Os Desejos da Bela Adormecida

Os Desejos da Bela Adormecida Anne Rice

Resenhas - Os Desejos da Bela Adormecida

Aline T.K.M. | @aline_tkm 01/04/2013

Anne Rice manda melhor com bruxas e vampiros
Como o próprio título sugere, os desejos da princesa exercem papel de destaque. A ruptura repentina da inocência através da introdução – bruta e forçada – ao sexo mexe com Bela. Ao lado do terror, encontram-se o prazer e um desejo quase incontrolável, sensações novas para a garota. Sem poder saciar completamente seu desejo, ela deve viver para servir seu príncipe em total submissão enquanto recebe um rigoroso treinamento.

A narrativa não economiza nas passagens eróticas, embora até que poderia. São tantas que acabam por se tornar repetitivas. Denominá-las apenas eróticas não seria suficiente: o livro, com conteúdo essencialmente BDSM*, é uma chuva de sadomasoquismo sem fim. Interessante, se não fossem – de novo – as repetições à exaustão. A junção do liberal e do conservador se dá a partir do fato de que os escravos estão disponíveis para todo tipo de prática com todo o reino (sem exclusão de gênero) e, ainda assim, têm um “dono”, um mestre, e não deixam de ser escravos.
*BDSM: sigla para Bondage e Disciplina, Dominação e Submissão, Sadismo e Masoquismo.

Apesar de não apresentar um enredo de todo vazio, não se pode comparar o livro às riquíssimas Crônicas Vampirescas pelas quais Rice é mais conhecida (até porque são muito diferentes). Aqui, até existe um enredo, ainda que fraco. A paixãozinha entre Bela e o príncipe Alexi, escravo como ela, dão um pouco de cor à trama.

LEIA PORQUE... O texto não é ruim nem mal escrito, e o enredo é relativamente interessante por despir de qualquer pudor o tão conhecido conto de fadas. Para os mais chegados a temas eróticos, creio ser uma boa pedida. Depois, corram para ler algo das Crônicas Vampirescas para conhecer, verdadeiramente, a escrita da autora.
É interessante saber – até para conhecer o contexto da coisa toda – que a trilogia foi publicada pela primeira vez no início dos anos 80, época em que a pornografia era acusada por muitas feministas de violar os direitos das mulheres. Mas, ao contrário, Anne Rice era da opinião de que as mulheres deveriam ser livres para ler e escrever o que quisessem.

DA EXPERIÊNCIA... Apenas interessante. Não causou fortes emoções.

FEZ PENSAR EM... Como eu prefiro bem mais as outras obras de Anne Rice. E em como todo conto de fadas tem uma face safada, mesmo que velada.

Leia mais em: LivroLab.blogspot.com

Michelle Maytre 06/04/2013

Não me agradou. Fraco.
Comecei a ler esse livro por conta da autora, mas sinceramente, não gostei, e quase largo o livro; no entanto não gosto de abandonar uma leitura. Mas não lerei os outros, A punição de Bela e a Libertação de Bela.

Se você gostou, me desculpe. Esse livro só serviu mesmo para demostrar as diferentes maneiras de ser uma submissa(o) ou de ser um dominador(a). São tantas técnicas demostradas no livro que me deu náusea e depois de um tempo ficou enfadonho.

É bem verdade que a escrita é maravilhosa, a autora foi espetacular em descrever as cenas, afinal é a Rice. Ela descreve bem os personagens, os lugares, medos angustias e situações, mas é só. Não prende!,
Quando príncipe Alexi vai contar sua história para Bela... poxa, que coisa monótona!

bom, o livro começa com o despertar da Bela Adormecida depois de 100 anos em um sono profundo imposto por uma bruxa. O príncipe a acorda não exatamente com um beijo, mas tomando-a e tirando a pureza dela.

Bela é levada nua ao reino desse príncipe, e durante toda a viagem é espancada.

Na corte, ela vira uma escrava sexual de todos os lords e ladys. Apanha mais que uma condenada, é tratada pior que um animal, submetida a vários tipos diferentes de castigos e serviços sexuais ao bel prazer de seus senhores, que dão principalmente a rainha, o príncipe e lady Juliana.

E o final? O que foi aquilo??

Ah, deixa para lá.

Para ser da autoria de uma autora consagrada a estória é no mínimo fraca.

Lit Yousei 08/10/2012

É Roquelaure, não Anne Rice
Anne Rice sempre me atraiu pela forma eroticamente poética que escreve cada uma de suas histórias. Quando fiquei sabendo sobre a Trilogia de Bela Adormecida, esperava encontrar em suas linhas o mesmo estilo de escrita apaixonante e sedutora. Curiosamente, em nenhuma linha de "Os desejos de Bela Adormecida" é nos dado este presente.

Ouso dizer que este é um dos piores livros escritos pela autora, mesmo sabendo que foi feito em meados dos anos 80, não justifica a disparidade de escrita literária presente em outros contos. Em nenhum momento, me senti lendo uma obra de Anne Rice, com aquele toque sedutor escondido entre as palavras, mas sim uma escrita extremamente simplista e muitas vezes, repetitiva. Nunca mais esquecerei a palavra "intumescido", está gravada em minha memória e de hoje em diante, só conseguirei relacioná-la a um órgão genital.

A história de Bela também não possui nenhuma profundidade. Não sei ao certo o que a autora gostaria de passar com essa sociedade fantasiosa que inventou, mas ela simplesmente não faz sentido algum. Qualquer pessoa que passasse pelo tratamento dos escravos presentes no livro simplesmente não conseguiria andar no dia seguinte, fora o ocorrido com Príncipe Alexi, que não sei como depois de tudo aquilo, ainda continuou vivo e saudável.

Em resumo, não espere nenhum grande esclarecimento de "Os desejos de Bela Adormecida". Nenhum dos personagens possui um verdadeiro envolvimento afetivo ou explicação de suas ações. Eles simplesmente são sádicos e masoquistas e aceitam suas condições dentro daquela sociedade. É melhor ir ler uma fanfic para maiores de 18 na internet e ser feliz.

Vivian 01/05/2013

A unica coisa a dizer é que é um livro bem difícil de ler,mas depois q se acostuma não conseque parar de ler.

ReLepage 05/05/2013

decepcionante
Adoro Anne Rice, mas essa trilogia é muito ruim. Repetitiva e chatinha, embora seja muuuito melhor que os 50 tons.

Carolina 31/05/2013

Me indicaram para que eu deixasse de gostar de 50 tons
Gente, eu li 50 tons e entre tantas críticas me indicaram essa trilogia para que eu visse o que era um livro erótico bem escrito. Ok, eu concordo que 50 tons nao é lá bem escrito, mas a história é maravilhosa.

Bom, resolvi ouvir os amigos e como se tratava de Anne Rice, comecei a leitura e a minha impressao é que ela ligou a tv em um canal pornô e saiu descrevendo o que via.

Onde está a história? Você nao se apega pelos personagens, tudo é só sexo por sexo. Vulgar e frio.

Prefiro meus 50 tons mal escrito mas quentinho, doce, romantico, lindo, com um amadurecimento notável no decorrer dos livros.

É, se você busca pornô de motel barato descrito em um livro, pode começar a ler.

Raffafust 30/08/2012

Um Calígula versão Rice
Quem é fã de Anne Rice como eu vai se espantar com o conteúdo desse livro. Mesmo sabendo que ela o escreveu em 1983 e que usou um pseudônimo ( entendo totalmente o porque!)ainda assim fica difícil imaginar Anne escrevendo esse tipo de livro.
Que era uma versão erótica da A Bela Adormecida, tudo bem, mas é mais forte do que isso, é mais pesado, eu lembrei muito de Calígula, onde haviam orgias e pessoas nuas como se não houvesse amanhã!
Para começar Bela adormece há anos, depois de um feitiço que amaldiçoou o reino dela e consequentemente seus pais. Depois de inúmeras tentativas de príncipes tentarem acordar Bela e desfazer o tal feitiço, provavelmente com o famoso beijo, é o tal príncipe que se falaram o nome no livro todo não lembro que vai conseguir acabar com o sono eterno da mocinha. Beijo? Nada...ele faz sexo com ela, e não de uma forma romântica que poderia ilustrar qualquer romance comum, mas de um jeito bruto, diria que animal e sem amor.
A pobre Bela - confesso a vocês que tive pena dela o livro todo e desejei se fosse ela ter continuado dormindo - acorda assustada e se vê completamente nua na frente daquele estranho que apesar de lindo a seus olhos logo demonstra ao que veio. O príncipe é tão malvado que não precisa de bruxa ou madrastra para esse conto erótico, ele desempenha o papel com louvor.
Ele ordena que Bela ande nua...exatamente, sem cobrir nada de seu corpo e que o satisfaça de todas as maneiras que ele desejar.
Ela de princesa vira escrava, seus pais nada podem fazer para impedir já que o tal príncipe " a salvou".
As cenas narradas são assustadoras, Bela sofre muita humilhação e apanha demais, tanto dele quanto de diversos outros personagens. O que impressiona é que ao mesmo tempo que ela odeia tudo aquilo, ela o ama, ou sei lá o que...mas é descrito como se ela no fundo se assustasse ao ver que sente prazer, de estar com o príncipe, de ser sua escrava.
Até o dia que se depara com Alexi, outro príncipe escravo que também parece não bater muito bem da cabeça...sofre como ela nas mãos da rainha e é objeto sexual de todos, inclusive do príncipe que gosta das duas coisas. As cenas homo e hetero são narradas com detalhes assim como os orgãos sexuais dos componentes do livro..o que faz com que lembremos que Anne Rice nunca havia ousado tanto.
Não sei ao certo se gostei ou se apenas dou créditos a uma escritora que amo e que não consigo esquecer que sou fã.
Mas a pergunta que pairou no ar é : " Vale uma trilogia?" Sim, o livro é apenas o primeiro da história erótica da princesa que espero que seja menos castigada nos próximos livros.

Andrea 14/06/2013

Pesado...
Adoro a narrativa de Anne Rice, mas estes livro li muitos comentários sobre ele e fiquei curiosa. Fiquei assustada como a autora abordou o tema Sadomasoquismo, achei um excesso de violência.. sabe aquele livro que você fica incomodada de ler? Este é uma caso, apesar de ter mais dois livros o primeiro serviu para acabar com minha curiosidade...

Jacy Coelho 04/07/2013

Desafio Hot 2013 (junho)
Um livro desconfortável. Não tenho outro adjetivo melhor para esse livro.

O livro começa justamente quando o príncipe atravessa a floresta de espinhos e encontra Bela adormecida junto com seu reino. Só que ele não desperta Bela com um beijo cálido e apaixonado. Ele estupra Bela. E em troca de ter despertado o reino, o príncipe reclama Bela pra sí.

O que vem a partir daí é uma sequência de humilhações difícil de entender e aceitar, inclusive porque é tudo descrito de um modo bem cru, como se fosse algo normal.

Aqui, eu preciso dizer que não encontrei nada da Anne Rice na obra. Os personagens são rasos, coisa que não acontece em outros livros, onde os personagens são tão apaixonantes que, aconteça o que acontecer, você termina a leitura por amor à eles. Aqui, a Bela não me motivou a leitura, na verdade só continuei por duas razões- primeiro, por ser Anne Rice e pela quase certeza que ela não ia decepcionar e segundo porque eu queria entender qual a razão de tanta degradação.

Uma coisa interessante, é que nossa leitura evolui junto com a personagem. No começo, estamos tão ignorantes quanto ela. Eu, particularmente me revoltei com o tratamento que o príncipe dá a Bela e de porque ninguém faz nada a respeito, nem mesmo seus próprios pais. Quando Bela chega ao castelo do príncipe e é inserida no contexto, nós também somos, e começamos a entender. E junto com Bela, começamos a aceitar.

Sim aceitar, porque depois de um tempo, ler as torturas pelas quais Bela é obrigada a passar deixa de ser tão chocante. Ai a gente enxerga uma grande escritora inserindo o leitor aos poucos na realidade que ela criou. E porque, apesar de parecer, a nudez presente no livro poderia ser gratuita, mas não é. Até mesmo quando quando um outro personagem, o príncipe Alexi, começa a contar sua história parece sem ter nem pra quê, apenas para 'encher' o livro, mas depois entendi que a história dele é importante pra compreensão de tudo, pois até então só conhecemos a visão de Bela.

Eu ainda não entendi muito bem o motivo de tanta humilhação. Talvez nos outros dois livros eu encontre a resposta. As vezes parece uma lição de moral, mas acho precipitado.

Se você se interessar, leia sem nenhum preconceito e não espere por um livro erótico. Na verdade achei o título 'trilogia erótica' bem inadequado. O que menos tem é romance e cenas de sexo (quase nem aparecem) e o BDSM é usado como prova de poder e crueldade, não de sensualidade.

É um livro que não agrada a todos, mas eu recomendo.

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/search/label/desafio%20Hot%202013

Ale 10/07/2013

O livro é bom e morri de ódio ao chegar no final e perceber que preciso continuar lendo a segunda parte, mas entretanto a apelação sexual e uma possível falta de imaginação deixaram muito a desejar. Sexo e violência, sexo com violência não é muito a minha praia. Foi o primeiro romance erótico que li e percebi que gostei muito do desenrolar do enredo mais do que a descrição de cada situação, acho que esse tipo de livro não me atrai.

Aline Stechitti 12/07/2013

Tortura física e psicológica... (A segunda o leitor tb sofre)
Se você leu 50 tons de cinza e espera no livro "Os desejos da Bela Adormecida" mais um romancezinho picante, estilo fanfic adolescente, deixa te falar q você vai cair do cavalo.

"Os desejos da Bela adormecida" é realmente um livro sadomasoquista com mta tortura física e psicológica. Me deu pesadelos e eu tive q parar um tempo na leitura e terminar apenas qdo meu "psicológico" estava mais forte.

Bom, eu encontrei essa trilogia qdo eu estava baixando alguns livros na internet, alguns p ler, outros apenas p postar no meu blog. Logo fiquei intrigada com a capa e a referência à personagem dos contos de fadas e comecei a ler no mesmo instante, primeiro pq estava sem nada p ler e segundo pq estava sem sono, mas achei q era apenas outro 50 tons pq não li a sinopse nem nada.
Resultado: Era madrugada e eu já estava quase na página 200.

Não q esse livro seja assim tão bom pra eu "Oh my God, não posso parar de ler", não, não é isso. Mas ele é tão aterrorizante, mas tão aterrorizante e as coisas acontecem tão rápido q eu simplesmente não consegui parar de ler enquanto não estivesse bastante traumatizada e pasma o suficiente para cessar minha curiosidade e conseguir parar!

Neste livro, Bela Adormecida não é despertada com um beijo terno do príncipe como nos contos da Disney. Nele ela é estuprada pelo príncipe, como na real estória dos Grimm. Depois ela é levada nua (e é assim q deve ficar sempre) por uma aldeia e vira escrava do príncipe e de mais quem ele quiser em seu castelo, sendo espancada e humilhada constantemente por simples diversão da corte. Anda q nem um cachorrinho de quatro pés no chão e participa de jogos como se fosse um poodle amestrado, só q de um jeito... Urg... Tudo parece um pesadelo!

Eu vi mtas avaliações ruins aqui, mas acredito que a maioria q avaliou esse livro como 'RUIM' não chegou nem na metade dele pq é incrivelmente difícil prosseguir na leitura, principalmente se vc nunca leu BDSM, como eu. E também acredito q mtos estavam esperando um livro tipo 50 tons de cinza, série Crossfire e tantas outras revistinhas Sabrina enfeitada de Best Seller e p isso, na decepção, deram notas ruins.

Olha, não q eu tenha gostado muito da história p defender, mas ué, tenho q admitir q não é tão mal feito como colocam. Não é pq não é o tipo de livro q me agrada q vou classificá-lo como ruim. É preciso reconhecer q para o público q foi escrito, ele é um livro q cumpre o q promete. Ao menos até onde entendo.

Essa história me deixou mto pasma e algumas coisas não fazem mto sentido, tipo as garotas não engravidarem, todo mundo viver em função de sexo, enfim... Mas como a princesa Bela estava dormindo sob um feitiço, acredito q esse livro seja um tipo de conto de fadas mesmo, só q um conto adulto e q não é necessariamente p ter relação com a realidade.

Uma coisa q eu achei interessante é q os "senhores" fazem tudo para que seus escravos sejam humildes. Os escravos são nobres, príncipes e princesas, filhos de reis e mesmo assim são escancarados, estuprados, castigados e humilhados p aprenderem a ser humildes até com o mais sujo e miserável habitante do reino.

Li em algum lugar q Anne Rice tinha um objetivo com esse livro, me parece q fazer uma crítica à sociedade da época, mas o q eu vi, mesmo sem saber o q ela quis dizer, é q esse livro coloca a nobreza no chinelo. Os nobres aprendem a servir e são usados como brinquedos. É engraçado, as pessoas ricas usam a todos e nesse livro, elas além de usar também são usadas e ao extremo. No fim ninguém vale nada!!
Além de aprenderem a lidar com a dor, aprendem a gostar dela, assim como do sexo.

Bom, eu não sei se vou continuar e ler os outros dois. Esse livro não é do tipo q dá prazer a qualquer tipo de pessoa, mas náuseas eu garanto q pode dar em mta gente. Acho q vai depender do meu estado de espírito, mas valeu a experiência =}

site: http://alinestechitti.blogspot.com.br/

Ariel 14/07/2013

Sobre o livro.
Bem a leitura é incrivel, a narrativa é ótima, pois é seca e fria.

Bom, o livro é muito legal, mas aborda um tema que nem todo mundo consegue ler, pois dá muita angustia e desespero e têm momentos que o leitor não consegue ler de tão horrivel que o livro é.

Claire 05/08/2013

Decepcionante.
Livro raso com personagens superficiais, diálogos sem sentido e um prolongamento exaustivo do mesmo tema, sem aprofundar em nada tanto a estória quanto o desenvolvimento dos personagens. Foi péssimo.