A Última Carta de Amor

A Última Carta de Amor Jojo Moyes

Resenhas - A última carta de amor

RUDY 04/11/2017

RESUMO SINÓPTICO/ANÁLISE TÉCNICA
JENNIFER STIRLING é casada na Londres de 1960 e acorda em um hospital após sofrer um acidente de carro. Ao regressar para casa se sente totalmente estranha, não reconhece os amigos e o que dizem sobre sua personalidade, não sente atração nenhuma pelo marido e não se lembra do acidente e do passado anterior a ele.
Passa a vasculhar toda a casa em busca de pistas sobre sua vida anterior. Acaba descobrindo cartas endereçadas à ela e assinadas por “B”. Percebe que estava em um relacionamento extra conjugal e vai em busca de respostas.

ELLI HAWORTH é jornalista e está em fase bem complicada no trabalho, muito desatenta, sem inspiração e com risco de perder o emprego. Tudo pelo fato de estar em um relacionamento com um homem casado e sem perspectiva de continuar, o que a está afetando.
Quatro décadas se passaram após a história de Jennifer, e Ellen é encarregada de fazer uma matéria sobre a evolução feminina. Se depara com uma das cartas de “B” para Jennifer e vê a possibilidade de fazer um reencontro entre os amantes. O fato a deixa obcecada, mas ela não desiste, pois acredita que pode assim, dar uma solução a seu próprio relacionamento.

O que ela não sabe é que as respostas estão mais próximas dela do que pode imaginar.

A primeira coisa que quero destacar é o tamanho da fonte dessa edição que dificultou muito a leitura e retardou terminá-la.
Gastei muito dos artifícios usados pela autora, o que já é uma característica dela: história no passado que envolve o presente e de alguma forma fecham o enredo de maneira espetacular. E o uso de cartas.
Gosto demais quando cartas compõe o enredo, não apenas pelo fato de fazer correspondência há quase 40 anos, mas sim pelo fato de serem registros quase nunca levados em conta e que podem desvendar mistérios que permeiam a vida da pessoas envolvidas.
Os dois artifícios trazem a dinamicidade do enredo e envolvem o leitor de uma forma plena e absoluta, fazendo com que acompanhemos cada detalhe e fiquemos na torcida para que tudo seja solucionado da melhor maneira possível.
Como boa romântica fiz aquela leitura de torcida, na esperança que todos os fatos fossem esclarecidos e que Ellie conseguisse desvendar e reunir todo passado de Jennifer.
Algumas pequenas coisas me incomodaram, principalmente nos trechos que se referiam a atualidade. A protagonista parece um tanto perdida em seus próprios problemas e por vezes, sentia que não estava nem aí para mais nada, a não ser o mistério que envolvia a personagem do passado.
Agora toda história que se passa no passado, é totalmente envolvente e conquistador, compensou todos os outros equívocos e tornou a história ainda mais fascinante.
Recomendo para quem gosta de um romance bem construído, com personagens bem definidos e intensos e claro, o melhor, o final com uma reviravolta de tirar o fôlego.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/07/resenha-48-ultima-carta-de-amor-jojo.html
Michelle 03/04/2022minha estante
um dos melhores livros da Jojo

Angela Cunha 02/12/2022minha estante
Eu não cheguei a ler o livro,mas vi a adaptação e amei tanto, tanto!!!! uma história de amor atemporal!!!!
Quero ainda ler com certeza!!!!
Beijo

Ann 02/06/2012

Mais ódio do que amor
Odiei as primeiras, quase todas paginas do livro - mais tinha visto que o final era lindo e eu queria ler o final.
Mais como eu o ganhei em uma promoção com a frase. Vou falar o que achei, tentei ler trocentas vezes o livro e NUNCA conseguia terminar, hoje falei VAMOS AGORA.
Como já escrevi, fui gostar do livro mesmo no final nas ultimas paginas, esse livro me lembrou um ser ai, e me deu vontade de chorar. O fato do livro tratar de traição, caso fora do casamento e eu odiar isso me tirou a vontade de ler. Achei Jennifer um chata e parada, Ellie uma p***.
Mais o final é lindo ;)

" A #minhaultimacartadeamor vai para o @Christopheruck"
Ou algo assim!

Ler ou não ler éias a questão?! Bom, eu gostei das ultimas partes. Mais se eu tivesse que comprar, com certeza não compraria, mais ele vai ficar em uma parte especial da minha estante.
Silvia 11/06/2012minha estante
tem livros que a gente não gosta, mas de alguma forma ele não sai de nossa cabeça. As vezes isso acontece comigo ex: A hospedeira.

Juliana Walker 09/10/2012minha estante
Eu nao conseguia ler o livro. A ideia, linda ótima, da um filme de chorar, mas nao consegui me emocionar pois achei a escrita chata. Demorada.

leituraslau 04/08/2021

Meu Deus
Confesso que do começo até mais ou menos o meio do livro eu não estava entendendo nada, tava tudo muito confuso. A partir da parte 2, começa a ficar mais interessante e o final MEU DEUS PERFEITO.
meumundinhodoslivr 04/08/2021minha estante
SIIM

meumundinhodoslivr 04/08/2021minha estante
parte dois superior>>>

@aangeladani 07/11/2015

Lindo!
Ah gente, a Jojo me surpreendeu mais uma vez! :) Esse é o terceiro livro dela que eu tenho o prazer de ler, e eu tô adorando a forma como ela escreve, as nuances que ela dá para cada personagem, a forma como as coisas vão sendo conduzidas na trama (muitas vezes aparentemente sem ter qualquer conexão, mas que de alguma maneira acabam se cruzando). Não sei se já comentei aqui, mas se não falei, lá vai: a Jojo tem sido a minha autora preferida nesse gênero de romance. E que fique claro: é romance "dos bons", sem apelações clichês e, de quebra, com um grande toque de inteligência e habilidade. E olha que eu nem curtia muito esse gênero, viu!rs

Assim como no livro "A garota que você deixou para trás", esse também tem a história dividida em duas épocas diferentes e alternando os personagens, mas eu achei que nesta trama em questão esse "artifício" da autora ficou ainda melhor, com ainda mais veracidade. As duas histórias - de Ellie e de Jennifer - conseguem se encaixar com uma perfeição ímpar, convincente e totalmente emocionante. Essa é uma daquelas histórias que fazem a gente se perceber sorrindo várias vezes enquanto lê, sabe?

E além do romance principal dos personagens, a trama aborda também os sentimentos em outras relações, como por exemplo entre pais e filhos e entre amizades verdadeiras e desinteressadas. Além de transmitir importantes lições sobre o quanto podemos julgar errado as pessoas em alguns momentos, o quanto as palavras (escritas ou faladas) podem ter peso tanto para construir, quanto para destruir.

Enfim, essa é uma linda história sobre oportunidades perdidas, sobre o que poderia ter sido e não foi e sobre estar na "corda bamba" do tempo e dos acasos, pois eles podem ser mesmo implacáveis... "Vicariamente."

quote: "[...]escrever é perigoso pois nem sempre podemos garantir que nossas palavras serão lidas no espírito em que foram escritas."

Nota: 5/5 (excelente e favorito)
Danne ( Nas Entrelinhas dos Livros) 23/09/2016minha estante
Dani, eu amei A Última Carta de Amor, se tornou um dos Meus preferidos da autora. É uma história profunda de um amor que ultrapassa o tempo. Adorei sua resenha!

@aangeladani 23/09/2016minha estante
Oi Danne, obrigada! :) ahh esse livro é realmente lindo! Essa autora arrasa, né. ;)

Laura.Kanda 26/05/2021

Romance
Simplesmente encantador, No começo fiquei com preguiça, não me prendeu, mas logo logo me prendeu e terminei rapidinho.
Empolgada para o filme sair logo!!
Júlia 26/05/2021minha estante
Eu larguei ele bem no começo, estava muito chata a leitura

Laura.Kanda 28/05/2021minha estante
Tenta mais uma vez, vale a pena, gostei muito da parte 2. Demora a prender mesmo

Thairini 29/05/2021

Ainda em êxtase!
Poucos livros me fizeram chorar tanto como esse! Que história.... uma leitura viciante, uma história muito bem amarrada com todos os personagens! Com certeza recomendo a leitura! Vai pros meus favoritos, Jojo nao decepciona mesmo!
Mimi Macedo 29/05/2021minha estante
Entre os tops 10 da minhas leituras

Fernanda2678 29/05/2021minha estante
Amei demais esse livro.

Larissa 14/07/2021

Uma linda história de encontros e desencontros!
Que história apaixonante!
Eu sou completamente encantada por tudo que Jojo Moyes escreve! E dessa vez não foi diferente, fui conquistada pela autora mais uma vez!
Jojo Moyes sabe escrever cartas de amor que perfuram nossa alma, e nos emocionam!

Aqui temos uma história que se passa em duas épocas diferentes. Em 2003 e em 1960, onde acompanhamos um caso de amor proibido. E é aí que as coisas ficam confusas. A narrativa é muito mal dividia, e em alguns momentos eu me perdi, e não sabia se estava em 1960, antes, ou em 200 anos depois. Mas assim que o leitor começa a entender a dinâmica de divisão de tempos que a autora usa, tudo fica bem claro e entendido. Porém, a má divisão fez com que eu zangasse, e retirasse 1 estrela do livro.
A história é fantástica, e nos mostra o poder do amor na nossa vida, nos ensina a correr atrás de quem amamos, e nunca desistir, ou enterrar aquela paixão ardente que sentimos por alguém. É uma linda e trágica história de encontros e desencontros, e que provam que mesmo depois de 40 anos, é possível reencontrar aquele velho amor.
Eu amei acompanhar esses personagens, e ver que eles depois de 40 anos - já velhinhos- se reencontram com aquela mesma paixão viva, de anos anteriores.
"Você não entende, Jenny, que sou propenso a ver o melhor no que você diz e faz? Mas, assim como a natureza, o coração humano também abomina o vazio."

Recomendo demais! Uma história emocionante!
Jeu | @jeumendess 18/07/2021minha estante
A história é tão lindaa, mas essa divisão confusa acabou com o livro ?

Larissa 18/07/2021minha estante
Verdade ?

Nilson 20/07/2018

Regular
Fui até o fim do livro porque não gosto de deixar pela metade o que começo.
Não é meu gosto literário. Comprei induzido por minha mulher e sinceramente não me acrescentou nada. Apenas um romance com um final interessante.
Iza 30/04/2021minha estante
Acabei de ver que a Netflix vai lançar o filme sobre este livro em julho . Eu gostei do livro, já vc nem tanto , vamos esperar o filme .

Nilson 02/05/2021minha estante
Ok rss

Ana Carla 12/11/2017

Jojo Moyes é perita em escrever quebra-cabeças que se entrelaçam.
É quase um jogo onde dois times caminham no campo ao mesmo tempo, mas com bolas diferentes.
A ÚLTIMA CARTA DE AMOR também é assim.
Tudo bem que o final é mais feliz do que seria esperado - a gente sempre fica meio que esperando ficar despedaçado como em "Como eu era antes de você" - mas o livro é bom.
É gostoso de ler e a história secundária - bem mais interessante que a principal - e que te envolve até quase o final do livro.
É gol de placa da Jojo? Não. Mas é um gol. Tá lá no placar, sem impedimento, sem falta.. não é uma pintura, mas um gol honesto.
Ozzy 15/11/2017minha estante
Sua resenha parece literatura no sentido de arte.

Ana Carla 21/11/2017minha estante
Owhhhhhhh...Obrigada pelo elogio! Nem é um resenha de verdade, eu acho... rsrrsrss... Acho que é mais impressão bagunçada! rs

Nat Ignácio 16/11/2016

"Seu, B"
Acredito que dos vários livros que já li, este seja o primeiro que me deu vontade de resenhar. A última carta de amor foi uma experiência sem igual para mim, com um toque mágico de destino e desventuras que o mesmo pode lhe proporcionar.
O livro é alternado em dois tempos: o primeiro é 2003, em que Ellie Haworth, uma jornalista engajada em um romance extraconjugal, vê sua vida espelhada em cartas dos anos 60, encontradas nos arquivos antigos do jornal onde trabalha.
O segundo tempo é seguido justamente pelos anos 60 em diante, em que Jennifer Stirling, uma mulher casada da alta sociedade, não se vê mais em sua antiga vida após ter suas memórias alteradas depois de um acidente, pois sente que lhe falta algo essencial.
Praticamente todo o livro gira em torno de Jennifer que, ao encontrar cartas escondidas que foram escritas por seu amante, assinadas somente por "B", sai em busca dessa parte que lhe falta, desse homem que a amava tanto e que desaparecera depois de seu acidente.
Ellie, por outro lado, não tem tanta certeza quanto Jennifer tinha de que seu amante realmente a ama, e sofre por isso ao se deparar com o verdadeiro amor de "B", explícito em infinitas declarações.
No começo, me perdi quanto ao tempo alternado, pois várias vezes acontece de um capítulo ser antes do acidente de Jennifer e o seguinte ser depois. Mas depois que a leitura engaja, se torna algo totalmente prazeroso, que me fez acabar de ler tudo em dois dias. Sem contar que os livros de Jojo Moyes sempre seguem esse padrão, começam lentos e após algumas dezenas de páginas, a leitura flui completamente.
"A última carta de amor" é incrível por vários motivos: pelo amor indubitável entre as personagens, pela busca sem fim por aquilo que te faz feliz e completo, pelos vários encontros e desencontros que tornaram tudo mais elétrico e, principalmente, em minha opinião, por mostrar que nem sempre a vida é um conto de fadas, o que não significa que não possa ter um final feliz.
Enfim, recomendo a leitura e espero que gostem deste livro tanto quanto eu!
Paulo Nunes 19/11/2016minha estante
Bela resenha. Também gostei do livro.

Nat Ignácio 19/11/2016minha estante
Obrigada!

Thaís Gualberto 01/08/2013

Jojo Moyes - "A Última Carta de Amor"
Sinopse:

“Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer
Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta à casa com o marido, ela
tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua
volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer falta alguma coisa. É então que ela
descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas
apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento
como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro
décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas
endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que
trabalhava. Obcecada com a ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido
— em parte porque ela mesma está envolvida com um homem casado —, Ellie começa a
procurar “B”, sem desconfiar que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução
para os problemas do seu próprio relacionamento.”

CUIDADO! A partir daqui há SPOILERS!

Minhas impressões: Não julgue esse livro pelo título! “A última carta de amor” a princípio pode parecer uma história água com açúcar, bobinha, mas não é nada disso! Ao menos para os que amam bons romances românticos, não é! A história é intrincada, bem e belissimamente construída. Jennifer Stirling e Anthony O’Hare são personagens grandiosos e sua complicada e comovente história de amor é contada de maneira extremamente coerente. Mais que isso, as indas e vindas do casal são tão intensas que é difícil que o leitor cogite corretamente o que irá acontecer. O desenrolar do livro é surpreendente. Ademais, é bastante interessante e acredito que também realista a maneira como a autora expõe a questão do que era ser uma mulher da classe alta na década de 1960.

Ponto fraco: Ellie Haworth poderia ser mais… A história dela por ela mesma é pouco empolgante e não me prendeu! Também gostaria que a espirituosa Yvone Moncrieff tivesse maior participação… E, sinceramente, choquei quando ela se comportou como a média das mulheres da época…

Ponto forte: Os altos e baixos de Jennifer Stirling & Boot, a maneira como Ellie Haworth altera o aparente destino da história de amor principal, o encontro de Ellie e Jessica, as descrições – tanto físicas como psicológicas. Um livro lindo, rico em sentimentos e muito bem estruturado. Tradução muito bem feita! Emocionante e inspirador! Desfecho LINDO!!

Nota: 9.5
Ellen 17/09/2013minha estante
Adorei sua resenha.
Amei o livro. Personagens bem construídos e a narrativa muito bem feita e amarrada. Spoilers!! Só uma peça não encaixou pra mim. Como ele não tem notícias dela nem do marido que era uma cara conhecido nesse tempo todo?
PS: Chorei horrores.

Thaís Gualberto 14/10/2013minha estante
Obrigada, Ellen! :)
Gostei do ponto que levanta! Não havia percebido, mas o que diz é fato... O que torna tudo mais "estranho" a esse respeito é que O'Hare trabalhava no arquivo de uma editora. TODAS as notícias passavam por ele de alguma maneira, não seria diferente com o obituário do Sr. Stirling, que ocuparia uma enorme porção de alguma página, dado o destaque que ele tinha no cenário empresarial.
Muito obrigada pela observação!
Abraços!

PS:Também chorei... haha

Hévila 18/04/2015

Perfeito
Todas as vezes que leio algum livro da Jojo Moyes, eu me sinto a pessoa mais leiga do mundo. Ela encaixa as palavras de um jeito que até volto para ler a mesma frase umas cinco vezes só para gravar e tentar escrever igual. Mas é impossível. Ela nos toca de um jeito indescritível com seus livros e narra de um jeito tão profundo e detalhista, que você realmente se sente na pele do personagem!
Bem, vamos à resenha. Ellie é uma jornalista bem sucedida, porém com a vida amorosa um pouco frustrada por estar envolvida com um homem que já é comprometido.Durante umas pesquisas para basear seu artigo sobre alguma coisa dos anos 50 ou 60, acaba encontrando uma carta de amor. Aí há um corte, e a autora nos leva para 1960, quando uma mulher chamada Jennifer, ou é Jeniffer, agora eu não me recordo muito bem, acabou de sofrer um acidente de carro e não lembra exatamente nada da sua vida. Quando ela está organizando suas coisas tentando se lembrar de algo, ela descobre uma série de cartas que a levam a crer que tinha um caso extraconjugal antes do acidente. E tudo que ela mais quer saber no momento é quem era seu amante, por que ela traía o marido e o mais importante: O que ele teve a ver com aquele acidente. Jojo Moyes narra os fatos de uma forma diferente: Ela mescla o presente e o passado. No início, eu não estava entendendo o livro e até pensei em abandonar a leitura. Mas quando descobri que um capítulo narrava os acontecimentos antes do acidente, e outro capítulo narrava depois, tudo fez sentido, e eu simplesmente não consegui largar a leitura. O livro é cheio de surpresas, e a autora tem a incrível habilidade de fazer você pensar que já tinha desvendado o mistério, só para você ficar surpresa depois, quando descobrisse toda a verdade. Eu amei e indico a todos!
Geissiane Lustosa 18/04/2015minha estante
Tão perfeito

Alessandra 19/07/2015minha estante
Também adorei cada página do livro. A história é muito bem amarrada e mesmo parecendo que estamos perdidas na leitura, no capítulo seguinte é possível compreender a história sem problemas. Adorei o livro é quero indicar pra todo mundo agora. O próximo que vou ler é o " Como eu era antes de você" de Jojo Moyes. Ela virou minha autora preferida da atualidade!

booklvred 10/05/2021

??
Esse livro foi uma supresa muito boa. Nunca me interessei nos livros da Jojo e quando lia algum sempre abandonava pela escrita, histórias que não me envolviam e etc. Lendo 'A última carta de amor' eu tive as mesmas dificuldades com todos os outros dela, comecei em uma leitura bem lenta mas ao decorrer dos capítulos eu me vi completamente envolvida com a história. A maneira que é trabalhada as duas épocas, o jeito como se entrelaçam, se conectam, as cartas tão lindas e românticas, tudo é muito bem feito. O romance proibido é o ponto alto do enredo, a gente sofre muito, torce muito por eles, e eu particularmente tive crises de surto em vários momentos. No cenário "atual" a busca da Ellie pelo desfecho da história em 1960 também é muito interessante, já que isso de alguma forma mexe com a vida dela a faz refletir sobre suas escolhas. E O PLOT TWIST F*DA QUE A AUTORA FEZ? GENIAL. Estou encantada, com o coração aquecido, agradecida.
Erika 10/05/2021minha estante
Me parece que farão um filme com essa história.

booklvred 10/05/2021minha estante
Sim, na Netflix. Vou chores horrores nesse filme, certeza absoluta.

Alana ð 19/08/2020

um livro que mostra como o amor atua em diferentes idades e como quando é realmente amor não se acaba...
ele alterna entre presente e passado mostrando como o destino funciona
Bia 19/08/2020minha estante
Gosto muito desse livro , porém fiquei bem agoniada por que nunca dava certo entre eles .

Alana ð 19/08/2020minha estante
verdade ,mas no final deu tudo certo

ash 04/05/2021

leiam esse livro quando tiverem oportunidade, ele é simplesmente incrível, você fica torcendo pelos personagens, sofre junto com eles, e se apaixona por cada um, eu amei muito
mari.mari 05/09/2021minha estante
Quero muitoooo ler esse livro!!

ash 05/09/2021minha estante
LEIA ELE É INCRÍVEL