Adormecida

Adormecida Anna Sheehan

Resenhas - Adormecida

CooltureNews 25/11/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Devido a alguns comentários que li sobre esse livro, estava com muito medo de começar a leitura, praticamente abandonando antes mesmo de ler uma única página. Como podem perceber, caso você fez alguma pesquisa sobre o livro, ele não foi uma unanimidade, entretanto minha experiência com essa leitura foi prazerosa. Realmente é um livro que contém algumas falhas principalmente no desenvolvimento do roteiro, mostrando certa falta de experiência da autora, afinal ela montou um cenário e premissa interessante para a história mas ainda assim a história se arrasta em alguns pontos e possui vários desfechos simples e previsiveis. O mais impressionante é que apesar disso, eu realmente gostei do livro.

Pela capa e moda do momento, estava esperando uma releitura de mais um conto de fadas, graças a Deus que o livro não se trata disso. No futuro (próximo ou não, a autora não data sua obra) o ser humano atinge um nível de desenvolvimento tecnológico inacreditavel, chegando até a colonizando outros planetas, mas o livro não se trata disso, como uma forma de mandar pessoas para lugares longínquos foi desenvolvida uma tecnologia onde as pessoas são colocadas dentro de câmaras que induzem o sono através de produtos químicos, fazendo com que as células interrompam seu ciclo natural, digamos que a pessoa fica praticamente e não envelhece. É assim a vida que nossa "Bela Adormecida" sempre conheceu.

Filha da familía mais poderosa do planeta, seus país sempre que possivel a colocavam neste sono, chamado "estase", por diversos meses. Essa era uma experiência tão comum na família que Rose conhece Xavier ainda bebê, ve seu crescimento no decorrer dos anos e quando este atinge aproximadamente 17 anos eles possuem a mesma idade, e lógico, se apaixonam. Até aí tudo tranquilo, exceto que Rose entra novamente neste tipo de sono, seus país morrem, e ela só será desperta 60 anos no futuro.

Neste tempo em que Rose estava dormindo, o mundo mudou, todos seus conhecidos morreram, a população terrestre quase teve o seu fim, mas sobreviveu, e apesar da sinopse mostrar esse futuro como assustador, quando Rose acorda tudo já está bem, e posso dizer que ainda melhor, porém extremamente perigoso e desconhecido para ela, e para variar ela pode ser considerada uma princesa, pois herdeu assim a UniCorp, uma empresa gigantesca que domina todos os setores e por consequinte, todo o(s) planeta(s).

O mais impressionante no livro é o desenvolvimento da personagem, de uma pessoa recataca, totalmente submissa e dependente para alguém forte, uma sobrevivente, alguém que eu realmente cheguei a admirar quando o livro chegou ao final. Como disse antes, só faltou à autora conseguir dar maior profundidade aos dramas de Rose e as características dos personagens para que esse seja um ótimo livro, não cheguei a pesquisar mas pelo término do livro certamente haverá uma continuação e espero que isso seja solucinado nessas obras.

É um livro recomendado para quem gosta de uma leitura leve e divertida, mas não vá procurando questionamentos profundos que tive a impressão de haver no livro.

Ray 29/11/2012

A long, long sleep...
Vou começar essa resenha com as coisas que eu odiei:

O personagem principal: Ok, eu sei que o monte de coisas que Rose sente e a maneira como ela lida com situações podem ser atribuídas a coisas que não são totalmente culpa dela, mas não posso deixar de querer bater no rosto dela um pouco. Pelo menos nas primeiras 150 páginas que ela é uma chorona, a estupida auto-aversão. Ela literalmente se apaixona pelo primeiro menino que ela põe seus olhos. Eu acho que tudo isso poderia provir do fato de que esta é uma espécie de releitura de A Bela Adormecida, mas realmente? De todas as coisas sobre um conto de fadas que poderia ter sido alterados, você escolheu manter a heroína, mansa e passiva?
A "ficção científica": Eu acho que a autora não é de forma alguma uma cientista. Eu tive um monte de problemas para passar por todas as novas tecnologias, que parecia surgir mais com a conveniência do que com o ambiente, e todo o conceito dos "Tempos Sombrios". Teria feito mais sentido deixar os "Tempos Sombrios" como apenas um fenômeno econômico, mas também incluiu a ressurreição de peste bubônica e tuberculose? Se a ciência na sociedade futura é tão avançada, por que são ainda menos capazes do que nós de conter doenças? Quer dizer, a praga não é nada para os padrões atuais. Isolar, tratar, prevenir. Revirei os olhos e começou deslizando as páginas em cada menção dos Tempos Sombrios.
Overdescription: Eu deslizava muito neste livro, e eu não me sinto como se tivesse perdido alguma coisa. Há páginas e páginas de Rose considerando sua vida, suas opções, e explicando seus processos de pensamento. Este abrandou mais os momentos de ação intensa do livro e me fez ficar completamente desinteressada no que estava acontecendo.

Agora sobre o que eu realmente gostava:
Os outros personagens: Nabiki, Xavier, Bren, e Otto. Apesar de eu sentir que Bren e Otto poderiam ter sido combinados em uma pessoa, eles ainda ficar para mim como personagens próprios. Xavier era um personagem consistente que eu estava sempre torcendo, mesmo quando eu cheguei ao final agridoce da história. Eu amei sua paixão, como ele era a única pessoa que sabia sobre a vida de Rose e como os asnos que os pais dela eram, e ele realmente lutou por ela. Ele queria o melhor para ela mais do que ela pensava que merecia, e ele era o único que a transformou em alguém disposto a lutar por ela. E a coisa foi, ele não parou depois que "quebrou-se", ou quando eles não poderiam estar juntos novamente. Ele ainda era a mesma pessoa 62 anos mais tarde, exceto a vida que queria para si tinha sido levado embora, então ele era uma versão mais endurecido de Xavier que Rose conhecia antes. Acreditável. De partir o coração. Necessário.
O final: Eu sei que o final deixou um monte de gente de fora, e sim, com certeza me deixou pensando "O Que eu fiz pra merecer isso?!" Mas, ao mesmo tempo, eu realmente gostei. Rose, finalmente, se dá um pouco de crédito, e a repetição de "por agora" no final é a maneira perfeita para configurar para o próximo livro. Eu posso realmente verificar a sequela para fora, embora eu particularmente não goste muito deste livro, só porque, finalmente, eu posso lidar com o personagem principal. E eu gostaria de ver como coisas estão indo.

Lela 25/12/2012

Sam Percenti Bello
Eu não esperava que esse livro me tocasse tanto. Não acho que essa seria uma boa frase para prender leitores críticos. Mas não há outra explicação. As vezes eu leio livros banais para me divertir, e devido a pressão do momento, eu acho que era isso que esperava deste livro. Que ele fosse raso. Larguei Salinger e Zafón, e fui tentar rir, e não foi isso que encontrei. Mas que maravilhosa contradição. Não me arrependo em nenhum segundo. E devo informar que isso não é para ser uma resenha. Eu acho que quando uma pessoa vem ao skoob pesquisar sobre um livro, ela não quer realmente saber a resenha do livro, e sim o que têm a dizer sobre ele. Resenhas, ao meu ver, de leiga, precisam ser objetivas, e comentários com spam não se encaixam. Por isso fica aqui meu pequeno grande comentário, de uma leitora que deveria ter passado o dia debruçada sobre livros de física, mas que não conseguiu desgrudar os olhos desse pequeno até as 5 da manhã. Acho que isso resume se alguém deve lê-lo ou não. E que fique ao seu critério. Mas se iniciá-lo, faça a si um humilde favor: não desista nas primeiras páginas.

Lary Nunes 23/03/2024

Adormecida
Confuso no começo, depois voltou a se estabilizar. Já no final, deu uma cortada em relação a família da protagonista, o que eu achei ruim...
Pode-se dizer também que faltou muito a ser contado no final das páginas... e como é um Livro Único, acho que deveria ter uma explicação mais formada sobre os acontecimentos que foram mencionados mais não registrados de forma agradável.. Apesar de o final não me agradar, o livro é gostoso de se ler, além de ser uma releitura do conto, meio diferente.

Duan Baptista 30/05/2013

Tão bom que eu não queria que termina-se!
História com incríveis reviravoltas! Livro mais que recomendado ^^

day 20/01/2013

bom!!
imagine você dormir por 62 anos? e depois acordar em um futuro totalmente desconhecido?
Rose vive em mundo moderno de alta tecnologia onde existem máquinas que fazem você dormir por quanto tempo programar.
Porém Rose não queria isso...mas foi deixada em uma máquina de estase por 62 anos.
Quando ela acorda onde estão seus pais? seu namorado Xavier e sua querida empregada Ása?
será que todos morreram?
Os pais de rose eram donos de uma mega empresa multi planetária ,uma empresa que domina o mundo todo,e rose agora é a única dona dessa mega fortuna.
muitas coisas ela terá que descobrir,quem fez isso com ela? quem está querendo matá-la?
Mas no meio de tudo isso a um garoto que tem chamado sua atenção Bren se torna um grande protetor e amigo de Rose.
Otto também é um grande amigo que ela irá encontrar,ele é fruto de uma experiência entre humano e extraterrestres ,um amigo mais que maravilhoso na vida da bela adormecida Rose.
mas...será que todos morreram? até seu namorado?
o livro é um mistério a ser desvendado!

Tati oliveira 24/01/2013

Rose Fitzroy esteve em êxtase por 62 anos, dormindo um sono induzido, esquecida em um porão quando é acordada por um lindo, e desconhecido, jovem, Brendan.

Durante todo o tempo que esteve dormindo muita coisa aconteceu, o mundo passou por anos sombrios e toda sua família, todos que amavam estão mortos.

Agora ela é a única herdeira de um império milionário, e precisa se adaptar a esse novo mundo, fazer novos amigos, descobrir o que aconteceu a seus conhecidos, o porque ficou esquecida por tanto tempo, e, acima de tudo, descobrir quem ela mesma é.

Como se tudo isso não fosse suficiente, a garota ainda tem que lidar com um assassino decidido a acabar com sua vida.

Sem saber em que, confiar, ou mesmo como as coisas funcionam nesse novo mundo, Rose precisa lutar para ter uma vida que a muito lhe é roubada.

Que livro é esse? Eu amei! Do começo o fim eu fui cativada, Adormecida é aquele tipo de livro que não da pra largar, você chega no trabalho e fica desesperado pra sair e poder continuar a ler.

A história é contada em primeira pessoa, por Rose, podemos perceber a confusão dela nesse novo mundo, a solidão que ela sente, e sempre sentiu, por não ter amigos, e, aos poucos, por meio de suas lembranças, vamos entendendo toda sua vida, a idéia do êxtase, e a sociedade.

Como o Bren comenta, Rose tinha tudo pra ser uma garota riquinha, mimada, acostumada a todos fazerem suas vontades, alguém bem insuportável, mas ela é bem o oposto, se preocupa mais com os outros do que com ela mesma, evitando contar qualquer coisa que possa atrapalhar alguém, guarda tudo para si, e tenta sempre estar, ou parecer, feliz.

Outro personagem que gostei bastante foi Otto,  ele não é humano, e nem fala, mas é a criatura mais fofa de todas, a forma que ele se comunica com as pessoas, tocando-as, é única e muito intensa. Espero que ele tenha mais destaque no futuro :)

Acredito que Adormecida seja um livro distópico, ainda tem todo o charme desse estilo, mas o foco da história é totalmente na garota, a sociedade fica totalmente em outro plano.

Anna Sheehan possui uma escrita que me encantou muito,  toda a história possui uma beleza que há muito não via, misturando conto de fadas e um mundo distópico, seu livro conseguiu entrar, sem muito esforço, para minha lista de favoritos.

Rafaella 02/02/2013

Diferente!
Bom, não tenho o costume de fazer resenhas, até porque sou péssima em escrever... mas esse livro me surpreeendeu ao ponto de fazer valer o esforço!

Pra começar, a história é diferente de tudo que eu tenho costumado a ler. Não é aquele tipo de saga distópica, com personagens que participam de reality show, ou que tem que passar por algum ritual quando passam por determinada idade... e também não é o tipo de história "sobrenatural", digamos assim, ou seja, nela você não encontrará vampiros, lobos, ou coisa assim, talvez robôs! Não me levem a mal, eu realmente adoro histórias assim... mas de vez em quando é bom variar.

Rose é uma personagem, bom, diferente!! Bom, o que deveriamos esperar de alguém que passou 60 anos dormindo!? Certamente, acordar e ver que todos aqueles que você conhecia morreram e o mundo é um lugar totalmente diferente não deve ser nada fácil... mas bem, o que mais te prende na história são seus pequenos mistérios!! Por que ela dormiu esse tempo, quem a colocou para dormir e porque fizeram isso, quem está atrás dela... e tudo o mais.

Tem umas cenas realmente marcantes, entre eles, as partes em que explica o motivo pelo qual ela dormira o tempo todo e o porque ela não parece crescer como as outras pessoas... e realmente, o motivo disso é de realmente você morrer de raiva e querer sair batendo no personagem que fez ela passar por tudo o que ela passou e ter perdido parte da sua vida.

Não é um livro de romance, embora tenha romance nele, e sim... é um romance muito bonito de se ver, que ultrapassa o tempo... aquele tipo de amor que acho que todos sonhos... pelo menos, eu sonho. Além disso, para quem valoriza a amizade, há um personagem que é o sonho de amigo de qualquer garota, apesar de ser bem diferente!

Quanto a narrativa, é um livro de fácil leitura... contado em primeira pessoa, apesar de conter partes em terceira pessoa. E o mais legal, é que, por se tratar de uma narrativa no futuro, você se depara com algumas coisas muito diferentes da nossa realidade, e que seriam bem legal se tivessemos.

Então é isso, minha humilde resenha... mas como eu não tinha com quem comentar da história, pensei em colocar meus pensamentos sobre ela aqui. Tentei não colocar muito spoiller, mas espero que tenha despertado o interesse de outras pessoas a ler também!!

Silvia 07/02/2013

Gostei!
O livro me agradou muito, a temática é diferente e traz uma versão futurista da bela adormecida, mas não tem nada haver com a história em que conhecemos na nossa infância. Adormecida relata a história de Rose uma jovem que despertou em um mundo que não era mais seu, ela viveu durante 60 anos esquecida num tubo de estase, e foi encontrada por um jovem chamado Bren; bom como toda a sua vida não passou de sonhos ela tem que viver uma realidade assustadora, onde todos que ela conhecia morreram e ela é a única herdeira de um império. Romance e aventura permeiam as páginas de Adormecida.

Luanny 07/04/2013

Uma historia Incrivel
Uma garota esquecida por décadas, dada como desaparecida, ninguem se lembrava de sua existência, e de repente por acidente Rose é acordada do seu sono induzido por Bren. Ela se vê herdeira de um imperio Gigante chamado UNICORP, sua volta chama a atenção do mundo.
E agora ela se vê diante de uma nova vida, todos que ama e conheçe estão mortos, ela esta sozinha sem saber em quem deve ou não confiar.
Xavier o unico que ela amou não pode mais apoia-la e é em suas lembranças e em sua arte que ela encontra refúgio. Bren a recolhe, dá atenção e se torna um companheiro e quando ela se depara diante de uma maquina que foi acionada para extermina-lá, ele a ajuda muito, porém este inimigo somente ela pode deter.

Livroo perfeito, quando começei a ler não conseguia mais parar, a cada palavra a vontade incontrolavel de Mais, de desvendar a historia, de descobrir quem esta do lado de Rose e o desejo de saber mais e mais sobre Xavier o seu unico amor *--*

E agora vo ficar com minha DPL(depressao pos livro), e com a super vontade de ler Adormecida denovo.