O Diário Secreto de Laura Palmer

O Diário Secreto de Laura Palmer Jennifer Lynch




Resenhas - O diário secreto de Laura Palmer


109 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


N-Lius 08/05/2024

Nova camada
O livro escrito pela filha do David Lynch acrescenta uma nova camada à história de Twin Peaks.
Os relatos de Laura Palmer são densos e comoventes.
Superou minhas expectativa.
comentários(0)comente



Rolando.S.Medeiros 04/05/2024

Bingo de Horror/Fantasia/Sci-fi do Reddit 2024~2025
Dreams: Read a book where characters experience dreams, magical or otherwise. [Modo Fácil: Sonhos Místicos/Macabros]

Eu não sou de participar desses desafios, tenho um ritmo de leitura muito particular. Mas, como esse ano tenho lido muita teoria e livros “obrigatórios”, e já há um tempo percebi que releguei aqueles livros que me iniciaram na literatura — horror, fantasia e ficção científica — resolvi aderir.

Peguei, portanto, esse aqui — que já havia começado e largado, há algum tempo, para ler outras coisas. Não esperava que fosse bom (sabe como é… livro derivado de série de tv), e não foi, mas me enganou por umas cem páginas.

Foi o revés do que aconteceu quando eu assisti a série e percebi o quanto ela era melhor do que esperava e como muita das coisas que eu gostava estava imerso em Twin Peaks (Life is Strange — quando era mais novo —, Persona, Silent Hill, True Detective, Mindhunter, Mare of Easttown… — mais atualmente).

O mistério todo em torno de Laura Palmer é incrível, magnetizante, mas o mais interessante é como ela — ou seu cadáver — faz toda a trama gravitar em sua direção ou orbitá-la; e com isso vai desencadeando um monte de personagens e movendo um monte de subtramas tão boas e únicas quanto a principal: quem matou Laura Palmer?

Na verdade, Twin Peaks (a cidade e seus mistérios) que é, de fato, o centro de tudo. O toque surrealista e sobrenatural é a cereja do bolo.

‘‘The one leading to the many is Laura Palmer. Laura is the one.’’

O livro tem a forma de diário, e começa quando Laura o recebe de presente no aniversário de doze anos. Se estende, entre idas e vindas, até os dezesseis. O ponto do livro, e por isso é escrito pela filha do Lynch (Jennifer), é conciliar e mostrar o tormento de Laura, uma garota que inicialmente dá pulinhos ao ganhar um pônei do amigo do pai, com os pesadelos macabros e os mistérios que vê na Floresta de Twin Peaks. A menina de ouro da cidade, idealizada por todos, que ao longo de quase todo o livro pensa em suicídio.

Por exemplo, com a diferença de poucas páginas se alternam a autodescoberta do prazer, a primeira vez que traga um cigarro de maconha… com isso aqui: "Provavelmente eu serei um presente para Satã, se não me cuidar. Às vezes, quando tenho de ver Bob, penso que estou com Satã, e que nunca me livrarei da floresta a tempo de voltar a ser novamente a boa, verdadeira e pura Laura."

Os pesadelos, os abusos e a tortura que sofre em sonho e que levam-na à prostituição e ao vício e a outros problemas mais (físicos e psicológicos) apontam para um abuso real, que pode ter acontecido mais cedo ou ainda (escondido entre toda simbologia e surrealismo) durante o livro. Como na série televisa, há poucas respostas claras. Tudo o mais são pistas. Responde algumas coisas para quem assistiu a primeira temporada, mas no fim acrescenta mais uma camada de mistério. O que (ou quem) é BOB? Que é aquele plano místico da floresta? Tudo é sobrenatural de verdade ou é imaginado — ou uma mistura dos dois?

Enfim, eu cedo alguns pontos ao livro por ter coragem. A autora escreve algumas péssimas e outras boas cenas; o estilo, porém, é uniformemente ruim ao longo de todo o livro. Certas cenas hoje em dia seriam alvejadas por todos os lados. Tem sexo (hétero e homossexual) entre menores e adultos, cenas de puro sadismo e abuso explícito. Drogas, orgias, prostituição e tráfico. É uma loucura, principalmente a reta final quando Laura se vicia em cocaína. Mas… a prosa banal e a péssima tradução me puseram frio diante do texto.

É um indicativo e tanto que a Laura da série seja "melhor": a personagem já está morta desde a abertura do primeiro episódio.

E ainda sim, lá na série, ela me compadeceu muito mais e fez com que eu me identificasse muito mais com ela que aqui, neste texto onde "formalmente" é a Laura mesma quem escreve. É melhor se ater à série e aos filmes mesmo, eu aconselho.

site: https://linktr.ee/rolandosmedeiros
comentários(0)comente



Evelini.Monte 28/04/2024

Adolescência
Esse é um dos livros da minha adolescência. Assim como muitas meninas da década de 90 e anos 2000, eu era alucinada nesse livro. A leitura é rápida, fácil. Mas o conteúdo é extremamente perturbador. As vezes eu não dormia de noite pq tinha lido ele logo antes. Nunca assisti a série, mas recomendo demais o Diário.
Brenda.Freire 28/04/2024minha estante
Eu amo!




Cris 14/03/2024

Diário Secreto
Para quem já assistiu ao seriado Twin Peaks, acredito que seja mais fácil para entender o diário e quem foi Laura Palmer. Leitura rápida, mas também bastante pesada.
comentários(0)comente



Mariana.Gaia 29/01/2024

Este livro é pesado, gera conflitos na mente, gera medo, mas é maravilhoso.
Nao sei muito bem como expressar a emoção que senti quando li ele.
comentários(0)comente



cecilia 20/01/2024

Com a leitura do diário, da pra esclarecer muitos acontecimentos apresentados na série, além de mostrar de forma mais íntima como Laura se sentia em relação aos várias coisas perturbadores. Ao longo da leitura, da pra notarba forma interna na qual ela luta contra as manipulações e os terrores causados pelo seu assassino, enquanto tenta manter a visão de uma vida perfeita para os demais, escondendo quem é ele pra não envolver mais ninguém nisso. Uma baita leitura para se aprofundar na história e explorar os mistérios de Twin Peaks.
comentários(0)comente



Alana 18/01/2024

Perturbador!
Livro essencial para os fãs de Twin Peaks, pois ajuda a entender muitos dos acontecimentos da série. É assombroso acompanhar a perda da inocência da Laura, o diário começa com uma escrita tão delicada e infantil, mas à medida que ela enfrenta seus traumas, torna-se cada vez mais obscura.
comentários(0)comente



Kaua.Nicanor 09/01/2024

Minha madrinha recomendou
Eu gostei bastante dele, achei um livro forte e bem escrito, mas algumas coisas eu não entendi ( pode ter sido burrice minha ),eu terminei o livro com a sensação de que o final era tipo ? ah ? mas as vezes foi só a quebra de expectativa minha mas no geral vale a pena ler, é bom.
comentários(0)comente



Regina 24/09/2023

Incômodo
Li este livro quando estava no Ensino Médio e não me lembrava de praticamente nada da história, somente que me incomodou bastante. Fiz questão de ler novamente, tantos anos depois, pelas lentes de uma pessoa já adulta e experiente em termos de leitura e confesso que me incomodou do mesmo jeito! A narrativa é bem fluida, mas em vários momentos fiquei confusa (se o que Laura vivia era real ou fruto de sua mente perturbada) principalmente sua relação com BOB (que nervos! Foi o que mais me intrigou em todo tempo! O fim não esclarece as dúvidas que foram surgindo (isto porque não li a série, não vi filme, fui mesmo direto para o livro). Vi depois vários comentários que sugerem só ler depois de ter se apropriado da história e seus detalhes através da série... Acabei por fazer o inverso, agora vou tentar ver a série para buscar as respostas que não encontrei no livro...
comentários(0)comente



Lorena 13/09/2023

Ok
Achei a leitura mega fluida e só.
Acreditei que ao chegar ao final entenderia tuudo, mas não foi assim, simplesmente ficou em aberto.
Quero assistir a série para entender o hipe do livro, por que sinceramente... não fez sentido para mim. Em fim.. é isso !
catcherintherye 23/10/2023minha estante
pior que o livro só faz "sentido" mesmo depois que vc assiste a série




Maria Carolina 04/09/2023

Se não for fã da série, fuja.
O livro cumpre com o que propõe: ser um diário secreto da Laura, desde seus 12 anos, até ela entrega-lo ao seu amigo botânico. Achei importante por expandir a história e explicar o início do relacionamento dela com vários personagens. Só não dou cinco estrelas porque não está registrada a primeira aparição do Bob.
É uma narrativa pesada, especialmente se quem estiver lendo for mulher.
comentários(0)comente



Verbena 19/07/2023

Pesado
Foi bem difícil de ler esse livro é um história tão triste foi preciso mt estômago para conseguir terminar
comentários(0)comente



Arthur 18/07/2023

A jennifer lynch não é a maior escritora do mundo, e nem precisava ser: a laura é uma personagem tão fascinante (e terrivelmente triste) que a fórmula pra uma história intrigante já caiu pronta; bastou ela conduzir a narrativa minimamente conectando aos pontos principais da série/filme - o que na maior parte do tempo funcionou bem demais. o david criou um universo no qual eu não me canso de mergulhar. editaria algumas coisas adicionadas aqui aparentemente por puro shock value? com certeza. ainda assim, leitura essencial pra qualquer fã de twin peaks
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



109 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |