Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

Rafaella.Borges 10/03/2018

Eu adorei o conto de verdade. Gostei da forma que Machado empregou os detalhes pra dar o ar mesmo de que estamos ali presentes no momento da história. Gostei de como ele fala de Conceição e de como ele encara a atracão - até mesmo proibida -dele por ela. Achei interessante em como a visão de Nogueira sobre Conceição muda ao longo da narrativa .
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Que bom! Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

Gabriel.Falcao 10/03/2018

Curto e grosso
Missa do galo é um conto basteante interessante de Machado de Assis.Livro curto, de leitura rápida e bastante objetivo, perfeito para pessoas como eu, que não gosta de passar muito tempo lendo livros.Gostei muito,recomendo.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Mostra uma personagem resignada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. A possibilidade de várias leituras é uma marca incontestável da obra machadiana.

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Gabriela.Nascimento 10/03/2018

Missa do galo
Missa do galo é descrito em primeira pessoa por Nogueira, um jovem de 17 anos na época que vai para cidade para estudar. Estava hospedado na casa de um parente distante ( tinha sido casado com sua tia, já falecida), e de sua segunda esposa Conceição.
Ele ficou até o Natal para ver a missa do galo da cidade e ver se tinha algo de diferente da do interior. Chamou um vizinho para ir com ele e a espera da hora de ir, sentou-se ao lado de fora para ler um livro. Quase todos da casa estavam dormindo, menos Conceição que sentou ao lado dele para conversar. Ao longo da conversa, Nogueira sentiu segundas intenções da parte dela e
ao outros olhos, era uma conversa normal entre conhecidos.
Meses depois, o marido de Conceição falasse e Nogueira fica sabendo que até já se casou. Por não saber ao certo do que teria ocorrido naquela época, não se manifestou em relação ao ocorrido.

Aluna: Gabriela Nascimento

Série : 2°J

Data: 05/03 a 09/03

Fernanda 2°C 10/03/2018

Uma conversa curiosa no natal
O conto retrata sobre Nogueira, quando tinha 17 anos, hospedou-se na casa do escrivão Menezes, o qual já foi casado com a prima do personagem principal, para estudar. Na casa viviam Menezes, a esposa Conceição, a sogra e duas escravas.

Acontece no natal, em que Nogueira e Conceição estão conversando na sala, antes dele ir à missa do galo com o vizinho. No decorrer das falas de ambos, a impressão que dar é que eles se sentem atraídos um pelo outro, mas isso não é claro na história, o que deixa os leitores curiosos.

Gostei desse conto, muito envolvente, já que ele instiga e provoca dúvidas em qualquer um que ler. Suave para a interpretação.
Ana Paula Paim 15/03/2018minha estante
Olá, Fernanda
No conto percebemos um tipo de obsessão (fetichismo) pelos braços de Dona Severina. Discute ainda, a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Aí vemos um jogo de várias mensagens, em vários níveis: nível das casualidades e sucessos da vida - coincidência do beijo sonhado e do beijo real; nível psicológico e social - Severina e Inácio são oprimidos por Borges; crítica ao objetivismo positivista vigente ? o sujeito e o objeto se entremeiam e se confundem.
Abraços

Jean.Souza 10/03/2018

Missa do galo
Nogueira, o narrador, relembra uma noite da sua juventude que teve uma conversa com uma mulher mais velha, a Conceição. Aos 17, foi pra o Rio de janeiro, com o intuito de concluir seus estudos, e ficou na casa de Meneses (marido de Conceição).
Meneses diziair no teatro toda semana, só que ele traíaa mulher, e todas as pessoas da casa sabiam, até Conceição. Mesmo em período de férias, Nogueira decidiu ficar pra assistir a missa do galo.
Nessa noite que ele ia ver a missa, Meneses tinha ido se encontrar com a amante e Conceição, acordada, naquele horário, surgiu na sala e começou a conversar com Nogueira, tendo em mente que não aconteceu nada. E o conto acaba com eu vizinho, o qual ia pra missa junto, batendo no vidro da casa, pra lembrar Nogueira do seu compromisso.

Aluno: Jean
Ano: 2º ano J
Profª: Grace
Rede: Sesi Retiro

Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante

Yasmin 2 J 10/03/2018

Missa de Galo
O conto de autoria de Machado de Assis, pulicado em 1893, mostra uma conversa na noite de natal entre Conceição que é a dona da casa e Nogueira o personagem principal.
Nogueira era um jovem de 17 anos de idade e Conceição quieta que era traída pelo seu marido. Não se sabe se houve ou não o desejo de Conceição de seduzi-lo, ou se ela só queria fazer companhia ao jovem, mas nada aconteceu.
Após meses o marido de Conceição morre e ela se casa o testamentário.
Essa é uma narrativa que tem muita simbologia.
Grace 13/03/2018minha estante

Vanessa.Santos 10/03/2018

Esse conto tem como objetivo nos mostrar que uma pessoa magoada ela é capaz de fazer tudo para esconder ou superar a sua dor, mesmo sabendo que isso não é a melhor solução. Fiquei também bastante curiosa para saber se Conceição se casou por amor ou só para esconder a sua dor.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

Guedes 09/03/2018

Missa do galo - resenha
O conto apresentado em primeira pessoa, relata sobre Nogueira no qual o próprio narra sua história na época que era jovem e tinha 17 anos que foi para o Rio de Janeiro estudar e se hospedou na casa do escrivão Meneses onde morava junto com ele sua esposa Conceição, sua sogra e duas escravas. Nogueira a fim de assistir à Missa do Galo, prorrogou sua estadia no Rio de Janeiro, apesar de já ter suas férias iniciadas.
O escrivão Meneses, ainda que casado com Conceição, tinha um caso extraconjugal com outra mulher, com quem se encontrava uma vez por semana. A noite de natal foi uma dessa ocasiões e todos na casa sabiam da amante, inclusive Conceição.
Nogueira marcara com o seu vizinho de ir à Missa do Galo, decidiu esperar pela hora acordado, enquanto os outros na casa dormiam. Desse modo, na noite de natal Nogueira lia (os três mosqueteiros) à espera do início da missa e um encontro aparentemente premeditado por Conceição, ocorre, a inexperiência não permitiu ao jovem ser capaz de notar as intenções da senhora, durante a conversa que se desenrolava entre os dois, que por suas atitudes parecia disposta a seduzi-lo. O encontro chega ao fim quando o vizinho bate na janela, chamando Nogueira para ir à Missa do Galo.
No dia seguinte a mulher voltou natural, benigna sem que nada fizesse lembrar a conversação da noite anterior, daquele dia em diante mais nenhuma conversa teve entre Nogueira e Conceição. Depois de um ano bom voltara a Mangaratiba. Quando retornou ao Rio de Janeiro soube que o escrivão Meneses tinha morrido de apoplexia e ouviu que Conceição estava casada com o escrevente juramentado do marido falecido.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Eveny.Mendes 09/03/2018

Resenha (Missa do Galo)
Nogueira era um jovem de 17 anos na época, e estava hospedado na casa de um parente distante ( tinha sido casado com sua tia, já falecida), e de sua segunda esposa Conceição. Conceição era uma mulher quieta, observadora, de personalidade e feições moderadas, nada se sobressai nela, exceto sua bondade e o fato de ter aprendido a viver com os deslises do marido, que uma vez por semana dorme fora na casa de sua amante. Nogueira foi surpreendido por Conceição, que se aproximou dele e começou a puxar assunto, todos da casa já dormiam e ele solicitou por várias vezes que ele moderasse o tom da voz, para não desperta-los.O que parecia era que Conceição estava sem sono é queria fazer companhia ao jovem, já que este se encontrava acordado.Porém nada aconteceu, nenhum gesto que insinua-se nada além. Só o que nos faz pensar que Conceição o desejava, era a própria ideia do garoto, mas esse mesmo não sabia se estava certo ou não, nunca tendo chegado a uma conclusão.O fato é que meses depois o marido de Conceição falece, e essa casa-se novamente com o seu testamentário. Se já havia uma tendência a achar um novo amor ou não, isso não sei afirmar.

Raquel.Santana 09/03/2018

Missa do Galo - 2° Ano Turma J Aluna: Raquel Santana
"Missa do Galo" é um conto narrado por Nogueira. Um jovem de 17 anos que para estudar no Rio de Janeiro, se hospedou na casa de um Escrivão chamado Menezes que vivia com duas escravas, além de sua esposa, Conceição.
Mesmo sendo casado, o escrivão matinha uma relação adúltera da qual todos, inclusive Conceição, sabiam com uma outra mulher, com quem se encontrava uma vez na semana.
Apesar do início das férias, Nogueira prolongou sua estadia no Rio de Janeiro, com o intuito de assistir a missa do galo.
Na noite anterior à missa do galo, enquanto todos dormiam, Nogueira preferiu esperar pela bora a acordado. Assim, enquanto lia um livro para passar o tempo, ele acaba encontrando com Conceição, que já havia planejado àquele momento visto que seu marido havia ido se encontrar com a amante.
Mesmo sendo mais jovem e inexperiente, Nogueira pôde perceber as segundas intenções da senhora, que durante a conversa, agia como se estivesse decidida a seduzi-lo.
O diálogo deles é interrompido quando o vizinho que havia combinado com Nogueira de assistirem a missa do galo bate na janela. No dia seguinte, a mulher voltou a sua personalidade habitual de como era conhecida: "a santa", e nada lembraria a postura por ela assumida na noite anterior.
No ano seguinte, o rapaz teve notícias de que Conceição havia se casado novamente, após a morte de Meneses.

Estudante: Raquel Santana
2° Ano Turma J