Dom Casmurro Machado de Assis
Ivan Jaf

Resenhas - Dom Casmurro

André Ricardo 15/11/2021

Ótimo Formato de Obra
Obra neste formato,que remete ao leitor, nostalgia em um período de muitas mudanças no país, desenhado com maestria.

Vitoria.Fonseca 07/03/2021

NÃO TRAIU!!!

Ana Ponce 03/01/2017

Dom Casmurro
Olá, olá, olá... Tudo bem com vocês??? Espero que sim. Hoje quero compartilhar com você minhas impressões com a leitura de um grande clássico brasileiro: Dom Casmurro – Machado de Assis. O romance foi escrito em 1899 e publicado pela Livraria Garnier. Foi escrito para sair diretamente em livro, o que ocorreu em 1900, embora com data do ano anterior.
O livro é narrado em primeira pessoa por Bento Santiago, mais conhecido como Bentinho, que é um advogado solitário e bem-estabelecido pretende "atar as duas pontas da vida", ou seja, unir relatos desde sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro.
Bento nos conta suas experiências da infância, juventude e da vida adulta. Sua mãe, a viúva D. Glória, faz uma promessa: caso concebesse um novo filho (pois o primeiro morreu no parto) lhe enviaria para o seminário. Quando José Dias, que um agregado da família, conta a Tio Cosme e à D. Glória o namoro de Bentinho com Capitolina (a tão famosa Capitu), a vizinha pobre por que Bentinho era apaixonado.
Forçado a ir para o seminário, Bentinho acaba por conhecer seu melhor amigo, Ezequiel de Sousa Escobar, filho de um advogado de Curitiba. Após algumas negociações com a ajuda de José Dias, Bento consegue sair do seminário e estudar direito em São Paulo. Escobar torna-se comerciante bem sucedido e casa-se com Sancha, amiga de Capitu.
Mas nem tudo são folhes. Bentinho começa a desconfiar que seu melhor amigo e Capitu o traíam às escondidas.
O romance ocorre entre os anos de 1857 e 1875, embora o tempo do romance seja psicológico, a estrutura nos permite perceber algumas unidades: a infância de Bento em Matacavalos; a casa de Dona Glória e a família do Pádua, com os parentes e agregados; o conhecimento de Capitu; o seminário; a vida conjugal; a densificação do ciúme; os surtos psicóticos de ciúme, agressividade; a ruptura.
A dúvida sobre a traição de Capitu sempre pairou e gerou muitas discussões. Mas devemos lembrar que a obra é narrada em 1º pessoa, ou seja, o narrador nos diz o que lhe é conveniente. E Bentinho: nunca traiu sua esposa? Quem garante que não? E se essa cisma dele não é uma desculpa para disfarçar o próprio erro?
Levando isso em consideração esse fato Fernando Sabino fez uma adaptação da obra, mas agora narrada em 3° pessoa, deixando de fora todas as neuras de Bentinho. Dessa forma os pensamentos de Bentinho são retratos como sendo pensamentos, não fatos concretos, como dá a entender em Dom Casmurro.
Em minha humilde opinião creio que ela não o traiu. Desde pequeno ele demonstrava certo complexo de inferioridade em relação a Capitu e também demonstrava ter dúvidas sobre o amor que ela sentia por ele.
Temos que analisar ainda, que apenas ele via semelhança FÍSICA no filho com o Escobar. Os demais viam apenas o menino que imitava os que estavam ao seu redor: os gestos, a fala, etc. Tanto é que no final do livro, ele diz que se o José Dias visse o menino, diria que se parecia com o Bentinho.

Fica super recomendado esse livro incrível, super bem escrito. Espero que tenham gostado da dica. Beijos e até a próxima.

site: viajandocompapeletinta.blogspot.com

Marihanna 26/03/2022

Dom Casmurro
Gostei do livro, fala sobre um paixão problemática entre Bentinho e Capitu, e uma terrível dúvida, uma dupla traição.

Luiza3105 02/06/2024

Resenha de "Dom casmurro"
Confuso demais, tava bom até a página 50, de resto foi só buraco a baixo, quando ela teve filho você já descobre o que acontece. Enfim, foi chatinho

Kari 24/09/2023

Uma segunda tentativa e ... valeu a pena
Tinha tentado ler o livro esse ano e infelizmente não funcionou, acabei abandonando. A escrita foi muito cansativa, só queria acompanhar os momentos Bentinho e Capitu... Enfim, mesmo assim quis voltar pra essa história só que por outro caminho. Adorei a hq, os desenhos são bonitos, mesmo a história mais enxuta e escrita simples, dá pra sentir um pouco da beleza das palavras de Machado e o carisma dessa história. Sempre acho interessante histórias de época, conhecer os costumes, os papéis de cada um naquele tipo de sociedade e entre outras informações. Em relação ao mistério atemporal, sinceramente não tenho 100% de certeza do que realmente aconteceu. Porém, gosto de acreditar que devido a importância que Bentinho tanto dava a opinião dos fofoqueiros, ele se envenenou com o ciúmes e aos poucos foi enxergando situações que só existiram no seu cenário fictício. Além disso, quem garante que ele não tentou conseguir a atenção da mulher que ele se interessou mesmo estando casado? E mesmo se Capitu, tenha chegado a trair ele, foi merecido por toda chatice e loucura. Coitado do Ezequiel que ficava se humilhando pra receber migalhas de amor.

Duda.emb 09/08/2023

Clássico brasileiro
Mesmo em forma de quadrinho consigo captar a história (foi uma forma de conseguir ler um clássico, já que é bem difícil para mim interpretar esse tipo de escrita).
As ilustrações são perfeitas, Rodrigo Rosa está de parabéns.
Dom Casmurro ao longo da história se mostra um homem bastante inseguro e com uma obsessão por Capitu, já ela se mostra interessada somente no dinheiro dele e bastante dissimulada.
Dom Casmurro sofre o famoso white problem, já que maioria das pessoas só se aproximam dele por conta do seu dinheiro ( Escobar por exemplo se aproximou da ?santa? somente para pegar um empréstimo e conseguir alavancar seu comércio).
Mas a Capitu e o Escobar não são os únicos pilantras da história não, se o marido de Sansha não tivesse chegado a tempo ia crescer um chifre na cabeça de Capitu e do Escobar.
E sim! CAPITU TRAIU O CASMURRO E DIGO MAIS,O FILHO ERA DO ESCOBAR!

Riel 26/04/2022

Hummm
Li para um trabalho escolar
É o meu primeiro contato com uma obra do machado de assis, tenho muita vontade e curiosidade de ler mais e mais obras dele. Eu gostei da Hq porém tenho absoluta certeza que o livro é melhor (( quero muito ler)) para eu ter uma opinião mais formada do questionamento ?traiu ou n traiu??, o hq é o resumo do livro achei q as coisas acontecem muito rápido e com pouca informação (( vou procurar um tempo para ler a obra mas amei a história, uma narrativa que te prende e as ilustrações são muito lindas e a representação do ciúmes no livro bem perceptível através das cores.

Heloise 31/05/2022

Uma ótima adaptação do livro Dom Casmurro para utilizar em sala de aula. Leitura rápida e agradável!

Dayane 04/07/2022

Lindas Imagens
O leitor é enredado no turbilhão das memórias de Bento e da dúvida que o assombra. Um grande clássico com imagens que emocionam e mantêm o lirismo de seu mistério.

amandinha 07/10/2022

achei a historia bem legal e li bem rapido pq era uma hq KKKK fiquei puta com todos os personagens pqp

Emilly 24/10/2022

Dom Casmurro, meu primeiro livro de 2021!
Conta a história de um rapaz chamado Bento que é apaixonado por uma garota chamada Capitu. Existem varias dificuldades no romance deles, mas o que destruiu completamente a relação que eles tinham foi o ciúmes de Bento.

Esse livro não termina com um final feliz, ao decorrer da história o personagem principal vai se tornando problemático!

layabdalla 09/11/2022

Dom Casmurro - HQ
Meu primeiro contato com Dom Casmurro. Me deixa encucada a questão de traiu ou não traiu. Afinal, Bentinho pode ser só um homem inseguro que fica criando coisas que nunca aconteceram, vendo onde não tem. Do mesmo jeito que as coisas que ele viu podem sim ser reais... mas esse é o objetivo de Dom Casmurro né? Dividir a opinião dos leitores.