Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

Luigi 21/02/2024

Ah, Asimov, seu Bom Doutor genial!
Quando decidi pedir uma indicação de scifi para o meu pai, um fã absoluto do gênero, não foi sem pensar várias vezes, imaginando que o gênero seria de uma complexidade que eu talvez não estivesse preparado.
Eu me surpreendi muito e totalmente demais com a escrita de Asimov.
Primeiro pela simplicidade com que ele conduz as histórias, depois com o tom humorístico que ele carrega e que me deixou completamente maravilhado, me divertindo com todo tipo de maluquice que a humanidade e a "roboticidade" se envolvia em dilemas sobre as leis.
Cada conto apresentando uma premissa única de interação entre homens e robôs e os desdobramentos. Desde carinho, comprometimento com cuidados, preocupações quanto ao ego humano e, wow, até mesmo a supremacia das máquinas visando o benefício da humanidade de acordo com as leis que as regem e como interpretam o que pode ser o melhor.
Eu adorei cada conto, me surpreendendo e querendo, desejando, ansiando cada vez mais por conhecer mais dos robôs de Asimov e louco por mais. Com certeza, foi uma indicação acertada do meu pai para que eu me deliciasse com essa narrativa. Eu sabia que o cara seria ótimo, mas não achava que eu me envolveria tanto. Asimov tem um novo fã!

Wanderson 21/02/2024

Incrível a forma como todos os contos permeiam e reafirmam as três leis. Tudo começa e se resolve por elas. Gostei dos contos, como cada um vai se tornando mais interessante que o anterior. O oitavo conto foi meu favorito então fiquei ansioso pelo nono conto, como seria o desfecho. Me frustrei. O último foi o que menos gostei. Entenda, não é ruim, mas não me conectei com ele. De fato é uma boa finalização mas esperava algo mais empolgante. Porém de modo nenhum isso diminui a grandiosidade da obra.

dkross 20/02/2024

Robôs
Achei mt bom. Com vários contos, alguns bastante interessantes e cativante, já outros nem tanto, mesmo assim recomendo bastante pra quem gosta de ficção cientifica

Ju 19/02/2024

Eu, robô
Livro excelente, ficava perplexa a cada conto, me surpreendi em todos. O que me conquista em um livro é a dificuldade de saber o final, quanto mais difícil mais bem elaborada a história fica, ao meu ver. Amei e recomendo, uma leitura fácil e coesa.

Daniel1906 19/02/2024

Eu, Robô
Coletânea de contos do autor Isaac Asimov, famoso pela temática dos robôs e as consequências (boas ou não) que o avanço tecnológico traz para a humanidade.
Gostei muito dos contos, deu pra refletir bastante a respeito do tema, ao mesmo tempo que me diverti, a dinâmica dos personagens Powel e Donavan é muito boa, prende o leitor e torna a trama divertida em alguns momentos.
Sem dúvidas o avanço tecnológico pode ser muito promissor pra o desenvolvimento e perpetuação de nossa espécie (bem como das demais), no entanto, as dúvidas, incertezas são gigantescas e o perigo aumenta de proporção cada vez que avançamos um pouco mais.
Entretanto, estou de acordo com o autor quando ele diz que não consegue acreditar que, se o conhecimento oferece perigo, a solução deva ser a ignorância. Evoluir com sabedoria também me parece ser a solução. Aprender com os erros do passado e evitar cometê-los novamente. Adorei o livro.

Vinny.SE 18/02/2024

Eu, Robô
Ótimo livro, cheio de plot twists. No final dos capítulos você sempre se impressiona com a genialidade de Asimov.

evemm 17/02/2024

Eu, robô
Esse livro me trouxe uma experiência muito boa, gostei dos contos, o primeiro foi o mais marcante, cada um dos robôs teve uma experiência única. A escrita foi super de boa.
Eu, robô é um livro tanto divertido e traz reflexões. Recomendo.

rayning 16/02/2024

"Não se pode diferenciar entre um robô e os melhores seres humanos."

Nove contos baseados essencialmente em três leis que guiam a robótica de uma sociedade "futurista":

? Primeiro, robôs não podem ferir humanos;
? Segundo, devem acatar às ordens dos humanos, contanto que essas não entrem em conflito com a primeira regra;
? Terceiro, prezar pela autopreservação, ao menos que entre em conflito com as duas primeiras leis.

Em todas as histórias, as leis fundamentais da robótica entram em paradoxo, conforme o avanço da tecnologia. É uma premissa interessante, porém, ao fim do livro, o tópico já parecia "esgotado".

Yohan.Barbato 16/02/2024

Por que amei Eu, Robô?
Esse é sem dúvida um dos melhores livros que li! Contos rápidos, bem construídos e com personagens interessantes, esqueça o filme, as reviravoltas desses contos são muito melhores.
Leia e verá a discussão sobre a existência dos robôs e sua influência na sociedade!
Isaac Asimov obrigado, eu já gostava de robôs, graças aos seus contos, passei a amar.

Vivi 15/02/2024

Um convite à reflexão sobre o nosso futuro com as máquinas
"Eu, Robô", de Isaac Asimov, é uma coleção fascinante de contos de ficção científica que explora a relação complexa entre humanos e robôs. O livro introduz as famosas Três Leis da Robótica, que se tornaram fundamentais no gênero de ficção científica. Através de uma série de histórias interconectadas, Asimov nos leva em uma jornada através do desenvolvimento da robótica, questionando a ética e a moralidade da inteligência artificial.

Cada conto é uma aventura única, cheia de reviravoltas e dilemas éticos, mostrando como as Três Leis são aplicadas e testadas de maneiras inesperadas. O livro é perfeito para quem gosta de ciência, tecnologia e filosofia, oferecendo uma visão profunda sobre o potencial futuro da relação homem-máquina. Além disso, a escrita de Asimov é acessível e envolvente, tornando "Eu, Robô" uma leitura obrigatória tanto para fãs de ficção científica quanto para novatos no gênero.

clara 14/02/2024

Top 1 repertório do eixo de tecnologia
Apesar de ter partes insuportáveis de ler e algumas ideias de robótica que hoje em dia parecem absurdas é um ótimo livro, a maneira como mostra ao longo das histórias que, independente do quão avançada as máquinas sejam, os homens sempre serão importantes para manter o seu funcionamento em ordem (ou supostamente era pra ser isso)
Vou usar muito em redações que falem, mesmo que seja um pouco, sobre como "os robôs vão substituir os humanos no trabalho", bom demais

Rhuan Miranda 13/02/2024

Livro de 1950 que parece que foi escrito ontem.
É fascinante perceber como um livro escrito em 1950 sobre robôs antecipou dilemas que enfrentamos na atualidade. Ao contemplar o futuro da exploração de outros planetas, visualizo os desafios semelhantes de confiança nos robôs que a obra aborda. Certos autores parecem verdadeiros visionários do tempo, e Asimov, sem dúvida, se destaca como um deles.

Mokumura 11/02/2024

Eu fiquei muito com o pé atrás com Asimov depois de o fim da eternidade, porque eu odiei os personagens ?
Então tentei deixar as expectativas bem baixas para esse livro, mas me surpreendeu positivamente, os problemas apresentados e as soluções provaram que os humanos nunca estiveram no controle e foi muito interessante acompanhar isso e ser surpreendida. Gostei da Susan e achei os outros personagens ok, não odiei ninguém. Acho que recomendo para quem quer começar ler ficção científica.

Fantha_exe 10/02/2024

Asimov, o pai dos robôs
Sem dúvidas Eu, Robô é um dos maiores livros de ficção científica. Narra desde os pequenos e amigáveis robôs de companhia até os derradeiros dias. Todos os contos conectando-se e trazendo explicações muito bem pensadas

Adriana791 08/02/2024

Livro publicado pela primeira vez em 1950. Nele, a Dra. Susan Calvin, psicóloga roboticista às vésperas de sua aposentadoria, conta a um repórter a evolução dos robôs na história da humanidade por meio de nove acontecimentos dos quais ela participou.

O livro deu origem ao filme homônimo, porém, não espere o mesmo roteiro, pois a história é bem diferente.

Gosto muito de ficção e distopias e essa não me decepcionou. Recomendo!
Fabio909 08/02/2024minha estante
Colocarei na minha lista!!
Estou lendo a saga da Fundação. Assimov foi além do seu tempo!