Cidade do Fogo Celestial

Cidade do Fogo Celestial Cassandra Clare

Resenhas - Cidade do Fogo Celestial

Carolina 08/09/2021

Perfeito
Essa leitura foi simplesmente sensacional. Eu fui sem expectativas pois o quinto livro foi muito decepcionante então só queria terminar a série mesmo para começar artificios, mas me surpreendi MUITO. É incrível como a Cassandra desenvolveu esse último livro de forma incrível e o desfecho sensacional, bizarro como a evolução da história e personagens melhorou absurdamente.
Eu tô simplesmente muito emocionada e chocada em como essa mulher sabe fazer epílogos perfeitos e me arrancar muitas lágrimas. Sem contar as menções de Herongraystairs várias vezes no livro e principalmente no final, o favorito vai ser por conta disso! Simplesmente AMEIIIIII muito mesmo e tô muito impactada
Carolina 08/09/2021minha estante
VEM JESSA

Ju 17/07/2021

Acho que me aterrorizaram demais sobre TMI. Disseram-me que a Clary era uma chata, que todo mundo era insuportável e que era impossível sair de TMI sem odiar a Jocelyn.

Como diabos as pessoas conseguem odiar essas criaturas tão humanas e bem construídas? Todos os personagens tem motivações claras, tem objetivos e não saem do personagem "for the sake of the plot". Eles não precisam fazer coisas absurdas para fazer a história andar. Ela simplesmente é dirigida até ali por conta dos acontecimentos (E ACONTECIMENTOS QUE FAZEM SENTIDO E NÃO FORAM JOGADOS LÁ DO NADA).

Esse não foi o meu volume favorito no quesito história por si só, mas a junção de tudo (a aventura na outra dimensão, a introdução dos Blackthorns e da Emma, a aparição dos nossos queridos amores de TID, a representatividade) fez com que ganhasse um coração.

Eu chorei demais. Meu personagem favorito, Simon, sofreu horrores (para variar) e me fez passar maus bocados. Curiosíssima para ler Os Contos da Academia e descobrir como as coisas se desenrolaram.

O epílogo foi perfeito. Eu não sei nem o que dizer. Literalmente me debulhei em lágrimas quando o Irmão Zachariah levou o Chuch embora (quem sabe, sabe).

Nossa, eu tô ! ainda. Eu penso nesse fim e tenho vontade de chorar.

Minha resenha não faz nem jus. Nossa.
apenas.sarah 17/07/2021minha estante
Prepara pras lágrimas pq Contos da Academia vai te esfaquear

juliaiule 02/01/2022

Acertou em (quase) tudo
Definitivamente o melhor livro da saga! Não esperava que fosse tão bom por conta dos volumes anteriores, mas superou minhas expectativas. Me diverti bastante.
Eu achava que, por já ter assistido à série (e não ter sido lá muito fã), eu não gostava da saga por isso, mas esse livro só me fez provar que Os Instrumentos Mortais tinha sim potencial para ser bom e só não foi muito bem aproveitado.
Cassie acertou em quase tudo neste último volume, achei até que fosse favoritar, mas então vinham as cenas de Maia e eu desistia. Não é que eu não goste da personagem, mas acho que ele teve mais destaque do que merecia e, no final, acabou nem fazendo muita diferença ? nem a questão dos lobisomens, nem a dos vampiros.
Amei, obviamente, todas as referências às outras sagas do universo e mal posso esperar para ler Os Artifícios das Trevas e As Últimas Horas. Nota: 4,0.
Nuriaa 02/01/2022minha estante
Concordo tb n gostei mt das partes da maia mas não pela questão dela ter tido destaque e sim pq eu não gosto dela

Nuriaa 29/12/2021

A conclusão da saga de instrumentos mortais
É simplesmente incrível, acho que nunca fiquei tão presa em um livro, eu li muito rápido simplesmente não tem como parar de ler o desenvolvimento dos personagens, casais, história tudo incrível.
A introdução da Emma e dos outros Blackthorn no livro foi muito boa e eu ja me apeguei a eles e a Emma me conquistou.
Esse livro tem ainda mais impacto em certas partes por eu ter lido peças infernais(que é uma trilogia incrível).
Algumas partes do livro pra mim foram mais cansativas, não pela escrita ou coisa assim, era mais pq eu não gosto tanto da Maia então as partes dela cansam um tanto.
Aconteceu muita coisa que eu não esperava não consegui nem prever que isso aconteceria é coisa que eu li e fiquei 20 minutos olhando pra cima tentando processar se isso tinha realmente acontecido.
Eu digo com segurança que na minha opinião esse é o melhor dos 6 livros da saga de instrumentos mortais nenhum outro me deixou do jeito que esse me deixou.

?Livremente servimos
Porque livremente amamos,conforme nosso arbítrio
De amar ou não; assim nos erguemos ou caímos.?
juliaiule 29/12/2021minha estante
Mds, concordo col absolutamente tudo, e olha que ainda estou na metade!

Bella 23/12/2020

Terminei graças ao anjo?!
Eu achei que esse livro teve muitas páginas para pouco acontecimento, só que nas 100 últimas páginas a Cassandra jogou um monte acontecimentos, como a troca de vilões, a redenção do Sebastian, o pai do Magnus aparecendo, o Simon sendo um herói, só que para isso ele teria que perder todas as suas memórias que envolviam os caçadores de sombras, e os amigos, mas por um lado eu fiquei triste porque eu gosto muito dele, porém eu também fiquei feliz porque pensei que a Cassandra até quem fim faria um livro sem final feliz para todo mundo (já que as mortes que tivemos nesse livro não foram nem um pouco significantes para mim), mas aí no epílogo tudo se resolve, mesmo o Simon tendo perdido a memória para o maior demônio do inferno, o Magnus tem uma ideia e resolve tudo, mesmo não tendo nenhuma explicação plausível para a volta de memória.

E outra coisa que eu não ENTENDO o porque, é que a maioria dos autores sempre inventam uma cena hot no meio da guerra, nesse caso o Jace tira do NADA uma camisinha do bolso no INFERNO, tipo eles falaram para levarem coisas úteis, a Clary levou a estela, a Izzi levou comidas, o Alec levou armas, o Simon levou sangue, e o Jace pensou ?A vou levar uma camisinha, nunca se sabe, mesmo que a gente esteja indo para o inferno para matar o irmão da minha namorada? kkkkkkkk e cada coisa.
Mas mesmo não tendo amado, em 2021 vou dar uma chance para As peças infernais, que falam que é mil vez melhor.
Larissa.Beninca 23/12/2020minha estante
Essa saga era pra ser um triologia né, então era pra ter bem menos enrolação kkkkkk. Por isso prefiro As Peças Infernais e Os Artifícios das Trevas, cada tem só três livros (grandes, Artifícios é bem grande, mas bha história boa demais), e acho que a história flui melhor. IM não é minha saga preferida da Cassandra, mas tenho muito carinho pq me apresentou pra esse universo maravilhoso ????

Caa 11/07/2021

Estou de luto
Eu amei cada palavra de cada livro.
Cassandra Clare martelou muito no quesito incesto ao longo da saga, mas acredito que isso só teve muita ênfase por ela se basear muito em fatos históricos. Claramente todos os livros foram cuidadosamente escritos, conciliando real e fictício. Amei.
Fico triste por não ter mais livros que acompanhem o desenvolvimento do Jace e Clary, mas só de saber que tem livros sobre Magnus e Alec já me confortam. Fora os livros sobre Zacariah e Tessa, que ficaram sondando as últimas cenas mais importantes da saga, só despertando curiosidade e fome por mais. Triste não ter sobre mais de Emma e Julian, mas espero que tenha uma saga só deles.
Tay 11/07/2021minha estante
A da Emma é artifícios das trevas

larissa 26/11/2020

Eu estou muito exasperada agora (não sei se essa seria a palavra correta, não exatamente) para fazer um resenha elaborada, mas eu só queria me expressar um pouco aqui.

Cara, Fogo Celestial definitivamente salvou Os Instrumentos Mortais para mim. Em todos os livros em diferentes momentos eu me questionava: isso é genial ou é uma porcaria? Eu me apeguei e desapeguei desses mesmos personagens numa intensidade absurda. Eu lia numa hora cem páginas e depois demorava duas para ler cinquenta.

Talvez um pouco da minha experiência tenha sido estragada por eu ter assistido a série antes (e nossa, que série ruim! Se antes eu achava bosta pelo que eu via dos fãs comentando, agora eu acho ainda mais. As coisas são completamente invertidas e ficaram muito desconexas), porque de certa forma eu esperava algumas coisas e, elas não aconteceram? Não sei se a trama não me pegou tanto porque talvez eu já conhecia demais? Não sei se estar muito mais ansiosa para Dama da Meia Noite do que para realmente esse livro me influenciou a não me importar tanto? Não sei se porque achei a Clary "parecida" com a Feyre? (e eu não gosto da Feyre). Eu tento ao máximo não generalizar e chamar de chato (a) pp's adolescentes mas eu achei a Clary chata sim em alguns momentos (e em alguns eu tinha uma empatia absurda por ela, oque é bem?). Talvez por as vezes eu não ter me importado muito com oque tava acontecendo? Ou por eu gostar mais dos personagens secundários? Não sei também porque vi um tweet "se o Will conhecesse o Jace ia achar ele chato" e concordei? (e oque o Will fala, eu concordo).

Achei alguns personagens incoerentes, talvez por ela ter se perdido as vezes com eles? Tipo com o Simon. Algo sobre os vilões me incomoda um pouco (ainda) também, e algumas escolhas me dexaram meio er. Anjos Caídos foi uma verdadeira tortura, aquele livro tem 0 haver com a série? E isso é? Ela não aproveitou muitas coisas como o poder da Clary, e não explorou alguns personagens o suficiente, e as vezes faltou algum tipo de profundidade?

Eu fui o tempo tempo inteiro assim durante os 5 livros "ESSA [*****] É EXTREMAMENTE RUIM" e as vezes "[*****] COMO ISSO É FODA!", então é bem complicado, porque ter gostado muito de Fogo Celestial anula o quão confusa foi minha experiência com o resto? Ou é ruim e eu gostei só dos personagens? Eu não se explicar direito minha cabeça tá girando.

Acho que da sua maneira em geral eu gostei, a Cassandra tem um jeito inteligente de fazer as coisas aconteceram embora tenho acontecido oque eu escrevi acima.

Um adendo aqui que embora eu tenho ficado confusa, as melhores partes foram as que citaram a geração passada (Will Herondale, Tessa Gray e Jem Carstairs)
Leiaaguria 01/12/2020minha estante
falou tudo!! scr, penso o mesmo

Amandagjs 04/04/2022minha estante
Realmente TMI n é o forte da Cassandra, mas os outros sao mt melhores e botam TMI no chinelo

Rafael Kerr 23/02/2022minha estante
Oi. Tudo bem?  Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor.  Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria  - O oráculo.  Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar . Seguindo aqui, marcando como quero ler e seguir no insta ajuda muito! Desde  já agradeço a atenção!

Nanda 27/10/2014

Um suspiro de alívio pelo fim, talvez
"Livremente servimos
Porque livremente amamos, conforme nosso arbítrio
De amar ou não; assim nos erguemos ou caímos"

Minha saga com Os Instrumentos Mortais começou perto do lançamento do filme. Tinha Cidade dos Ossos (TMI #1) há um bom tempo, mas nunca tive vontade de ler. Resolvi seguir a moda, sim, isso mesmo, e comecei a ler. Obviamente as semelhanças com Harry Potter eram imensas, já que é uma fanfic do mesmo. Isso não impediu que eu desse 5 estrelas e favoritasse. Com Cidade das Cinzas (TMI #2) foi quase a mesma coisa, com a diferença que dei 4 estrelas.

Depois, tirei um período sabático da saga, também conhecido como: não tive dinheiro para comprar o resto. Voltei a ler em julho desse ano, quando ganhei os livros restantes de aniversário. Até aí tudo bem, só que Cidade de Vidro (TMI #3) foi difícil, começaram umas incoerências e eu apenas não sou obrigada. Tudo desandou de vez com Cidade das Almas Perdidas (TMI #5), de longe o pior da série (na minha humilde opinião). Antes de ler Cidade do Fogo Celestial (TMI #6), resolvi seguir o conselho dos amigos e ler As Peças Infernais, que é infinitamente melhor que TMI.

Depois de toda essa introdução, chegamos ao que realmente importa. Comecei a leitura sem muitas expectativas, até porque tinha pegado uns spoilers que fiquei: méh. E foi uma luta, meus amigos. Foi difícil? Foi. Foi intenso? Nem um pouco. A verdade é que eu me senti meio boba, idiota, por ler algo que já não tinha vontade de ler (até porque minha fila de leitura está gigante). Sendo sincera, só li para finalizar e concluir.

Algumas coisas eu comentei durante a leitura no Twitter (e também perguntei quando a história andava, porque né). Um dos meus comentários foi que eu me sentia como uma criança nadando no rasinho e achando que estava se afogando. Sabe aquela sensação de andar em círculos, cachorro correndo atrás do rabo? Foi bem assim.

Cassie tinha a faca e o queijo na mão para finalizar a saga de uma forma, se não épica, quase brilhante. E ela conseguiu destruir isso. E eu fiquei triste, de verdade. Mesmo sabendo que muitos elementos vinham de uma história que sou fã de carteirinha, os livros dela tinham potencial para serem muito bons. E ela jogou isso fora.

A finalização não foi satisfatória para mim, aconteceram coisas óbvias e o que eu mais queria ler no livro não aconteceu. É difícil resenhar o último livro de uma série sem dar nenhum spoiler, eu estou tentando me segurar para não despejar os imensos erros de continuidade, as coisas absurdas e tudo mais. A história só fica, razoavelmente, boa quase no fim. Mas já tinha sido tanta coisa que eu só queria acabar logo de uma vez.

Terminei a leitura com um suspiro de alívio e uma promessa (falha) que não leria mais nada relacionado ao mundo das sombras. E isso já vai ser quebrado porque vou querer Crônicas de Bane. O saldo final, quando terminei, tinha sido negativo, depois pensei melhor e resolvi deixar neutro. Valeu a pena de início, eu desanimei em algumas partes, mas no geral uma anulou a outra e ficou tudo zerado.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/10/resenha-cidade-do-fogo-celestial-tmi-6.html
Lucas 08/02/2015minha estante
Nossa, você tirou todas as palavras da minha boca haha

Sabrina758 04/07/2021

Acabou ?
"Heróis nem sempre são os que vencem.
Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis."

Essa série me proporcionou várias emoções, dei várias gargalhadas, chorei até não aguentar mais, e amei os personagens. Ela me serviu de refúgio em muitos momentos..
sofigazolla 04/07/2021minha estante
essa série é incrível, eu sou totalmente apaixonada nela

Luan 19/11/2014

Eu vi uma luz no fim do túnel, caramba! Terminei! Adeus, Jace, Clary e cia.
Ninguém faz ideia de como esperava por este momento: não o de ler o último livro da série, mas de acabar ela. Não que ela seja de todo ruim. Tem lá suas qualidades. Mas é, sem medo algum, uma das mais fracas que já li. Os personagens mais chatos que conheci estão em Instumentos Mortais. Os protagonistas mais insuportáveis estão em Instrumentos Mortais. O texto mais chato está em Instrumentos Mortais.

Mas terminei. Consegui. Venci a Cassandra Clare - a autora da série. O último livro da série não é o mais chato de todos. Mas nem o melhor. Talvez seja o segundo, num empate nivelado por baixo com outros. Cidade do Fogo Celestial tem uma curiosidade interessante: ele é, junto com Cidade de Vidro, o volume em que se passa em Idris, lugar original dos caçadores de sombra. Por que será que os dois livros em que Alicante é o cenário da aventura são os melhores? - ou menos piores, ok.

No último volume, história está centrada em Sebastian, que tenta a todo custo montar seu próprio exército e para isso acaba com a vida dos caçadores de sombra, transformando-os em Crepusculares a partir do Cálice Mortal. Uma vez transformado, o caçador nunca mais voltará a ser o que era: seu destino é a morte. - uau, sob essa premissa, até parece que o livro é espetacular; também achei.

A partir daí começa uma caçada da Clave pra combater essa ação de Sebastian, que tem como objetivo dominar todo o mais. Mas aí Clary e sua turma da pesada passam na frente de todos e acham que tem o dever de acabar com o herdeiro de Val Valentim - o mágico dos mágicos; piada sem graça.

Mas pode ter certeza que nessa corrida, Clary e sua turma da pesada vão fazer muitas mer.. ops, muitas burradas. Mas, além disso, não falarei mais nada, até porque seria spoiler. Se bem que dessa série soltaria qualquer spoiler mesmo - caso eu lembre de algum, pois fiz questão de não manter muita coisa guardada.

Mas como eu bem disse, tivemos coisas legais - que não parecem ser de Cassandra; bem como o terceiro volume da série, que, na minha opinião, foi escrito por outra pessoa. Por exemplo, aparecem alguns novos personagens. Só para citar: Emma e Julian. São duas crianças que logo de cara abrem o último volume. Fui com a cara deles. Mesmo que anos mais novos que Clary e Jace, são anos-luz mais maduros e bem construídos. E lá no fim fui descobrir que eles são protagonistas da nova série da Cassandra - ufa, mais uma com mesma temática; essa gosta de ganhar uma graninha, hein? É tipo, espremer até sair todo o sangue.

Houve ainda o Simon, que é o melhor personagem da saga. Não tem pra ninguém - e mesmo assim ela conseguiu estragar parte dele no fim. Temos Irmão Zacariah tendo mais espaço - merecidamente. E também só no fim do livro, descobri que ele, além de Tessa, protagonizam Peças Infernais - OUUUUTRA SAGA DA AUTORA UFA; mas dizem que essa é boa, no entanto, não pagarei pra ver tão cedo. Apesar de haver ainda a história romântica mais chata da literatura, Jace e Clary, a história de amor deles, não tem tanto destaque como os demais acontecimentos. Isso é ponto positivo.

Eu demorei a fazer essa resenha. Terminei de ler tem um tempo. Acabei adiando por falta de tempo e interesse, por isso já nem lembro tanto assim dos detalhes. Mas o casal Magnus e Alec, se algum dia esboçaram a possibilidade de serem o melhor casal da série, enterraram isso no último livro. Chatos pra baralho... E Izzy - apelido que não pegou, mas estou dando uma chance a Cassandra -, que na maior parte do tempo foi insuportável, aqui foi apenas chata. Melhorou.

Como já disse, a premissa é interessante. Mas nada funcionou em toda a série. Não seria o último livro que salvaria tudo. Não salvou mesmo. Embora algumas ideias tenham sido legais, interessantes, só não bem desenvolvidas. Por ser melhor que tantos outros volumes, vou acabar dando quatro estrelas. Mas é por pena da Cassandra - mentira, não é pra tanto. E se alguém ainda pergunta: por que leu a saga, se achou tão ruim de início? Explico.

1 - Li a sinopse e achei interessantes. 2 - Muitos elogios. 3 - Acabei comprando simplesmente CINCO LIVROS de uma só vez. 4 - promessa de que ele melhoraria. 5 - melhorou só no terceiro e ficou só no terceiro porque nos outros já desandou de novo.

Gostaria de ver mais histórias de Simon, seja com a personalidade que for - e quem leu, entendeu -, porque foi o maior e quase único acerto da autora na série. Uma pena ele ter ficado sempre em segundo plano, mesmo quando a intenção dela era dar destaque a ele. Agora só resta me despedir. E um até breve, Cassandra. Só que é um breve bem demorado, sério. Nada pessoal. Mas tenho dó de mim, também!

E que venha o próximo (que tá bem mais interessante mesmo)
Rafa Ferrante 28/12/2015minha estante
Achei o Simon tão cativante, a parte dele era sempre a mais divertida e emocionante, Jace era um porre!!!

Sara 14/06/2021

Perfeito
Finalmente, a conclusão. Mais da metade do livro a gente passa raiva, depois vem a tristeza e, no final, tem aquela paz que a gente sabe que não vai durar muito. Esse livro sempre teve e sempre vai ter um lugar especial no meu coração. A nostalgia de ler novamente e sentir tudinho de novo é incrível!

"Livremente servimos
porque livremente amamos, conforme nosso arbítrio de amar ou não; assim nos erguemos ou caímos."
Flaleitte 14/06/2021minha estante
Eu amo essa saga, minha autora favorita

Vicke 23/01/2022

momentos...
reler esse livro depois de ter conhecido o universo de peças infernais foi uma experiência completamente arrebatadora pra mim. nenhum final vai ser tão sofrido, porém minha nossa senhora. não tem um mísero personagem que ao ler esse final não te dê uma ponta de sofrimento temperado com esperança. mais uma vez cassandra clare tem todos os meus panos, baldes, lenços etc.
Nic 23/01/2022minha estante
ai também tô querendo reler os instrumentos mortais, li com 13 anos e agora quero ver como vai ser minha reação ????