Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

eline 26/03/2018

Resenha Crítica 2M ("O tempo de adultério")
O conto pode ser classificado como um suspense onde Nogueira conta o seu ponto de vista ao ocorrido - o que é claro que não pretende estabelecer nenhuma verdade absoluta - . Ainda sim que naquele tempo o adultério era classificado como um "tabu", o autor aborda expressões do nosso cotidiano . Mas o que para nós é uma traição, o autor não revela nenhuma afirmação de como ele classificaria isso, havendo sempre uma complexidade entre Fidelidade X Traição.

Viih.Andrade 25/03/2018

Missa do Galo
Confesso que senti bastante dificuldade em entender esse conto! Achei ele bastante diferente das outras obras Machado de Assis,gostei e não gostei achei a visão de Nogueira bastante interessante porém não achei que a história fosse cativante como as demais.
Olá, Vitória
Faça uma releitura para compreender as entrelinhas, as nuances, a sutilidade desse encontro entre um imaturo jovem de 17 anos e Dona Conceição.

Manu 25/03/2018

Resenha Critica- Manuela Costa 2M
Missa do Galo é um conto produzido por Machado de Assis e conta a história de Nogueira um jovem de 17 anos, que foi a estudos pro Rio de Janeiro e ficou hospedado na casa de Menezes, um homem que foi casaco com uma das suas primas. Sua esposa Conceição, sua sogra e duas escravas viviam com ele.
O escrivão mesmo que casado com Conceição, tinha outro relacionamento fora do casamento e a encontrava uma vez por semana, todos sabiam dessa vida dupla, inclusive Conceição.
Nogueira chamou um vizinho para ir com ele a missa do galo, para distrair- se ficou a ler o romance "Os três mosqueteiros", enquanto a hora não chegava. Foi pressuposto intenções ambíguas da senhora Conceição conforme a conversa que tiveram.
Depois de um tempo quando Nogueira voltou ao Rio, descobriu que o escrivão tinha morrido e Conceição havia casado novamente. O conto ressalta o adultério, interpretações de traição e fidelidade.

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Olá, Danilo
Fiquei confusa... A vida é uma surpresa e a vida imita a arte! Para um rapaz do interior, imaturo e inexperiente nunca foi possível entender essa conversa. Dona Severina com seus gestos e meneios deixou-nos uma pulga atrás da orelha, não é mesmo? Já que o jovem rapaz nunca conseguiu entender as circunstâncias, cabe a nós, leitores, solucionarmos o enigma. Abraços

Vitor.Esquivel 24/03/2018

O conti conta a história de Nogueira,um jovem de 17 anos q lia muito pois n tinha o que fazer, certo dia Nogueira teve que passar a noite na casa de Meneses,que era casado porém traia a mulher, apesar de todos saberem ninguém falava nada,em pouco tempo Meneses da uma desculpa e sai de lá, pouco tempo depois Nogueira conhece a mulher de Meneses e acaba tendo uma boa conversa con ela e percebe q ela era interessante, coisa q nunca avia demonstrado a ninguém!
Esse conto nos faz refletir sobre as pessoas, sobre nossa percepção delas e como isso e tão abstrato

Nicolle.Adria 24/03/2018

Resenha Critica- Nicolle Adria 2M
A Missa do galo é um conto de Machado de Assis, narrado em primeira pessoas muito tempo depois do ocorrido. Nogueira era um jovem que tinha 17 anos na época, que estava hospedado na casa de um escrivão casado com Conceição, o escrivão mantinha um caso com outra mulher que a encontrava 1 vez na semana e Conceição sabia do caso. Era véspera de natal, Nogueira tinha ficado na cidade até aquela data, esperando para assistir a missa do galo, ficou a ler um romance até dar meia noite e ir até a igreja. Nogueira foi surpreendido por Conceição, que se aproximou dele e começou a puxar assunto. Nogueira não deixa claro do que houve entre eles naquela noite, deixando a duvida aos leitores.
Grace 27/03/2018minha estante

Agenor.Augusto 24/03/2018

Escolar
O conto relata uma vida de um jovem que tem 17 anos e uma mulher que ele tem uma relação fraca, mas é um livro ótimo para quem gosta de apreciar o lado ?contista?.

Davi 24/03/2018

Adultério
Achei o conto, meio melancólico. Com ele, percebi que nos contos de Machado de Assis é comum que haja um personagem que pratique adultério, um exemplo desses personagens é a Conceição. Interessante
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Adultério. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Lucas Oliveira 23/03/2018

O conto a Missa Do Galo é uma historia de um garoto de dezessete anos que foi estudar no Rio De Janeiro e se hospedava na casa escrivão Meneses.
Acredito que o conto queira passar o sentindo da conversa em relação a traição e confiança.

Guilherme Lima Barbosa 23/03/2018

Missa do galo- Guilherme Lima 2ºM
A obra, Missa do Galo, de M. de Assis, trata-se de um diálogo entre um garoto e uma moça, chamada Conceição.
O menino fazia dezessete anos e passava o Natal na casa de um escrivão, chamado Meneses. Lá ele encontrou uma doce moça chamada Conceição, que passava por problemas em seu relacionamento, mas que sempre perdoava as bobagens cometidas pelo marido.
O garoto, em uma noite, combinou com seu vizinho de ir assistir à missa do galo às 00:00 horas, então resolveu não dormir para esperar à hora de ir. Logo chegou Conceição e começou a tratar de assuntos bastante estranhos e repetitivos.
Os dois cochichavam para não acordar à mãe do menino. Porém, Conceição estava estranha, mudava de lugar a todo momento e estava com uma feição triste e cansada.
Não demorou muito para o ponteiro do relógio tocar em 00:00 horas e o vizinho chamar o garoto para a missa, então eles se despediram e cada um foi para o seu lado.
Achei a obra um pouco confusa, pois no começo achei que ela seria uma vilã. Uma obra simples, um diálogo incomum, não achei grande coisa.
Grace 27/03/2018minha estante

Iasmin.Nunes 23/03/2018

MISSA DO GALO (NÃO GOSTEI)
Esse conto é basicamente com poucos detalhes e que tenta ser humorístico mas que tem como tema principal abordado o adultério que era abominável naquela época. Não gostei desse conto, digamos que faltou emoção, não me atraí porém em algumas partes acho bem interessante a leitura.

Roberta.Leite 22/03/2018

A Missa Do Galo é um conto que relata a historia de um rapaz de dezessete anos que foi estudar no Rio De Janeiro e se hospedava na casa escrivão Meneses, a mensagem que conto passa é a verdadeiro sentindo da conversa em relação a traição e confiança.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Concordo! Um conto envolvente, cheio de sutilezas e nuances.