O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

MaurAcio.Garrido 26/09/2020

Um pouco de biologia faz bem...
Demorei pra pegar esse livro pra ler.
Li e reli capitulos porque pra mim teve pontos um pouco complexos, mas esse sou eu neh? Meio devagar mesmo.
Eu sugiro a leitura ate o capitulo 11, pelo menos. Tem a origem de uma "expressao" q utilizamos hoje em dia, e as vezes a gente nem sabe o motivo de a utilizarmos.
E pra quem nao conhece Richard Dawkings, seria interessante conhecer um pouco mais... Boa leitura!

tmgoncalves 30/12/2023

Insights sobre evolução genética!!
Bom livro. O livro promove diversas reflexões sobre a evolução, não apenas da espécie humana, como também de todos os seres vivos que habitam o planeta. Todas as teorias são discorridas em formas de diálogos entre o autor e o leitor, deixando o leitor à vontade de concordar ou não com os conceitos abordados no livro.

O livro apresenta uma dificuldade moderada, com relação a leitura. Por mais que o autor utilize exemplos e analogias simples para validar algumas de suas teorias, é muito mais benéfico se o leitor tiver um conhecimento prévio sobre alguns conceitos da biologia, como genética.

Em suma, é um livro que abre a mente para diversos insights.

vera 04/02/2017minha estante
É possivel haver "spoiler" de livro de não-ficção?

Antonio Cesar 15/12/2014

“... Na molécula de hemoglobina existem 574 moléculas de aminoácidos, as quais se organizam em quatro cadeias que se torcem umas sobre as outras para compor uma estrutura globular tridimensional de complexidade estonteante. ...”

Pág.: 56
5º periodo
O gene egoísta
(The selfish gene)
Richard Dawkins.

Tudo aquilo que Darwin intuiu mas não escreveu devido aos conhecimentos científicos limitados de sua época. Uma obra essencial para quem quiser entender melhor a o mundo repleto de vida que nos cerca. Se você é daqueles que aceita a teoria de Darwin sobre a origem das espécies assim só de ouvir falar ou por ser de bom tom (se não leu a obra de Darwin sugiro que o faça, é muito interessante) ou ainda acredita piamente que a humanidade, e só a humanidade exerce plenamente o livre arbítrio, então deve ler este livro. Agora se for uma pessoa facilmente influenciável e afeto a uma depressãozinha recomendo cautela ao ler. Se resolver encarar o desafio e gostar do tema, sugiro que posteriormente leia A história de quando éramos peixes de Neil Shubin e Diversidade da vida de Edward O. Wilson.

Ramon 05/01/2021

Provavelmente, o melhor livro de divulgação científica sobre biologia. Dawkins escreve muitíssimo bem, cativa o leitor a todo momento. Ainda, consegue o essencial para um livro desse gênero - mostra-nos a beleza escondida na ciência, deixando-nos cada vez mais empolgados para conhecer mais e mais sobre o fascinante mundo dos genes. Uma obra essencial para quem gosta de Ciência.

Fabio Vergara 26/09/2014

Dica de leitura: O Gene Egoísta (The Selfish Gene. UK. 1976)
Sinopse: Para se replicar continuamente, o gene, ao longo da evolução, desenvolveu diversas máquinas de sobrevivência.

Nota (0-10): 7.

A saber, máquina de sobrevivência é um organismo complexo, onde cada grupo de células desempenha uma função: um pra receptar luz, um pra produção de energia etc. Em outras palavras, a máquina de sobrevivência é VOCÊ! Dawkins inova a teoria da evolução (Darwin) colocando o foco no gene. Ele quem está no comando, nós somos meros títeres deles. E isso reflete em nosso comportamento, altruísta ou egoísta. Fez sentido pra mim, as metáforas (como a guerra entre pombos e gaviões) facilitam a compreensão. Entretanto, algumas questões ficaram sem resposta. Por que o humano é a única espécie cuja fêmea é mais atraente que o macho? Como a adoção se enquadra na teoria? Qual a vantagem da replicação do meme? O próprio autor reconhece algumas dessas questões e, ardilosamente, foge do assunto, reafirmando as bases da hipótese que ele defende. Enfim, a teoria é boa, só que parece incompleta. Pra mim, sobraram perguntas...

Iago 31/03/2021

Arrojado.
Dawkins é mais controverso pela seu posicionamento quanto a religião e fé do que quanto as suas teorias sobre genética e evolução. Talvez isso se deva ao fato de que suas ideias são claras e inovadoras (principalmente à época de sua primeira edição) e não deixam margem para dúvidas. O estilo menos técnico do texto é excelente para aumentar a abrangência do livro e os exemplos usados para ilustrar conceitos biológicos complexos tornam a leitura, além de esclarecedora, prazerosa. É um livro que deve virar um meme e se imortalizar.

Jefferson 13/08/2012

Richard Dawkins - Um monstro, amado por uns odiado por todos.
Estou lendo este clássico do Dawinks, ele foi parte de um seminário que fiz para o Professor Silvio César, o cara é foda, autor do RELOJOEIRO CEGO, uma linguagem acida e clara.
Recomendo esta obra prima.

Lucas.Zenerato 08/11/2023

Um excelente trabalho de divulgação científica.
Escrita descontraída que exemplifica de maneira simples e contextualizada conceitos profundos da biologia. Pensei que se tratava apenas de epigenética, mas este livro se expande para outras áreas do conhecimento como etologia e zoologia, por exemplo. Perfeito.

haru 12/08/2021

Sensacional
Um livro pra leigos, estudantes e pesquisadores também.
Pode se tornar um pouco pesado em alguns momentos, mas sempre com uma linguagem acessível!
Recomendo muito para todos que tenham interesse em evolução e biologia!

Heitor.Mattos 31/08/2021

Excepcional!
Um livro denso sobre a história da evolução humana, como nossas células batalharam ferozmente para chegar aonde estão. Dawkins escreve de forma fácil, a medida do possível já que o assunto é complexo, e faz o leitor ter várias reflexões (eu tive pelo menos), um ótimo livro para quem se interessa por Biologia e até mesmo questões sociais.

leo 08/12/2020

Dawkins apresenta uma série de argumentos, todos muito bem estruturados e com bons exemplos que ocorrem na natureza. Alguns capítulos podem ser cansativos devido a explicação dos modelos matemáticos que serviram de sustento para alguns de seus argumentos.

O livro é cheio de referência a outros autores e suas obras, o que facilita a busca de outros pontos de vista sobre o assunto.

Pablo 18/10/2009

LIVRO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE, EU ACABO DEMORANDO MUITO PRA LER.. E TENDO QUE ENTREGAR. AÍ LARGO DE MÃO MESMO!

Rodrigo.Rodrigo 25/05/2022

Richard Dawkins tenta responder a questão: quem é mais importante na vida orgânica evolutiva, os corpos dos seres vivos, formados por trilhões de células, ou os replicadores (genes)?

DANNE 31/12/2020

Fascinante
Esse livro me surpreendeu, ele me fez gostar mais de biologia, uma das matérias que eu menos gostava no colégio seguida de química.
Os replicadores e como tudo que é falado no livro faz MUITO sentido, o nome do livro é ao mesmo tempo que ?certo? ao mesmo tempo que ?errado?. É o paradoxo do egoísmo em ajudar alguém porque sabe que ajudando alguém você será ajudado com isso também. Assim como o paradoxo do nosso nascimento e da nossa reprodução que são ambos gerados por uma única célula. Achei fascinante pensar dessa forma, isso converge com o que eu ando lendo ultimamente sobre o que está escrito no Bhagava Gita, somos o início, o fim e o meio.