Dom Casmurro

Ivan Jaf

Resenhas - Dom Casmurro

Ana.Forteski 31/07/2023

Adorei começar pelos quadrinhos
Ainda quero ler a versão Livro, mas começar pelos quadrinhos foi bom. O Bentinho é chato pra cacete e dava vontade de queimar o livro, mas só lembrar do preço...
Não consegui decidir de que time sou, traiu ou não?

z..... 16/02/2015

Cada adaptação que tenho a oportunidade de ler parece complementar ou tão boa quanto as que havia conhecido. Com essa não foi diferente, resultante da bela parceria entre Ivan Jaf (roteiro) e Rodrigo Rosa (arte).
O mistério e desconfiança estão presentes na narrativa, caracterizada também pela representação da ironia e exageros do texto machadiano. Um sarcasmo dramático como o ciúme sugere no romance.
A arte tem sua identidade, com desenhos caricatos ao estilo das escolas mais antigas. As cores são frias, evocando a amargura do Casmurro, e em tom pastel, para a nostalgia. Penso que os olhos de Capitu estão exagerados quem sabe em um paralelo aos sentimentos do Bento... Tudo se junta muito bem para nos apresentar o singular romance.
Gostei também do anexo e de algumas notas encontradas na narrativa. Me ajudaram na compreensão de certos fatos, como o sentido de olhar oblíquo estar relacionado à malícia.
Ótima adaptação! Como diria o José Dias: Bravíssimo!

Aline ig @escape.abacharel 11/01/2023

HQ magnífica!
Essa é uma HQ belíssima de um clássico brasileiro!

Dom Casmurro conta a história da famosa Capitu, com olhos de cigana oblíqua e dissimulada. Aqui acompanhamos a relação amorosa de Bentinho e Capitu, e também de uma terceira peça nesse quebra-cabeça: Ezequiel, um amigo do Bentinho dos tempos de seminário.

O ciúmes de Bentinho está impregnado em toda a obra, o que nos faz ter uma narrativa bem distorcida dos fatos. Bentinho é um narrador não confiável. Aqui, a HQ também está no ponto de vista dele.

Eu já havia lido o clássico original “Dom Casmurro” há muitos anos atrás. Mas pegar essa adaptação em quadrinhos foi uma bela surpresa! Eu amei demais, pois Dom Casmurro é um dos meus clássicos nacionais preferidos e esta HQ foi muito fiel em sua adaptação. Recomendo muito!

Pelo que eu procurei, há três HQs de Dom Casmurro, tamanha a fama do clássico de Machado de Assis. Tem essa adaptação aqui que é pela editora ática. Também há uma edição pela Editora Nemo, contando com Wellington Srbek e José Aguiar como roteirista e desenhista. E também há uma edição pela Editora Principis, com artes muito bonitas também, mas não achei o nome do roteirista e desenhista.

Recomendo a Edição de HQ que eu li, que é da editora ática, por ser bem colorida! Já a HQ pela Editora Nemo é em preto e branco.

Para quem ama Dom Casmurro assim como eu, tem que conferir essa adaptação belíssima!

site: https://www.instagram.com/p/CnR31HoLScj/?igshid=Yzg5MTU1MDY=

Larissa 02/12/2022

Eu amei muito esse quadrinho, conhecia a história de Dom Casmurro meio por cima e esse livro me mostrou ela completa. As ilustrações são maravilhosas, principalmente quando se trata das emoções dos personagens, foi muito bem representada. A história me conquistou e me fez pensar muito, é aquela eterna pergunta "traiu ou não traiu?" Eu ainda não sei, mas se alguém tem dúvida se deve ou não ler o livro original, com esse quadrinho poderá saber se a história faz o seu estilo ou não. Eu particularmente amei.

Luana 21/12/2021

As ilustrações são lindas e a forma como a Capitu é representada é muito chamativa.

Bentinho era um babaca inseguro e provavelmente foi tudo um surto da cabeça dele.

Carol 18/03/2022

É um dos meus livros preferidos, gostaria muito de refazer essa leitura este ano e a HQ me trouxe de volta toda a memória afetiva, as ilustrações são lindas, capitu foi muito bem desenvolvida, seu olhar, sua beleza.. A dúvida ainda percorre mesmo achando que pode ser tudo da cabeça de bentinho, mas acho que esse é o charme da história a não certeza.

Raianna 19/10/2022

Quadrinhos do maior Clássico brasileiro
Ler essa versão em quadrinhos é muito interessante. Visto que, trata-se um livro do século XIX, com linguagem da época. Essa versão traz ao leitor a facilidade para compreender a história. Este romance, em qualquer edição que seja, é fascinante.

fernanda3012 24/04/2024

Considerações: enlouqueci
Não esperava nada e entregou coisa boa. Gostei de ter que analisar tudo que saía da boca dele e pensar sobre. No início achei que a Capitu não fosse santa, e até um pouco manipuladora, mas tão era o Bentinho. Bentinho numca foi santo. Mais pro final eu não sei o que pensar, pq acho que Capitu não trairia mas há várias cenas que são muito estranhas mesmo, até se fosse amizade entre ela e Escobar. O Bentinho nunca foi santo e ilustrava também que sempre olhou para outras mulheres, coisas que ele odeia que Capitu faça com os homens.
Até acho que tenha rolado algo entre sancha e Bentinho pq eles tiveram uma troca de olhares significativa, e nenhum deles era santo. Acho sim, que de tanto pensar sobre a suposta traição, o filho passou a se parecer com o amigo por causa de tanta neurose. Pq quando a gente n tira algo, começa a fazer sentindo. Achei ridículo as ações dele, e ele tentando se justificar. Ele sempre foi doido, e capitu uma doida e meia por aceitar. Enfim, acho que os dois traíram??

INDICO MUITO

Nathy 29/03/2022

traiu ou não traiu?
Todo bookstan tem uma relação de amor com os livros, ja as outras pessoas acham os clássicos uma obrigação para o estudo. Confesso que nunca tive interesse por eles, achava (e ainda acho da maioria), maçantes e complicados de ler, mas amei a HQ, li em menos de meia hora e agora ja posso entrar na eterna discussão de se houve traição ou não. Diferente de alguns outros livros nao fiquei brava com o autor pelos pensamentos que ele colocou como os de bentinho, nem parece um livro de machado de assis e sim do proprio bentinho, da ate vontade de ler a versao mais completa.

Lais.Lagreca 03/12/2023

Adorei!!
Ótima adapção para os quadrinhos de uma das melhores obras brasileiras!
É muito interessente "vermos" esse spersonagens tão famosos em nosso imaginário.
A arte e o roteiro dessa HQ são sensíveis à obra de Machado, mostrando-se uma bela representação imagética do famoso "Dom Casmurro".
Adorei!!

bel_anjos_ 14/04/2022

Favorito, com certeza
O que falar da escrita de Machado de Assis? Não vou esconder que sou uma super fã de todas as escritas desse homem. Esse foi o livro que "abriu as portas para o mundo da leitura" para mim, o li quando ainda era criança e deveria ter uns 9 anos, a forma em hq e a história gostosa me prendeu do início ao fim e abriu um desejo de ler outras histórias tão interessantes quanto essa. Super recomendo, para todos!

Rauta 04/05/2024

Não esperava nada e recebi tudo!
Já tive a minha saga com Dom Casmurro duas vezes, e nas duas empaquei de forma horrenda e nunca consegui continuar. Mas ter essa experiência com o quadrinho foi completamente o contrário!

Fiquei entretida do começo ao fim, acompanhar o processo da narração não confiável de Bentinho foi ainda mais interessante de maneira ilustrada.

Já queria todos os quadrinhos antes porque achei lindos, agora sabendo da qualidade deles quero ainda mais!

Fora ainda o bônus no final mostrando o processo e o cuidado primoroso desta obra tão confusa, suspeita e que gera tantas discussões, TRABALHO PERFEITO!!!!

Raissa.Oliveira 07/07/2022

Traiu ou não traiu? kkkkk
Gostei muito da história e mais ainda por ser uma hq que deixa mais fácil de entender um livro que é antigo. Li para um debate e conseguir entender e debater tanto quanto alguém que leu o livro original, e inclusive ganhamos. Ainda tenho vontade de ler a história em si, mas foi um bom começo para entender o que se passa no livro sem uma linguagem rebuscada