O Diário Secreto de Laura Palmer

O Diário Secreto de Laura Palmer Jennifer Lynch

Resenhas - O diário secreto de Laura Palmer

Karen 21/03/2023

Sombrio, mas vale a pena!
Um livro bastante pesado, mas otimo para quem é fa de Twin Peaks e quer entender um pouco mais do que aconteceu com Laura Palmer, seu estado mental e o os episodios que a levaram encontrar o seu trágico final.

Eu assisti à primeira e a segunda temporada e estava começando a ver o filme Fire Walk with Me quando decidi ler esse livro primeiro. Apesar dos assuntos serem bastante sombrios, a leitura é fácil, sendo divida pelos textos de Laura em seu diário, desde os seus 12 anos, até sua morte aos 16.

A linguagem é bem direta e crua, o que eu gosto nesse tipo de história. É surreal acompanhar o quanto ela muda ao longo do livro, sendo atormentada por Bob.

Na série a história gira em torno de Laura, mas apesar disso você não consegue conhecer de fato essa personagem, somente flashes, alguns pedaços de informações ou o que as outras pessoas falam sobre ela (a perspectiva dos demais realmente não é o suficiente para definir uma pessoa) e isso só acentua ainda mais o mistério. No livro, algumas dúvidas são esclarecidas, enquanto outras são criadas.

No geral, adorei ler, revisitar Twin Peaks e relembrar personagens e situações que imediatamente traziam cenas da série a minha mente. Recomendo!

LuValverde 09/03/2023

Me feriu de vários modos. Completa impactada com a história e completamente ansiosa para assistir a série que relata esse livro.

Cidadão Z 04/02/2023

Jenifer Lynch incorpora Laura Palmer de maneira brilhante. Um história perturbadora obrigatória para fãs de TWIN PEAKS.

bia | @biatalendo 07/01/2023

Caminhe no fogo comigo.
Antes de entrar mais nas minúcias e comentar sobre a trama, caso você esteja aqui se perguntando quando ler esse material extra de Twin Peaks, deixo a minha ordem que acho que pode ser melhor para se assistir e ler o livro:
- Primeira temporada
- Segunda temporada
- Fire Walk With Me
- The Missing Pieces
- O Diário secreto de Laura Palmer

Eu faço uma súplica aos fãs de Twin Peaks de lerem isso daqui. É um material riquíssimo principalmente após terminar Fire Walk With Me e The Missing Pieces. Se entende aqui toda a mente de Laura que não vimos na primeira e segunda temporada, nos deparamos nos dois filmes com um pouco dela, mas aqui, a angústia é absurda e é parte da alma da personagem. Recomendo também que você leia em inglês, se possível. A tradução é péssima, além de que tenho 90% de certeza que que traduziu NÃO assistiu Twin Peaks, ou sequer leu um dossiê sobre a série, o que piora todo o contexto traduzido.
Eu tive o erro terrível de em menos de três dias, ver os cinco últimos episódios da segunda temporada, FWWM e TMP, e agora, finalizei o diário. É muita, muita coisa, muita coisa pesada para se assistir e ler.

CONTÉM SPOILERS SOBRE A TRAMA.

Acredito que mulheres em geral vão ter mais apego à Laura, e esse material vai só aumentar isso. Finalizando a trama, eu passo a não ter mais pena da Laura pela morte dela, e sim agradecer, porque eu não aguentava mais ler, assistir tanta tragédia.
Toda a vida da Laura desde a infância foi completamente embebida em horror, na maneira mais literal possível. Fire Walk With Me é a frase chave da trama e só consigo pensar nela como "Caminhe no fogo comigo" que foi sempre o que BOB tentou atrair Laura, e ele conseguiu.
Laura caminhava no fogo e chamava os outros com ela, e o mais dolorido disso é que ela ainda sim, estava sozinha nessa, sempre esteve. As descrições dos abusos, da prostituição, da dependência química, são pavorosos, meu coração apertou lendo tudo isso, e saber que é ela não teve um final feliz - Me despedacei com ela falando para uma criança vir para ela quando ela não fosse mais criança - ou talvez, a morte tenha sido o melhor para ela.

Sem dúvidas, na ficção, Laura é para mim uma das personagens mais sofridas nas mãos dos seus criadores. Não houve limites para as tragédias que aconteceram com ela.
O que me alivia um pouco - para ver o meu nível de apego com ela -, é a cena final de Fire Walk With Me, com o Copper com a mão no ombro dela, a confortando, o anjo da guarda, ela rindo, finalmente em paz. Talvez ali tenha sido o ponto alto da vida dela, mesmo que tenha acontecido na sua morte.

luke - among the living. 02/12/2022

"O Diário Secreto de Laura Palmer" tem seus momentos. Se torna uma leitura interessante e complementar à Twin Peaks. A construção da personagem Laura é excelente, e esse livro só coloca esse fato em evidência.

Lucy 22/10/2022

Um dos meus livros favoritos
É um livro pesadão e que traz a ideia da luta entre o bem e o mal, questões entre religião cristã e indígena, e vai se consolidade no filme Fire Walk With Me, poréms, se ainda não assistiu twin peaks, recomendo que vá para a primeira temporada antes do filme, pra não ter revelações indesejadas.
O livro faz parte do universo de twin peaks, uma cidade que está no vórtice de disputa entre o bem e o mal, e Laura precisa vencer Bob para salvar a cidade. No cerne geral, sabemos que o sacrifício de Laura é como o de Jesus. Serve para limpar os males e pecados.
Porém a dualidade contante e os dolpgangers são extremamente propícios para trabalhar as questões gerais.
Recomendo que leia o livro com um olhar ficcional no qual a devassidão e todo o resto está para construir
um micro universo da humanidade, com o black lodge e o withe lodge trabalhando em prol dessa luta dentro dotenpo que é fora do que a gente está acostumado.
Não julgue a Laura, Deus quer que ela não sinta culpa, então você deveria dar a ela o que é merecido: status de heroína.

Lucy 22/10/2022

Um dos meus livros favoritos

Traça literária 10/10/2022

Se afogou
Achei bem estranho. É um livro sobre a vida de uma menina, e ela é estranha então a vida dela é estranha mesmo..

Mari 10/06/2022

Não leia antes de ver a série e o fime

O livro complementa bem a história da Laura e Twin Peaks, ao longo dos capítulos a gente percebe que ela está cada vez mais perturbada e ninguém percebe!!!! e como válvula de escape acabou se entregando as drogas e prostituição. Foi uma leitura muito rápida e fluída, já quero ver Twin Peaks de novo.
mary_pt 15/11/2022minha estante

Ju Honorio 09/04/2022

Ótimo complemento.
NÃO LEIA ESSE LIVRO SE VOCÊ NÃO ASSISTIU TWIN PEAKS.

Twin Peaks é uma das minhas séries favoritas. É, sim, muito difícil de entender o que está acontecendo naquela cidadezinha, e acho que isso é o que tanto me atrai nela.

Sobre o livro, ele é simplesmente incrível. Sua leitura não é necessária para entender nada do que se passa na série e no filme e vice e versa, mas é um complemento maravilhoso. Inclusive recomendo que a leitura seja feita após a série (e o filme Fir Walk With Me) terem sido assistidos.

Não adianta você ler o livro sem conhecer o universo de Twin Peaks e as pessoas do círculo de Laura Palmer. É ESSENCIAL que você dê rosto e história a cada um dos personagens citados nesse livro, e você só é capaz de fazê-lo assistindo.

Eu amei, devorei a segunda metade do livro em uma sentada só, e já quero reassistir Twin Peaks.

Sousa 04/03/2022

Interessante
Faz tempo que eu li esse livro e nunca me esqueci dele,acho que foi por causa da sua historia que achei bem impactante na época. Laura Palmer, a bela rainha do baile de formatura, a menina com as melhores notas, gentil, encantadora, filha de pais amorosos e o retrato perfeito da juventude de ouro americana. Quem teria algum motivo para assassinar Laura a sangue frio? A resposta para essa pergunta não estava no diário róseo encontrado pela polícia no quarto da jovem, mas sim em um volume escondido, onde Laura expõe sua verdadeira face. Drogas, orgias, prostituição, abuso, medo. Um retrato de uma adolescente perdida, que, ao tentar romper com os padrões impostos pela rígida sociedade interiorana onde foi criada, trilhou um caminho sem volta de perdição e desespero.

Neferet 27/01/2022

Mais que zona do C@r@io
Vou tentar dizer alguma coisa sem começar pela loucura
A escrita achei bem bacana , foi interessante ver o desenvolvimento da idade dela através do modo como ela escrevia e como foi mudando, não parecia uma coisa fingida, era possível acreditar que quem escreveu o começo do livro tivesse 12 anos ... foi interessante a experiência, a leitura é muito fluida não dá nem vontade de parar de ler, você quer chegar ao final a qualquer custo pra saber onde ela vai parar, mas aí que a coisa degringola... a escritora maravilhosa , não pensou em quem conheceria o livro sem conhecer a série , a genia teve a brilhante ideia disso ser apenas a porR@ do diário da garota de uma série de 1990 sei lá kkkkk
O livro chegou ao final como qualquer diário do mundo : DO NADA! Kkk
Não saberemos aqui o que acontece com Laura ... a história em si é bem envolvente mas não chegamos a um fim ... daí curiosa que sou fui pesquisar quem matou a abençoada... e a pessoa eu desconfiava até aí ok , fui ler um pouco pra ver como tinha acontecido, e descubro que a série se trata de fantasmas e coisas mega bizarras kkkkkkk
Inclusive achei esse site que fala sobre alguns detalhes sobre a morte dela
Com direito a chaleiras falantes e tudo kkkkkkkkkkk
Eu berrei de rir lendo esse texto então vou recomendá-lo pra quem quiser saber o que houve e não perder tempo na série

Somente Leituras 24/12/2021

Escrita fluída, boa história. Li por indicação do meu marido. Gostei muito. Fiquei arrepiada de medo com o plot