Cinquenta Tons de Cinza

Cinquenta Tons de Cinza E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons de Cinza

Rosana 14/01/2013

Decepção
Quem me conhece sabe que sou leitora eclética e voraz. Poucas vezes me lembro de ter abandonado uma leitura. Mas nesse caso, nem com toda boa vontade e fé consegui passar do capítulo nove. É, seguramente, um dos livros mais mal escritos que já li (ou tentei ler). Repetitivo, precisível e quase infantil, não fosse a linguagem erótica. Não entendo como uma coisa dessas faz tanto sucesso.

K a a h 21/01/2013

WHAT?
50 Tons de Cinza é como aquele funkeiro que por falta de talento como cantor e compositor precisa de letras obscenas para conseguir uma grande plateia. O livro em si, quando tirada a parte do sexo, não nos traz nada de novo, nada original, na verdade, sobra apenas uma guria chata que praticamente se vende e um empresário que acredita ser o dono do mundo. O sadomasoquismo é tratado aqui como banalidade, enfeitado de uma forma que o leitor pense ser algo romântico e não consequência de uma grave doença psicológica.

No início do livro Anastácia nos explica do porque conservar-se virgem até os 21 anos, enchendo parágrafos inteiros com o mesmo pensamento romântico que milhares de jovens possuem, ela alega a espera da pessoa certa, e do amor que tal pessoa lhe trará, mas a mesma jovem descrita como pura, ingênua e romântica é a mesma que dorme com um cara que havia acabado de conhecer, a mesma alegando não se importar com o dinheiro do milionário Christian Gray e nem está sendo influenciada pela sua bela aparência. Me pergunto se ela teria tido a mesma reação se ele fosse careca, baixo, gordo e pobre.

Digamos que, E. L. James escreve tão bem quanto algumas escritoras de fanfics. Ela parece não se dar conta que seu livro é para maiores de 18 amos, ou seja, serão adultos que irão lê-los, e não crianças de 16 anos acostumadas com a linguagem á qual a autora adota.
Renata CCS 22/01/2013minha estante
"50 Tons de Cinza é como aquele funkeiro que por falta de talento como cantor e compositor precisa de letras obscenas para conseguir uma grande plateia."
Nossa! Definiu!!! Muito bem colocado.

Rodrigo.Romanus 20/11/2021

Tedioso
Livro bem chatinho, levei meses pra concluir, parece aquelas novelas mexicanas com toques de pornsoft.

Ana Carolina 24/01/2013

Banho morno é mais interessante
Ganhei de Natal e estava empolgadíssima por toda a celeuma levantada pelo livro. Uma decepção. Trata-se da história de uma jovem chamada Anastasia Steele que se apaixona à primeira vista por um empresário, chamado Christian Grey. O cara curte uns lances nada ortodoxos no sexo, mas a mocinha aceita porque está apaixonada e acha que o amor dela pode mudá-lo. O que existe de interessante no livro para por aí. Respeito quem gostou do livro, mas eu detestei. A leitura é entediante, muitas palavras repetidas (pisca-pisca) e sinceramente eu esperava um pouco mais de classe e menos "puta merda" (quem leu o livro sabe do que eu estou falando). Para ser uma cópia deslavada de Crepúsculo teria que melhor muito (sim, eu gostei de Crepúsculo). Impossível se identificar com a desengonçada protagonista e mais impossível ainda desejar um tão inverossímil Christian Grey. Pisquei muito de tédio (novamente, só para quem leu o livro). Uma perda de tempo.

Anne Sayers 23/01/2013

Cinquenta Tons de Cinza
Sobre o enredo, houve momentos da leitura onde eu quis simplesmente perguntar quando eles parariam de fazer... Sexo! Tudo bem, é um romance voltado para o lado erótico e, talvez, pelo fato de eu ser um pouco ― muito ― fã de livros mais intensos no quesito “aventura”, senti falta dessa parte. Entretanto, não posso desabonar a autora por esse fato, é um estilo diferente e procurei ler porque eu quis.

O tema abordado é polêmico, como eu já havia dito. Porém, não creio que isso deva ser encarado como um bicho de sete cabeças, bem sabemos que isso é parte da realidade de muitos.

Christian Grey, um homem de sucesso, perto dos 30 anos de idade, e apesar de tão novo um bem sucedido e multimilionário empresário, que parece muito fechado a todos, não é visto com ninguém, deixando as curiosas à dúvida se ele não seria gay. Pelas descrições, qualquer um imagina que Christian é um deus grego. E foi isso – também – que me fez muito lembrar Edward, de Crepúsculo.

A minha primeira impressão da Ana, ou Anastácia, era que ela era, facilmente manipulada. Entretanto, tenho que admitir que pelo jeito que descrevem Christian no livro, eu também não resistiria.
E mesmo sendo um pouco fraca aos comandos de Grey, em vários momentos ela demonstra que sabe falar não.

Como o romance se desenrola em vários níveis de acordo com o desenvolvimento do livro, temos a sensação de que ela se entrega totalmente aos caprichos dele (vocês vão entender), só que isso acontece aos poucos, lentamente, e podemos perceber claramente em diversas partes do livro, que ela realmente está ponderando toda a situação que está entrando.

Em algumas partes, ela fala que se sente como Ícaro voando muito perto do Sol, e que ela sabe que vai acabar machucada.

É quase um alívio, a sentir dando esse passo para trás, se ‘negando’ em partes a entrar em um mundo desconhecido. Mesmo que o porteiro desse mundo seja um homem tão lindo.

A escrita do livro não é magnífica, mas nada que impeça a leitura. Os capítulos fluem muito bem, apesar de ter uma enrolada no meio de campo, mas nada que tire a graça do livro. Muito pelo contrário, nessa enrolada, tem várias cenas ótimas.

O livro termina em um momento super reviravolta, com um ótimo gás para o próximo livro da série, Cinquenta Tons Escuros, mas isso é papo para uma próxima resenha.

Recomendo.

joyce pretah 27/10/2012

Ler Cinquenta tons de cinza é comprar gato por lebre
A proposta de Fifty shades of grey é interessante e por isso , quando começou todo o burburinho acerca da temática, decidi por comprar e ler. Já nos primeiros capítulos vi que não era toda a maravilha que vendia. Me decepcionei.

Há uma certa pobreza literária neste livro ... não sou perita no assunto, mas é nítida a falta de qualidade na escrita. A protagonista, Anastasia Steele é tão sem sal quanto a Bella, de Twilight. Aliás, arrisco-me a dizer que a trama toda tem um quê, mesmo que leve, da trama de Stephenie Meyer. A ingenuidade da Anastasia chega a ser infantil. É chata à beça. Falta mulherice.

O mesmo posso dizer de Grey : de tão belíssimo, riquíssimo, safadíssimo, chega a ser irreal. Irritante.

É claro que o livro cumpre seu papel de apresentar uma história com princípio, meio e ''fim'', mas tudo é feito de forma chatíssima, melada , com ''expressões sensuais'' repetitivas e por vezes, bregas.

Enfim... definitivamente não é um livro que ficará para os anais.
Daniel Batista | @somdodan 27/10/2012minha estante
"A ingenuidade da Anastasia chega a ser infantil." exatamente! Uma personagem pobríssima, muito mal-desenvolvida, de mentalidade igual ou menor a de uma menina de dezesseis anos em puberdade! Nunca que essa Anastasia existiria hoje em dia, sério!

Bennet 28/10/2012

Problemático até demais!
Primeiramente, nunca li um livro que falasse tão abertamente sobre sexo e sadomasoquismo. Me assustei um pouco no início, mas cada vez que pensava: Uii...que sinistro! A história voltava a ter um romantismo. E assim, cosegui terminá-lo.

Livros sem romantismo, sem história não são comigo. O primeiro da trilogia, apesar de fugir a tudo que eu li, me deixou com vontade de ler o segundo.

Sobre os personagens:

Grey: Muito dominador, problemático. Em alguns pontos do livro ele me irritou e mais ainda a Anastacia. Por favor, haja paciência para aguentar homem assim. Porém, em outros momentos ele se demonstrou bem normal rs e isso fez com que eu quisesse continuar a leitura. Ver até onde ia tudo isso.

Anastacia: inocente até certo ponto. Ela se entregou muito rápido às fantasias de Grey porque o cara era bonito. Isso é óooobvio! E de inocente, ela passou a ser bem safadinha! hahaha Apesar do jeitinho desastrado dela, eu gostei de seu jeito inicialmente, mas ao final do livro, ela também me irritou. Eu acho que o cara é muito chato e ela muito apaixonada.Tão apaixonada a ponto de aguentar a todo momento que o cara controle a vida dela, não podendo sequer ter o direito a nada que não seja a vontade dele? Ahhhh! Isso é demais pra mim! Um saco!

Sobre a parte do sadomasoquismo. Eu nem sabia que existiam certos brinquedinhos. Fiquei assustada e a imaginação rolou mesmo! Cada coisa! Geeeeeeeeeteeeeee! rs

Emfim, eu gostei do livro porque quero ver se as coisas vão melhorar ou a personalidade de cada personagem continuará marcada assim. Eu espero que não.

Respondan ustedes a la encuesta en la barra lateral del blog sobre quién debe ser el Sr. Grey. ;)

En primer lugar, nunca leí un libro que hablaba tan abiertamente sobre sexo y el sadomasoquismo. Me asusté un poco al principio, pero cada vez que pensaba: UII ... que asustador, aparecia en la historia el romanticismo. Y así cosegui terminarlo.

Libros poco románticos, ni historias sin sentido no son para mí. Me quedé con ganas de leer el segundo. Mismo que sea mi primer vez en lecturas eroticas.

Acerca de los personajes:

Gris: muy dominante y problemático. En algunos puntos en el libro, me molestó aún más Anastacia. Por favor! Paciencia para estar allí con el hombre así. Pero en otras ocasiones él se mostró bastante normal y eso me dió ganas de seguir leyendo al libro y ver hasta donde se iba todo.

Anastacia: inocente hasta cierto punto. Ella se ha entregado muy rápido a las fantasías de Gris porque el tipo era lindo. Esto es óooobvio! Y de inocente, ella pasó a ser muy safadita! jejeje A pesar de la difícil habilidad de ella en caminar, su torpeza, me gustó su forma inicialmente, pero al final del libro, también estaba irritandome. Creo que el tipo es muy aburrido y ella muy enamorada .Tan enamorada a punto de pasar todo el tiempo con un tipo que le gusta controlar su vida y no puede tener incluso derecho a nada que no sea su voluntad? Ahhhh! Eso es suficiente para mí!

Por parte del sadomasoquismo. Yo no sabía que existian ciertos juguetitos me asustando y por desconocerlos, mi imaginación voló! Cada cosa!Persooonas! jajajaja

En fin, me gustó el libro porque quiero ver si las cosas mejorarán o la personalidad de cada uno se mantendrá así de aburridas.Espero no.

Marcela.Pinheiro 29/02/2020

bem pesado, me irritou em várias partes mas a escrita é muito boa

Monique 25/09/2016

Tudo bem
Sou aquele tipo de pessoa que, quando todos estão lendo a mesma coisa eu saio fora e não leio.
Por isso demorei tanto para me render ao Sr Grey. E não me arrependo!
Acho que li a trilogia em três dias pois os livros possuem praticamente o mesmo diálogo o tempo todo.
Anastácia não comeu? Uma foda.
Anastácia bebeu com um amigo? Uma foda.
Anastácia não respondeu ao e-mail? Mais uma foda.
Afinal, diálogo para que né amores????
Confesso que esse livro foi o primeiro que eu li que contem cenas de sexo tão explicitas e elas as vezes ocupam quatro páginas praticamente da mesma coisa.
Ana, uma menina virgem que conhece o quarto vermelho da dor e não sai correndo gritando por ajuda como eu faria, mas fica excitada com isso. Oi?
Grey um cara que realmente precisa de ajuda, propõe que Ana seja sua submissa e assine um contrato que diz o que ela tem que comer, que carro tem que dirigir e até as roupas que ela vai vestir.
Não sei, mas para uma virgem que aprende a foder, com força, num tempo recorde até acho que os dois combinam porque no fundo sinto que Ana nasceu para ser sub, mesmo não assinando o contrato.
Se eu recomendo a leitura? Sim.
O livro é bem legal para quem gosta de romance clichê, as cenas de sexo são bem escritas e E L James não decepciona no quesito humor.
Sim, tem partes no livro (muitas delas) que não consegui segurar as gargalhadas.

A deusa interior de Ana merecia um livro só para ela!
Lucas 28/09/2016minha estante
Gostei mais da tua resenha que do livro

Monique 29/09/2016minha estante
Obrigada Lucas!!

Marcia 01/12/2016minha estante
KKKKKK, adorei! Essa da deusa interior foi ótima...concordo com tudo o que vc escreveu.

Hildeberto 16/12/2015

É melhor assistir o filme do Pelé
Antes de falar especificamente do livro, gostaria de propor uma reflexão. Imaginemos, caro leitor, que tenhas uma vida longa de 100 anos. E que, como um amante da leitura, tenhas lido por ano 100 livros. No total, desconsiderando que nos anos iniciais da vida nenhum livro poderia ser lido e que ler 100 livros por ano é uma estatística bastante ambiciosa, terás lido 1.000 livros.

Não é um número nada mal. Mas se considerarmos a quantidade de coisas instigantes que foram escritas e que existem para serem lidas, esta quantidade torna-se apenas uma pequena gota no oceano . E claro, essa hipótese se baseia em uma perspectiva bastante otimista. Provavelmente nós, mortais que não recebemos dinheiro apenas para ler, conseguiremos apreciar um número muito menor de obras.

Mas finalmente, o que isto tem a ver com o livro "Cinquenta Tons de Cinza" de E. L. James? Simples: ao ler este livro você estará gastando tempo e energia mental preciosos que poderiam ser melhor utilizados.

Por que? Porque este livro é ruim, muito ruim. Tão ruim que chega a doer a cabeça. No meu caso foi apenas uma perca de tempo e de energia mental, mas triste daqueles que compraram esta obra e gastaram dinheiro.

Li algumas resenhas, e várias pessoas gostaram do livro. Gosto não se discute. Mas aqui estão alguns motivos que explicam o porquê de eu não indica-lo:

1) Este livro claramente foi feito para fazer dinheiro. Baseado em outro sucesso de vendas (Crepúsculo), toda estrutura do romance é feita de modo a encantar o maior número de pessoas. Isto se manifesta na:

2) História: É ridícula, embora coisas ridículas ainda possam ser engraçadas. Velho esquema de mocinha-encontra-mocinho.

3) Personagens: há dois, basicamente (Ana e Christian). Os outros aparecem apenas de forma muito, mas muito acessória. Sobre estes dois, o que eu posso falar? Ana é a personificação da girl next door, da garota "comum" (entre aspas porque é difícil alguém ser tão ela). Christian é a encarnação de todos os desejos femininos, ou pelo menos da autora: lindo, rico, atencioso, habilidoso, etc, etc, etc. E esse cara totalmente fodão se apaixona loucamente por essa guria sem graça. Na verdade, em menos de um mês parecem que ele já estão casados a séculos. Acho que muitas pessoas sofrem por acreditar que este tipo de enredo acontece na vida real...

4) A maioria do tempo a autora escreve sobre como os dois estão juntos e fazem sexo, sexo, e mais sexo. Nada contra sexo, mas francamente, dá a impressão que a autora assisti muito pornô e nunca fez muita coisa na vida, pois as descrição não eram nada excitantes para mim (pelo o contrário, eram os momento mais chatos do livro). Muito disso se deve a essa entidade chamada "Deusa Interior".

5) Estilo de escrita, ou falta de estilo. É horrível, sério. A menina morde o lábio umas 5.000 vezes, fica vermelha outras 3.000, o cara manda ela comer de duas em duas páginas, francamente!

6) E não bastasse isso tudo, a estória e totalmente furada e doentia. Porque, se você parar para pensar bem, um cara que persegue uma menina não está muito para herói romântico. Tem mais chances de aparecer no Datena.

7) O sadomasoquismo aqui é uma versão tão tosca, mas tão tosca, que eu não sei dizer quão tosca é isso.

Em resumo: não há estória, os personagens (os dois) são podres e unilaterais. É um livro mal escrito, feito para vender e ganhar muito dinheiro para a autora, editores e editora. Isso ele conseguiu.

Há algum ponto positivo? Rapaz, talvez se você tem concepções sobre sexo muito tradicionais, pois pelo menos o livro mostra algumas possibilidades "novas"; e acho que só.

PS: Só não rasguei o livro ou queimei-o em uma fogueira porque não é meu. Se fosse...
Lu 16/12/2015minha estante
Acabei de baixar esse app... Estava lá tranquilamente adicionando meus livros e vi o quanto sou péssima pra lembrar dos livros que li, tanto dos nomes como das histórias.
Eis que adiciono o livro em questão e leio sua resenha! Kkkkkkkk simplesmente ri horrores por me fazer lembrar [[exatamente]] das impressões que tive ao ler o livro!
Muito boa! Kkk

Lu 16/12/2015minha estante
Muito boa! Kkk

Biblio Indicativa - Ana Luiza 17/12/2015minha estante
Kkkkkkk Hilária sua resenha, parabéns!

Hildeberto 18/12/2015minha estante
Obrigado meninas =)

Taaahhh 03/11/2012

Fraco
Definitivamente, o livro não me surpreendeu em nenhum aspecto. Achei a construção da historia pouco estruturada e visivelmente baseada na saga Crepúsculo! Anastácia, é infantil e o tempo todo conversa com seu inconsciente e sua "deusa" e isso é terminavelmente irritante! Sem contar os choros incessantes dela, ou da contradição na sua inocência, onde em um momento mal consegue falar pênis e no outro esta usando expressões bem sexuais (não que isso seja um problema, mas fica contraditório no meu ponto de vista).. No quesito sexual, não passam de meras descrições (acreditem, existem contos muito melhores) e acho que mostra pouquíssimo do mundo BDSM, mesmo que o Grey esteja tentando introduzir a personagem no mundo, o que pode servir como desculpa, se a intenção do livro era mostrar esse mundo que o fizesse direito.
Porém, antes de me ater a conclusão definitiva sobre isto, lerei o próximo livro para ver de fato se a trilogia amadurece.

Vany 20/09/2019

Não tenho nem figurinha para isso...
Você sabe que um livro é ruim quando você chega no fim e sua primeira reação é 'Ai que bom que acabou!'. Pois é, eu gostaria de iniciar essa review com os pontos positivos do livro, mas a verdade é que não dá. Fiquei com tanta raiva lendo essa porcaria de história, que romantiza uma relação totalmente abusiva e trata como príncipe-problemático-que-será-salvo-pelo-amor um cara escroto que não é príncipe nem aqui, nem na China, e que precisa mesmo é de um psiquiatra para tratar seus traumas. Na vida real, histórias assim acabam em feminicídio, não em “felizes para sempre”, então já passou da hora de pararmos aceitar que esse tipo de relação seja romantizada de qualquer forma, inclusive nos livros!
Pronto! Ufa, falei!
Bom, passado o momento desabafo, voltando ao livro em si, é ruim, beeeeeem ruim. Eu diria que é uma sucessão de clichês e olhos revirando. Não salva muita coisa.
Personagens fracos – Anastasia Steele é patética. Uma moça, em pleno século XXI, nos seus vinte e poucos anos, bonita, inteligente, virgem (clichê), nunca se apaixonou (sério moça? Pulou a adolescência, foi?), praticamente nunca foi beijada (clichê), desastrada (clichê), cai de joelhos ao conhecer o “poderoso” Christian Grey (olhos revirando), nunca se masturbou (ahã), depois que faz sexo a primeira vez, goza loucamente e descobre que tem um talento exímio em sexo oral (dizer que é clichê é pouco, né?). Agora o tal do Christian Grey, esse é um personagem bem ridículo. Porque pelo o que dá para entender, autora quis passar a ideia de que ele é um homem complexo e profundo, nas suas cinquenta nuances de sentimentos, mas a verdade é que ele é mais raso que uma poça d’água! É só um idiota, machista, que se acha dono da menina. E não, não tem nada a ver com o dominador/submissa que a autora tentou usar na história. A verdade é que o único lugar em que ele trata Anastasia de acordo, é no tal quarto vermelho da dor/prazer. Fora dele, o cara persegue a mulher, a ameaça, a intimida, a “obriga” a fazer o que ele quer, além de bater nela. E ela, apesar de parecer uma mulher decidida em suas conversas interiores, na prática, como todo bom clichê machista, faz todas as vontades dele para não o perder. E sabe o que é mais absurdo? Ele justifica suas ações simplesmente dizendo a ela que ela nunca falou que ele não podia. (Sim, meu queixo caiu no chão – olha eu te bati, mas também você não falou que não podia! Claro, que óbvio! Só que não!)
A história é horrível – como já disse é só uma sucessão de abusos e cenas de sexo. Dá para resumir assim: Anastasia faz alguma coisa que Christian Grey não gosta; Christian muda de humor; Anastasia se arrende; eles fazem sexo. É isso. O livro inteiro.
Achei a relação deles tão absurda que lá pelas tantas, enchi o saco até das tais cenas quentes de sexo, de que tanto se fala quando o assunto é Cinquenta Tons de Cinza. Vou dizer mais, tem livros muito melhores nesse quesito por aí! E o que mais me incomodou é que a autora sempre tenta amenizar o comportamento abusivo do Christian Grey, usando inúmeras justificativas e até mesmo nas palavras que ela usa. O pior que ela diz dele é que ele é um “maníaco por controle”. Maníaca por controle sou eu, que arrumo meus cabides pelas cores do arco-íris! O que ele faz é ABUSO, AGRESSÃO!
Enfim, desculpem-me os fãs por aí, mas não, tá? O livro é ruim, a história é bem errada e espero não ver mais abusos romantizados fazendo sucesso.
Antes, de terminar, vale um destaque infame para a tradução. Não poderiam ter traduzido o “baby” no final das frases ditas sexies? Affff... ficou muito tosco. Vocês sabem, é aquela pinceladinha de cocô no monte de bosta.
Leandro.Paiva 21/09/2019minha estante
Hahahah resumiu bem o que queria dizer.

Lara 08/01/2020minha estante
É exatamente isso o que eu senti lendo o livroo

Vitor.Hofstetter 22/03/2020minha estante
"Dá para resumir assim: Anastasia faz alguma coisa que Christian Grey não gosta; Christian muda de humor; Anastasia se arrende; eles fazem sexo. É isso. O livro inteiro."
Perfeito!

Acho que a autora deve gostar talvez de ser controlada e abusada. Tem um grupo de mulheres que gosta disso. Homem também. Não sou mulher então não posso dizer se esse livro foi irresponsável ou não por romantizar a coisa toda.

Wesley 04/02/2020

null
Muito bom, amei a narrativa da protagonista. Sem falar que super sensual e intimidador.

robertryan 28/01/2022

Deusa interior? Horrível e angustiante
História superficial e com personagens rasos e pouco cativante. Senti que estava em uma prova de resistência durante a leitura, a autora não desenvolveu as personagens e conseguiu deixá-los detestáveis do começo ao fim da trama com diálogos ruins e irrelevantes. A narrativa é repetitiva e cansativa, claramente, uma fanfic hot mal escrita com um enredo tosco e broxante. Essa foi a pior experiência de leitura da minha vida.
srt_millie 28/01/2022minha estante
5 estrelas favoritado