As Memórias de Sherlock Holmes

As Memórias de Sherlock Holmes Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Memórias de Sherlock Holmes

Ãgatha 22/09/2021

Uma porta de entrada
Sherlock Holmes é um personagem de quem sempre ouvi falar. Inclusive em memes ele estava presente. Sabia que era uma detetive e que era muito bom. Deveria ser até brilhante, para ter tamanha fama. Mesmo assim, nunca tinha lido um livro em que ele estivesse.
A minha história com livros de detetives é um caminho maravilhoso, pois sou apaixonada por Poirot e os livros de Agatha Christie. Então sabia que muito provavelmente gostaria também dos livros sobre Sherlock.
E não estava errada.
Com um brilhantismo diferente de Poirot, Sherlock nos brinda com sua sagacidade, perspicácia e inteligência ao passar das páginas.
O livro me fisgou e me rendi. Estava magnetizada pelos contos e seus fechamentos. Tudo muito bem pensado e orquestrado pelo autor. Quanta habilidade!
A minha única ressalva foi que eu não sabia que esse era o livro em que contava o final de Sherlock. Ler o primeiro livro do personagem e deparar com esse fato foi chocante. Mas não me tirou a vontade de continuar e ler todos os outros.

maria 14/09/2021

Muito gostosinho de ler igual os outros dele. O penúltimo conto foi FANTÁSTICO e o último foi um soco de tão triste. Não tenho ideia do que pode acontecer nos próximos agora.

Thai 31/08/2021

Ora,ora? 4
Histórias diretas e bem escritas, como sempre. Gostei de finalmente ter lido sobre Mycroft e Moriarty!
Mistérios incríveis e especificamente o último conto foi desconcertante ???

DaniloSoarex 09/08/2021

Mais uma ótima coletânea de contos do brilhante Sherlock Holmes

Finalmente seu rival Moriarty deus as caras, embora que brevemente

Excelente, excelente, meu caro Watson

Louie 06/08/2021

Difícil fazer uma resenha. As histórias de Sherlock Holmes são sempre surpreendentes. E minha memória não é boa o suficiente para comparar esses contos com os de outros livros (sorry).
Mas com certeza, algo a se destacar nesse livro é o conto O Problema Final, onde Sherlock enfrenta seu grande inimigo Moriarty.
Vale muito a pena a leitura.

Pinelli 17/07/2021

As Memórias de Sherlock Holmes
Eu adorei o livro, foi muito bom conhecer mais algumas das aventuras do Sherlock Holmes. Os contos são curtos e muito interessantes, mas alguns foram previsíveis. Não sei cinco estrelas pq a narrativa é um pouco cansativa e não conseguia ler muito de uma vez.

Leticia.Santos 09/07/2021

As Memórias de Sherlock Holmes reúne doze casos do detetive mais famoso da literatura. O livro traz casos excelentes, inclusive o primeiro que Holmes desvendou , e outros mais medianos. Mas o melhor entre eles para mim foi o último conto "O problema final" no qual é introduzido o professor Moriarty, arqui-inimigo de Sherlock Holmes, que me deixou em suspense sobre o que acontece no próximo livro. Ótima leitura. Já estou ansiosa pelo próximo.

Henrique Fendrich 07/07/2021

Sherlock fez parte da minha formação como leitor, mas não se pode, de maneira nenhuma, reduzi-lo a uma mera “etapa na evolução do leitor”. Esses contos continuam sendo excepcionais hoje, mesmo diante de tudo o que li depois deles. A regularidade do Conan Doyle impressiona nos contos do Sherlock. De fato, a maioria dos contos está um nível muito parecido, e é um nível alto. Ele alia de modo muito eficaz narração, diálogo e suspense. E o Sherlock é uma figura e tanto, naturalmente. O jogo com Watson também funciona excepcionalmente.

Dos 12 contos dessa seleção, eu elegi como o meu favorito “Os fidalgos de Reigate”. Creio que a maioria prefere “O problema final”, pelo confronto de Sherlock com o professor Moriarty, em uma cena épica. Entretanto, não negando a importância e nem a qualidade desse conto, digo que prefiro “Os fidalgos de Reigate” porque ali o Sherlock está pleno e absoluto em suas investigações como detetive. Ali ele simulou que estava tendo um ataque súbito, ali ele fez de conta que se confundiu em relação a um dado importante da investigação, ali ele derrubou uma garrafa de água e colocou a culpa no Watson (esse, coitado, assistia a tudo aparvalhado) e, como era de se esperar, tudo era devidamente calculado e só ao final o detetive irá relevar os espantosos raciocínios que o levaram a fazer o que fez.

Sem falar que, nesse conto, o Sherlock correu risco real de morte. Noto também muitas sacadas bem humoradas do detetive. E tem ainda um bilhete, conto de detetive com bilhete é sempre legal.

Outro conto a se destacar é “A face amarela”, um conto em que Sherlock erra em sua investigação e não tem um papel decisivo no deslinde da trama. Aliás, nem há crime na trama, o que, por si só, já é algo que chama a atenção. Mas há ainda peculiaridades interessantes, pois a situação criada na história tem sua razão de ser no racismo existente na sociedade de então, ainda maior que o de hoje. Mas o homem envolvido no caso tem uma atitude nobilíssima e passa por cima desse e de outros preconceitos ao término do conto.

De outro conto, “A caixa de papelão”, registro aqui o pensamento filosófico que teve o detetive, depois de desvendar uma trama que envia amor e vingança:
“Qual é o significado disto, Watson?” disse Holmes solenemente ao soltar o papel. “Que objetivo é servido por este círculo de desgraça, violência e medo? Isso tem de tender para algum fim, do contrário nosso universo é regido pelo acaso, o que é impensável. Mas que fim? Este é o grande e perene problema de cuja solução a razão humana está tão longe como sempre”.

Gostava há 20 anos e continuo gostando.

marialuiza1 05/07/2021

não foi para mim
li e terminei esse livro na força do ódio porque não gosto de deixar livros não lidos na minha estante, dei 2,5?? só por ser o famoso sherlock holmes, mas a história não me prendeu e toda vez que ia ler quase morria de sono. o livro é um compilado de contos da vida de holmes, talvez você se interesse, mas realmente não foi pra mim!

Letícia 01/07/2021

Eu não tenho palavras para descrever o que eu estou sentindo com o fim desse livro.

Álefe 26/06/2021

Meu novo favorito do Sherlock
?Memórias? é o segundo livro de contos sobre pequenos casos de Sherlock e seu parceiro Dr. Watson. Dos 12 contos dessa coletânea, poucos se destacam. É no conto, ?O Intérprete Grego?, que Watson descobre que Sherlock tem um irmão, Microft, a quem é apresentado. Mas o grande destaque mesmo fica por conta do último, ?O Problema Final?.

É nele que o autor introduz o arqui-inimigo de Sherlock, o Prof. Moriarty. Apesar de curto, seu final ainda é um dos mais comentados até hoje.

Sem dar muito spoiler (se é que ainda é considerado spoiler depois de tantos anos), este era pra ter sido a última aparição do famoso detetive. Isso porque Sir Arthur achava que era hora de encerrar suas histórias. Só que os revoltos fãs na época importunaram tanto o autor que ele o trouxe de volta anos depois no conto ?A Casa Vazia? (do volume 3), mas antes ele reaparece em ?O Cão dos Baskerville?.

Deixando de lado um pouco os acontecimentos do último conto, ?O Cão? se passa pouco tempo antes. Eu nunca tinha lido ?Memórias? nem ?Cão?, e como me arrependo! ?O Cão dos Baskerville? se tornou facilmente meu favorito do personagem.

A história ganha um tom mais sombrio, o que achei um diferencial dentre seus outros casos. Daqueles que te deixa grudado nas páginas enquanto não chega ao fim.

Leonardo.Santos.Freitas 24/06/2021

Surpreendido pelo final
Livro muito bom, com excelentes casos que foram investigados e desvendados. O que me chocou foi o último caso, não esperava em nenhum momento um desenrolar da trama como esse.

leaoliterario 20/06/2021

?É mais estupidez do que coragem recusar-se a reconhecer que o perigo se fecha a sua volta.?

Maria20590 09/06/2021

Comovente ??
Narrativa maravilhosa como sempre, casos simplesmente inescrutáveis. Nesse livro vemos como o Sherlock começou na carreira e um pouco de como foi sua infância, a relação dele com o John também e algo bem explorado no livro ameiii????