O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

@porquepensar 28/01/2021

De memes à máquinas
Dawkins trás a teoria do gene egoísta e faz ciência propriamente dita soar como ficção científica; floreando com diversos exemplos de circunstâncias aos quais atuam, com explicações bem detalhadas,chegando até ser um pouco prolixo... Entretanto faz com que os argumentos sejam articulados de maneira cuidadosa para que a leitura possa ser feita de leigos à profissionais.

Desmistifica diversos mal entendidos que já começam desde o título, faz uso de metáforas e associações, evita usar muita matemática para que a leitura não se torne cansativa e não conta com papas na língua ao debater sobre assuntos polêmicos!

Assim, este é um livro sobre evolução das espécies que inclusive constantemente relembra Darwin e seus conceitos que revolucionaram a biologia e a vida de nós, animais racionais, de linguagem simples e entendimento recompensador.

Laryssa 10/12/2020

Muito interessante
O livro em si é muito interessante e a perspectiva que biólogo Richard Dawkins traz sobre os genes e o fato de todos os seres vivos serem "máquinas de sobrevivência" (nome dado pelo o próprio autor) dos próprios genes é realmente fascinante. Ele argumenta muito bem sobre essa teoria, apesar de alguns momentos eu achar a leitura um pouco densa e até mesmo confusa. Mas por outro lado, tem partes que ele traz ideias interessantíssimas que mexem com a imaginação. Para quem gosta de Ciências, principalmente ciências biológicas, vai gostar do livro.

jmhal 17/02/2009

Ciência na sua maneira mais simples e direta
A complexidade da teoria defendida por esse livro contrasta com a simplicidade e leveza do texto. Afinal, trata-se de uma idéia capaz de explicar toda a evolução da vida como conhecemos. Só de pensar em um livro assim algumas pessoas teriam dor de cabeça. Mas Dawkins traz tudo para mais próximo do leitor, utilizando antropomorfismo sempre que possível, desviando com muito cuidado das armadilhas que esse recurso pode trazer. Um verdadeiro e elegante educador.

Só observo que algumas pessoas podem não aceitar as idéias do autor, considerando-as muito reducionistas, tirando a mágica da criação e de um deus bondoso. Porém, considero muito mais pelo o universo pela ótica do livro, onde nossa existência não parece fazer parte de um plano pré-definido e, por isso mesmo, por sermos fruto do acaso, temos que valorizar a nossa preciosidade. Mesmo assim, para os criacionistas, a qualidade da escrita faz valer a pena a leitura. Leia sem preconceitos e mude seus conceitos.
diegopds 01/02/2011minha estante
Valeu!
Já li Deus, Um Delírio. Porém, tinha receio de ler outros livros dele, pensando que ia cair muito profundamente na Biologia com linguagem muito pesada, mas pelas resenhas, vi que é uma linguagem mais acessível. Com certeza vou ler!

Jonas incrível 30/07/2020

"O indivíduo é passageiro"
A evolução é a base de uma discussão acalorada. O fato é que somos animais egoístas, movidos pelo impulso da sobrevivência, que nos faz, consciente ou inconscientemente, lutar para perpetuar nossa própria espécie, nossos próprios genes. Ou melhor somos controlados por nossos genes para que esses perpetuem sua existência por gerações. Cada impulso, valor, sentimento faz parte de um plano maior de sobrevivência.

Gustavo 12/07/2021

Curioso
O mais interessante é a forma matemática como o livro te faz pensar. Você segue com o autor de certa forma a evolução do Gene, até chegar no nosso dia a dia. É maravilhoso ver como a natureza se comporta, e as simulações causadas pelo autor. Uma pena só ele ter sido tão repensado conforme os anos passaram.

Ju Vignon 14/05/2021

Prato cheio para evolucionistas
Gostei do livro, apesar de ter levado muito mais tempo do que gostaria e de saber que um dia terei que voltar a ler, para que alguns pontos fiquem mais claros. Mas no geral foi possível compreender a teoria do gene egoísta, e pros apaixonados por evolução como eu, têm aí um prato cheio. Muito interessante a forma de abordar a diferença da atuação dos genes no ser humano, em parte pelo desenvolvimento da nossa cultura, fazendo com que tivéssemos meios diferentes de transmitir conhecimento para as próximas gerações, e permitindo que o altruísmo pudesse ser aprendido. Muito bom!

Tama 23/01/2021

Evolução sob a óptica do século XX
Muito bom.
Novo fôlego para a discussão científica sobre a evolução, à luz da ação da seleção natural sobre a vida, ou melhor, o que ela tem de mais precioso, ou seja, a sobrevivência do gene, e por consequência, a preservação de si própria (vida), transcendendo indivíduos, espécies e o próprio tempo.

Grabas 04/05/2021

Ciência pura
Grandes ideias para expandir o pensamento. O último livro que vejo desse modo foi o Sapiens.
Excelente!

Felipe 30/08/2013

Evolução e Sobrevivência
Entre tantos conceitos e diversificações biológicas, nos deparamos com a evolução. A simplicidade da sobrevivência, podemos dizer que está no âmago do silêncio da vida, nos meios adequados ao ambiente, no desenvolvimento caótico e selvagem, mas belo, de todo o universo biológico. A complexidade agora toma forma diante uma variação de possibilidades, a viagem é longa e duradoura aos confins da ancestralidade, onde surge a simbiose do egoísmo e do altruísmo em prol da sobrevivência. Confuso a princípio, mas sensacional.

Maria 12/04/2020

Ótimo até para quem não é da área
A primeira vez que li algo deste autor foi durante o periodo da escola para um trabalho de biologia. Desde entao me encantei por ele. Nunca me identifiquei com a área das biológicas, sou de exatas, mas a escrita do autor é fluida e bem explicativa para os leigos.
Se estiver com medo devido ao tamanho do livro, pelo menos tente, acredito que não vai se arrepender.

Darlley Brito 23/06/2017

Maestria
Minha amiga perguntou sobre a teoria proposta pelo autor neste livro, pois em sua turma estavam discutindo sobre o livro no curso de psicologia, uma discussão informal sobre, psicologia genética(?)
Respondi:
Primeiro que o próprio Dawkins, autor do livro, já afirmou que também não entende com perfeição sua própria teoria rs (ouvi num podcast: http://dragoesdegaragem.com/podcast/dragoes-de-garagem-91-richard-dawkins-o-gene-egoista/)
Os Genes são somente um pacote do DNA, pequenas moléculas, ou seja, não tem vida própria nem racionalizam... porém, para sobreviver, o gene de alguma característica (por exemplo, o gene para um urso Polar crescer mais que os outros) precisa de um hospedeiro, neste caso, o urso. Sem este hospedeiro ele não tem como se multiplicar: quando o urso tendo este gene, tal característica (crescimento) se espalha para futuras gerações de seus descendentes. Com isso, Dawkins "antropomorfalizou", personificou o gene: Egoísta . Porque ele tem somente um propósito, que é de se multiplicar.
Em seu outro livro chamado "A Grande História da Evolução", Dawkins compartilhou um verso bem bacana:

Disse um gene egoísta de passagem,
"Tantos corpos já vi que perdi a contagem
Te julgas tão inteligente
Mas é apenas minha aparelhagem
Para viver eternamente".

A ideia proposta por Dawkins não é compatível com minha noção de Evolucionismo Teísta(http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/evolucionismo-teista-moral-adao-e-eva), ou propriamente com o Teísmo... Mas isso não me impede de reconhecer a maestria do livro e de sua riqueza intelectual, assim como fez Bertrand Russell:

"Ainda vejo esses livros com grande respeito, embora há muito tenha deixado de concordar com suas doutrinas." Ensaios Céticos (Pg. 32)

Dani Scheibler 03/07/2021

Muito interessante a teoria de que os genes influenciam nas atitudes dos seres vivos, na forma como os animais escolhem seus parceiros, na suas atitudes ditas 'altruistas" e etc. Muito interessante.
Daniele 03/07/2021minha estante
Quero muito ler esse!

Marco 11/08/2020

Naturalmente egoísta
Dawkins defende que o gene é egoísta e assim evoluiu por milhões e milhões de anos, o que afeta diretamente as relações entre os animais, mesmo relações entre pais e filhos são pautadas em egoísmo. No entanto, atestando o egoísmo natural ele não se alia a qualquer ideia de valorização desse egoísmo socialmente, pelo contrário, se opõe a essa visão, apontando a racionalidade como um meio para nós humanos superarmos nossa natureza e nos impormos como algo melhor e não determinado. Há ainda o nascimento do conceito de "meme" em que ele traz especulações, no minimo, interessantes.

Felipe 25/03/2014

Máquinas de sobrevivência
Segundo Dawkins todos os animais, nós, plantas, bactérias e vírus, somos máquinas de sobrevivência construídas pelos genes, replicadores imortais, cuja qualidade predominante para ser bem sucedido e se manter "vivo" passeando por gerações é o egoísmo implacável. Esse livro é intrigante, mudou minha forma de pensar. lerei mais uma vez.