Adormecida

Adormecida Anna Sheehan

Resenhas - Adormecida

Rafaella 02/02/2013

Diferente!
Bom, não tenho o costume de fazer resenhas, até porque sou péssima em escrever... mas esse livro me surpreeendeu ao ponto de fazer valer o esforço!

Pra começar, a história é diferente de tudo que eu tenho costumado a ler. Não é aquele tipo de saga distópica, com personagens que participam de reality show, ou que tem que passar por algum ritual quando passam por determinada idade... e também não é o tipo de história "sobrenatural", digamos assim, ou seja, nela você não encontrará vampiros, lobos, ou coisa assim, talvez robôs! Não me levem a mal, eu realmente adoro histórias assim... mas de vez em quando é bom variar.

Rose é uma personagem, bom, diferente!! Bom, o que deveriamos esperar de alguém que passou 60 anos dormindo!? Certamente, acordar e ver que todos aqueles que você conhecia morreram e o mundo é um lugar totalmente diferente não deve ser nada fácil... mas bem, o que mais te prende na história são seus pequenos mistérios!! Por que ela dormiu esse tempo, quem a colocou para dormir e porque fizeram isso, quem está atrás dela... e tudo o mais.

Tem umas cenas realmente marcantes, entre eles, as partes em que explica o motivo pelo qual ela dormira o tempo todo e o porque ela não parece crescer como as outras pessoas... e realmente, o motivo disso é de realmente você morrer de raiva e querer sair batendo no personagem que fez ela passar por tudo o que ela passou e ter perdido parte da sua vida.

Não é um livro de romance, embora tenha romance nele, e sim... é um romance muito bonito de se ver, que ultrapassa o tempo... aquele tipo de amor que acho que todos sonhos... pelo menos, eu sonho. Além disso, para quem valoriza a amizade, há um personagem que é o sonho de amigo de qualquer garota, apesar de ser bem diferente!

Quanto a narrativa, é um livro de fácil leitura... contado em primeira pessoa, apesar de conter partes em terceira pessoa. E o mais legal, é que, por se tratar de uma narrativa no futuro, você se depara com algumas coisas muito diferentes da nossa realidade, e que seriam bem legal se tivessemos.

Então é isso, minha humilde resenha... mas como eu não tinha com quem comentar da história, pensei em colocar meus pensamentos sobre ela aqui. Tentei não colocar muito spoiller, mas espero que tenha despertado o interesse de outras pessoas a ler também!!

Karini.Couto 24/08/2013

"Um longo, longo sono, um famoso sono
Que ao dia não se apresenta
Pelo esticar de um membro ou movimento de uma pálpebra
Um sono idependente.

Terá sido a ociosidade sempre assim?
Encerrada em uma lage de pedra
A desfrutar o passar dos séculos
Sem nunca a tarde fitar?"

(Emily Dickinson)

"Adormecida" segue a linha de livros distópicos, narrado em um futuro completamente fantástico e interessante que deixa o leitor ávido por mais!

Venham comigo e conheçam um pouco sobre essa história que tem tudo para arrebatar muitos fãs de distopias e tantos outros que nunca leram nada do gênero!

Rose Fitzroy ficou em "estase química" por sessenta e dois anos e ao despertar através de "um beijo" de Brendan Sabah, viu seu mundo de pernas para o ar, pois acordou para uma realidade desconhecida, onde as pessoas de seu passado não existem mais.

Rose nunca havia passado tanto tempo em "estase", na verdade nem mesmo os astronautas e colonizadores o tinham feito. Todos eram despertados ao menos uma vez no mês para que pudessem evitar a "fadiga estase". Pelo fato de ter passado tanto tempo desacordada, Rose sente sua pele inchada e sensível, com ossos protuberantes, visão turva, respiração fraca e fica enjoada sempre que tenta ingerir algo. Na verdade sente-se uma velha.. O que técnicamente é verdade, já que ela tem mais de oitenta anos com apenas dezesseis (idade na qual entrou em "estase").

Nem todos estão contentes com o despertar de Rose, já que ela é herdeira única de um grande patrimônio intitulado UniCorp (corporação interplanetária), ela é vista como aberração por uns, estorvo.. Como alguém interessante e por aí vai! Só o que se pode ter certeza é que no mínimo Rose desperta a curiosidade de muitas pessoas! Afinal não são todos os dias que se encontra alguém em um "caixão de vidro" que dormiu por longos e longos anos!
Todos, inclusive a própria Rose, estão curiosos para saber o que aconteceu com a "Bela Adormecida".

A alguns anos atrás aconteceu os Tempos Sombrios que foram desencadeados pelo crescimento populacional, pelo boom econômico e que criou um abismo entre ricos e pobres, pelo retorno de doenças como a tuberculose, peste bubônica entre outras.

Só o que Rose faz nos próximos meses em que acorda é o que esperam que ela faça! A única coisa que a alegra um pouco é o estúdio de arte montado em seu quarto e seu cachorro Estradas Desertas, que ela preferiu chamar carinhosamente de Zavier; como uma lembrança ao seu grande amor e melhor amigo Xavier, rapaz no qual ela pensa a todo instante e sente muita falta! Alguém que conhece Rose muito bem, está fazendo com que ela se sinta mais confortável em sua situação lamentável! Quem será? Ou será que ela está imaginando coisas?

Minhas impressões:

Ao iniciar a leitura não esperava encontrar um livro tão futurístico e ao mesmo tempo que me agradasse tanto. Levou pouco tempo para que eu me acostumasse com os termos criados pela autora para diferenciar o tempo narrado no livro e também a época em que o livro se passa.

Imaginem que susto seria acordar depois de tanto tempo e perceber que você não pertence a tal lugar.. Ou melhor.. Não pertence mais a lugar algum! Tudo é completamente novo e assustador para Rose e sendo uma jovem de apenas dezesseis anos seus sentimentos estão absolutamente a flor da pele!

Adorei as lembranças do passado em que ainda era uma menina e se recordava com carinho de Xavier que fora o único amigo que ela teve, pois estava sempre em "estase" enquanto todas as outras crianças cresciam de forma normal! Essa amizade tornou-se um amor puro e simples que ela pôde vivenciar as poucas vezes em que não estava em "estase".

O livro traz citações a grandes artistas como Dalí, Nehru, Van Gogh, Monet.. E a todo instante nos deparamos com menções a arte, pois isso é uma das poucas coisas sobre a qual Rose realmente entende!

O livro é triste em muitos pontos, pois Rose é e sempre foi muito solitária. Sua situação foi imposta como sendo a coisa certa e quando Rose percebe isso, entende que ela nunca "viveu de verdade".. Ela foi deixada para trás, esquecida propositalmente.. Os motivos? Vocês saberão ao ler o livro!

Como se não bastasse toda a sua situação trágica; Rose se vê apaixonada por Bren, que não retribui da mesma forma e acaba magoando-a ainda mais fazendo com que ela deseje estar em "estase" novamente, pois é a única forma de esquecer os males que lhe aflinge.

Tenho que mencionar Otto, estou simplesmente encantada com ele. Otto é propriedade da UniCorp por ser um experimento, ele teve seu DNA alterado a partir de um micróbio e apesar de ser quase normal, não é considerado assim; não possuindo direitos, podendo morrer a qualquer instante! A história dele é triste e a maneira como ele se identifica com Rose e se preocupa com ela é incrível de se ler! Vocês entenderão quando lerem o livro!

Adormecida é um livro intenso, que mexeu com o meu emocional, pois apesar de parecer um livro meio estranho por causa da "estase" ou do Otto que é geneticamente modificado sendo visto como objeto e até uma aberração.. É um livro profundo, tocante e de uma sensibilidade impressinante!

O livro terá continuação e espero que em breve eu possa estar me deliciando com uma leitura tão prazerosa quanto Adormecida foi!

site: http://www.mixliterario.com/2012/09/resenha-adormecida-anna-sheehan.html

Michele 16/02/2013

lindo de mais...
confesso que no inicio por achar que tratava de uma releitura d classico deixei o livro por um mes mais ou menos largado na minha estante..porem resolvi pega-lo (n nao lembro exatamente pra que) e Punfh foi amor a primeira lida.. serio primeira pagina e eu ali grudada.. nem lembrava mais o que eu ia fazer so sei que o agarrei e devorei ele... porque o livro é SIMPLESMENTE FANTASTICA ...releitura de classico que nada a unica coisa que ela tem de parecido é o fato de ter dormido um pouco mais que o normal tipo 60 anos... e que um garoto (belo) a acorda.. mas é ai que acaba qualquer assunto em comum.. o livro é uma mistura de ficcao cientifica e romance... e sim os dois estao presente a todo momento.. Rose Ftzroy foi colaca em estase e dormiu por aproximadamente 60 anos.. ao ser acordada tera de enfrentar coisas que vai desde o seu corpo nao funcionar direito até a aceitação da perda de todos os que ela amava.. fora o fato de que tudo mudou nada é como antese ela tera de se adaptar.. em meio a tantos problemas um maior surge.. quando rose foi acordada algo mais acordou e este nao descansara até cumprir seu objetivo... enredo simples, com reviravoltas emocionantes... como nao gostar??
estou surpreso que voce ainda se lembre. pag209
Voce sempre esteve nos meus pensamentos, Rose. eu sempre desejei esquecela mas nunca consegui... pag 265

Lari 05/11/2012

Resenha do blog Iluminerds , com continuação http://www.iluminerds.com.br/iluminamos-adormecida-anna-sheehan/?preview=true

"[...] enquanto pelo menos uma centena de repórteres tiravam fotos da “miraculosa bela adormecida”. Pelo menos era assim que estavam me chamando. Eu não me sentia tão bela. ” – (Página 14)

Rose Samantha Fitzroy é uma garota de 16 anos que, desde seu nascimento, fora acostumada a ser colocada na câmara de estase por ínfimas razões, sendo elas: briga com os pais, discordância com os mesmos, ou simplesmente, quando eles queriam viajar. Nestas ocasiões, diga-se enclausurada, dormia por horas, dias e as vezes anos, até que em um dia dormiu por 62 anos.

Passado o tempo, ao ser despertada por Bredan, no porão do seu antigo condomínio, ela percebe que terá que se deparar com o fato de seu pai, mãe e namorado [ Xavier] não estarem mais vivos e que tratava-se apenas de uma adolescente de 16 anos, enquanto já deveria ter ao menos 90. Deste modo, entram as questões: - Como se lidar com essa nova realidade, onde descobre ser a herdeira da bilionária da companhia UniCorp? E se já não fosse o suficiente há um novo perigo a sua frente: “- Rose Samantha Fitzroy. Tenho ordens para retê-la e leva- lá de volta ao princípio. Se o retorno se mostrar impossível de ser cumprido, minhas ordens são para exterminá-la. Permaneça parada.” -(Página 63)

Desesperador, não? Ela mal desperta e descobre que além de bilionária, tornou-se um alvo caçado a todo momento por uma espécie de robô que, além de extremamente perigoso, recebe ordens de alguém próximo o suficiente a ela para conseguir acesso a todas suas informações, incluindo reconhecimento de voz e afins. E, como conflito final, temos Rose dividida entre a recente “queda” por seu salvador Bredan e seu antigo namorado Xavier.

Continua em... http://www.iluminerds.com.br/iluminamos-adormecida-anna-sheehan/?preview=true

Luanny 07/04/2013

Uma historia Incrivel
Uma garota esquecida por décadas, dada como desaparecida, ninguem se lembrava de sua existência, e de repente por acidente Rose é acordada do seu sono induzido por Bren. Ela se vê herdeira de um imperio Gigante chamado UNICORP, sua volta chama a atenção do mundo.
E agora ela se vê diante de uma nova vida, todos que ama e conheçe estão mortos, ela esta sozinha sem saber em quem deve ou não confiar.
Xavier o unico que ela amou não pode mais apoia-la e é em suas lembranças e em sua arte que ela encontra refúgio. Bren a recolhe, dá atenção e se torna um companheiro e quando ela se depara diante de uma maquina que foi acionada para extermina-lá, ele a ajuda muito, porém este inimigo somente ela pode deter.

Livroo perfeito, quando começei a ler não conseguia mais parar, a cada palavra a vontade incontrolavel de Mais, de desvendar a historia, de descobrir quem esta do lado de Rose e o desejo de saber mais e mais sobre Xavier o seu unico amor *--*

E agora vo ficar com minha DPL(depressao pos livro), e com a super vontade de ler Adormecida denovo.

Vanessa Sueroz 07/05/2013

Neste livro conhecemos Rose Fitzroy uma menina que ficou 62 anos em êxtase, um sono induzido onde a pessoa não envelhece, esquecida em um porão por tantos anos e sendo descoberta 62 anos depois por Brendan.

Durante esses 62 anos, muita coisa aconteceu no mundo e Rose está perdida no tempo, para todos ela ainda é uma adolescente, para ela, por todas as vezes que entrou em êxtase, já tem mais de 100.

Todos os seus amigos, família e namorado estão mortos e ela não sabe o que fazer da sua vida, principalmente quando descobre que é herdeira de um império milionário e precisa e adaptar ao novo mundo, e para piorar ainda mais, alguém está tentando assassina-la.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/adormecida/

Duan Baptista 30/05/2013

Tão bom que eu não queria que termina-se!
História com incríveis reviravoltas! Livro mais que recomendado ^^

Daniela 24/06/2013

Diferente, dramático e triste...
"Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo." - Sinopse.

Sabe aquelas histórias mágicas que você sempre sonhou viver, que tem o castelo, os pais bondosos e sofridos, um cavalo branco, um príncipe encantado então é exatamente assim que Adormecida NÃO É!

Após ser acordada por Brendan, Rose descobre que passou mais de 60 anos adormecida em estase (um tipo de tubo que induz o sono e a pessoa permanece dormindo sem precisar se alimentar e sem envelhecer, para a pessoa o tempo passa.), seus pais já não estão mais vivos e nem seu grande amor Xavier.
O assunto abordado no livro é futurista, é como se Rose acordasse alguns anos depois da terra passar pelo apocalipse e no livro esse apocalipse é conhecido como "Tempos Sombrios", tempo esse que levou a terra a perder milhares de pessoas e passar por uma reconstrução difícil. Tudo mudou nesse novo mundo, e agora Rose é dona de um império deixado por seus pais e alguém parece não esta gostando nem um pouco disso.

A história de Rose é complicada demais, eu quase me senti deprimida lendo esse livro. Mas mesmo assim a leitura vale a pena. Os personagens são bem construídos e cada um te faz refletir um pouco. Otto é um desses personagens, mesmo sem conseguir até agora criar uma imagem para ele, foi o personagem mais sensível e interessante dessa história. Confesso que desejei por uns momentos que Rose ficasse com ele no final.

"Sua dor toca na minha dor" - Otto (pág:220)

O Romance nesse livro não é o foco principal acredito eu, mas ele e o mistério é o que te faz querer terminá-lo ansiosamente. Xavier é um personagem lindo e cativante, chorei por ele. Rose, é a mocinha. Aquela das escolhas erradas, que te irrita, que te faz chorar ao mesmo tempo que te faz querer matá-la, mas que também no final das contas te fazer entender e aceitar que mesmo a culpa sendo de suas escolhas ela acreditava que estava fazendo o certo. Eu também acreditaria se fosse ela. Um amor que viveu fases, e que não pode chegar a lugar nenhum.

"Você sempre esteve nos meus pensamentos, Rose. Eu sempre desejei poder esquecê-la, mas nunca consegui." - Xavier (pág:265)

Resumindo, esse é um livro com um enredo completamente inovador a autora além de criativa foi extremamente corajosa ao abordar um tema nada convencional. Mas como já disse a história de Rose é complicada demais e triste. Apesar de eu saber o que viria no final ansiei por uma reviravolta que fizesse com que Rose fosse "feliz para sempre", mas seria um final simples de mais para Anna Sheehan e o sentimento que fiquei ainda não consigo explicar.
Dizem as más línguas que esse é o primeiro livro de uma série, o que me deixa bastante triste, não acredito que Rose precise passar por mais coisas ruins, mas quem sou eu para falar isso!

Indico esse livro sem dúvida!

flaviacabral 27/06/2013

Ela dormiu por mais de 60 anos. Todos os que conheceu estão mortos. Herdeira de um império... Qualquer um pode ser inimigo.
Inicialmente, pensamos que o livro é uma versão mais moderna de "A Bela Adormecida". E é! Mas, de certa forma, isso se modifica ao passar das páginas. Comprei-o por indicação de uma amiga. A capa me encantou, pois o pequeno trechinho de sinopse contido nela foi fantástico. Na parte de trás do livro podemos encontrar um breve resumo de toda a narrativa. Rose (a personagem principal) dormiu por mais de 60 anos utilizando um objeto inventado pela empresa de seus pais. Quando acordou, percebeu que tudo havia mudado. O mundo que ela conhecia, desde os objetos até a forma de falar, mudou. Agora ela tinha mais de 60 anos, mas continua com aparência de 16. Se acostumar com esse novo mundo não será uma tarefa fácil. Até completar a maioridade não poderá assumir a corporação multimilionária de seus pais. Enquanto espera isso chegar, Rose é transferida para um colégio. Lá ela se junta a um grupo de adolescentes, entretanto nenhum deles simpatiza com ela. Para todos daquela época, Rose não passa de um fantasma. Nessa envolvente narrativa, nossa protagonista terá de superar seus medos e enfrentar seu passado, ou não haverá futuro. Para completar, ela se sente triste devido ao fato de ter perdido o amor de sua vida...
Ao longo da história, Anna Sheehan faz uma "brincadeira" com os tempos. Ela conta o que acontece no presente de Rose e o que aconteceu no seu passado, antes de entrar em um sono profundo.
A história é tocante, e nos faz refletir sobre alguns acontecimentos ao qual estamos acostumados, mas não damos devida importância.
Em algumas resenhas pude ver os leitores reclamando do fato da escritora ter deixado o final meio indefinido. Creio que ela fez dessa forma por dois motivos:
1- É bem provável que haja uma continuação da história. Pelos relatos da autora, será uma trilogia!
2- O final tem um quê de "O que acontecerá de agora em diante?" Essa é a pergunta que você irá fazer quando ler a última página do livro. Creio que isso seja meio proposital, justamente para nos mostrar que o que aconteceu no fim da história é algo mais real do que imaginamos. Não é simplesmente um final feliz. É um final real... Talvez meio inacreditável, mas real...

Espero que tenham gostado da minha resenha. ^^ Não tenho costume de fazer isso, mas o livro realmente me cativou, então decidi passar um pouquinho da história á vocês. A capa, a sinopse, a narrativa, os personagens, e até mesmo a forma que a autora digita. Anna Sheehan se superou em todos esses aspectos, além do modo como descreve os personagens e os locais. Devido a boa qualidade de todos os aspectos acima, dou 5 estrelas ao livro! Super indico! A leitura é prazerosa e fixa o leitor até que a ultima página seja lida!

Robertha 28/06/2013

Ela dormiu por mais de 60 anos...
Adormecida conta a história de Rose Fitzroy. A menina esteve dormindo por décadas imersa em um sono induzido. Na época, Rose foi tratada como desaparecida enquanto tempos difíceis assolavam o mundo com doenças e pestes. A jovem foi despertada por Ben, um rapaz que ela não sabe quem é. Isso nos lembra a história da Bela Adormecida, não? Nessa releitura distópica do conto de fadas a autora é ousada e nos conduz para um mundo bem diferente do que conhecemos.

A protagonista, Rose, leva um choque ao acordar e saber que todas as pessoas que conhecia estão mortas e o rapaz por quem era apaixonada não passa apenas de uma lembrança distante. Rose se vê em um beco sem saída. Ela tem que se adaptar a essa nova vida, já que tudo está muito diferente de quando ela foi colocada para dormir em seu tubo de êxtase.

Rose tem muita coisa para colocar nos eixos e, no meio dessa confusão, a menina começa a ser perseguida por um robô, que está programado para matá-la a qualquer custo. Além de enfrentar essa ameaça desconhecida, Rose precisa se preparar para assumir a empresa multimilionária dos pais, a qual é herdeira.

Adormecida é uma história que te prende do começo ao fim. Em um mundo futurístico, a autora conseguiu encaixar todas as peças, cenários e personagens e, também, explicar todas as novidades e tecnologias que fazem parte desse novo contexto. O livro é intenso e surpreendente a cada página. Aborda romance, amizade, dificuldades sobre enfrentar seus próprios medos, o pavor que é viver em um lugar que você não sabe em quem confiar e o aprendizado sobre conviver e saber passar por problemas. Já que, Rose descobre que era considerada um problema e que a solução que viam era colocá-la em um "buraco" para levar o conflito em banho maria.

A construção dos personagens me surpreendeu. A protagonista, por incrível que pareça, não me irritou em momento algum e o modo que a autora escreve é realmente envolvente. Estou curiosa para saber o destino de Rose. O site oficial da autora diz que haverá uma continuação e que está sendo finalizada, mas não há previsão para publicação. O que nos resta é esperar.

site: http://www.diversaosemculpa.blogspot.com.br/2013/01/adormecida.html

Belle 17/07/2013

Adormecida é um livro futurístico, que conta a história de Rose Fitzroy – uma garota de 16 anos, herdeira de uma corporação intergaláctica e multimilionária, a UniCorp –, que após 62 anos em estase (espécie de sono quimicamente induzido), é despertada por um belo rapaz lhe fazendo respiração boca-a-boca. Assim, Rose se vê em uma época totalmente diferente, onde todos os que ela amou já morreram e não há como saber em quem confiar.

A princípio, o livro parecia ser mais uma releitura de A Bela Adormecida e eu não esperava grande coisa, só que, aos poucos, a história de Rose vai se revelando totalmente diferente do conto de fadas da Princesa Aurora. Depois de despertar, Rose é levada para o hospital porque 60 anos de sono estase a transformaram em um caco. Ela está extremamente fatigada, sua cabeça está lenta e suas memórias são caóticas. Além disso, seu corpo não é mais o mesmo. Rose não consegue comer e nem se movimentar muito bem. Ela é apenas uma sombra pálida da menina linda que já foi um dia…

O mundo que ela conheceu está morto e o Novo Mundo lhe é tão hostil que Rose tem vontade de voltar correndo para dentro do seu tubo estase e para seu sono gostoso e tranquilo. O pior é que existem algumas pessoas que realmente gostariam que ela fizesse isso… Diante de tantos problemas, Rose acaba transformando Brendan, o garoto que a despertou, em sua tábua de salvação. Ele é lindo, divertido, compreensivo e parece ser o único que não a trata de maneira hostil. Além de Brendan, temos outros ótimos personagens secundários, como a própria família dele e o Otto, que vai conquistando espaço aos poucos, no livro e em nossos corações. Eu perdi as contas de quantas vezes tive vontade de dar uma surra nos pais adotivos da Rose, Barry e Patty.

Eu gostei da forma como Anna Sheehan conduziu a história. Rose é cercada de mistérios, coisas estranhas e extremamente suspeitas e a autora foi revelando tudo aos poucos, mostrando primeiro o presente de Rose e os problemas que ela tinha de enfrentar, deixando claro que o passado dela era tão problemático quanto o futuro, para depois responder todas as nossas dúvidas sobre quem a pôs para dormir e o motivo; por que ela foi esquecida e, mais importante, porque ela foi colocada em estase tantas vezes, antes da última que durou 60 anos.

Todo o mistério garantiu que o leitor ficasse preso à história do início ao fim. Uma jogada de mestre, devo dizer. Em muitas passagens, eu detestei a passividade da Rose, ela é insegura, nunca reclama de nada e aceita tudo o que lhe é imposto. A garota simplesmente não conhecia a própria força, não sabia do que era capaz. Rose acreditava, de verdade, que sua única qualidade era o dom para a pintura e foi incrível acompanhar o crescimento e as descobertas dela sobre si mesma e sobre o seu passado. Incrível e doloroso. Ao contrário do que todos acreditam, a vida dessa princesa moderna (ou seria antiquada?) é cheia de dor e ela passa por muitas coisas ruins até que todas as peças se encaixam e ela tem um pouco de paz.

Eu fiquei meio apavorada quando percebi que faltavam umas cinco páginas para o fim do livro e não havia nenhum indício de que a história terminaria como eu queria, ou sequer como eu esperava que terminasse. E, devo dizer que a história termina de um jeito que ninguém imaginaria… De forma abrupta mesmo. Eu só conseguia me perguntar “cadê o resto, Anna? Cadê?!” O que foi um susto tremendo, já que não havia nenhuma informação no livro, ou no Skoob, sobre se ele fazia parte de uma série. Contudo, pelo que li nos fóruns, parece que no site da autora há informações sobre uma continuação. Nada mais justo, aliás, porque eu me sentiria indignada sem o “felizes para sempre” da Rose. Depois de tanto sufoco, a menina merece!

site: http://www.itcultura.com.br/2013/07/adormecida-de-anna-sheehan/