O Gene Egoísta

O Gene Egoísta Richard Dawkins




Resenhas - O Gene Egoísta


108 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


haru 12/08/2021

Sensacional
Um livro pra leigos, estudantes e pesquisadores também.
Pode se tornar um pouco pesado em alguns momentos, mas sempre com uma linguagem acessível!
Recomendo muito para todos que tenham interesse em evolução e biologia!
comentários(0)comente



Fabio Vergara 26/09/2014

Dica de leitura: O Gene Egoísta (The Selfish Gene. UK. 1976)
Sinopse: Para se replicar continuamente, o gene, ao longo da evolução, desenvolveu diversas máquinas de sobrevivência.

Nota (0-10): 7.

A saber, máquina de sobrevivência é um organismo complexo, onde cada grupo de células desempenha uma função: um pra receptar luz, um pra produção de energia etc. Em outras palavras, a máquina de sobrevivência é VOCÊ! Dawkins inova a teoria da evolução (Darwin) colocando o foco no gene. Ele quem está no comando, nós somos meros títeres deles. E isso reflete em nosso comportamento, altruísta ou egoísta. Fez sentido pra mim, as metáforas (como a guerra entre pombos e gaviões) facilitam a compreensão. Entretanto, algumas questões ficaram sem resposta. Por que o humano é a única espécie cuja fêmea é mais atraente que o macho? Como a adoção se enquadra na teoria? Qual a vantagem da replicação do meme? O próprio autor reconhece algumas dessas questões e, ardilosamente, foge do assunto, reafirmando as bases da hipótese que ele defende. Enfim, a teoria é boa, só que parece incompleta. Pra mim, sobraram perguntas...
comentários(0)comente



Antonio Cesar 15/12/2014

“... Na molécula de hemoglobina existem 574 moléculas de aminoácidos, as quais se organizam em quatro cadeias que se torcem umas sobre as outras para compor uma estrutura globular tridimensional de complexidade estonteante. ...”

Pág.: 56
5º periodo
O gene egoísta
(The selfish gene)
Richard Dawkins.

Tudo aquilo que Darwin intuiu mas não escreveu devido aos conhecimentos científicos limitados de sua época. Uma obra essencial para quem quiser entender melhor a o mundo repleto de vida que nos cerca. Se você é daqueles que aceita a teoria de Darwin sobre a origem das espécies assim só de ouvir falar ou por ser de bom tom (se não leu a obra de Darwin sugiro que o faça, é muito interessante) ou ainda acredita piamente que a humanidade, e só a humanidade exerce plenamente o livre arbítrio, então deve ler este livro. Agora se for uma pessoa facilmente influenciável e afeto a uma depressãozinha recomendo cautela ao ler. Se resolver encarar o desafio e gostar do tema, sugiro que posteriormente leia A história de quando éramos peixes de Neil Shubin e Diversidade da vida de Edward O. Wilson.
comentários(0)comente



Iago 31/03/2021

Arrojado.
Dawkins é mais controverso pela seu posicionamento quanto a religião e fé do que quanto as suas teorias sobre genética e evolução. Talvez isso se deva ao fato de que suas ideias são claras e inovadoras (principalmente à época de sua primeira edição) e não deixam margem para dúvidas. O estilo menos técnico do texto é excelente para aumentar a abrangência do livro e os exemplos usados para ilustrar conceitos biológicos complexos tornam a leitura, além de esclarecedora, prazerosa. É um livro que deve virar um meme e se imortalizar.
comentários(0)comente



Sidney.Santana 10/11/2022

F#D4!
Com certeza me deu uma visão muito mais ampla do mundo e da vida. Como citado no texto, eu sou um dos que tiveram uma educação evolucionista muito medíocre e simplista então não havia realmente parado pra pensar em algumas coisas descritas alí, além de não possuir a capacidade de conceber a grande maioria delas rs Terminei o livro profundamente maravilhado!
comentários(0)comente



Danilo 07/06/2016

O gene dirige e é dirigido
Não podemos negar a seleção a nível gênico, no entanto, devo acusar o Dawkins de reducionismo, não que suas pressuposições estejam erradas por completo, muitas das quais são tiros certeiros. Entretanto, sabemos hoje acerca dos mecanismos epigenéticos envolvidos na regulação gênica, principalmente dos mecanismos de metilação como inibidores da expressão gênica. Logo, fica óbvio concluir que para além do caráter meramente genético, o modo como um mesmo gene agirá em dois indivíduos dependerá e muito de seu histórico de contingências ambientais, das mais diversas (intra-uterinos, alimentares, climáticos, sociais, etc...). Neste caso não podemos assumir com certeza uma relação tão direta. O gene dirige e é dirigido, isto é, ele pode ser expresso, ou não, ter maior ou menor atividade, devido a fatores ambientais.

Não sei, no entanto se o Dawkins e outros atualmente propõem reformulações em suas preposições. De qualquer modo, dada as limitações, ainda sim vale bastante a leitura.
comentários(0)comente



Carol 21/06/2017

Muito bom
Comecei a ler por indicação da faculdade. Sai do curso e continuei lendo. Livro muito bom. Parece que algumas partes ele vai muito além do que imaginamos, mas no final tudo faz sentido.
comentários(0)comente



Ramon 05/01/2021

Provavelmente, o melhor livro de divulgação científica sobre biologia. Dawkins escreve muitíssimo bem, cativa o leitor a todo momento. Ainda, consegue o essencial para um livro desse gênero - mostra-nos a beleza escondida na ciência, deixando-nos cada vez mais empolgados para conhecer mais e mais sobre o fascinante mundo dos genes. Uma obra essencial para quem gosta de Ciência.
comentários(0)comente



Luna 04/08/2017

O Gene Egoísta
Então, quase não sei como descrever este livro. Simplesmente fantástico. Leitura simples, dinâmica, enredo leve, mas que te faz viajar e pensar em coisas extraordinárias. Eu parei de ler algumas vezes e fiquei imaginando o mundo no contexto dos genes. E como isso tudo faz sentido. E como a evolução marcha de uma forma fascinante. Uma das grandes críticas feitas ao livro é a respeito do ceticismo divino demonstrado, eu que sou uma crente e tenho uma fé absuda em Deuses não faço essa crítica, pelo contrário, quanto mais eu me aprofundo na ciência mais próxima eu me sinto da divindade. Mas voltando ao assunto, eu gostei bastante e muitas vezes parecia que eu estava assistindo a um documentário. Se você gosta de documentários, vai gostar deste livro.
comentários(0)comente



Sandro.Zacarias 03/05/2018

O gene egoísta
Máquinas de sobrevivência, genes egoístas, percepção única e original de do funcionamento gênico e explicação da evolução.
comentários(0)comente



Bernardo.Lameira 17/10/2020

Essencial
O livro é uma tentativa bem sucedida de demonstrar como os replicadores (aka: genes), mesmo sendo entidades inconscientes, usam do ambiente para a dispersão e disseminação de si mesmos, de forma egoísta.

Sendo um livro revisitado pelo autor pelo menos 2 vezes, há ressalvas e complementos para prover uma versão atualizada dos fatos e descobertas científicas.

Apesar de ser particularmente interessante para pessoas que se interessam na área técnica, o livro não é de difícil compreensão para o público leigo, dado que o autor deliberadamente modificou a obra com essa finalidade.

Apesar de parecer um livro totalmente objetivo e científico, a obra trás profundas implicações filosóficas ao indivíduo subjetivo e sua forma de ver o mundo que o cerca.

Discorrendo desde os princípios da vida na terra, com replicadores à deriva, até o mundo atual, Dawkins demonstra sua tese de forma brilhante e implacável.
comentários(0)comente



MaurAcio.Garrido 26/09/2020

Um pouco de biologia faz bem...
Demorei pra pegar esse livro pra ler.
.
.
Li e reli capitulos porque pra mim teve pontos um pouco complexos, mas esse sou eu neh? Meio devagar mesmo.
.
.
Eu sugiro a leitura ate o capitulo 11, pelo menos. Tem a origem de uma "expressao" q utilizamos hoje em dia, e as vezes a gente nem sabe o motivo de a utilizarmos.
.
.
E pra quem nao conhece Richard Dawkings, seria interessante conhecer um pouco mais... Boa leitura!
comentários(0)comente



agneduardo 10/01/2019

Perfeito
Uma visão diferente e incrível da biologia. Um cientista diferente. Leitura a qualquer pessoa que goste de ciência.
comentários(0)comente



Charles 26/02/2019

Valeu a pena ler
Este livro traz a teoria da evolução em um perspectiva diferente, mostrando que a teoria da evolução pode ser bem mais complexa que se supunha. O autor demonstra de maneira bem articulada que a verdadeira evolução ocorre entre os genes, e não entre as espécies, e explica porque os "genes egoísta" prevalessem sobre os "genes altruístas" na evolução das máquinas de sobrevivência, nome utilizado pelo autor para descrever os organismos. É um livro um pouco complexo as vezes, mas traz de forma bem didática explicações complexas da biologia evolucionista. Recomendo para pessoas que tenham interesse em biologia evolucionista.
comentários(0)comente



Kaique.Nunes 25/03/2019

O Gene Egoísta, é um livro que abordagem a seleção natural no nível do gene, efetuada por Richard Dawkins. Para o autor, o gene é o protagonista dos mecanismos evolutivos, a unidade básica da evolução pela seleção natural. Os genes são estruturas moleculares estáveis o suficiente para se autocopiar antes de serem destruídas pelo ambiente violento em que estão inseridas. Nós e outras espécies funcionamos como máquinas biológicas de preservação e replicação dessas unidades.

“Um gene salta de corpo a corpo pelas gerações, manipulando corpo após corpo à sua maneira e para seus próprios fins, abandonando uma sucessão de corpos mortais antes que eles mergulhem em senilidade e morte”.
Nessa obra, Dawkins introduz também o conceito de meme, que é uma extensão dessa unidade para a evolução cultural. Porém, ao em vez do meme se propagar no corpo, ele se propaga na mente. “Um novo tipo de replicador surgiu recentemente, a unidade de transmissão cultura. O meme. Exemplos de memes são melodias, ideias, frases de efeito, roupas, moda”.


site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/
comentários(0)comente



108 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR