Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis
Ivan Jaf

Resenhas - Dom Casmurro

karolinekelly 06/05/2023

Resolvi ler uma versão em quadrinhos para tentar facilitar o meu entendimento da obra e funcionou, sinto que com essa adaptação entendi melhor os acontecimentos e por acabar sendo uma releitura, também ajudou, gostei da leitura.

Graça 01/05/2021

Adorei ! Conseguiram colocar de forma sucinta toda a obra e os pontos mais importantes, simplesmente ótimo pra quem quer se introduzir nos clássicos da literatura brasileira

Luh 31/10/2022

Escola
Li faz um tempinho pra minha prova mas acabei esquecendo de fazer resenha. É uma leitura clássica, mas é um pouco chata a história. Os personagens são insuportáveis e não gostei de nenhum. Uma história antiga e em alguns pontos eu não entendia nada. Pelo fato de ser em quadrinhos foi uma leitura fácil. Quem se interessa por esse tipo de história eu recomendo. E na minha humilde opinião, Capitu traiu.

Tico Menezes 27/03/2024

Provando mais uma vez o quão babaca é Bentinho!
Clássicos da literatura em quadrinhos são sempre muito bem-vindos na leitura deste que vos escreve. Simplesmente adoro novas interpretações e apresentações de histórias que fizeram gerações interagirem dentro do mundo dos livros. Machado de Assis construiu essa trama tão sensível, tão próxima dos mexericos das ruas brasileiras com tanto sentimento e acidez que toda versão dessa história é válida.

Aqui temos uma arte que dá ainda mais originalidade aos personagens e confere a Capitu as características do romance, mas com um quê de desafio acentuado, perfeito para novos leitores.
A adaptação é bem feita, o roteiro é cuidadoso em não descaracterizar as nuances do romance e até a ambientação das épocas da história é abraçada e representada próxima do leitor.
Dom Casmurro é um drama merecidamente clássico, que desafia as convenções sociais de forma atemporal e inspira debates para que o leitor de questione ao se posicionar. Reler essa história é essencial na vida do leitor e, bem, se pudermos revisitar Bentinho e Capitu com a ajuda de novos artistas, melhor ainda.

Viva Machado de Assis! Viva o quadrinho brasileiro!

EstherCardoso10 13/06/2022

HQ maravilhosa!
Amei essa HQ, diferente do livro ela é muito mais fluida fazendo com que a leitura dure pouquíssimo tempo, além de trazer ilustrações MARAVILHOSAS que nos fazem entrar na história! Amei ler a HQ enquanto lia o livro, porque pude visualizar as personagens e entender muito melhor a história.

Lilis 25/08/2020

Dom Casmurro: minha opinião
A adaptação de Dom Casmurro é simplesmente sensacional, mesmo que, como na maioria dos livros, algumas informações importantes do livro original não estejam presentes nela (na adaptação). Não há palavras para dizer o quanto eu gostei desse livro, considero ele um dos meus favoritos. Há um tempo, eu fiz um trabalho escolar baseado nele. Eu me questionei muito, pensei em todas as possibilidade (ou quase todas), mas não cheguei a nenhuma conclusão concreta. Logo, caros leitores, eu lhes pergunto: Afinal, Capitu traiu ou não? Sinceramente, eu suponho que não. Eu e minha melhor amiga chegamos a pensar até que Bentinho era um paranóico muito ciumento. Bom, nunca iremos saber a resposta (ou talvez saberemos, quem sabe?).

Capivara 01/02/2021

Se você quer ler Machado de Assis de uma forma mais leve e que você consiga entender a história mais facilmente, essa é uma boa pedida, linguagem fácil, lindas ilustrações, essa HQ é fantástica

Carina 11/09/2013

Machado bem representado
A adaptação realizada pela dupla de artistas é bem contextualizada e consegue um feito improvável: manter a dubiedade da obra na sua adaptação para outras linguagens. O traço do desenho também é muito interessante, apesar de Capitu ser retratada de um modo um tanto exagerado (com olhos de gatinho do Shrek).

Carol 18/10/2021

Li pela escola. Mas é chuchuzinho. Bentinho tóxico e tudo se resolveria se eles formassem um quadrisal. Kkkkm

Danielle665 24/11/2021

Eu até achei a história legal já que envolve alguns mistérios, e também foi muita rápida a leitura por ser em quadrinho. Acho que se lesse o original da literatura iria achar chata e maçante, mas por ser em quadrinho foi rápido e até legal.

Isabelle333 08/09/2022

Cara, que livro incrível! Confesso que estava um pouco cansado de Dom Casmurro, mas quando vi essa HQ me apaixonei e é simplesmente perfeita, te prende do início ao fim e é uma leitura super rápida de fácil compreensão. Recomendo muito, muito mesmo.
E não, Capitu não traiu Bentinho (pelo menos não na concepção dessa HQ, parece que é mais paranóia do Bento mesmo, mas vou ler o livro pra confirmar).

Camys 12/06/2022

Intrigante
Dom Casmurro, ou Bento Santiago, é um homem metido consigo mesmo, mal humorado, ranzinza que decide narrar sua própria história, já que é tão sozinho.
Na infância, Bentinho e Capitu eram melhores amigos. A família de Bento, rica e dona de escravos, já a de Capitolina, não. Esse romance vai passar por vários desafios, como uma promessa, uma traição, um filho é ciúmes. Mas será que tudo isso não se passa da imaginação de Dom Casmurro?

oLola 30/01/2023

Edit: passei por outra reflexão. Ao invés de se questionar "ela traiu ou ele era louco?" Pq não: "ela traiu e ele era louco!"?

Como um amigo meu disse: ficou evidente que ela traiu, porém somando o comportamento/personalidade dele, também pareceu um delírio.

E se Machado nem tava pensando em deixar um mistério, só escreveu sobre os vizinhos dele? E pra ele era muito evidente a resposta e a gente aqui, polarizado. Acredito nessa fábula, pois me convém.

O final contextualiza algumas informações para quem nunca leu o original, e faz algo que amo: explica alguns processos criativos do roteirista e do quadrinista... De por que aquela cor, por que aquele tipo de traço, etc.

Eles tiveram um bando de estratégia pra manter a ilustração fiel e imparcial ao dilema da obra, mas no final, o quadrinho dá mais a entender que sim, a Capitu traiu. Afinal, como um filho que parece com o outro, ali, com a gente vendo (mesmo que só as costas) não convenceria alguém?

Antes de terminar já estava convencida pelos argumentos do Bento. O que torna a teoria de que ele era doido muito interessante. Eu me deixei convencer por um advogado que falou com uma traça?

O que trouxe a magia (ou a sina) da dúvida de volta foram as contextualizações no final. Então no geral, amei. Recomendo bastante.

Na minha humilde opinião, Capitu traiu e Bento era maluco lelé.
E talvez Capitu traiu pq Bento era maluco, ou... *milhões de possibilidades*

Julia Fernandes 06/07/2022

Meu favorito!!
Meu clássico, um dos que eu guardo com muito amor em meu coração, uma versão mais resumida, mas que vale para quem quer algo menos denso e completo, para mim faltam as palavras completas ditas por Machado, mas para muitos que tem dificuldade com livros maiores, tenho certeza que vai ser uma experiência incrível.

I.amgab 19/07/2021

Bem resumido e com fácil entendimento.
Ao meu ver Capitu traiu sim! Mas fico meio insegura por ele ser muito ciumento e a história passar pelo ponto de vista dele, sei lá né