A Espada do Destino

A Espada do Destino Andrzej Sapkowski

Resenhas - A Espada do Destino

fer 15/09/2020

Depois de várias semanas, eu finalmente terminei esse livro. Já vou adiantando que não demorei pq o livro é ruim, muito pelo contrário. É uma leitura muito boa e ainda fico impressionada como a escrita é boa. No segundo e último livro de contos da saga, as histórias continuam cativantes e introduzem um pouco do mundo abordado nos próximos livros do romance. Apesar de não ter gostado de todos os contos, ainda sim dei nota alta pois alguns dos contos foram os meus favoritos. Fui influenciada a ler depois que terminei a série da Netflix ?The Witcher?. Precisava ver ainda mais sobre esse mundo que me encantou tanto. Mesmo sendo contos você já consegue capturar as características e vivências dos personagens principais e se apaixonar ainda mais. Preciso fazer um adendo a Ciri: apesar de ter achado uma personagem não muito carismática na série, meu conceito mudou totalmente depois de ela aparecer nos conto no livro. Fiquei encantada pela menininha alegre, inteligente e cheia de personalidade do livro. Estou ansiosa para ler a sequência.

Tai 16/04/2021

A única coisa predestinada é a morte???
Que livro!! Que saga!! Que universo!! Estou encantada com cada conto, um melhor que o outro, me prendeu do início ao fim, personagens bem construídos com vivências que fazem a gente refletir sobre a vida. Super entendo as dores e a luta da Yennefer, como também a paixão de Geralt por ela, aguardando o destino unir os caminhos desses dois em um só, rsrs. Ciri está uma fofa nesse livro e Geralt que lute pra ser o papai do ano. Ansiosa para os próximos!!

alice 25/08/2020

Um livro de contos que acompanha algumas das aventuras do Bruxo Geralt e seus encontros com Yennefer, Jaskier e Ciri.

Alguns contos não fizeram muito sentido para mim, por exemplo "O fogo eterno" e "Um pequeno sacrifício", o exagero de detalhes atrapalharam o desenrolar da história, tornando maçante para no final ser algo decepcionante.

Mas o livro possuí bons contos, meus preferido foram:
"O limite do possível"
"A espada do destino"
"Algo mais"

Roberta 04/04/2020

Ando farta de livros com teor machista
Sabem por que dei a nota 2.5 a este livro (no fundo, querendo dar até menos)? Não foi devido à má elaboração de enredo ou personagens, não foi por falta de criatividade do autor ou problemas de estrutura, coerência textual, nem nada do tipo... foi simplesmente devido ao fato de que as mulheres são praticamente nulas na história. Isso mesmo: nulas. Mudas e surdas, quando não putas, más, vingativas e perversas... o perfeito estereótipo, não acham?

Mesmo a personagem Yennefer, considerada poderosa e de personalidade forte, é tratada de modo humilhante e degradante. Há uma cena que me chamou particularmente a atenção, pois, quando vão à caça do dragão (não se preocupem, não haverá spoilers significativos), alguns caçadores rasgam a parte da frente do vestido de Yennefer e a deixam exposta. Logo em seguida, outro personagem, Jaskier, começa a se aproveitar do momento vexatório de Yennefer e permanece encarando seus seios descobertos. Ainda que ela peça para ele parar, ele segue com comentários insolentes e ri da sua situação. Pode parecer pouco, pode parecer uma cena de mal gosto qualquer, mas vocês não sabem como eu me senti humilhada junto com a Yennefer, como se fossem meus próprios seios lá expostos a um bando de idiotas, que ainda acham graça do momento e caçoam de mim.

Não foi um fato isolado. No livro, as mulheres quase não têm falas. Quando têm, são ínfimas participações. Estão lá apenas como rostos bonitos, ou como bocas escancaradas para gritar de medo quando algum monstro aparece. Mesmo a rainha Calanthe não possui participação significativa na trama. O que dizer disso tudo? Seria demais pedir que os escritores parem de retratar as mulheres como coisas expostas a seu bel prazer? Seria muito pedir que tenham participação maior do que quando chega a hora do sexo? Nós somos muito mais do que um corpo, do que um monte de carne. E não suporto pensar que este livro, dentre tantos outros livros, não foge à regra de pensar na mulher como um estereótipo.

Não me levem a mal, eu gostei da história de um modo geral. Ela é divertida na maioria das vezes, mas este fato particular me incomodou e muito e estragou qualquer encanto que pudesse me fazer apaixonar. Na minha opinião, os livros devem servir como uma espécie de crítica social, devem apontar o que está errado, devem contestar e levantar os problemas sociais, não apenas reprisá-los ao pé da letra como se fossem normais. Eu quase não leio livros que tenham este tipo de conotação, pois me sinto enojada e com raiva. E me decepcionou imensamente o fato de este livro que escolhi para ler por diversão ter me proporcionado tamanha repulsa.

Eu lerei os próximos livros da série, todos eles, pois quero avaliar se esta minha percepção da obra realmente estava entranhada na cabeça do autor ou se era apenas uma tentativa de realizar um retrato fidedigno da Idade Média, mas com intenção de criticá-lo. Quero ter a certeza de que não estava enganada. Porém, também quero deixar clara minha opinião para que futuros leitores possam refletir se realmente desejam se expor a este tipo de trama.
Giovanna Coimbra 18/04/2020minha estante
Tente escolher mais livros escritos por mulheres! Acho que talvez seja uma alternativa pra sair desse tipo de livros!

Roberta 22/04/2020minha estante
Oi, Giovanna! Obrigada pela dica. Vou começar a aplica-la com certeza, até porque estou realmente cansada daquele tipo de livros. Beijos.

Giovanna Coimbra 22/04/2020minha estante
Boa sorte!!!! Beijos

Roberta 23/04/2020minha estante
Amada!!

Miguel 23/12/2022

Andrzej Sapkowski tem uma escrita bem cativante. Continuo empolgado para ler a saga. Dessa vez o autor optou por uma estrutura diferente para a narrativa, no inicio não gostei pois havia gostado da estrutura do livro 1, mas depois me acostumei e comecei a apreciar melhor haha

juliarfs 03/11/2021

contos incríveis, assim como no primeiro, mas gostei ainda mais desses
me apeguei mais aos personagens e dei muitas risadas pelo humor que o autor coloca, acho que por isso me cativou mais
agora estou super ansiosa pra começar definitivamente essa história

Maria Laura Chaves 27/07/2022

Não se pode escapar do destino
O destino é imutável e não ha escolhas que se tome ou fugas que se faça, o destino sempre o encontrará.
A espada do destino tem dois gumes. Um deles é você e não há nada que se possa fazer a respeito.

Kai 05/01/2022

SOMETHING MORE
"? Você é algo mais, Ciri. Algo mais."

Acho que essa foi a primeira vez que um livro, inexplicavelmente, me fez chorar. Foi lindo demais e inesperado ver o quão bonito é a relação do Geralt com a Ciri, o destino dele.

Um livro de contos maravilhoso, não teve nenhum que não gostei, o melhor em questão de diversão foi o "Um pequeno sacrifício", mesmo o "O Fogo Eterno" não ficando muito atrás, mas em questão de qualidade, sem dúvida "Algo mais" foi o melhor conto dos dois primeiros livros. Ansioso pra começar o romance de The Witcher agora.

Alysson - @alyssonhp 23/03/2020

A Espada do Destino
Achei esse segundo volume superior ao primeiro justamente por expandir o universo criado pelo autor, com mais clareza e objetividade. Os dois últimos contos são os ganchos pra os próximos livros que passarão a ter uma história linear e são os meus favoritos dessa segunda coletânea. Estou gostando da série de livros tanto quando a de tv!

touryu 04/06/2021

A Espada do Destino tem dois gumes, um deles é você.
Ainda bem que depois desse livro o autor resolveu seguir com o formato de romance, porque sinceramente viu... Esse livro é uma continuação dos contos de O Último Desejo, mas diferentemente de seu antecessor, alguns contos deixaram muito a desejar.

Dos seis contos presentes em A Espada do Destino, apenas dois me cativaram de verdade (Um Pequeno Sacrifício e Algo Mais). Dois dos que restaram foram razoáveis (O Limite do Possível e A Espada do Destino) e os dois restantes foram lamentáveis (Um Fragmento de Gelo e O Fogo Eterno).

Vou seguir lendo a saga na esperança de que a narrativa melhore no formato de romance.

Geraldo.Junior 05/04/2021

Reflexivo e diverso
A Espada do Destino entrega tudo o que o Último Desejo (primeiro livro da série) me fez querer. A história continua sendo contada através dos contos, onde somos introduzidos à questões mais profundas sobre o relacionamento entre os personagens. Como no primeiro livro, temos alguns contos que 'não agregam' na linha principal de acontecimentos, mas que servem para nos aproximarmos dos personagens, entender decisões, motivações e objetivos.

Durante a leitura, é nos apresentado ainda mais acontecimentos e fatos sobre o universo The Witcher, o que me faz desejar futuras explanações. A expectativa para o próximo é altíssima e confesso que Andrzej Sapkowski continua me cativando a cada linha que escreve.

Thi Acrisio 20/03/2022

Pra sempre, Ciri.
O livro evolui muito do primeiro, e mesmo mantendo o mesmo formato em contos, vejo aqui uma linearidade maior que o primeiro, não gostei muito dos dois primeiro contos, daria três estrelas a eles, acho que não gosto da Yennefer (talvez seja inveja). kkkkk

Geralt é um personagem magistral, a construção dele aqui é gigante, e como ele cresce como protagonista, sua humanidade é colocada em destaque e isso é maravilhoso, e por ultimo destaco a grande estrela desse livro, Ciri, ela muda completamente a historia, traz luz, conexão, amor, diversão e aventura. Vamos ao próximo...
Pedro.Baldez 02/04/2022minha estante
Nossa eu acho a yennefer a mais interessante kkk

Thi Acrisio 03/04/2022minha estante
Hahahhahahaha

Thiago Araujo 30/06/2020

Os dois gumes do destino
Como é bom ser fã de The Witcher. Livros, games, quadrinhos e série, um universo inteiro a ser explorado e para ser surpreendido.

Pode ser que não agrade a todos, mas a mim particularmente me deixa fascinado as aventuras de Geralt e Jaskier. Como é bom ver uma fantasia bem explorada.

Espada do Destino não fica devendo ao primeiro livro da série, se não for melhor, se iguala em construção de mundo, mesmo sem uma cronologia narrativa, o que pra mim é o charme dessas obras. Te dar a missão de montar o quebra-cabeça, assim saímos da passividade.

Ciri é outro marco nesse livro e tem tudo para ter um crescimento nos próximos volumes. Tudo certo para descobrir novas fronteiras em The Witcher. Que venham os próximos livros!!!

Beloto 06/05/2022

Não queria começar a ler série por que era muito grande e já tinha assistido a primeira temporada na Netflix, meu arrependimento é não ter começado antes mais um favoritado.
V.v. 06/05/2022minha estante
Cmg tmb foi assim

Rodrigo.Artioli 06/03/2020

Fraco...
Cansativo, me empolguei somente no último conto....
Kath 06/03/2020minha estante
Também achei bem cansativo... Ainda não consegui terminar :|

Rodrigo.Artioli 06/03/2020minha estante
Não desiste! Por q o 3 melhora muito!