Getúlio

Resenhas - Getúlio 1882-1930

1 | 2 | 3 | 4

Amaurijbarros 22/10/2023

GETULIO - 1
Uma visão extraordinária de parte da história do Brasil, explica muito sobre quem manda no poder ontem e hoje.
Leiam, vamos para o segundo livro de Getúlio.

Acacio 05/02/2023

Primeiro Getúlio
Primeiro livro da trilogia sobre Getúlio de Lira Neto.
Por diversas vezes necessariamente arrastada, a história de Getúlio é contada de forma magnífica. Sem exageros de "Pai dos pobres" ou "super político", Lira Neto explora o lado humano e ambíguo de Getúlio.
Obra essêncial para entender o aspecto sócio-ploítico de Brasil na época e suas transformações posteriores.

Artur 08/03/2014

Lira Neto nos faz sentir, nessa grande obra, tão naturalmente imerso no tempo que nos faz sentir sermos sombra do próprio Getúlio. Ao longo da trajetória que o próprio título sugere (dos anos de formação à conquista do poder) nos é revelado os bastidores pessoais e políticos do nosso protagonista. O autor também nos presenteia, em sua leitura bastante fluida, com vários fatos e curiosidades históricas contemporâneas à época dos acontecimentos. Em suma: leitura recomendadíssima!

Marcelo.Alencar 12/09/2020

Espetacular ...
Getúlio 1 - é um livro que vai além da história escrita e falada! Revela detalhes da nossa história! Com os rigores que qualquer amante do tema exigiria! Uma coisa é escrever a Rev de 30. A outra é levantar ?os porquês? do fato! Como aconteceu, como era o senso histórico da época e as decisões e movimentos que levaram aos acontecimentos.
Leitura sem parar...

Adriana261 24/08/2022

Conhecer a história do Brasil das décadas de 20 e 30 que não aprendemos na escola. Não é um livro fácil, mas também não é monótono. Longo, detalhado e interessante. Me surpreendi com a violência política da época.

Juliana.Savi 07/12/2021

Normalmente livros de história assustam pela densidade do conteúdo e pelo volume da obra, mas esse é uma surpresa maravilhosa. Realmente o livro é denso e são muitas páginas, mas a forma como o escritor descreve magistralmente a personalidade de Getúlio Vargas e de outras personalidades da época é simplesmente cativante. o autor utiliza fatos e descrições contidas no diário pessoal de Getúlio para narrar a história como uma "estória", o que confere fluidez na narrativa. Além dos fatos serem absolutamente intrigantes, a forma como o autor trabalhou é realmente encantadora. Livro maravilhoso.

Meg 16/04/2022

Durante a faculdade de História, Getúlio Vargas foi uma das personalidades que mais atraiu minha atenção e curiosidade. O que me fez ter interesse em ler o livro de Lira Neto.
Esta primeira parte da biografia conta os anos iniciais da vida de Getúlio Vargas, desde o seu nascimento até a chegada ao poder como presidente do Brasil.
Lira Neto construiu uma biografia rica em detalhes que nos leva para o Rio Grande do Sul do Final do século XIX e o início do século XX. Relatando os principais acontecimentos históricos e políticos do Estado no período, nos quais a família Vargas sempre esteve envolvida. Um verdadeiro estudo sobre a história rio-grandense.
Neto, nos mostra ao longo das páginas a construção da pessoa política de Vargas, almejando como fim ocupar o cargo mais alto na política do país.
Apesar de ser um livro com grande volume de páginas, uma biografia de personalidade política, algo que não tenho por hábito ler, achei que a leitura fluiu com bastante facilidade e não se tornou cansativa.
Recomendo a Leitura!

Lucas 28/02/2015

Uma Biografia Incrível para um Homem Incrível
Desde da infância em São Borja até a entrada triunfante no catete,Lira Neto descreve com maestria a trajetória de Getúlio Vargas e trata com excelência a vida pública e priva da maior figura politica da história desta Nação.

Emerson Dylan 31/12/2021

Obra prima da biografia histórica
É incrível que Lira Neto não seja historiador. A pesquisa impecável, a criticidade em relação às fontes, a atenção aos diversos pontos de vista são característicos de um profissional da ciência histórica. Mas, ao mesmo tempo, é compreensível que ele não seja historiador. A leitura deslizante, o domínio narrativo, a divisão quase que temática dos capítulos só poderia ser fruto de um jornalista absurdamente talentoso e livre de vícios acadêmicos. O primeiro volume de Getúlio é, não apenas uma biografia completa do principal nome da política brasileira do século XX; como também um livro delicioso de se ler. Ansio muito pela leitura dos demais volumes.

Bruno Freitas 02/01/2015

Getúlio, o mito!
Para ser breve: Getúlio Vargas é um personagem da história do Brasil que desperta muita curiosidade, principalmente, entre os mais jovens que apenas conhecem a versão do ex-presidente do país apresentado nos livros de história.

Comprei o primeiro livro da trilogia 'Getúlio' após ler uma indicação na Revista Imprensa. O livro é interessante, cheio de detalhes do controverso Getúlio Vargas. Em alguns momentos a leitura te leva para o passado e você consegue acompanhar de perto como um leitor observador (as fotos ajudam) os fatos do início da carreira política de Vargas.

Como o livro é cheio de políticos não tão ou pouco conhecidos do público, mas importantes para a história de Getúlio, a leitura em alguns momentos dá uma 'travada'. O livro é muito bom, conhecer a história do Brasil, ajuda a entender a política dos anos atuais.

O livro, o primeiro da série, narra desde a infância do pequeno Getúlio Vargas até a tomada do Poder em 1930.

Ah... O jogo político sempre esteve presente na política brasileira!

site: http://livroeprosa.blogspot.com.br/2015/01/getulio-o-mito.html

Leila de Carvalho e Gonçalves 01/08/2018

Seja Bem-Vindo!
Eis a primeira parte da biografia de um dos protagonistas mais controversos de nossa história e que, tal como ele, é capaz de suscitar celeumas, ganhando admiradores e detratores.

Merecem destaque tanto a exaustiva pesquisa levada a cabo sobre a fase mais desconhecida da vida de Getúlio, que vai de sua infância até a ascensão à presidência em 1930, assim como o texto instigante e agradável.

Particularmente, chamaram minha atenção, dois episódios de sua mocidade que eu desconhecia: a suspeita do envolvimento num assassinato em Ouro Preto, cidade onde ele estudou, e o estupro de uma índia que, na verdade, foi cometido por um homônimo.

Outro ponto interessante é a autoridade da família Vargas, comportamento que marcaria profundamente a postura política de seu mais importante membro.

Como não sou perita no assunto, não ouso entrar no mérito a respeito do ineditismo dessa ou daquela informação contida no texto, no entanto, é com prazer que recomendo a obra, afiançando cinco belas estrelas, não só à conturbada vida do estadista, um predestinado que soube tomar o bonde da história, como para Lira Neto que conseguiu envolver-me com sua prosa.

Agora peço licença, pois vou tratar de ler a continuação...

Heros Pena 21/10/2018

Biografia definitiva
Trata-se de leitura obrigatória para todos que queiram conhecer melhor essa conturbada época da história brasileira e de sua figura mais importante e controversa. Nessa primorosa obra, detalhista, imparcial e de leitura fluida, com toda certeza Lira Neto se consagra como o biógrafo definitivo de Getúlio Vargas. Mal posso esperar para começar a ler o segundo volume.

GabrielGLourenço 30/03/2020

Desmistificando Getúlio Vargas sem tirar os méritos de uma personalidade ímpar.
Esse primeiro volume da trilogia escrita por Lira Neto traz quase cinquenta anos de relatos históricos entre o nascimento de Getúlio Vargas em 19 de abril de 1882, em São Borja, no Rio Grande do Sul, até a Revolução de 1930, que marca o fim da Primeira República do Brasil, também chamada de República Velha e da o pontapé inicial para a Segunda República do Brasil, conhecida como "Era Vargas". É recheado de fatos históricos curiosos, descreve fatos excêntricos da personalidade de Getúlio entre a infância e juventude, que o acompanhariam por toda a sua vida política, provocando estranheza e admiração por parte de familiares e "amigos" políticos. O leitor percebe claramente na construção da personalidade de Getúlio, as características que o transformariam em um caudilho durante seu governo.
Podemos perceber que, durante a infância e juventude de Getúlio, a família Vargas possuía uma certa autoridade na provinciana cidade de São Borja, e que todos eles, de certa forma colecionavam desafetos pela região, então emboscadas com jagunços, se tornavam muito comuns para resolverem qualquer conflito.
Nesta obra, o autor nos leva para caminhar "ao lado de Getúlio" por dentro do Palácio Piratini (sede do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, e pelo Palácio do Catete (sede do Poder Executivo da República Federativa do Brasil à época), na cidade do Rio de Janeiro.
É uma obra completa, porém o excesso de detalhes, locais e personagens, faz com que em diversos momentos, a leitura se torna arrastada, enfadonha, então é super comum bater aquela vontade de deixar o livro de lado, e querendo ou não, são quase cinquenta anos de história só neste livro, então tem muita informação mesmo, mas vale a pena persistir, porque é uma biografia muito enriquecedora sobre uma das personalidades mais controversas da política brasileira.

andrealog 10/04/2020

Esclarecedor
A personalidade do mais controverso político brasileiro descrita e esmiuçada pela pesquisa cuidadosa de Lira Neto nos ajuda muito a entender o país e os políticos brasileiros de hoje

Ricardo 21/08/2013

O mais conhecido e enigmático presidente da República Brasileira
Sensacional a biografia, mostra que desde o começo da República a mídia foi altamente tendenciosa junto a setores do poder além de trazer detalhes minuciosos deste que foi o brasileiro que mais tempo permaneceu na Presidência da República até hoje. E o mais importante é que sem cair no maniqueísmo tradicional.

1 | 2 | 3 | 4