O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins

Resenhas - O Gene Egoísta

Thaís Berganton 10/07/2020

Máquinas de sobrevivência
O meu primeiro livro do dawkins e eu amei! O autor tem um jeito único de argumentar suas teorias! O livro é denso mas muito completo e finalmente entendi porque é considerado leitura obrigatória para biólogos! Essa leitura abriu a minha mente para enxergar o gene de forma diferente, na universidade é tudo muito teórico e rápido.. acabamos não tendo tempo de refletir sobre algumas coisas mas esse livro cumpre totalmente esse papel complementar! Me fez refletir muito sobre a evolução e a genética!

...um corpo é uma máquina programada cegamente pelos seus genes egoístas - o autor, p. 261

Duas observações importantes:
1. A edição de 2007 da Companhia das Letras é ruim, a capa é muito fina e maleável (amassa facilmente só de ler), a lombada do livro ficou completamente marcada quando cheguei ao final da leitura (precisaria ser maior para comportar todo o conteúdo)!
2.Preciso falar sobre o cap. 12: não gostei, foi o único que achei chato.

Roberto Oliveira 22/07/2020minha estante
Adoro suas resenhas ???

leo 08/12/2020

Dawkins apresenta uma série de argumentos, todos muito bem estruturados e com bons exemplos que ocorrem na natureza. Alguns capítulos podem ser cansativos devido a explicação dos modelos matemáticos que serviram de sustento para alguns de seus argumentos.

O livro é cheio de referência a outros autores e suas obras, o que facilita a busca de outros pontos de vista sobre o assunto.

DANNE 31/12/2020

Fascinante
Esse livro me surpreendeu, ele me fez gostar mais de biologia, uma das matérias que eu menos gostava no colégio seguida de química.
Os replicadores e como tudo que é falado no livro faz MUITO sentido, o nome do livro é ao mesmo tempo que ?certo? ao mesmo tempo que ?errado?. É o paradoxo do egoísmo em ajudar alguém porque sabe que ajudando alguém você será ajudado com isso também. Assim como o paradoxo do nosso nascimento e da nossa reprodução que são ambos gerados por uma única célula. Achei fascinante pensar dessa forma, isso converge com o que eu ando lendo ultimamente sobre o que está escrito no Bhagava Gita, somos o início, o fim e o meio.

Gabriel 09/02/2021

Não gosto do jeito que ele escreve, e como ela soa repetitivo. Essa é a única razão para não receber uma nota maior, eu acho. O conteúdo do livro é incrível, e faz você ficar pensando por dias (ou pra sempre?). Vale a leitura para qualquer um que goste de saber mais sobre o que é a vida e todo aquele papo, não somente para estudantes ou profissionais da biologia.

camilossantos 12/02/2022

Esse livro tem um conteúdo mais técnico, mesmo assim Dawkins consegue apresentar o assunto de forma mais leve explicando tudo de maneira didática e com muitos exemplos.
Consegui entender melhor muitas coisas sobre a teoria da evolução e principalmente sobre os genes, temas que sempre tive curiosidade, e como era de se esperar, foi muito mal abordado nos meus tempos de escola.
Foi uma leitura que me exigiu um pouco mais de concentração, um pouco pesada em muitos momentos, mas pela quantidade de aprendizado valeu muito a pena.

Rodrigo.Rodrigo 25/05/2022

Richard Dawkins tenta responder a questão: quem é mais importante na vida orgânica evolutiva, os corpos dos seres vivos, formados por trilhões de células, ou os replicadores (genes)?

Nicolas27 15/01/2023

Leitura puramente técnica. Mesmo com diversos exemplos bem elaborados para simplificar o entendimento, é interessante o leitor já possuir um primeiro contato com o assunto (genética, evolução...), mesmo que superficial. Um ótimo livro, rebate diversas teorias, nunca deixando de sobressair a própria teoria do gene egoísta - o que faz com excelência -, apresenta uma relação profunda com a teoria de Darwin, e, talvez o mais importante, mantém a preocupação do início ao fim com o entendimento do leitor. Ademais, algumas partes podem ser previsíveis quando entendido o rumo que leva o gene egoísta, mas somente durante pouco tempo, pois sempre surge um ponto inesperado, principalmente quando relacionado à espécie humana. Por fim, é essencial realizar uma leitura ativa, entendendo cada tese, e lembrar de todos os capítulos já lidos, já que são complementares, o assunto principalmente pode ter mudado, mas o "organismo" é o mesmo. Como Dawkins tentarei fazer um exemplo: "o livro é um sistema humano, podemos estudar cada órgão separado, mas no fim o que importa é como todos atuam juntos", e esse é o modo de ler este livro.

Juan 06/02/2023

O Gene Egoísta é uma proposta de entender a seleção natural através da perspectiva dos genes e não do indivíduo. Eu achei que leria mais um livro focado em defender o evolucionismo, mas, a verdade dessa teoria já é, naturalmente, mais do que óbvia, então, toda a quetão é, tão somente, em entender a evolução no sentido de que quem tá no controle de tudo, que são os genes, e nós, indivíduos somos meros veículos de propagação deles.

bia bbs besbi 22/06/2023

Se você assim como eu ama genética e adora saber mais sobre memória célular você com certeza vai se apaixonar por este livro e seu autor, se ciências e biologia não são seu ponto forte eu recomendo este livro mesmo assim pois ele expandirá seus horizontes e talvez fará você mudar de ideia :)

nenos 25/06/2023

O triunfo dos replicadores
A origem de nossos atos conspícuos traz consigo uma grande história que nos leva a refletir, inevitavelmente, sobre nossa humilde experiência e espécie, a história da seleção natural. O triunfo da evolução rudimentar de moléculas, do caldo primitivo a colônias imensas de genes imortais.
Dawkins apresenta as transformações das máquinas de sobrevivência biológicas, sintetizadas através da confederação efêmera dos genes inconscientes que punem a indulgência excessiva para a sobrevivência discriminada do mais apto, e agente responsável por avanços notáveis como dispositivos que traduzem os padrões de eventos físicos no mundo externo e comportamentos complexos, egoístas e altruístas, similares a um cálculo ponderado.
Nossa espécie é um desvio na integridade animal, o conflito entre a promiscuidade e a introspecção que desenvolveu a propriedade consciência, permite discernimento diante da horrivelmente cínica e desoladora evolução genética e preza o altruísmo recíproco através da evolução cultural.

Link com meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1RrE6iYARUON4CcuNGTwu72q6DCgaAzyD/view?usp=sharing

Felipe Lapa 13/07/2023

O Gene Egoísta
O livro apresenta um conteúdo muito interessante, porém as explicações são bem técnicas e isso torna a leitura um pouco parada. Adorei o contraste da biologia com a computação que o autor fez, explicando algumas situações dos animais através de algoritmos.

Lethicia.Coelho 07/08/2023

Ideia defendida com propriedade e simplicidade
A meu ver, basicamente, o objetivo principal do livro é defender uma teoria: a de que é o gene a personagem principal da evolução (ideia esta que é divergente da amplamente aprendida e difundida, mesmo tendo traços comuns). Feito que o autor conseguiu realizar com muita propriedade, fazendo uso da simplicidade e de muitos exemplos interessantes.
É um livro muito bom para que as pessoas "leigas no assunto" tenham acesso ao conteúdo, mesmo que as vezes a leitura se torne cansativa pelas conexões e citações específicas.

Jon 05/11/2023

Impecável, fácil de entender, embora denso.
Um mestre na divulgação científica, Dawkins nos apresenta a sua tese, corroborada por diversas pesquisas e com a própria teoria darwiniana como pano de fundo, defendendo o egoísmo como base fundadora do agir animal. A busca implacável e brutal pela perpetuação do gene. Nessa obra o autor abrange o alcance de sua tese e trás a luz a ideia do même, uma unidade replicados de certa ideia ou conceito na cultura e que segue a mesma dinâmica egoísta do gene. Para entender sobre esse tal egoísmo do gene você vai ter de ler.

Simona.Karen 31/12/2023

Desnecessariamente longo
O livro explica de maneira leve e com fácil entendimento na relação evolutiva dos genes nos seres vivos. No entanto, o autor é extremamente prolixo, só não gostei mais por isso. O conteúdo é muito interessante, mas se torna chato ao longo das injustificáveis 500 páginas. O texto se propõe a ser leve para, creio eu, facilitar o consumo do teor pretensamente denso, para isso, ele vem recheados de analogias simplistas que se propõem entreter leitores leigos, mas que acaba talvez aproximando a linguagem do entendimento de uma criança. Se, por ventura, alguma se interessasse por tema tão aborrecido. A obra teria sido muito mais interessante se fosse dividida em TED Talks, o que não torna seu conteúdo menos útil, porém se seu formato fosse mais direto ao ponto teria tido melhores chances de me entreter.

Elton Cruz 22/01/2024

Perspectivas
O livro pode ser desolador e te deixar imaginando que não há sentido nem razão na nossa existência, além da necessidade de replicação dos nossos genes e que tudo é uma extensão da necessidade de sobrevivência de uma grande sequência de nucleotídeos. Porém, além das nossas subjetividades e do entendimento que não conseguimos juntar todos os quebra-cabeça da nossa realidade (muito menos Dawkins), por que não um pouco de esperança na matemática rs? Me apego (além das minhas subjetividades, como já disse, ao que falou o astrofísico Neil deGrasse Tyson:

? Você sabe quão preciosa é a vida? A maioria das pessoas não sabem. 100 bilhões de pessoas já existiram, mas você sabe quantas pessoas poderiam ter existido? Basta analisar os genes e estimar quantas combinações de genes poderiam criar um autêntico ser humano. E é um número ridiculamente maior que 100 bilhões. Estimo, no mínimo, um número de um trilhão de trilhões de trilhões de seres humanos que estatisticamente poderiam existir. Você está respirando o ar, observando o pôr-do-sol, admirando o céu noturno. A maioria das pessoas que poderiam existir, nunca vão vivenciar essas coisas. De fato, como Richard Dawkins disse, brilhantemente: ?você tem a chance de morrer?, mas você diz: ?eu não quero morrer?. Mas a maior parte das pessoas que poderiam existir nem sequer vão nascer e você vai reclamar da vida que tem?
Você é uma entidade viva tão especial como qualquer uma que já viveu.?