Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

Yasmim Cerqueira 06/04/2018

Missa do galo
O conto “Missa de Galo” é um conto de autoria de Machado de Assis, narrado em primeira
pessoa e de modo retrospectivo. O personagem Nogueira aos seus dezessete anos, morava na
casa do Sr. Menezes, este era casado com Conceição porém cometia adultério com uma moça
solteira e uma vez na semana ele ia visita-la. Conceição sabia das traições, contudo, não fazia
nada contra isso, por este motivo era vista como uma mulher santa. Um determinado dia Sr.
Menezes foi visitar sua amante e saiu de casa dizendo que iria ao teatro, sem perceber que
havia algo por trás Nogueira se interessou por nunca ter ido ao teatro e disse que iria também,
nesse momento as escrevas riram e só assim ele percebeu o porquê. Algumas horas depois
Nogueira começou a ler um livro enquanto esperava a missa começar, e então Conceição
apareceu de uma forma diferente, puxando assunto, com vestes, expressões e atitudes que
aparentemente demostrava que sua intenção era seduzi-lo, porém o rapaz era inocente e
inexperiente, dessa forma, não entendeu a intenção real da mulher e assim não tiveram
nenhum envolvimento. Um período depois Nogueira volta para a cidade e tudo está mudado,
Menezes faleceu de apoplexia e Conceição estava casada com o escrevente do marido.
O dialogo dessa obra é vivo e verdadeiro, naquela época foi considerado inovador, pois ao ler
tem a impressão de se estar lendo uma obra contemporânea.
Grace 08/04/2018minha estante

Maria.Vasconcelos 06/04/2018

Maria Vasconcelos 2 ano J sesi retiro
O enredo se desenvolve quando seu Nogueira tem dezessete anos e mora na casa do escrivão Meneses, para estudar. Naquele ano, prolongou sua estada na Corte (Rio de Janeiro) a fim de assistir à Missa do Galo, apesar das férias já terem iniciado. O escrivão Meneses, mesmo casado dom dona Conceição, uma santa, segundo o narrador, mantinha um caso extraconjugal com uma mulher separada do marido. Na casa todos sabiam, inclusive sua esposa. Uma vez por semana, Meneses encontrava-se com a amante. À noite de Natal foi uma dessas ocasiões. O adultério declarado do marido de Conceição propicia condições para que ela própria deseje também prevaricar.
Assim acontece o encontro premeditado por ela, ao que tudo indica, com o jovem Nogueira, enquanto este, em casa, esperava a hora da Missa do Galo. Ele por ingenuidade e inexperiência, não chega a captar exatamente as intenções da pacata mas traída Conceição. Ela, por sua roupa, seus gestos, suas atitudes, seu andar, suas frases ambíguas parece disposta a seduzir o estudante ingênuo. No entanto, nenhum envolvimento explícito acontece com eles. Nogueira conta no final que, no ano seguinte, o escrivão Meneses morre de apoplexia. Quanto à Conceição, caso-se novamente logo depois com o escrevente juramentado do marido.

Brenda Rosa 05/04/2018

MISSA DO GALO
Eu gostei bastante do conto, ele tem como narrativa em primeira pessoa, assim eu me sinto mais envolvida com as histórias. Eu achei um conto muito bom e meio irônico pelo que acontece no decorrer da história, a falta de vergonha na cara do marido por trair a mulher e todo mundo saber, inclusive a mulher e a maneira como Conceição era tida como santa e quis seduzir o jovem, que, por ser tão inocente e ingênuo não identificou logo de cara mesmo que eles tenham ficado sozinho na noite de natal, Conceição quase o fez perder a Missa do Galo, que, ao meu ver, atingiu ele de certo modo.
Grace 06/04/2018minha estante
OK

Icaro.Daniel 05/04/2018

Icaro Daniel 2J
Neste conto, são visíveis as influências naturalistas: a preferência pelas descrições psicológicas em detrimento das físicas, a exploração da sexualidade e da psique humana, suas vontades escondidas e comportamentos que não são socialmente aceites.
Grace 08/04/2018minha estante

Glenda 05/04/2018

MISSA DO GALO
O conto Missa do Galo de Machado de Assis tem foco narrativo em primeira pessoa, o narrador também é personagem. É um conto retrospectivo, pois o sr. Nogueira já adulto, relata um acontecimento do passado. O enredo se desenvolve quando seu Nogueira tem dezessete anos e mora na casa do escrivão Meneses, para estudar. Naquele ano, prolongou sua estada na Corte (Rio de Janeiro) afim de assistir à Missa do Galo, apesar das férias já terem iniciado. O escrivão Meneses, mesmo casado com dona Conceição, uma santa, segundo o narrador, mantinha um caso extraconjugal com uma mulher separada do marido. Na casa todos sabiam, inclusive sua esposa. Uma vez por semana, Meneses encontrava-se com a amante. A noite de Natal foi uma dessas ocasiões. O adultério declarado do marido de Conceição propicia condições para que ela própria deseje também prevaricar.
Assim acontece o encontro premeditado por ela, ao que tudo indica, com o jovem Nogueira, enquanto este, em casa, esperava a hora da Missa do Galo. Ele por ingenuidade e inexperiência, não chega a captar exatamente as intenções da pacata mas traída Conceição. Ela, por sua roupa, seus gestos, suas atitudes, seu andar, suas frases ambíguas parece disposta a seduzir o estudante ingênuo. No entanto, nenhum envolvimento explícito acontece com eles. Nogueira conta no final que, no ano seguinte, o escrivão Meneses morre de apoplexia. Quanto à Conceição, casou-se novamente, logo depois, com o escrevente juramentado do marido.

---

Gostei demais do conto Missa do galo, pois ele me chamou a atenção de diversas maneiras. Primeiro: a cara de pau do marido de trair a esposa e todos da casa saberem, inclusive a própria Conceição, a inocência do jovem Nogueira, por não identificar a sedução da mulher ( Conceição) quando ela estava na intenção ( digo, não identificou logo de cara, mas ele meio que pede para que nós leitores, identifiquemos nas entrelinhas, o desejo não-explícito ), e também, o fato de não ter rolado nada de contato físico durante a noite de Natal em que o jovem Nogueira e a Conceição estavam a sós, mas que quase o fez perder a Missa do Galo, ou seja, mexeu com ele. E outra coisa que me chamou muito atenção foi o conto ser escrito em primeira pessoa, EU AMO contos, livros ou seja lá o que for, escrito em primeira pessoa, me sinto mais presente na história.
Grace 05/04/2018minha estante

Grace 06/04/2018minha estante

Gutiérrez 2°C 04/04/2018

Missa do galo
Gostei do conto achei a linguagem fácil o tema muito interessante com vários momentos de tensões conseguiu deixa o conto muito emocionante

Joao.Pedro 02/04/2018

Missa do Galo
Essa obra me surpreendeu bastante! Gostei da ideia do texto porem senti muita dificuldade com a linguagem e suas metáforas, um diálogo muito bonito e necessário em uma noite de natal, esse conto transmite uma sedução de forma implícita e a mudança da crítica de um homem mediante ao conhecimento da verdadeira essência da Dona Conceição.

David Melo 01/04/2018

Perdão e amor
O conto descrito em primeira pessoa, conta a história de um casal, com falta de amor entre os dois, pois a personagem conceição, descobre e não está nem ai para as traições do marido, o que nos deixa a pensar se ela não o traia também.
O conto é bem legal, mas não despertou muito o meu enterrese, particulamente não gosto muito de histórias de relacionamentos, mas é um prato cheio para quem está aberto a lê-lo de corpo e alma, além da interpretação para as críticas sociais sempre presentes nos contos de Machado de assis.

Larissa.Bonfim 31/03/2018

O conto fala de dona conceição que aceitava a traição mas não se importava porque pelo visto ambos os lados não se encontrava mais amor, por isso ela aceitava. Mal sabia Meneses que ela também não se importava mais com ele.

genicio 31/03/2018

Missa do galo
O conto a Missa do Galo de Machado de Assis é um conto que faz as pessoas ficarem intrigadas ao terminarem de ler o conto com o pensamento, será que Conceição traiu o marido Menezes.
Talvez seja essa a ideia do Machado de Assis ao escrever esse conto, deixar qualquer pessoa com muitas duvidas referente ao que aconteceu entre a Conceição e o Nogueira na noite de natal.

Geovanna 31/03/2018

Achei que
O conto fala sobre uma traição e quão bem a mulher aceita isso. No meio da história você tem uma impressão de que dois dos personagens sentem atração um pelo outros, mas isso não é desenvolvido ao decorrer da história. Acredito que se o autor tivesse explorado mais a relação entre os personagens a história ficaria mais interessante.

João Vitor "Pi" 31/03/2018

Missa do Galo
O Conto é narrado em primeira pessoa, o narrador relata um acontecimento em um período em que ainda possui dezessete anos. O personagem principal é o jovem Nogueira um rapaz de 17 anos que foi para o Rio de Janeiro para Estudar. Ele se hospeda-se na casa do escrivão Meneses. O Conto é bom.