivam felizes para sempre, mas nem sempre isso é possível. Jojo tem um jeito todo especial de contar histórias de amor, espero que assim como eu vocês também amem a Jenny e o Antony.
“E, se sentir que foi a decisão acertada, saiba ao menos isso: em algum lugar deste mundo há um homem que a ama, que entende quão preciosa, inteligente e boa você é. Um homem que sempre a amou e que, por mais que tente evitar, desconfia que sempre a amará”.
Ai Jojo ;(
Monique 22/07/2021minha estante
Amanhã estreia o filme na Netflix ?

Gabi 22/07/2021minha estante
Estou ansiosa para a adaptação ?

Monique 22/07/2021minha estante
Eu também ?

Babi.Suemi 14/05/2021

Chorei na esteira da academia
Comecei a ler o livro porque vi o trailer do filme que vai lançar em julho na netflix. Se der tempo, NÃO FAÇA ISSO. Achei o livro chato e previsível até a metade (mas sei que a culpa é inteiramente minha por ter assistido ao trailer. Como foi o trailer que me levou ao livro, paciência).
Da metade para o final, quando confesso que já estava prevendo tudo o que aconteceria (igual fazemos com comédias românticas) acabei me surpreendendo bastante. Adorei o desfecho, é uma leitura rápida, que deixa o coração apertado e arranca algumas lagriminhas no final. Vale muito a pena!
Laliza 14/05/2021minha estante
Tenho esse livro, tentei ler ano retrasado e NAO ROLOU, pensando aqui em dar uma segunda chance

Babi.Suemi 14/05/2021minha estante
Juro que tb estava de bode e entediada no início, mas depois da metade pro fim melhora muito!

Isa Farias 27/05/2021minha estante
Também comecei e não consegui avançar, assisti o trailer e deu vontade de voltar a ler, li rapidinho mais motivada hahah Foi o contrário!

gleicepcouto 06/05/2012

Uma metamorfose romântica agridoce
www.murmuriospessoais.com

***

A Última Carta de Amor (Intrínseca), da jornalista e escritora britânica Jojo Moyes, rendeu a ela o prêmio de Romance do Ano pela Romantic Novelists Association (RNA). Ela já tinha ganhado esse prêmio também pelo seu livro Foreign Fruit, em 2004.

Em A Última Carta de Amor, a autora mescla passado e presente, relatando no passado (anos 60), a história de Jennifer Stirling: uma mulher linda, inteligente, mas submissa ao marido; e, no presente, a história de Ellie Haworth, uma jornalista centrada no trabalho, perdida em um relacionamento extraconjugal.

Jennifer sofre um acidente de carro e, ao acordar, não se lembra de nada. Quando volta para casa e para o convívio do marido, tenta juntar as peças do quebra-cabeça que sua vida se tornou. Algumas peças, porém, parecem não se encaixar. Ela tem certeza disso quando encontra lindas cartas de amor endereçadas a ela, assinadas por B. Quem seria esse homem? A procura por ele começa.

Uma dessas cartas, décadas depois, vai parar nas mãos de Ellie, que em meio a uma crise em sua vida pessoal, se refugia nesse amor que considera belo e verdadeiro. Então, sua procura por Jennifer e B. começa sem ela notar que, na verdade, é uma busca a si mesma.

Mas de repente me dei conta, no meio daquela pequena cena de loucura que ter alguém que nos entenda, que nos deseje, que nos veja como uma versão melhorada de nós mesmos é o presente mais incrível. Mesmo que não estejamos juntos, saber que, para você, eu sou este homem é uma fonte de vida para mim.

Deixando minha opinião pessoal de lado, e passando pra análise técnica do livro – que é o que interessa -, Moyes intercala muito bem o passado e presente no livro. A narrativa transcorre tão bem que ela não precisa avisar que está voltando alguns anos pra explicar algo, ou avançando alguns outros com o mesmo motivo: o leitor percebe por si só. Isso é resultado de uma narrativa forte, coesa e coerente; que não necessita de muitos porquês: eles estão lá nas entrelinhas.

A emoção que Jojo transmite ao falar de um amor proibido é peculiar. Mostrar o amor (ou a falta dele) ao falar de casos extraconjugais, se não for feito com critério e delicadeza, pode acabar se mostrando vulgar. O assunto sozinho já é polêmico. Você realmente acha que existe amor entre dois amantes ou só paixão?

A autora nos mostra, em épocas diferentes, os dois lados da mesma moeda e é isso que é o diferencial. Nada é rigorosamente certo e/ou errado, nem ninguém é rigorosamente bom e/ou ruim. Os detalhes, que vão sendo revelados aos poucos, fazem com que percebamos que nunca sabemos o bastante sobre uma situação ou muito menos o sentimento alheio.

Não vou entrar no mérito moral e ético aqui de discursar sobre a traição em casamentos, de como isso é errado e blablabla. O livro não é sobre isso. Não somente. Há mais ali. Há humanos cometendo erros, e aos trancos e barrancos, tentando acertar. Assim como eu e você.

A verdade é que dá gosto de ler o livro. A medida que as páginas vão passando, você vai se recriminando por pensar que poderia ter lido mais atentamente, devagar, deliciando-se com o livro. Os personagens são fortes, autênticos, contraditórios: você nunca sabe muito bem porque estão agindo ou pensando de certa maneira. Sempre há o elemento surpresa.

A trama, sensível e encantadora, mas permeada por dor, perdas, começos e recomeços nos faz questionar sobre coragem e escolhas. Assim como nos faz pensar em como o destino por vezes nos prega peças, com tantos desencontros que nem ousamos sonhar.

A Última Carta de Amor começa como um livro triste e melancólico, mas vai se transformando… Crescendo, trocando a pele e, quando você percebe, termina como um livro belo, encantador e repleto de esperança. Uma linda metamorfose.

A Última Carta de Amor (The Last Letter From your Lover)
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 378
Valor médio: $20 a $30
Avaliação: Uma linda metamorfose
Natiii 07/05/2012minha estante
Excelente resenha.
Fiquei ansiosa para ler esse livro!

Silvia 12/05/2012minha estante
Gostei da sua resenha, e vc ainda tirou as nossas dúvidas sobre: valor do livro, páginas, editora, legal :-)

Tati 16/05/2012minha estante
Quero ler esse livro.
Adorei a resenha.

LanNa 03/08/2021

Escreva uma carta
Se esse livro não te deixou com vontade de escrever uma cartinha com sentimentos bons, não sei mais o que fazer com vc!

Essa é uma história de amor clássica, com reviravoltas e coisas fofas.

Eu gostei muito de como as histórias se entrelaçaram e como uma ajudou a outra a seguir. São histórias tristes mas com finais felizes. É um livro lindo pra sair de uma ressaca literaria.
@euthaiscoelho 03/08/2021minha estante
Sim.... Totalmente!
Só falta um crush pra poder começar a escrever!!!

LanNa 04/08/2021minha estante
Kkkk vou deixar esse espaço em aberto pra incluir o nome depois skkkkkkl

@euthaiscoelho 05/08/2021minha estante
Kakakakakaka
Adorooooooo

Fê Borges 18/02/2015

MUITO RUIM
Peguei este livro para ler como parte do desafio literário A Elite 2015 como um livro que esteja parado na estante há muito tempo.
Ele fez jus ao ficar parado, a história é muito confusa, é sobre uma jornalista (Ellie) mudou-se de residência que encontra algumas cartas antigas de Antony (o amante) para Jennifer, aí depois a história começa a ser narrada no fato que aconteceu em 1960 com Jennifer que perde a memória em um acidente e que antes do acidente vivia um romance proibido com Antony pois era casada. E Ellie depois que localizou a carta quis descobrir o desfecho desta história tentando encontrar Jennifer e acabou descobrindo sua caixa postal e também as únicas coisas que achei que foi legal que quando ela descobriu quem era o tal Antony, descobriu que ele trabalha no mesmo jornal que ela e no final o reencontro dos amantes. Enfim, um livro que não recomendo!
Dani Ela 19/02/2015minha estante
bom saber!

Fer Kaczynski 22/02/2015minha estante
Finalmente concordamos em algo, detestei esse livro, impressionante como em Como eu era antes de você ela caprichou e se tornou um dos melhores livros que eu já li, já neste tá louco, confuso, sem pé e cabeça, realmente detestei tbm...na vdd nem concluí essa leitura, parei na metade

Sandra (@lidosnaestante) 04/01/2016minha estante
Tb não curte nd esse livro

Laís 09/08/2015

Poderia ser um filme
Vocês já tiveram a sensação de estar lendo um livro que tem TODOS os requezitos para se tornar um filme? Com esse livro da Jojo Moyes, eu tive a impressão de, literalmente, estar "assistindo" as páginas passarem.
Depois que li Como Eu Era Antes de Você, fiquei encantada com a autora, embora romance não seja meu tema favorito. Não me decepcionei com A Última Carta de Amor e com certeza irei atrás de outros livros dela.
Vale muito a pena se jogar nesse romance! s2
Savanna.Cristina 09/08/2015minha estante
Ainda não li nenhum livro da autora, mas tanto este quanto Como Eu Era Antes de Você estão na minha lista e pretendo ler em breve. *-*

Savanna.Cristina 09/08/2015minha estante

Laís 10/08/2015minha estante
Vale a pena a leitura, Savanna. Super indico!

juulianneee 06/10/2019minha estante
Eu comecei a ler o livro hoje.. e te agradeço com essa resenha.. pois percebi o quanto lento está sendo a história. Mas em pensar que depois a história melhora, já me da uma injeção de ânimo.

@nomundodalih 07/10/2019minha estante
juulianneee que bom, fico feliz que tenha ajudado.... espero que goste! Boa leitura

Nilson 20/07/2018

Regular
Fui até o fim do livro porque não gosto de deixar pela metade o que começo.
Não é meu gosto literário. Comprei induzido por minha mulher e sinceramente não me acrescentou nada. Apenas um romance com um final interessante.
Iza 30/04/2021minha estante
Acabei de ver que a Netflix vai lançar o filme sobre este livro em julho . Eu gostei do livro, já vc nem tanto , vamos esperar o filme .

Nilson 02/05/2021minha estante
Ok rss

Hévila 18/04/2015

Perfeito
Todas as vezes que leio algum livro da Jojo Moyes, eu me sinto a pessoa mais leiga do mundo. Ela encaixa as palavras de um jeito que até volto para ler a mesma frase umas cinco vezes só para gravar e tentar escrever igual. Mas é impossível. Ela nos toca de um jeito indescritível com seus livros e narra de um jeito tão profundo e detalhista, que você realmente se sente na pele do personagem!
Bem, vamos à resenha. Ellie é uma jornalista bem sucedida, porém com a vida amorosa um pouco frustrada por estar envolvida com um homem que já é comprometido.Durante umas pesquisas para basear seu artigo sobre alguma coisa dos anos 50 ou 60, acaba encontrando uma carta de amor. Aí há um corte, e a autora nos leva para 1960, quando uma mulher chamada Jennifer, ou é Jeniffer, agora eu não me recordo muito bem, acabou de sofrer um acidente de carro e não lembra exatamente nada da sua vida. Quando ela está organizando suas coisas tentando se lembrar de algo, ela descobre uma série de cartas que a levam a crer que tinha um caso extraconjugal antes do acidente. E tudo que ela mais quer saber no momento é quem era seu amante, por que ela traía o marido e o mais importante: O que ele teve a ver com aquele acidente. Jojo Moyes narra os fatos de uma forma diferente: Ela mescla o presente e o passado. No início, eu não estava entendendo o livro e até pensei em abandonar a leitura. Mas quando descobri que um capítulo narrava os acontecimentos antes do acidente, e outro capítulo narrava depois, tudo fez sentido, e eu simplesmente não consegui largar a leitura. O livro é cheio de surpresas, e a autora tem a incrível habilidade de fazer você pensar que já tinha desvendado o mistério, só para você ficar surpresa depois, quando descobrisse toda a verdade. Eu amei e indico a todos!
Geissiane Lustosa 18/04/2015minha estante
Tão perfeito

Alessandra 19/07/2015minha estante
Também adorei cada página do livro. A história é muito bem amarrada e mesmo parecendo que estamos perdidas na leitura, no capítulo seguinte é possível compreender a história sem problemas. Adorei o livro é quero indicar pra todo mundo agora. O próximo que vou ler é o " Como eu era antes de você" de Jojo Moyes. Ela virou minha autora preferida da atualidade!

Bruna3271 27/08/2018

Dessa vez a Jojo Moyes escapou da morte.
Confesso que demorei bem mais do que queria para termina-lo por que tinha umas prioridades de leitura, mais me arrependo de não ter disfrutado essa maravilha antes.

Nas primeiras páginas fiquei um tanto confusa mais logo me situei aos fatos e como eu fiquei desnorteada com a quantidade de sentimentos que tive em relaçao aos protagonistas.

Como eu sofrii com o enrredo e depois sofri mais ainda e no final aquela supresa aquela sensação de que valeu cada página lida, amei demais essa história são duas da manhã eu estou aqui anestesiada com o mix de sentimentos que esta em mim.
Sabrina Meire 27/08/2018minha estante
Ah... Com certeza um livro que te deixou até esse horário maravilhada merece mesmo ser lido.

Bruna3271 28/08/2018minha estante
Haha merece Sasah vale o sofrimento