The Witcher: A Espada do Destino

The Witcher: A Espada do Destino Andrzej Sapkowski

Resenhas - A Espada do Destino

Emanuel 20/11/2023

É aquilo: expectativa é a mãe do desastre.

Se eu não tivesse amado o livro anterior, talvez a leitura desse aqui fosse um pouco melhor. Cheguei com expectativas altas, e nenhum foi atingida. Chato, sem graça, cansativo e sei lá mais o quê.

Wagner Fernandes 15/11/2023

Tedioso bruxo!
Algumas considerações.
Continua no mesmo estilo do livro 1, parecendo episódios de seriados de fantasia dos anos 90, daqueles que a TV exibia aos domingos pela manhã.
***
Estive comparando "The Witcher" e "Ciclo das Trevas". O trio de personagens centrais é bem parecido.
THE WITCHER: Geralt, Yennefer e Jaskier. Um mutante caçador de monstros treinado desde a infância, uma feiticeira que sofreu um trauma e um menestrel.
CICLO DAS TREVAS: Arlen, Leesha e Rojer. Um caçador de monstros treinado desde a infância, uma curandeira que sofreu um trauma na adolescência e um menestrel. CICLO DAS TREVAS é infinitamente melhor. A narrativa é mais envolvente, te prende ao drama dos personagens. Eu indico ESTA série se você procura uma grande aventura.
***
Que coisa chata essa "novela" entre Geralt e Yennefer! O conto começou legalzinho, mas depois de reencontrar Yennefer ficou um tédio. E que mundo minúsculo é esse onde esses dois estão sempre topando um no outro? Desta vez foi numa espécie de Carnaval. E com tanta gente, os dois se encontram "por acaso". Tá chato. Só gostei de "A Espada do Destino" por causa de Ciri.
***
As páginas finais salvaram o livro de matar de tédio. Levei quase um mês pra ler essa bomba.
Definitivamente, a presença de Ciri deu tempero à história.
Nesse último conto Geralt ficou gravemente ferido, e devido à ingestão de drogas, passou a ter alucinações. Descobrimos um pouco mais sobre sua relação com a rainha Calanthe (avó de Ciri), que ela conhecia detalhes sobre ele, que ele e Yennefer têm um caso muito complicado (mas... sério, Yennefer é uma personagem interessante, mas quando está com Geralt ambos se tornam chatos e insuportáveis. Difícil ler todo aquele papinho de "Ai, não podemos ficar juntos; é o destino..." blá-blá-blá. Dá ânsia.)
Já quando Ciri (que ainda é uma criança) aparece, te prende na leitura. Todo o arco de quem é Ciri, como ela surgiu e por que está destinada a se tornar como Geralt (uma caçadora de monstros) é o que faz a história ser interessante. Lerei o próximo livro POR CAUSA desse ponto: Quem Cirila se tonará?
O livro em geral é mediano, excetuando-se os dois últimos contos. Roteiro fraco, construção de mundo (que mundo?!) fraca, focado muito na relação amorosa do protagonista. Abuso nas referências literárias e mitológicas. Estamos num mundo DENTRO dos livros? Tem de tudo: folclore, bíblia, contos de fadas... Lidos os 2 primeiros volumes seguidos, já posso avaliar que a trama é mediana. Nível beeeem abaixo de "Ciclo das Trevas", "Mistborn", "Trono de Vidro" e mesmo a série "Mago".
Vale a leitura de "The Witcher"? ... Humm... se tiver alternativas, leia esses que citei primeiro. Você terá como avaliar e verá que a saga de Geralt é fraquinha. Como mencionei antes, os contos de "The Witcher" parecem episódios de antigos seriados dos anos 90, tipo Xena e Hércules. Sem cronologia, sem definição de mundo, diálogos genéricos e pobres. Leia "Mistborn", "Ciclo das Trevas "... qualquer outro primeiro. Leia "A LÂMINA DA ASSASSINA". Aquilo, sim, é um enredo bem escrito com uma construção de mundo e personagens bem trabalhados.

Nota para "A ESPADA DO DESTINO"? 3.0, sendo generoso por causa da bela capa.

Sara :) 11/11/2023

Interessante
Me sinto mais introduzida no universo, apesar de ter gostado muito mais do primeiro volume. É bom, mas menos ?divertido?. Senti falta do Jaskie ?

h4gatha 21/10/2023

Desafio: escrever personagens femininas, nível: impossível
É impossível ler os livros de the witcher e não notar inúmeras vezes que esse é um livro escrito por um homem; várias passagens misóginas, personagens femininas unidimensionais que só existem como extensão dos masculinos, na maioria das vezes

Gosto muito desse universo e já consumi tudo possível dentro dele, mas esses contos foram todos bem esquecíveis, menos o último. "Algo Mais" é muito bom, se você ler somente ele e esquecer os demais contos ainda vai ser uma leitura muito válida, e único motivo de eu ter dado 3 estrelas e não menos.

Vou continuar avançando pros próximos livros da saga, espero que esse aspecto que tanto me incomoda melhore nos próximos

Laura 15/10/2023

Não me pegou como o primeiro, mas ainda assim achei bem bom. É interessante ver como as personagens vão se desenvolvendo ao longo da trama e ficando mais complexas.

Simone361 09/10/2023

Bruxão do meu coração
Nao tem como dar menos do que 5 estrelas para o bruxao... O segundo livro da série Witcher, continua a história de Geralt com um foco mais pessoal, equilibrando humor e drama. O destaque vai para o encontro de Geralt com Ciri e sua jornada para se tornar seu pai. Enquanto o livro foi apreciado, houve algumas críticas ao excesso de drama com Yennefer, mas os dois últimos contos elevam a classificação para 5 estrelas. A adaptação da Netflix recebeu críticas, exceto pela escolha de Henry Cavill como Geralt, e enfrentou desafios. Em resumo, uma leitura recomendada para os fãs da série Witcher.

fernandocarreiro 07/10/2023

The Witcher 2
Este segundo livro continua a boa história do famoso bruxo. Nele entendemos melhor como se deu a ligação entre Ciri e Geralt.

Brave 05/10/2023

Ah, esses dois.
Gostei bastante desse livro. Os personagens foram melhor desenvolvidos e teve acontecimentos muito bons.

Yenifer, maravilhosa como sempre.
Geralt, apenas te amo.

Nícolas_Moura 02/10/2023

Agora acho que posso assistir a Série da Netflix
Em resumo, "A Espada do Destino" é um livro que merece todos os elogios que recebe. Andrzej Sapkowski demonstra mais uma vez sua mestria na criação de mundos e personagens que cativam e intrigam os leitores. Se você é fã de literatura de fantasia, este livro é uma leitura obrigatória, e mesmo aqueles que não estão familiarizados com o gênero ficarão encantados com a habilidade do autor em contar histórias. É uma obra que permanecerá na memória dos leitores por muito tempo após a última página ser virada.

Gisele 02/10/2023

Neste livro começamos a ver diferenças com a série, algumas histórias que a Ciri não estava e na série colocou que ela estava. Neste livro conhecemos Ciri e como foi o encontro dele pela primeira vez.

Prico 01/10/2023

Ótimo
Ótimo livro, com a história mais linear. Conhecemos melhor a história do Geralt, sua história com a Yennefer e seus motivos.
Vale muito a pena

Mateus 14/09/2023

Excelente
Mais um livro excelente dessa série! Além dos contos incríveis, dessa vez nós somos apresentados a um lado vulnerável do Geralt, talvez até sentimentalista (se for possível), onde vemos até mesmo seus maiores medos. Estou muito empolgado para dar continuidade na série.

Sandra.Voltolini 13/09/2023

Contos fantásticos e personagens cativantes!
Esse segundo livro da saga tem uma escrita um pouco mais madura e finaliza a série de contos do Bruxo. Também arremata alguma pontas soltas e nos dá uma base para o que está por vir. Os personagens também ganham um pouco mais de aprofundamento. Nesse livro os conflitos entre Gerald e Yennefer são mais intensos. Também revela que ambos são imperfeitos e cometem erros, mesmo eles sendo diferentes e com certos poderemos o autor procura humanizá-los ao máximo.
Conhecemos Ciri nesse livro, ela é apresentada bem criança e no inicio achei ela bem irritante, o conto em que ela aparece é bem longo, mas é um conto importante para o desenrolar da história.
É uma linha do tempo bem maluca. Os contos aqui são bem mais profundos. É uma escrita bem diferenciada, uma leitura prazerosa. O autor se destaca como um contador de histórias e é mágico ir descobrindo o universo em cada página. É nítido que esses contos preparam o leitor para algo grandioso que está por vir. De fato, é necessária muita atenção para acompanhar o raciocínio do autor.
Os três últimos contos são fantásticos e abordam temas bem atuais. São bem reveladores e importantes para a continuação da saga.
É uma leitura surpreendente, personagens fortes e cativantes. É um ótimo livro e acredito que toda a série seja fantástica! Estou super ansiosa pelas próximas leituras.

Para mais conteúdo siga @somaisum_livro