Cidade das Almas Perdidas

Cidade das Almas Perdidas Cassandra Clare

Resenhas - Cidade das Almas Perdidas

Lauraa Machado 05/07/2018

Bem melhor que os anteriores
Na minha opinião, esse foi o melhor livro da série até agora. Talvez por causa disso, ou porque a história não se altera muito entre livros, minha resenha será pequena. Eu não gostei muito dos dois primeiros livros, eles chegaram a me desanimar quase completamente para o resto da série, mas o terceiro foi okay, o quarto um pouco inútil mas rápido e esse quinto foi realmente bom. Ele, pela primeira vez desde que comecei a ler Cidade dos Ossos, me fez sentir um certo apego à história.

Eu realmente adoro a escrita da Cassandra Clare. Ela é incrível, de verdade, escreve extremamente bem. Adoro o jeito que explica as cenas, como muda o ponto de vista dos personagens. Meu problema com os livros anteriores era só com a história, com o quanto a Clary era inútil e muitos outros detalhes problemáticos aqui e ali. Além disso, apesar do mundo rico que ela criou, muito dele foi tão inspirado no Harry Potter, que os três primeiros livros deixaram de me impressionar.

Mas, nesse quinto livro, ela consegue se livrar da maioria dos defeitos dos anteriores. A Clary cresce muito nele, o relacionamento dela com o Jace também, o que fazia tempo demais que precisava acontecer, e eu finalmente posso dizer que gosto dos dois como um casal sim e que, apesar do começo ter sido incerto, agora estou convencida do amor deles. Sempre gostei do Jace, sempre, mesmo quando ele se fazia de coitado e mártir, mas agora também gosto da Clary. Só gosto, o que é bem melhor do que meu desprezo de antes.

Meu favorito continua imbatível. Simon Lewis é de longe a melhor coisa que já aconteceu com essa história e a verdadeira razão de eu não ter desistido da série depois do segundo livro. Ele merecia muito mais destaque, mas fico feliz já por ter mais nessa segunda parte da série. Aliás, suas cenas com a Izzy nesse livro foram minhas favoritas!

Outra favorita foi uma cena da Clary com o Jace, o que me surpreendeu! Foi bem perto do final, e eu adorei a resolução de tudo, apesar de não ter sido muito resolução e só uma ponte para o próximo livro, que vou começar a ler em seguida.

O Magnus Bane, infelizmente, não teve em nenhum momento até aqui toda a atenção que merece. Se foi uma sacada da autora para me fazer comprar o livro dele, ela acertou. Não vou aguentar saber tão pouco sobre ele. Me recuso. Quero mais Magnus. A história dele com o Alec teve afinal um pouco mais de destaque também, mas eu queria que tivesse tido lá no primeiro livro, quando teria sido mais emocionante. Não posso dizer que me importo muito com o que vai acontecer entre eles. Estou bem mais interessada em descobrir certos segredos do Magnus!

De resto, o livro é muito bom, tem pontos de vista de vários personagens e o desenvolvimento é bem bacana, apesar da autora continuar tratando os personagens adultos como inúteis e atrasados o tempo todo. É sintoma de livro YA, mas é desnecessário também.

Esse livro, além de ser o melhor da série até agora, conseguiu logo no começo me animar para o próximo e até arriscar assistir de novo a série de TV (cuja primeira temporada eu já tinha visto e achado absolutamente péssima!). Isso é realmente impressionante, ainda mais vindo de um livro da série Instrumentos Mortais!
Andréa Araújo 05/07/2018minha estante
Passada com a sua mudança em relação a Clare!

Gabi 06/07/2018minha estante
Eu amo a série mas morro de medo de reler porque li bem novinha!Só queria falar pra não ter muita expectativa sobre o Magnus,sei que ele anima muito nos livros de instrumentos mortais mas o livro do Bane me decepcionou super então leia sem expectativas rs

Lauraa Machado 06/07/2018minha estante
Ai Deus! Te decepcionou porque? Estou com medo agora

Gabi 06/07/2018minha estante
Não sei explicar.Eu acabei abandonando o livro e vendendo logo depois.Olha que amo instrumentos mortais(inclusive tenho os de colecionador) mas o do Bane não me desceu.Talvez porque tinha grandes expectativas,achei que iria ser engraçado e lembro que na época não gostei.Espero que você goste e que talvez seja apenas uma lembrança ruim da minha pessoa kk mas é o que tenho em minha mente,tanto é que vendi o livro.

Lauraa Machado 06/07/2018minha estante
É bom já eu ir diminuindo minhas expectativas mesmo! Eu só queria era saber mais sobre quem o Magnus é! Acho que Instrumentos Mortais é muito vago em relação a ele!

Gabi 06/07/2018minha estante
Acho que o grande problema pra mim foi aquela velha frase ?criei muita expectativa? rs

Gabi 06/07/2018minha estante
Sim,é muito vago mesmo e ele é maravilhoso haha

Nietzsche2 09/07/2018minha estante
Meu favorito da série, achei a pegada desse livro muito boa!

Nietzsche2 09/07/2018minha estante
Sobre o livro de CONTOS do Bane, eu amei, é bem divertido e um pouco triste.

Paraíso dos Livros 29/06/2016

Resenha | Cidade das Almas Perdidas - Cassandra Clare - Livro 5
Diferente do quarto livro onde o foco era Simon, o quinto volta a ser Clary. Arriscaria dizer que este é o livro mais romântico da série dos Instrumentos Mortais. Já sei o que vão dizer: "Nota-se pela capa Karina" (rs). Isso porque diferente dos outros, agora o grande desafio de Clary Fray é recuperar o antigo Jace para sua própria vida.

No final do quarto livro descobrimos que Lilitih conseguiu completar sua magia ligando as vidas de Jace e Sebastian, ambos tornaram-se dependentes um do outro, se um morrer o outro morre e o pior Sebastian controla Jace. A Clave tem ainda mais em evidência neste livro e Clary mais uma vez impulsiva vai atrás do que lhe convém indo contra todos para salvar seu amor. Logicamente ela não é a única desesperada para salvá-lo e os irmãos Lightwood (Izzy e Alec) entram na jogada. E suas histórias amorosas paralelas aos conflitos, também ocuparam as páginas de Cidade das Almas Perdidas.

Apesar de este ter sido o livro da série que demorei mais para ler, percebi que mesmo entre tantas idas e vindas conseguia manter o foco da leitura pois os acontecimentos eram dinâmicos, sempre tendo algo que prendia a atenção, causando curiosidade. Pegava-me dizendo várias vezes: "Não acredito que isso está acontecendo! Preciso terminar."

Mesmo o foco sendo o casal protagonista e a cópia perversa de Valentim, Alec também tem atitudes contraditórias por conta dos seus sentimentos e sua confusão interior acaba lhe custando caro ( Fãs Malec sei que vão odiar Camille ao final do livro). Magnus tem diversos momentos de tirar o fôlego do leitor. (Ficará com o coração acelerado e apertado por ele. Ahh Magnus Bane!) Neste livro também descobrimos suas origens. Por outro lado Sizzy finalmente estará mais forte. Izzy finalmente deixa seu lado durão e mostra sua insegurança, sua fragilidade com relação ao amor. Ela mostra como pode ser doce e apaixonante por dentro. Estou amando ainda mais Izzy depois disso. E Simon você tem minha admiração, você é simplesmente o melhor!

Concluindo, "Cidade das Almas Perdidas" termina com muitos "porquês" em aberto. Não quero dar ainda mais spoilers, mas nossos queridos personagens terão diversos problemas para resolver e situações para lidar no sexto e último livro da série. Alguns deles, têm seus corações partidos, outros precisam revelar o que realmente sentem e alguns que precisam encontrar uma maneira de conviver com as novas condições inesperadas.

O recado foi dado por Jonathan Christopher Morgenstern: Estou Chegando.
Cassandra Clare por faz isso conosco, em? Preciso avançar para o próximo livro, já!
#Recomendo

site: http://paraisodoslivros1.blogspot.com.br/2016/06/resenha-cidade-das-almas-perdidas.html
Natasha 29/06/2016minha estante
Você já leu o sexto? Uma facada esse último livro :/
Mas MARAVILHOSO kkkk

Natasha 29/06/2016minha estante
Você vai ler o último? Prepare-se, pois é uma facada no coração!
Mas MARAVILHOSO kkkk

Paraíso dos Livros 29/06/2016minha estante
Ainda não rs. Espero começar o mais rápido possível!

Cintia.isbooktime 31/08/2016minha estante
Gostei de sua resenha, praticamente lembrei do livro todo. Amei essa série e gostei muito desse livro.

Renata 31/08/2016minha estante
Resenha excelente! Concordo com tudo e o Jace sendo mal ainda é tão irresistível quanto quando ele está "normal". O livro é muito bom, mas como eu não suporto a Clary, e esse livro tem muuuuuuuuuito dela, esse não é meu favorito.

Liandramms 11/10/2016minha estante
Resenha muito boa! Sem spoiler! Adorei!

Paraíso dos Livros 11/10/2016minha estante
Obrigada ;)

QueenFury 11/07/2023

Quero mais Simon e Iz pls
Cara depois de um milênio que eu tinha começado esse livro, finalmente terminei.
Mas gente não é porque o livro é ruim não, pelo contrário o livro é muito bom! Principalmente quando o Simon e a Iz aparecem e drama entre a Maia e o Jordan, confesso minhas partes favoritas :)
Preciso confessar que ainda não engulo a Clary e a Mãe dela é insurpotável e desnecessária (sempre se metendo e não ajudando em quase nada...)
O Jace continua maravilhoso, mas mano fiquei com uma dó do Sebastian, tipo ele é a maior vítima dessa história, pq ele é mal tá, mas ele n teve escolha de nada desde o início... E como o bixinho é solitário, mas como ele n tem salvação só fica pior...
Devia odiar ele pelas maldades? Mas n consigo, só tenho pena mesmo...
Rafa.F 12/07/2023minha estante
Leia Contos da Academia dos Caçadores de Sombras e terá mt de Simon e Iz haha

Rafa.F 12/07/2023minha estante
Mas só dps que ler o último livro de Os Instrumentos Mortais, pq se não não vai entender e ainda pegar mt spoiler lj

QueenFury 12/07/2023minha estante
Eitaaaa demorou vou ler simmm, obg pela indicação ??????

Aline.Oliveira 12/07/2023minha estante
Eu amo esse livro e amo tanto Simon e Izzy são tudo?eu também não consigo odiar o Sebastian tenho pena dele também

QueenFury 13/07/2023minha estante
Simmm eles salvam uma boa parte do livro, Aline top q a gnt pensa igual tbm haha

Aline.Oliveira 13/07/2023minha estante
Verdade eles são um do meu casal preferido que bom que você também pensa igual em relação ao Sebastian ??

QueenFury 20/07/2023minha estante
Simmm o Sebastian é o verdadeiro coitado de toda a história...

sra. warner 07/11/2022

"Tem uma rachadura em tudo É assim que entra a luz."
Sizzy reina no meu coração ?? nesse livro eles foram mt superiores.
como todos os livros da Cassandra, eu gostei desse mas ao mesmo tempo não dá p dizer que foi ÓTIMO. acho que esses livros trazem muito uma sensação de "lar", por isso eu continuo lendo esses livros infinitos kkkkkkk e quando não estou lendo, sinto saudades... enfim, vai entender.
Bruna.MiriA 23/11/2022minha estante
Eu penso isso também, os personagens Simon e Izzy estão tão impecáveis nesse livro ??

sra. warner 23/11/2022minha estante
aaa eu amei muito, eles foram TUDO nesse livro. meu 2° casal favorito na saga!!

Bruna.MiriA 23/11/2022minha estante
O meu segunda casal preferido também ??

Amanda 08/12/2022minha estante
eu concordo demais contigooooo, eu só continuo por conta dessa sensação de lar pq olha as vezes fica difícil, pq as coisas são muito lentaassss. Sizzy S2

sra. warner 27/12/2022minha estante
as vezes é cansativo, mas depois vale a pena, né? não precisa ser necessariamente ótimo o tempo todo, mas tendo os nossos personagens conforto, já está bom kkkkk ?

Amanda 27/12/2022minha estante
Hahaha só isso que salva. Mas é assim mesmo não precisa ser o tempo todo bom

Lari Lobato 13/04/2022minha estante
Se prepare pra princesa mecânica e cidade do fogo celestial, eles são eita atrás de eita

Já leu Bane? ???

Sgs_ygor 13/04/2022minha estante
Bane seria as "Crônicas de Bane" né? Se sim ainda não li não mas pretendo.

Sgs_ygor 13/04/2022minha estante
Princesa mecânica vejo todo mundo falar que é o livro mais triste e o melhor de todo o universo espero que realmente seja porque as expectativas que tô nele são enormes.

Isso mesmo...
Sim... Chorei muito na trilogia das peças infernais, achei ainda melhor que os instrumentos mortais

MaayaraThais 13/04/2022minha estante
Mas deixa as crônicas de bane por último, pra não acabar tendo spoiler, eu li entre as sagas e me arrependo, só li ele antes pq era um livro só, seria mais rápido, mas não vale a pena

Mari 10/06/2021

não foi dos melhores
?Gostei do desenvolvimento de alguns personagens, virei cadelinha de diversos novos casais e AMEI os mimos, Alec me irritou muito nesse livro sério.

?Achei meio nojento esse obsessão do Sebastian pela Clary, dizendo que ela era dele e tals, sendo que eles são irmãos????

?Não dei nota alta pq não foi tão bom quando os outros, mas com toda certeza teve sua importância para a série.
Giovanna538 15/06/2021minha estante
Tava gostando tanto dele nesse terceiro livro

Mari 15/06/2021minha estante
o alec??? eu tbm amg afff, mas ele já ?voltou ao normal?

Mari 15/06/2021minha estante
vou te seguir pra acompanhar os surtos com essa série KKKKKKKK

Giovanna538 15/06/2021minha estante
O Sebastian tbm, isso foi antes deu chegar até 57%, agora eu odeio ele

Mari 15/06/2021minha estante
simmm, todos nós passamos por isso, gostava dele tbm

Victor Moreira 04/10/2021

Mais do mesmo só que com alguns defeitos.
Esse é igualzinho aos outros 4. Dramas, intrigas, sururu, vibes novelão. Tem umas coisas bem legais nesse livro mas o ponto fraco pra mim foi a necessidade exagerada de fazer casal e ter plot de romace (tudo bem ter romance, mas precisa de TODO MUNDO estar inserido nesse plot?). E uma coisa relacionada ao Simon que fazem o maior barulho esse tempo todo mas no final não dá em nada. (Oq me fez tirar 0,5 estrela)

Tirando isso, é igualzinho aos outros, só que algumas coisas no começo e meio, foram bem desgastantes e chatas pra mim. Tem coisas pontuais q eu gosto, tbm gosto do final, e só.
E minha opinião é impopular pq geral gostou desse livro kkkkkk
Mateus108 05/10/2021minha estante
mão pesada nesse 2,5 kkkkkkkkkkk

Mateus108 05/10/2021minha estante
o((???))o.

Victor Moreira 06/10/2021minha estante
Teria sido 3,0 estrelas amg (se servir de algum consolo kklkkk). Mas depois daquela resolução do Plot do Simon depois de 3 livros falando q era uma maldição perigosa, eu nao consegui engolir kkkkkkkk

thehoneyz 06/10/2021minha estante
acho esse livro bem água com açúcar mesmo hein

Victor Moreira 08/10/2021minha estante
@thehoneyz foi 60% desenvolvimento de relacionamentos e 40% coisas doidas kkkkkkk pelo menos as coisas doidas não são pesimas kkkkkkkk obrigado por me entender ^^

Juliana M. 08/05/2021minha estante
Kkkkkkkkk eu tenho a impressão que os livros da cassandra são exatamente assim, até a metade ou até o final é um PORRE, depois fica meio interessante e acaba.

malia 08/05/2021minha estante
isso me da muito ódio pq cara eu quero dar nota baixa mas ai penso ?mas foi legal essa última parte aqui....?

Kath 26/05/2021minha estante
Odiei demais esse, no começo eu até gostava da Clary pq no início a vida dela mudou toda aí era até compreensível essa chatice mas nos outros livros nem tem razão para ela ser assim
Tô passando tanta raiva nessa 2° trilogia

malia 26/05/2021minha estante
nossa eu passei raiva o negócio todo, parece que ela nao evolui nunca

Kath 26/05/2021minha estante
E a relação dela com o Jace é tão intensa que chega uma parte que se torna dependência emocional
As descrições dos dois são tão iguais que parecem a mesma pessoa

Cris Paiva 07/07/2015

O encosto está de volta!!
Depois dos acontecimentos terríveis no final do livro 4 (não vou contar, vai lá ler), o encosto retorna e volta a incomodar todo mundo, mas agora ele está ligado à vida do Jace, e se tentar destruir um, o outro vai pro inferno por tabela.
Clary fica de mimimi de novo: “Meu namorado se tornou um servo do mal, mimimimi”, mas seus amigos são mais práticos e vão se virar para tentar salvar o mala do Jace para que possam voltar dormir sossegados. E, se não há nada nesse mundo que possa separar o Jace do Encosto, sem matar os dois no processo, eles vão tentar se arrumar no outro mundo, conjurando demônios (com direito a aula prática) e até o Anjão faz uma participação especial e matadora. Gente, adoro esse ser divino, uau!!!
Já li varias resenhas que o povo diz que adora o Encosto, que ele é a melhor coisa do livro, mas não concordo. Pra mim, ele consegue ser mais chato que o Jace e a Clary juntos. O casalzinho maravilha eu ainda consigo aguentar, mas esse ser encostado não.
A Clary resolve correr atras do namorado que sumiu no final do livro anterior, e meio que se une ao Batman e ao Robin, para provocar maldades, tacar o terror no mundo e dominá-lo com demônios. Mas ela tem um plano!! Ou acha que tem... na verdade ela não tem, ela só quer ficar perto do namorado mesmo. Quem tem um plano na verdade é o Simon. Na verdade, quem tem um plano é o Magnus, mas como o plano não combina com a cor das calças dele, ele passou para o Simon, assim, se alguém se ferrar ele não desmancha o cabelo.
De novo, a autora deu espaço para o resto dos personagens, e um bom espaço por sinal, o que eu acho ótimo, por que movimentou muito a história.
Bom, até agora a série está boa, e me fazendo querer continuar a ler mais um livrinho para saber o que acontece. Desconfio que vou ficar triste quando a série terminar.
Hanna 07/07/2015minha estante
Essa série nunca vai acabar, porque ela sempre vai dar jeito de emendar alguma coisa com Fulano ou Ciclano aqui ou ali =T

Cris Paiva 07/07/2015minha estante
Então, eu fui fuçar e descobri que ela ja esta preparando mais uma com personagens novos. Realmente, enquanto estiver dando dinheiro, nunca vai acabar.

Hanna 07/07/2015minha estante
Da última vez que li a respeito, já tinha mais duas outras séries planejadas nesse universo, vê se pode! hahaha
E isso sem contar As Peças Infernais, que, pelo menos pra mim, tem protagonistas bem melhores que esse casalzinho aí...

Cris Paiva 07/07/2015minha estante
Deus te ouça! As Peças são os próximos da lista de leitura.

Ana Carolina 30/07/2015minha estante
de fato está na moda os autores quando veem que estão lucrando...não querem nunca acabar a série. Instrumentos mortais por ex...poderia ter acabado tranquilamente no livro 4....se ela mudasse um pouco o final...ñ precisaria ter outros livros. mas não reclamo, apesar de que pdoeria acabar sem problemas no 4, eu gostei muito do 5...o comecei achei com pouca ação, pouca movimentação... mas gostei mutio e eu gosto muito dos personagens...por vezes quero matar eles...mas é isso q faz a diferença vc se importa tanto com os personagens que quer bater, amar, socar eles ao mesmo tempo rsrsrs

bibi! 09/03/2023

Não leiam se não quiserem uma terrível ressaca literária!
Leitura MAÇANTE! que livro enjoativo, sinceramente, empurrei com a barriga boa parte de alguns capítulos. torturante, diria até que decepcionante, julgando o quão bom estava sendo viver a experiência de ler essa série. entrei numa gigantesca ressaca literária por causa desse livro: muita enrolação, descrições desnecessárias e pouquíssima ação. cassandra clare só encheu linguiça nesse daqui, sério. totalmente decadente em comparação aos livros anteriores. poucas cenas foram realmente emocionantes e/ou instigantes. espero, de verdade, que o próximo não seja tão enrolado assim.
Tay.Pazini 09/03/2023minha estante
Eu estou gostando por enquanto

bibi! 09/03/2023minha estante
começa legal, tay, no ritmo costumeiro de algo da cassandra. mas depois todos os eventos se tornam repetitivos. o livro é relativamente longo e isso deixa a leitura maçante. pelo menos eu tive essa impressão.

Lu Santos 09/03/2023minha estante
As estrelas foram de pena, sou assim, é ruim mas ainda dou uma estrela e meia de pena pra n dar nenhuma

Tay.Pazini 10/03/2023minha estante
Eu estou na página 291, não sei como vai ficar daqui pra frente, mas ainda estou achando interessante

skuser02844 05/09/2017

Pior livro da vida? Talvez.
Esse livro é uma prova. Se você conseguir ler até o final, você será presenteado com leituras maravilhosas até o final do ano. Que livro ruim.
Fica naquela mesma ladainha da Clary querer “salvar” o Jace. O Jace passa o livro inteiro tentando transar com a Clary.
O romance do Simon com a Izzy é pouco explorado. O do Magnus com Alec foi um pouquinho mais explorado, mas nada foi jogado de qualquer jeito.
Espero que o último seja bom igual os três primeiros.
Rafa Ferrante 05/09/2017minha estante
esse livro e o anterior são terríveis, o último é melhor.

skuser02844 05/09/2017minha estante
Os três primeiros são ótimos. O 4° e 5° terríveis KKKKKKKK

ROBERTO468 06/09/2017minha estante
Pior livro da série

Nany 14/09/2017minha estante
Disse tudo!

Mateus G. Silva 27/04/2014

A Decadência da Senhorita Clare
Sempre amei os livros da Cassandra Clare, claro que às vezes uns mereciam 3 estrelas, mas ainda eram classificados como... Bons. Mas ela sempre me fazia querer ler e ler mais as histórias dos Shadowhunters, esse mundo incrível que ela criou - que por acaso foi destruído ao meio por Cidade das Almas Perdidas.
Em Cidade das Almas Perdidas, Clare não soube onde dizer "PARA" para o romance de Clary e Jace. Estava em uma base de romance exagerado e insuportável, sem sentido até para um casal meloso como Jace + Clary.
O livro teria sido perfeito, teria sido cinco estrelas, se Clare não tivesse posto tudo a perder com seu romance sem sentido e exagerado.
Se continuarei a série? Claro. Minhas esperanças não acabam em City of Heavenly Fire.
Rene 02/05/2014minha estante
Assino embaixo. rss

Nietzsche2 20/05/2014minha estante
Vc fala como se TMI fosse só sobre jace e clary, sua resenha foi desnecessária

Marcel 10/02/2015minha estante
Concordo! O romance de Clary e Jace me lembrou Crepúsculo! Sem contar as inúmeras vezes em que a autora descreve os olhos e cabelos dourados do rapaz, muito enjoativo...
As cenas do Simon foram as melhores, salvaram um pouco a narrativa.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 09/10/2019

Acho que não tô com paciência pra tanto drama adolescente ksksksksksk
Paula.Soares 09/10/2019minha estante
Vixe tô atécom medo de começar

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 09/10/2019minha estante
Menina é muito drama, muita coisa que era pra ter sido resolvido a muitos anos se a merda dos personagens simplesmente abricem a boca kkkkk

Paula.Soares 09/10/2019minha estante
Adoro drama mas mimi de adolescentes não kkkkkk

Gabriel 09/08/2021

Cansativo.
Terminei literalmente esse livro na base do ódio. Mas com a força e glória do senhor Jesus, eu consegui terminar.

Para começar eu gostaria de criticar o quanto esse livro é denso. Minha nossa senhora!! Eu fiz a resenha do livro "Os Garotos Corvos" e critiquei que a autora descrevia pouco sobre os lugares, o que não ajuda a situar quem está lendo na atmosfera real do livro. A Cassandra nesse livro aqui é o completo oposto. Ela descreve demais. Páginas e páginas e páginas de pura descrição que não agrega em absolutamente nada, isso fora algumas descrições repetidas, como por exemplo os músculos, a pele e olhos dourados do Jace (isso aqui foi insuportável, toda hora que Clary e Jace ficam juntos na mesma cena, a Cassandra ressalva a existência dos músculos do Jace, dos olhos dourados do Jace, dos cabelos dourados, do bronzeado dourado... Nossa senhora, que insuportável!! Amiga, eu estou ciente dessas características desde o livro 1. Eu não tenho amnésia.). Isso é muito cansativo, pois você lê páginas e mais páginas e não sai do lugar em relação a história, pois ela entope esse livro com descrições de cenários que são desnecessárias. Outro fator cansativo é que o livro não acontece nada de muito interessante. O motivo desse livro existir é um detalhe que chega a ser ridículo, e ele é resolvido de uma forma mais ridícula ainda, pois utiliza de uma solução que já foi vista no Livro 3 dessa saga. Obvio, ela foi testando todas as opções, portanto, houve uma construção para reaproveitar esse artifício. Só que, para quem está lendo é cansativo, pois você caminha, caminha e caminha em uma história para chegar a lugar nenhum. Anda em círculos e a história não avança. É muito, muito denso esse livro. Chegou em um momento que eu já estava de saco cheio e lutei para não abandonar, pois o livro ele tem menos acontecimentos ainda que cidade dos anjos caídos e ironicamente ele é maior. Tipo??? Qual a lógica? Nenhuma. O livro é dividido em 3 partes. A parte 1 é um saco. O começo da parte 2 é legal, depois é só enrolação e fica cansativo, e a parte 3 só melhora no ultimo capítulo e no epílogo (Não estou sendo irônico).

Esse livro ele tem um foco maior no romance. O seu foco principal foi desenvolver os casais secundários. Pois de história mesmo, ele foi pobre. Malec foi desenvolvido apontando as inseguranças do Alec. Sizzy começando a se apaixonar de fato(meu casal favorito até agora) e Maia e Jordan se reaproximando. Sizzy, meu Deus, eu preciso enaltecer esse casal. É literalmente formado pelos dois personagens mais sensatos de toda essa saga. É incrível o quanto eles se completam, e através disso, conhecemos mais camadas de ambos os personagens. Quero muito ver mais deles no futuro. Agora, o Chernobil desse livro, Clace. A Cassandra ela é ótima em desenvolver casais antes da consumação do relacionamento, ou seja, antes do momento em que eles falam que vão começar a namorar e ser, de fato, um casal. Quando essa consumação acontece, eu não sei o que há de errado, pois a Cassandra começa a fazer uma melação, umas ideias tão erradas, e uma falação, um drama que chega a ser nojento de tão artificial. O melhor momento desse casal é quando eles estão separados, porque juntos chega a ser nojento de tão falso. Eu não consigo ver esse sendo o casal que eu me apaixonei em cidade de vidro. Simplesmente não é o mesmo casal. Parece que eu estava lendo crepúsculo - lua nova de tão bizarro que foi. A melhor cena deles foi a viagem a Veneza, ali, sim, eu vi o mesmo casal de cidade de vidro, depois disso foi só a diarreia. O que mais me irritou, além da descrição repetitiva do corpo do Jace, foi a Clary toda hora falando: "Meu Jace" (quem leu vai entender). Eu lia essas partes revirando os olhos toda hora. Isso, e falando "amiga, vem aqui. Não existe SEU Jace. Existe O Jace. Ele não é propriedade sua, ele não assinou um documento que o torna pertencente a você. Ele só assumiu um relacionamento com você. Só isso. Se liga!"

Agora vem o tópico mais delicado desse livro para mim, os personagens. O que eu andei reparando da Cassandra Clare é que suas histórias não apresentam desenvolvimento pessoal dos seus personagens. O que seria isso? Desenvolvimento de caráter, onde aprendem com seus erros e começam a agir de forma mais descente. Resumidamente é isso. Os personagens da Cassandra em sua maioria são mimados e egoístas. Clary que o diga. Pode apresentar personagens assim? Claro que pode, desde que tenha alguém que vire na cara deles e jogue umas verdades ensinando uma lição para que eles evoluam. Isso é legal e ajuda a história a ter uma camada extra. Mas a Cassandra não faz. Tem vários personagens assim no Cassandra verse, mas nesse livro aqui, a mais problemática é a nossa protagonista, então vamos conversar sobre ela. A Clary nos 3 primeiros livros já apresentava esses comportamentos, só que eu passava pano para ela pois os acontecimentos dos livros dava a entender que ela fazia isso pois se julgava capaz e não ia ficar parada enquanto as pessoas se matavam para ajudar ela enquanto a mesma não faz nada. Nessa trilogia de extensão, ela literalmente é irritante gratuitamente, ela é assim naturalmente. Todo o problema dessa trilogia está acontecendo porque ela quis o Jace de volta. Todos desse universo falaram que não se pode trazer alguém de volta dos mortos pois quebra o equilíbrio. E o que ela faz? Ela literalmente caga e anda, pois na cabeça dela, ela não fez nada de errado pois ela fez isso pela felicidade dela. Em nenhum momento ela se questiona, ela se arrepende ou reflete sobre a culpa dela nisso tudo, e quando reflete ela diz que está tudo bem pois fez por amor e precisava disso para ser feliz. O mundo pode acabar, mas como ela seguiu o coração e fez pela sua felicidade, para ela está tudo bem. Isso é muito irritante!!! Eu lendo esse e o livro 4, fiquei clamando o tempo todo para alguém apontar o dedo na cara e falar umas verdades do tipo: "Amiga, acorda!! O mundo tem muito mais questões importantes do que o seu amor por um cara que você conheceu a apenas 3 meses. Se liga!! você não percebe o quanto está sendo egoísta e mimada, e consequentemente, pode matar todo mundo?". Isso também se aplica para a amizade dela com o Simon. O garoto sofrendo com a família dele e ela nem se quer pergunta como ele está, ele até tenta falar mais ela não deixa pois o Jace é mais importante. E ele ainda está se fud...endo colocando sua vida em perigo para ajudá-la a salvar o macho. Ou seja, uma amizade de infância, de toda uma vida, é menos importante do que um macho que ela conheceu a menos de 3 meses e que até pouco tempo era irmão dela. Grande amiga né? O mais engraçado é que ela foi oferecer ombro amigo pro Simon no final do livro, depois de tudo já ter sido resolvido. Velho, quando o Sebastian deu 3 tapas na cara dela, eu comemorei tanto, mais comemorei tanto, pois ele representou a minha vontade que eu estava sentido o livro inteiro. Ainda pedi para bater mais que foi pouco. Simon e Izzy são os personagens mais sensatos dessa série. Dão conselhos e uns toques de realidade maravilhosos. Mas quando a bola da vez é a Clary, eles falam simplesmente o que ela quer ouvir, e não o que ela precisa. Ou seja, aprendeu o que? Nada. Qual lição que passa? Nenhuma. Simplesmente não tem desenvolvimento pessoal nos livros da Cassandra Clare. Não sei se é uma estratégia preguiçosa da autora para conseguir fechar facilmente seus livros da forma mais redonda possível, mas é podre para quem já tem uma bagagem de livros mais razoável.

Agora o meu grande problema desse livro, ou seja, o que mais me incomodou lendo. O encontro de Jocelyn e Sebastian. Que tipo de mãe diz que deveria matar o próprio filho assim que nasceu? Enforcá-lo no berço? Uma mãe que se prese tentaria arrumar um jeito de curar o filho. Se não desse, tentaria reabilitá-lo. Se não, no máximo deixaria de lado. Jamais viraria pro próprio filho e diria: "Desculpa por não ter te matado assim que você nasceu." Tipo... Mano?? Que mer...da foi essa? O que mais me incomodou é que não houve nenhuma forma de repreensão, simplesmente a Cassanda continuou a história como se isso fosse normal. Isso me irritou tanto que até passei mal. Até torci para o pior ter acontecido nessa cena pois o personagem estava merecendo.

Resumindo, é um livro cansativo que não acontece quase nada de relevante. Terminei ele na base do ódio. Se não fosse a Izzy e o Simon eu teria abandonado esse livro a muito tempo. Chegou um certo momento que eu já estava de saco cheio e queria terminar logo. Cagando e andando se eu ia entender os acontecimentos ou não. Porém, ele é menos nojento do que o livro 4. Então, 2 estrelas na minha avaliação. Estou na dúvida se vou continuar o livro restante por agora, pois esse livro me deixou com princípios de ressaca, mais vou terminar a saga com certeza esse ano.
Natália 06/09/2021minha estante
Meu Deus. Falou tudo o que eu penso sobre a Clary. Quando ela entregou o Jace para o Sebastian por puro egoísmo dela minha vontade era de não terminar o livro.

Gabriel 06/09/2021minha estante
Pois é. E ninguem joga umas verdades na cara dela, só insentivam. Claro, o menino está vivo, mas ela passou por cima de uma escolha que NÃO ERA DELA!! Isso me da muita raiva, pois a historia ja é meio chata, se a protagonista também é chata, não dá vontade de ler.

Mary.Balance 09/12/2021minha estante
Sim tem o prólogo original de Cidade dos Ossos mostrando o ponto de vista do Jace. Olha como seria bacana se ele fosse o protagonista principal: http://idris.com.br/livros/extras/extras-e-cenas-excluidas/prologo-deletado-cidade-dos-ossos/

clara 12/07/2021

é ne
o livro é bom, nada de mais, mas o ranço da Clary nesse livro consegue superar o nível normal do ranço, q personagem CHATA! mimada, egoísta, burra, e se acha a fodona ne. As partes que são narradas por outros personagens como Simon, Magnus, Jordan, etc são beem melhores, e os acontecimentos bem mais interessantes tb, esse ngc de apartamento q n pode ser rastreado e blablabla achei uma grande de uma chatice. Achei um livro extremamente problemático pq a Cassandra fica incitando o incesto entre Clary e Sebastian vaaarias vezes, e até chega a ?descrever? algumas cenas e é totalmente nojento é desnecessário, ridículo.
Beatriz3695 12/07/2021minha estante
Clubinho das pessoas que amam os instrumentos mortais, mas odeiam a Clary

LUNII 12/07/2021minha estante
Meu deus eu odeio a Clary e o Jace, a saga é incrível, mas essa protagonista.....

clara 12/07/2021minha estante
nunca vi protagonista mais chata, sério (ta talvez só a Eadlyn, mas acho q Clary ainda supera o ranço)