Os Desejos da Bela Adormecida

Os Desejos da Bela Adormecida Anne Rice

Resenhas - Os Desejos da Bela Adormecida

Paty 12/09/2012

Resenha da trilogia lá: http://almadomeusonho.blogspot.com.br/2012/09/resenha-trilogia-da-bela-adormecida.html

Jaqueline 18/08/2012

Em primeiro lugar, gostaria de deixar bem claro que sou fã incondicional da escritora Anne Rice. Suas histórias e personagens exercem verdadeiro fascínio em mim desde jovem, quando descobri o livro “Pandora” na biblioteca do meu antigo colégio. De lá para cá foram muitas as emoções, principalmente quando pude falar pessoalmente o quanto eu admirava o trabalho desta artista na Bienal do Livro do Rio de Janeiro do ano passado (tremendo da cabeça aos pés, mas falei).

Os Desejos da Bela Adormecida, primeiro volume de uma trilogia erótica, foi originalmente publicado no exterior em 1983, mas chegou ao Brasil apenas neste ano através da editora Rocco. No livro, a jovem princesa Bela, de apenas 15 anos, é libertada da maldição que a mantinha adormecida há mais de 100 anos pelo príncipe de um reino vizinho. Só que, ao invés de viver feliz para sempre ao lado do herói do cavalo branco como acontece nos contos de fadas, ela se torna escrava sexual de seu libertador.

Mas atenção: o conteúdo que aparece nas páginas deste livro não passa nem perto do tipo de sexualidade envolvente e recheada de metáforas apresentada nos romances “hots” que muita gente gosta e indica por aí. O erotismo em Os Desejos da Bela Adormecida mescla-se com a mais pura pornografia BDSM que você possa imaginar. Esse, porém, não é o problema principal deste romance. Ao contrário de todas as obras que li de Anne Rice, neste livro não há nada que sustente um jogo erótico entre os personagens. O sexo, a tortura, o treinamento e todos os jogos e divertimentos sádicos retratados nas páginas do livro acontecem sem nenhuma base ou explicação além da vontade da rainha, do príncipe e de alguns outros membros da realeza, como a doentia lady Juliana.

Na realidade apresentada pela autora, príncipes e princesas servem a corte sado-masô como tributos durante certo tempo com a intenção de aprenderem paciência e domínio sobre si mesmos, o que os tornaria mais sábios e capazes. Eu não aonde essa relação faz sentido, mas o que me deixou incomodada de verdade não foi o nível gráfico dos castigos e treinamentos impostos aos escravos, que em certos momentos me lembrou um pouco algumas cenas do filme “Calígula”, mas sim a forma como isto era apresentado o tempo todo como fonte de diversão e satisfação da realeza. Esta é uma obra vazia de conteúdo, com personagens que simplesmente não se desenvolvem e relações pessoais meramente utilitárias. Cada capítulo apresenta sequências de maus-tratos, dominação sádica, humilhação pública e tortura corporal cujos únicos fins são simplesmente “estar ali”. Bela, Tristan, Alexi e todos os outros príncipes-servos se encontram no limbo do medo, da humilhação e da revolta, mas esta angústia não é explorada de maneira satisfatória em nenhum momento. A realeza que “comanda o show” me pareceu simplesmente oca e perdida em um

Eu realmente pensava que a Trilogia Erótica da Bela Adormecida fosse uma releitura envolvente e bem trabalhada, com a presença daquele tipo de sexo envolvente que nos deixa coradas conforme viramos as páginas, mas o que encontrei foi uma simples adolescente beijando as botas de seu “libertador” e apanhando em público com uma colher de pau. Decepção, a gente vê por aqui.

>>Resenha publicada no site www.up-brasil.com

vivi 30/09/2012

UM POUCO (MUITO) DOENTIO PERVERÇÃO UMA FORMA MEIA GROSSEIRA DE VER O SEXO S&M CHEGA A DAR MEDO E NOJO ALGUMAS VEZES POREM VC NÃO UQER PARAR DE LER PRA SABER QUAL VAI SER O FINAL .

Raffafust 30/08/2012

Um Calígula versão Rice
Quem é fã de Anne Rice como eu vai se espantar com o conteúdo desse livro. Mesmo sabendo que ela o escreveu em 1983 e que usou um pseudônimo ( entendo totalmente o porque!)ainda assim fica difícil imaginar Anne escrevendo esse tipo de livro.
Que era uma versão erótica da A Bela Adormecida, tudo bem, mas é mais forte do que isso, é mais pesado, eu lembrei muito de Calígula, onde haviam orgias e pessoas nuas como se não houvesse amanhã!
Para começar Bela adormece há anos, depois de um feitiço que amaldiçoou o reino dela e consequentemente seus pais. Depois de inúmeras tentativas de príncipes tentarem acordar Bela e desfazer o tal feitiço, provavelmente com o famoso beijo, é o tal príncipe que se falaram o nome no livro todo não lembro que vai conseguir acabar com o sono eterno da mocinha. Beijo? Nada...ele faz sexo com ela, e não de uma forma romântica que poderia ilustrar qualquer romance comum, mas de um jeito bruto, diria que animal e sem amor.
A pobre Bela - confesso a vocês que tive pena dela o livro todo e desejei se fosse ela ter continuado dormindo - acorda assustada e se vê completamente nua na frente daquele estranho que apesar de lindo a seus olhos logo demonstra ao que veio. O príncipe é tão malvado que não precisa de bruxa ou madrastra para esse conto erótico, ele desempenha o papel com louvor.
Ele ordena que Bela ande nua...exatamente, sem cobrir nada de seu corpo e que o satisfaça de todas as maneiras que ele desejar.
Ela de princesa vira escrava, seus pais nada podem fazer para impedir já que o tal príncipe " a salvou".
As cenas narradas são assustadoras, Bela sofre muita humilhação e apanha demais, tanto dele quanto de diversos outros personagens. O que impressiona é que ao mesmo tempo que ela odeia tudo aquilo, ela o ama, ou sei lá o que...mas é descrito como se ela no fundo se assustasse ao ver que sente prazer, de estar com o príncipe, de ser sua escrava.
Até o dia que se depara com Alexi, outro príncipe escravo que também parece não bater muito bem da cabeça...sofre como ela nas mãos da rainha e é objeto sexual de todos, inclusive do príncipe que gosta das duas coisas. As cenas homo e hetero são narradas com detalhes assim como os orgãos sexuais dos componentes do livro..o que faz com que lembremos que Anne Rice nunca havia ousado tanto.
Não sei ao certo se gostei ou se apenas dou créditos a uma escritora que amo e que não consigo esquecer que sou fã.
Mas a pergunta que pairou no ar é : " Vale uma trilogia?" Sim, o livro é apenas o primeiro da história erótica da princesa que espero que seja menos castigada nos próximos livros.

La.Fra 06/09/2012

Nem lá, nem cá, sem rumo
Sim, eu NÃO TERMINEI o livro. Parei exatamente na página 200, o que pra mim já é suficiente para opinar,pois lendo as resenhas aqui e sabendo que nenhum conhecido meu teve contato com essa obra de Anne Rice, fiquei morrendo de vontade de compartilhar as minhas conclusões.
Oh my god, que história é essa, tão vazia? Simplesmente não tem enredo, as personagens estão ali, por estar, pra ter algo acontecendo com elas. Sexo gratuito, sadomasoquismo doentio na corte, pessoas rasas, ali nada tem uma razão pra existir.
Você vai lendo página por página e a sensação do vazio imperando no cotidiano da Bela e de todos só aumenta, e nem o espaço do castelo eu consegui imaginar.Nem a protagonista, na verdade.
Se A.Rice quis escrever uma obra que chocasse,sim,ela conseguiu em partes, pois aqueles que não tiveram contato com livros "hot" ficam horrorizados com as cenas de sexo descritas. Porém pra quem leu Story of O ou/e Confissões da Alcova, a trilogia de Bela não passa de livros que querem mostrar relações sexuais sem motivação além do desejo carnal.
A trilogia da Bela poderia ser maravilhosa, tendo muitas páginas picantes porém enredo também, pois ela contém todos os ingredientes de uma grande história: castelo, reinos, príncipes, rainhas e etc, mas é tão vazia que a todo momento o leitor se pergunta: Mas por que isso está acontecendo, por que todos são assim?
Mas como leitora que sou, comprarei os próximos na esperança (malograda, pois várias pessoas que leram a trilogia disseram que é sem propósito do começo ao fim) de que no final Anne me dê um motivo pra tudo,nem que seja o mais bobo - porém plausível até para o contexto - como o de um feitiço que se abatera no reino e contagiou TODOS da corte.Prefiro lembrar Rice por suas Crônicas Vampirescas.

Crika 21/09/2012

Encareo que pode te chocar!
A autora reinventa o conto da Bela Adormecida, a partir do momento que é despertada dos seus 100 anos de inconsciência.
Só que o príncipe encantado não é tão encantado assim. Ao desperta-la o príncipe a toma como sua escrava sexual.
O interessante é que nesses contos de fada clássicos, geralmente, trazem uma mensagem subliminar com a intenção de suprimir, evitar ou retirar das adolescentes o período em que se descobre o prazer e o sexo. Além da mensagem de que toda menina (indefesa) precisa de um “príncipe” salvador.
Acredito que a intenção da autora foi justamente contrariar essas mensagens, mostrando que aquele que aparece como o libertador, o herói, pode ser justamente o raptor, o vilão. Já o sexo é colocado como natural nesta fase da vida.
Toda a trama é transcorrida no universo do BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo). A relação principal é a Dominação/Submissão, onde o príncipe salvador passa a ser o dono da princesa que é escravizada. Como no livro esta relação é imposta, a princesa é submetida a processos para sua Disciplina sendo utilizando castigo e punição. O Sadomasoquismo também é visto, ou seja, na obra existem os sadistas, aqueles que obtém prazer ou satisfação sexual ao infligir dor física ou psicológica, e os masoquistas, aqueles que gostam de receber dor como um estímulo para excitação sexual ou prazer.
A grande polêmica em torno deste livro se dá pela forma que essas situações são abordadas, chocando o leitor por conta das punições, da humilhação imposta, da exposição do ser humano e do sexo em si, etc.
Só deve ler quem tem um bom estomago.
Mas encorajo estes a ler.

Carolina 31/05/2013

Me indicaram para que eu deixasse de gostar de 50 tons
Gente, eu li 50 tons e entre tantas críticas me indicaram essa trilogia para que eu visse o que era um livro erótico bem escrito. Ok, eu concordo que 50 tons nao é lá bem escrito, mas a história é maravilhosa.

Bom, resolvi ouvir os amigos e como se tratava de Anne Rice, comecei a leitura e a minha impressao é que ela ligou a tv em um canal pornô e saiu descrevendo o que via.

Onde está a história? Você nao se apega pelos personagens, tudo é só sexo por sexo. Vulgar e frio.

Prefiro meus 50 tons mal escrito mas quentinho, doce, romantico, lindo, com um amadurecimento notável no decorrer dos livros.

É, se você busca pornô de motel barato descrito em um livro, pode começar a ler.

Lit Yousei 08/10/2012

É Roquelaure, não Anne Rice
Anne Rice sempre me atraiu pela forma eroticamente poética que escreve cada uma de suas histórias. Quando fiquei sabendo sobre a Trilogia de Bela Adormecida, esperava encontrar em suas linhas o mesmo estilo de escrita apaixonante e sedutora. Curiosamente, em nenhuma linha de "Os desejos de Bela Adormecida" é nos dado este presente.

Ouso dizer que este é um dos piores livros escritos pela autora, mesmo sabendo que foi feito em meados dos anos 80, não justifica a disparidade de escrita literária presente em outros contos. Em nenhum momento, me senti lendo uma obra de Anne Rice, com aquele toque sedutor escondido entre as palavras, mas sim uma escrita extremamente simplista e muitas vezes, repetitiva. Nunca mais esquecerei a palavra "intumescido", está gravada em minha memória e de hoje em diante, só conseguirei relacioná-la a um órgão genital.

A história de Bela também não possui nenhuma profundidade. Não sei ao certo o que a autora gostaria de passar com essa sociedade fantasiosa que inventou, mas ela simplesmente não faz sentido algum. Qualquer pessoa que passasse pelo tratamento dos escravos presentes no livro simplesmente não conseguiria andar no dia seguinte, fora o ocorrido com Príncipe Alexi, que não sei como depois de tudo aquilo, ainda continuou vivo e saudável.

Em resumo, não espere nenhum grande esclarecimento de "Os desejos de Bela Adormecida". Nenhum dos personagens possui um verdadeiro envolvimento afetivo ou explicação de suas ações. Eles simplesmente são sádicos e masoquistas e aceitam suas condições dentro daquela sociedade. É melhor ir ler uma fanfic para maiores de 18 na internet e ser feliz.

BelleNogue 14/10/2012

Sem noção
Amo a Anne Rice mas o que danado aconteceu com esse livro, não cheguei nem na página 100 e olhe que insisti muito. Totalmente sem pé nem cabeça.

Bah 27/12/2012

Apenas uma opinião
Leitura cansativa, sem graça, uma historia sem muita emoção. Você fica o tempo todo esperando que algo surpreenda mas continua sem sal. Perdi completamente o interesse nas continuações do livro.

N. J. Magnus 21/01/2013

Apenas para os fortes
Bem, eu nunca li nada da Anne Rice, portanto, nao tem nem como eu comparar.
E fui começar logo com algo tão intenso como este livro.
Se você já leu qualquer um dos livros da trilogia Cinquenta Tons, saiba que perto da trilogia da Bela adormecida, Cinquenta Tons de cinza é contos de fadas pra criança.
Se você nao curte erotismo com sadomasoquismo, nao recomendo MESMO!!
Somente quem tem a mente aberta para esse tipo de literatura é que consegue ver o quanto este livro é bom.
Começa com a Bela Adormecida, deitada em seu leito, dormindo por cem anos, assim como o seu reino.
Um principe vai até o local e faz sexo com ela ainda dormindo. Quando a princesa acorda, ela é tirada do seu reino e levada para ser escrava sexual do reino do principe e de qualquer um que quiser, até da Rainha.
Ao chegar no reino, Bela descobre que não é a unica princesa escrava do lugar, muitos principes e princesas são transformados em escravos sexuais, sendo Bela, a mais cobiçada.
Eu realmente gostei de ler este livro, exceto a parte em que um dos principes com quem a Bela se envolve, começa a contar sua história de vida. ESsa parte realmente é um porre, mas importante para a história.
Quanto ao final, nada mais é um gancho para a segunda Parte, A punição da Bela Adormecida, tem gente que não gostou, mas acho que ela simplesmente se levou pela curiosidade, já que ao longo da história, vemos que ela estava gostando da experiência.

Enfim, se você é puritano, menor de idade e sensivel demais para certas cenas, melhor não ler. Pois como diz o Titulo, Este livro é só para os fortes. E fico contente de ser um deles.

Aline T.K.M. | @aline_tkm 01/04/2013

Anne Rice manda melhor com bruxas e vampiros
Como o próprio título sugere, os desejos da princesa exercem papel de destaque. A ruptura repentina da inocência através da introdução – bruta e forçada – ao sexo mexe com Bela. Ao lado do terror, encontram-se o prazer e um desejo quase incontrolável, sensações novas para a garota. Sem poder saciar completamente seu desejo, ela deve viver para servir seu príncipe em total submissão enquanto recebe um rigoroso treinamento.

A narrativa não economiza nas passagens eróticas, embora até que poderia. São tantas que acabam por se tornar repetitivas. Denominá-las apenas eróticas não seria suficiente: o livro, com conteúdo essencialmente BDSM*, é uma chuva de sadomasoquismo sem fim. Interessante, se não fossem – de novo – as repetições à exaustão. A junção do liberal e do conservador se dá a partir do fato de que os escravos estão disponíveis para todo tipo de prática com todo o reino (sem exclusão de gênero) e, ainda assim, têm um “dono”, um mestre, e não deixam de ser escravos.
*BDSM: sigla para Bondage e Disciplina, Dominação e Submissão, Sadismo e Masoquismo.

Apesar de não apresentar um enredo de todo vazio, não se pode comparar o livro às riquíssimas Crônicas Vampirescas pelas quais Rice é mais conhecida (até porque são muito diferentes). Aqui, até existe um enredo, ainda que fraco. A paixãozinha entre Bela e o príncipe Alexi, escravo como ela, dão um pouco de cor à trama.

LEIA PORQUE... O texto não é ruim nem mal escrito, e o enredo é relativamente interessante por despir de qualquer pudor o tão conhecido conto de fadas. Para os mais chegados a temas eróticos, creio ser uma boa pedida. Depois, corram para ler algo das Crônicas Vampirescas para conhecer, verdadeiramente, a escrita da autora.
É interessante saber – até para conhecer o contexto da coisa toda – que a trilogia foi publicada pela primeira vez no início dos anos 80, época em que a pornografia era acusada por muitas feministas de violar os direitos das mulheres. Mas, ao contrário, Anne Rice era da opinião de que as mulheres deveriam ser livres para ler e escrever o que quisessem.

DA EXPERIÊNCIA... Apenas interessante. Não causou fortes emoções.

FEZ PENSAR EM... Como eu prefiro bem mais as outras obras de Anne Rice. E em como todo conto de fadas tem uma face safada, mesmo que velada.

Leia mais em: LivroLab.blogspot.com

Michelle Maytre 06/04/2013

Não me agradou. Fraco.
Comecei a ler esse livro por conta da autora, mas sinceramente, não gostei, e quase largo o livro; no entanto não gosto de abandonar uma leitura. Mas não lerei os outros, A punição de Bela e a Libertação de Bela.

Se você gostou, me desculpe. Esse livro só serviu mesmo para demostrar as diferentes maneiras de ser uma submissa(o) ou de ser um dominador(a). São tantas técnicas demostradas no livro que me deu náusea e depois de um tempo ficou enfadonho.

É bem verdade que a escrita é maravilhosa, a autora foi espetacular em descrever as cenas, afinal é a Rice. Ela descreve bem os personagens, os lugares, medos angustias e situações, mas é só. Não prende!,
Quando príncipe Alexi vai contar sua história para Bela... poxa, que coisa monótona!

bom, o livro começa com o despertar da Bela Adormecida depois de 100 anos em um sono profundo imposto por uma bruxa. O príncipe a acorda não exatamente com um beijo, mas tomando-a e tirando a pureza dela.

Bela é levada nua ao reino desse príncipe, e durante toda a viagem é espancada.

Na corte, ela vira uma escrava sexual de todos os lords e ladys. Apanha mais que uma condenada, é tratada pior que um animal, submetida a vários tipos diferentes de castigos e serviços sexuais ao bel prazer de seus senhores, que dão principalmente a rainha, o príncipe e lady Juliana.

E o final? O que foi aquilo??

Ah, deixa para lá.

Para ser da autoria de uma autora consagrada a estória é no mínimo fraca.