Getúlio

Getúlio Lira Neto

Resenhas - Getúlio 1882-1930

1 | 2 | 3 | 4

MathVinicius 02/09/2022

As contradições do Getúlio Vargas sempre me chamaram atenção e por isso optei por ler sua biografia. Não vou dizer que o livro resolve essas contradições, pelo contrário ele evidencia mais ainda. É um livro muito denso e é chamativo como ele narra de forma vívida as cenas e o contexto histórico que os eventos narrados se passam.
Por ser imersivo, parece que você está dentro da vida íntima de Getúlio, do gabinete político, dos acampamentos revolucionários. E por ser tão próximo é possível interpretar as escolhas políticas, as manobras para se manter no poder e ascender.
Esse livro é a prévia de como vai ser a presidência da República, mas é o próximo livro que narra todo o governo ditatorial. Acredito que o próximo vai ser ainda mais interessante.

Fernanda Pompermayer 30/05/2015

Em ano eleitoral nada melhor do que uma boa aula de política. É isso que o jornalista e escritor Lira Neto nos oferece no primeiro volume da biografia de Getúlio Dornelles Vargas. A história continua no segundo tomo (publicado em agosto de 2013) e está previsto um terceiro, completando a história.
Embora estejam na moda os romances históricos, muitos deles de ótima qualidade, Lira Neto deixa claro que a sua intenção é produzir uma biografia: “Sempre me inquietou o fato de Getúlio nunca ter sido alvo de uma biografia jornalística exaustiva, moderna, cuidadosa no trato com as fontes primárias, atenta à abundância de estudos acadêmicos a respeito do período e, em especial, sem o impressionismo da maioria dos relatos biográfico-jornalísticos já publicados sobre o personagem”.
Logo após a publicação do livro choveram críticas, a maioria delas acusando-o de “requentar” informações. Como o próprio Lira admite, sobre Getúlio Dornelles Vargas já foram impressas toneladas de papel, desde as biografias oficiais para todas as idades divulgadas durante os 15 anos da Era Vargas, seja de lá para cá. Se Neto se serviu de dados disponíveis em obras já publicadas, isso não tolhe o seu mérito. Dois anos e meio para pesquisar sobre Vargas, no Brasil e no exterior, e escrever um livro de mais de 600 páginas é um tempo recorde! Há também a honestidade e a lisura das citações bibliográficas, que conferem legitimidade ao trabalho. E por último, não menos importante, a capacidade de produzir uma obra de caráter histórico, interessante, que literalmente hipnotiza o leitor até o fim. Ela agrega inúmeros conhecimentos sobre uma figura-chave na política brasileira do século 20, inserida num contexto histórico nem sempre conhecido, em que se entrelaçam outros personagens surpreendentes. Descobre-se o papel de ilustres desconhecidos que povoam praças e avenidas de nossas cidades, como Borges de Medeiros, Washington Luis, Oswaldo Aranha, João Pessoa, Júlio Prestes, Flores da Cunha, Assis Brasil...
Lira Neto confirma a tese de que livros escritos por jornalistas costumam ser bastante apetecíveis, dado o traquejo do metier de escrever com clareza e concisão. No caso de Neto, some-se também um ótimo “tempero” que torna a leitura deliciosa.
Digna de registro é a opinião de dois personagens abalizados pela própria experiência a respeito da obra: “Li de um fôlego só o primeiro volume do livro de Lira Neto sobre Getúlio. É admirável seu rigor na busca dos fatos, na abstenção de julgamentos morais e o desenrolar de um enredo que mostra o itinerário humano, intelectual e político de um homem que, a despeito do que se pense sobre suas ações e posições, teve a grandeza que só os estadistas possuem” (Fernando Henrique Cardoso). “Poucas vezes vi alguém descrever tão bem a história de Getúlio Vargas e do povo gaúcho como o Lira Neto na primeira parte da sua trilogia. Foi tão impactante para mim que me vi andando com Getúlio, fumando um charuto, pela Rua da Praia, em Porto Alegre” (Luiz Inácio Lula da Silva).

site: Resenha publicada por mim na revista Cidade Nova, fevereiro2014 (www.cidadenova.org.br)

iviegas 31/07/2015

Lira Neto e seu Getúlio Vargas
É certo que já escreveram bastante sobre Getúlio. Mas essa jamais será um motivo para não se escrever mais sobre esse assunto. Lira Neto veio fazer a diferença, digo especificamente na forma de escrever. A estilística usada, não sei se situacional ou personalizada, é muito envolvente, além de ter um nível bastante erudito, mas não deixando de ser fluente. Um bom leitor não pode deixa de ler, não apenas pela história da vida de Getulio Vargas, mas pelo conjunto da obra. Antes de ser obrigatória, é uma leitura deliciosa.

Margo_livros 31/03/2022

Primeira fase
O autor foi minucioso nos presenteando com os detalhes mais escabrosos da vida do político Getúlio Vargas.

Nesse primeiro livro temos o período do nascimento ao de Presidente do Rio Grande, além do histórico da família Vargas, até algumas estrepolias do menino Getúlio, sua fase de adolescência, a faculdade, o primeiro trabalho, lógico, sem deixar de lado a questão política.

Os emaranhados da família Vargas são retratados, com destaques a forma peculiar das negociações e conchavos políticos para obtenção de cada função, cada cargo.

As eleições não passaram batidas pelo autor, pois cada centelha de dúvida quanto a lisura nas apurações foi trazida, inclusive quanto aos empossados.

A parte final, que culminou com revolução foi impressionante, demonstrando cabalmente o envolvimento de um homem sagaz, articulado, e com raciocínio rápido e certeiro. Penso que cada gesto, cada fala era elaborada visualizando seus efeitos e consequências no mundo político.

Leitura ? excelente, muito bom ler sobre Getúlio Vargas ??????

Tauan 04/10/2015

O tarimbado biografista Lira Neto diz que se espantava por não haver ainda uma exaustiva biografia da mais importante figura política da história do Brasil. Assim, lançou-se de corpo e alma na busca por informações, documentos e fontes sobre a vida do homem que por mais tempo esteve à frente de nosso país.
A narrativa é um primor. Somo levados de cá para lá nas idas e vindas do texto, que não poupa regressões e avanços para traçar o rumo da vida do jovem Getúlio. Essas regressões, que em mãos menos hábeis poderiam ser um fracasso, se tornam a alma do livro.
Ao iniciar com a história de sua juventude e de seus pais, Neto busca jogar luz sobre algumas características peculiares do gaúcho. Em certa parte, o livro passa a ser quase que sobre a história do Rio Grande do Sul, tamanho o embrenhamento da família Vargas na política local, tendo Getúlio exercido altos cargos, eletivos e de carreira.
Nesse primeiro volume, conhecemos o ambiente formativo do presidente, o meio republicano (em pleno fim de monarquia) e positivista em que ele foi educado. Vemos, nessa parte, a fonte de alguns ideias que comporiam a contraditória personalidade do líder gaúcho.
Avançamos, com o texto, à vida adulta de Getúlio, como ele constituiu família, como ele se relacionava com as esposa e os filhos, como participava de sua educação. Getúlio teve 5 filhos (3 meninos e 2 meninas) com a esposa Darcy Vargas.
Somo levados como que testemunhas pelo caminho de sua ascensão política, de Deputado Estadual a Deputado Federal e a Governador de seu estado. Seguimos pelas tortuosas trilhas que levam o político gaúcho ao maior cargo do país.
Perto do final do livro, o autor muda o estilo, passando a se valer amiúde de trechos de cartas, telegramas e bilhetes dos personagens históricos envolvidos, o que tira um pouco a fluência da narrativa, mas concede ao livro um charme diferente.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Sobral 22/09/2020

No mínimo empolgante...
Não existe perfeição na pesquisa acadêmica e por isso 5 estrelas acaba sempre sendo um misto de injustiça e falta de rigor. Porém, mesmo que por ventura possua erros,essa obra empolga e tem um trabalho de fontes impressionante. Elas estão ali o tempo inteiro ajudando a conceber a figura Getúlio Vargas em todos os âmbitos possíveis: Pai,Marido,filho,político,amigo... Bela obra e belas histórias.

Denynha 10/02/2016

Getúlio sempre foi, para mim, o presidente que mais me chamou atenção. Enigmático, controverso, pai dos pobres e ditador ferrenho.
Na minha imaginação, um grande homem, também no sentido físico da palavra. Lira Neto, desconstrói meu mito. Além de pequeno na estatura, em alguns momentos, senti que ele se deixou levar. Ou não, pois era um pensador muito estratégico, ainda fiquei na dúvida.
Sempre com um sorriso no rosto e pensava muito antes de falar, às vezes, deixando as pessoas no vácuo, Getúlio ainda tem minha simpatia. (Acredito que nos próximos livros, Lira vai destruir isto, mas ainda, Getúlio é admirável).

Mauro.Costa 06/04/2016

Com habilidade de Camisa 10
Sou suspeito para falar dos livros do Lira Neto pela admiração que tenho pelo estilo que não foge da pegada jornalística, mas que acrescenta uma riqueza de roteiro de cinema. Todas as vezes me sinto como um observador estático daquilo que leio, vestido de época, me comportando como um dos personagens do livro, um figurante de luxo. Voltei ao Getúlio 1 ao me sentir meio perdido no 2. Agora posso começar o segundo volume com ainda mais sede de Getúlio.

Leonel Cupertino 04/06/2018

Minuciosa história de Vargas
Brilhante a pesquisa e os resultados dela tratados pelo jornalista Lira Neto, que neste volume traz toda a infância, mocidade e vida adulta do ex-presidente Getúlio Dornelles Vargas, aquele que por mais tempo ocuparia a cadeira de presidente da nossa jovem República.
Interessante notar a relação de Getúlio com o autoextermínio desde cedo. Sua passagem por Minas Gerais foi, no mínimo, marcante. Surpreendeu-me positivamente o temperamento do protagonista. Não se pode dizer que não era um político nato.
Me apaixonei pelos detalhes históricos da Primeira República, sobretudo pela minudência do autor sobre eventos importantes ocorridos no início do Século XX no Rio de Janeiro e, evidentemente, no Rio Grande do Sul. Momentos maravilhosos dos governos de Borges de Medeiros (no Rio Grande) e Washington Luís (no Rio de Janeiro) são retratados com perfeição, e formam o cenário perfeito para essa história.
A construção da candidatura de Júlio Prestes e das forças de oposição. Os conchavos políticos que deram origem à Aliança Liberal. A busca por alianças com tenentistas e o sentimento hesitante do próprio Getúlio são retratados quase à exaustão - mas não cansam o leitor mais atento, aficionado por mais detalhes deste período histórico.
Não sabia que a Revolução de 30 tinha sido tão violenta já que, talvez, este seja um detalhe que os livros didáticos fazem questão de esconder.
O mais importante, neste livro, é que o autor não faz questão de apresentar ao leitor uma verdade una e inquestionável. Lira Neto apresenta elementos diversos para contar, várias vezes, um mesmo episódio - e deixar que o leitor decida aquele que considerar mais verídico.
Leitura obrigatória aos amantes do período.

Sammi 21/01/2018

Apenas um lado da história
O livro é bem redigido, de fácil leitura e remonta a história de um dos presidentes mais controversos da história ao meu ver, desde a sua ascensão. O Autor teve o cuidado de citar as fontes de pesquisas.
Gorette 07/04/2018minha estante
undefined

João Victor 10/04/2017

Primeiro da trilogia, com a proposta de explorar suas as origens até a tomada do poder no Golpe (ou Revolução, como queira) de 1930. Impressiona o rigor biográfico que Lira Neto empreendeu nesse trabalho e a narrativa contagiante.
Entendi porque o recebi de brinde quando o terminei. Duvido quem ousar lê-lo não partir para o segundo.

1 | 2 | 3 | 4