A Espada do Destino

A Espada do Destino Andrzej Sapkowski

Resenhas - A Espada do Destino

nanahxis 20/03/2022

Ah! Essa escrita...
É interessante perceber as diferenças da série da Netflix que se manteve fiel em muitas passagens, mas que temos a visão de outras pessoas e que funciona (que fique claro que amo a série!).

O livro é contado apenas pela visão do Geralt (não sei se isso é mantido nos próximos mas gosto muito!) e acredito que está aí a riqueza das passagens do livro: o que ele não viu, soube ou sentiu não é contado. Então o que ele não sabe, nós também não sabemos ainda.

Este livro conseguiu ser ainda melhor que o primeiro porque as histórias começam a se desenrolar, conhecemos com mais profundidade alguns personagens e entendemos melhor como funciona a narrativa. Gosto particularmente das interações entre Jaskier e Geralt e suas divertidas ironias.

Ansiosa para ler os próximos!

Loucos Por Livros 25/02/2024

Fui enganaadaa, fui traida, ele mentiu na minha cara
Eu continuo essa série entendendo tanto quanto eu entendia no começo: muito pouco. Mas agora já estou me acostumando mais com as idas e vindas da linha do tempo entre os capítulos e as partes e tô gostando muito.

@tigloko 20/06/2021

"A espada do destino tem dois gumes"
Como adorei esse livro! Nao teve nenhum conto que eu não gostei. Aquele tipo de livro que torcia pra não acabar, de tão bom. Continuamos acompanhando as aventuras de Geralt de Rivia em diversos lugares, conhecendo pessoas e combatendo monstros. Velhos conhecidos do primeiro livro, como Jaskier e Yennefer, tem maior participação nesse livro. E a relação deles com Geralt é aprofundada de forma espetacular. Principalmente a relação de amor com Yennefer.

Diferente do primeiro, esse segundo volume deixa mais claro qual é o caminho que a história vai seguir, o plot maior. Ele expande ainda mais o universo, apresentando personagens novos. E mais mistérios no ar...

Tirei meia estrela pois ele transita muito entre passado e presente, e isso me causou certa confusão em alguns momentos. De isso ou aquilo estar acontecendo no presente da história ou não.

Mas no geral, ele me deixou muito empolgado para prosseguir na série.

Vanessa 26/09/2021

Ninguém foge do destino (ou das suas próprias escolhas).
?A espada do destino tem dois gumes? um deles é você.?

A Espada do Destino é o segundo livro da saga The Witcher, nele podemos acompanhar as dúvidas e medos do protagonista Geralt de Rivia.
Geralt não crê em destino, mas mesmo assim o teme. Faz diversas escolhas e foge de todas elas, tenta evitar os resultados de seus próprios atos achando que assim estará evitando o que lhe é "predestinado". Sua jornada é longa e sua confusão é cansativa.
Por diversas vezes senti o personagem andando em círculos e outras vezes me perdi no meio de suas muitas alucinações. Por conta disso, achei a leitura do livro 1 mais fluida e agradável do que desse segundo, ainda assim, considero "A Espada do Destino" uma excelente leitura com um final emocionante.
Obs: Geralt que me perdoe, mas Jaskier segue sendo o melhor personagem. ?

Debyh 26/06/2021

Como já falei este livro não é bem uma continuação, aliás se você não ler o primeiro e começar por este, ou ler este antes e o primeiro depois, creio que tanto faz. Porém acho importante lê-lo, já que aqui conhecemos uma personagem que está no destino de Geralt. E também temos mais sobre Yennefer, e eu queria conhecê-la mais, e apesar de ela ter aparecido mais não sei se gostei do que encontrei. Durante as viagens dele também conhecemos mais seres como dragões (que foi uma das minhas histórias favoritas), doppler (que achei ser interessante e perigosa a sua existência), monstros marinhos, dríades e muitos outros.

site: https://euinsisto.com.br/a-espada-do-destino-a-saga-do-bruxo-geralt-de-rivia-2-andrzej-sapkowski/

Allan 05/08/2021

Você acredita em Destino?
Ao finalizar A Espada do Destino sinto que agora a jornada do bruxo Geralt realmente se inicia (apesar de dois livros já terem se passado).

Gostei demais das aventuras do Lobo Branco nesse livro, tudo foi se conectando aos poucos até chegar nesse final super emocionante.

Sapkowski desenvolve os personagens de uma maneira tão rica e envolvente que você sente carinho até pelos personagens terciários dos contos.

To super animado para continuar essa história e descobrir onde chegaremos!

Tangerina 21/03/2022

É uma leitura tão prazerosa pra mim, que me perco.

As vezes fica um pouco confuso por conta da ordem cronológica, mas logo vocês se habitua.
A personalidade, e atitudes de alguns personagens são bem diferentes da série de tv, acho que lá eles foram construídos para serem adorados logo de cara, consigo gostar de ambas as formas.

Agora posso afirmar com firmeza, será uma das minhas sagas favoritas!
Pedro.Baldez 02/04/2022minha estante
Eu amei nossa

Marcus Oliver 06/04/2022

Denso e bem reflexivo
O segundo livro da saga conseguiu superar o inicial para mim. Manteve algo que o primeiro fez, constituiu a obra com narrativas menores em vez de fazer um romance.
No primeiro livro eram contos, neste, há novelas - por serem narrativas mais extensas que contos e com mais núcleos narrativos, mas não são tão longas e desenvolvidas como num romance - que desempenham o mesmo papel no primeiro livro: colocar o protagonista e situações diversas para que o leitor tenha diversas facetas do bruxo. Podemos compreender melhor a noção de destino, o amor sentido por um e não retribuído na mesma intensidade pela outra parte, entre outras situações.
Este livro recebeu uma melhor nota que o primeiro, porque achei que as novelas são mais adequadas para um universo tão rico do que contos, as narrativas curtas servem para criar episódios variados e expandam rapidamente a profundidade deste universo ficcional, não podendo se aprofundarem por conta de sua brevidade; entretanto as novelas desempenham o mesmo objetivo com o adicional de poderem ser mais detalhadas e se aprofundar melhor sobre temáticas como a magia, o destino, a sobrevivência e o que ocorre no mundo de ?The Witcher?.

Guilherme 25/05/2021

Bom...
Achei o livro interessante mas não me prendeu tanto quanto o primeiro da saga "O último desejo".

Nesse livro descobrirmos um pouco mas sobre geralt e o lado sentimental dele um personagem que tenta se mostrar rígido em todas as situações, um pouco sobre os medos e os motivos dele fugir em muitas situações, e um pouco mas sobre os acontecimentos do universo The witcher.

O escritor em alguns momentos do livro acabava contando uma história dentro da outra, as vezes tornando algumas informações muito desnecessárias ( talvez até meio polêmicas.) que me incomodou em alguns momentos da leitura. ? ( algo que não senti tanto no primeiro livro.)

Com um final que eu achei extremamente bom e que me deixou curioso para o terceiro livro da saga.

Well 24/04/2022

A criança surpresa e o grande amor.
No primeiro livro da saga, somos apresentado a o bruxo Geralt, um personagem bem introspectivo e metódico. Nesse volume dois da saga. O bruxo está mais amadurecido e com menos medo de demonstrar os seus sentimentos, com falas mais acaloradas e trejeitos menos robotizado.
Seu crescimento gradual, do começo ao fim do livro, é perceptível e feito de maneira primorosa, levando-nos a conhecer melhor o bruxo e sua vida pacata.
A percepção de mundo nessa continuação é nova. Ela tem um toque do amor e da paixão desenfreada que Geralt aos poucos descobre ao sentir por Yennefer, e de seu lado mais rude e animalesco enquanto caçador de monstros. Mas, como descobrimos ao decorrer do livro, um bruxo não é apenas um caçador de monstros! Na verdade, Geralt demonstra muitas vezes se ofender com tal descrição, o que enfatiza sua humanidade, característica a qual é muito bem trabalhada e desenvolvida ao longo do livro.
Alguns encontros marcantes que aconteceu deixa a obra ainda mais saborosa de se ler, como o encontro de Geralt e Jaskier com Essi Daven, amiga de infância do bardo, que tem um papel crucial na batalha do bruxo contra seres marinhos em nome do príncipe Agloval enquanto ele tentava convencer a amante do príncipe, a sereia Sh?eenaz, a abandonar o seu mundo marinho e viver com seu amado na terra, com pernas. Essi e Geralt desenvolvem um afeto um pelo outro que acaba sendo crucial para a resolução de um conflito com um possível fim catastrófico. Sh?eenaz também acaba sendo um personagem marcante, pois com seu jeito sedutor e altivo, faz, em poucas páginas, com que Geralt reflita sobre o que é ser humano e o que é ser um monstro. Por último, mas não menos importante, temos o primeiro encontro entre Geralt e Ciri, que, no livro, é muito mais nova do que na série, com características clássicas de uma princesa mimada, porém muito destemida. O encontro é marcante e sombrio, e também muito diferente do primeiro encontro entre os dois na série da Netflix. Essa é a primeira vez que eles se veem e Geralt já salva sua vida, enfatizando o debate do livro acerca do destino. Por mais que Geralt tente, ele nunca conseguirá fugir de seu destino, e seu destino é Cirila, a princesa de Cintra. A leoazinha. Apesar no livro não ter foco tão grande em outros personagens, pelo fato de assim como o primeiro. Ele é uma coletânea de contos. Entretanto, não ache que isso estragou o livro ou que o deixou menos primoroso, porque o desenvolvimento desses personagens citados acima precisava acontecer de maneira mais aprofundada, e isso foi feito de uma maneira tão brilhante que é impossível sentir falta desses elementos que precisaram serem deixados um pouco de lado para isso acontecer. Monstros aparecem, assim como a belíssima Yennefer, mas o livro dois quer te passar apenas um recado: Ninguém escapará de seu destino, nem mesmo o poderoso Geralt de Rívia.

Gai 26/03/2021

De 6 contos, um é bom...
Depois de ter lido o primeiro livro e amado todos os contos, vim para o segundo com esperanças grandes.

Me encontro decepcionada, os contos que acreditei que seriam sobre mais aventuras, se tornaram um romance nem chove, nem molha com Yennefer ou um estereótipo do papel da mulher.

Muitas falas sobre a mulher me incomodaram nesse livro, coisa que não tinha acontecido no primeiro.

Ainda sigo curiosa pela história principal com Ciri, que sei que vai ser desenvolvida a partir do 3 livro, então provavelmente continuarei lendo, mas não gostei desse livro não.

Stefânea 04/06/2021

E tem como não gostar?
Não acho que esse livro supera o primeiro, mas gostei bastante de conhecer os personagens mais afundo. Aqui os conflitos entre Geralt e Yen ficam mais intensos, e vemos que querendo ou não, os dois são imperfeitos e cometem erros. Gosto de como o autor consegue humanizar os dois ao máximo, mesmo com tantos fatores que os afastam da humanidade.

Conhecer Ciri e a ver as primeiras interações dos dois foi muito legal, apesar dos contos serem longos e terem começo meio e fim, amo o estilo do autor de um estar sempre ligado ao outro. Essa linha do tempo maluca.

Uma continuação que não deixa nada a desejar e ainda instiga demais para o próximo livro. VEM AI.

DeniseSC 09/02/2022

Destino
Esse livro em comparação ao anterior, foi focado nos pensamentos e convicções do Geralt, e apesar de termos o desenvolvimento de aventuras e o aparecimento de monstros, foi mais sobre como se auto conhecer.
O que Geralt acha de si mesmo? Do trabalho que faz? Das próprias convicções e do Destino?
O destino é um tema muito presente na sociedade desse mundo, e a Lei da Surpresa é amplamente explicada, sendo considerado imutável, irreversível.
Não dei 5 estrelas pq este livro em comparação ao anterior, foi complexo para entender a sequência de eventos, o que atrapalhou a compreensão da história e os sentimentos do Geralt do presente, mas não tira o brilho dessa obra.