O Silêncio dos Inocentes

O Silêncio dos Inocentes Thomas Harris

Resenhas - O Silêncio dos Inocentes

Juju 10/02/2024

Uma obra-prima do cinema e da literatura
Clarice Starling é uma jovem e promissora aluna da Academia do FBI em Quântico, Virgínia. A princípio ela é procurada pelo chefe da Divisão de Ciência e Comportamento, Jack Crawford, somente para cumprir uma tarefa que ninguém deseja realizar. No entanto, com sua honestidade e franqueza Clarice acaba despertando o inesperado interesse de um indivíduo peculiar, o Dr. Hannibal Lecter. Através dessa estranha e incomum relação, ela recebe informações privilegiadas que poderão ser utilizadas para solucionar o caso do mais novo serial killer que aterroriza a população americana: Buffalo Bill. Assim, tem-se início uma caçada frenética e impiedosa que tem como objetivo localizar o assassino esquivo e misterioso antes que ele tenha a oportunidade de fazer uma nova vítima.

Eu sou completamente suspeita para falar qualquer coisa nessa resenha, porque realmente O Silêncio dos Inocentes foi para mim um grande marco na minha vida. Aos oito anos de idade, ainda uma criança inocente - rá! -, eu me sentei à frente da televisão de tubo na sala de estar e contemplei a tela com o maior interesse do mundo. O filme que meu pai assistia naquela noite era certamente inapropriado para crianças e exibia uma jovem e bonita Jodie Foster na pele de Clarice Starling, além de Anthony Hopkins como o fascinante Dr. Hannibal Lecter. É claro, que sendo eu tão pequena, não conseguia compreender ou mensurar a complexidade das cenas, falas e o desenvolvimento de uma trama brilhante. Mas foi a partir desse filme, nesse fatídico dia que eu me apaixonei por produções cinematográficas e essa paixão eu carregaria comigo até a idade adulta, ainda ouso dizer pelo restante da minha vida. Esse é o poder que O Silêncio dos Inocentes teve sobre a minha pessoa e até hoje revisito o filme, absorvendo novos detalhes que apenas tornam a experiência ainda mais completa e especial.
Portanto, ler a obra literária que baseou essa obra-prima do cinema, foi algo muito incrível e mágico. E eu posso afirmar que este é um dos raros casos em que o livro e filme são igualmente satisfatórios, à sua própria maneira.

Thomas Harris foi capaz de criar personagens únicos e singulares, com personalidades realmente multifacetadas, ricas, complexas e maravilhosas de se mergulhar a longo prazo. Seus vilões são simplesmente fenomenais, mas acho que ninguém nunca vai superar o Dr. Hannibal Lecter em grandiosidade, ousadia, classe e inteligência. Um personagem que bebe de diversas fontes, cuja história de origem é no mínimo muito interessante e divertida. Curiosidade: Lecter foi baseado em um médico da vida real que Thomas Harris conheceu durante uma entrevista em uma prisão. Em se tratando de Clarice Starling, eu acredito que o que nos desperta tamanha afeição é o sentimento de identidade que ela emana aos leitores. Clarice é uma garota simples, interiorana, inteligente e dedicada que não é perfeita, mas se esforça ao máximo e sempre dá o seu melhor. Ela não é desprovida de traumas ou limitações, mas passa por cima de tudo isso com sua lealdade e sua coragem. Nesse sentido, Clarice é muito parecida com pessoas que encontramos em nosso dia-a-dia, ela poderia ser eu ou você. Já Buffalo Bill desperta fascínio por outros motivos, o horror de suas ações e a teatralidade de seus objetivos é algo que nos leva a refletir sobre a natureza e a maldade humana. Tendo ele sido supostamente baseado em Ed Gein (um serial killer que removia partes de corpos femininos e as armazenava em sua residência para fazer móveis e peças de roupa que poderia utilizar), torna-se ainda mais curioso e peculiar e a forma como Harris desenvolve sua história entregando migalha por migalha é algo belamente angustiante. Alguns reclamam que o livro é um tanto arrastado ou longo demais para entregar uma conclusão deveras sucinta, mas eu discordo em partes, creio que tudo foi construído de uma forma meticulosa, perfeccionista e astuta que não visava somente entregar um desfecho alucinante, mas sim todo um desenvolvimento intricado aos seus personagens, também ao Dr. Lecter que mais tarde viria a se tornar o ponto central das obras de Thomas Harris. Enfim, sublime e genial.

bia | @biatalendo 08/02/2024

Errei, fui mlk
Impressionante como eu fiquei embasbacada por tanta, mas tanta genialidade e complexidade dos personagens e da trama e do formato desse livro, mas não ter curtido tanto por conta do ritmo demorado que eu peguei. Vai ser releitura, com certeza.

priscila.carelli.58 07/02/2024

Teria o filme superado o livro?
Um dos raros casos em que o filme é tão bom ou melhor que o livro. Ainda assim, vale a leitura. Minha única ressalva é que o desenvolvimento é muito longo para um desfecho tão curto. Senti falta de que a motivação do assassino fosse melhor explorada.

Leandro423 06/02/2024

Contém possíveis spoliers
Ótimo livro, em um caso raro em que o filme é extremamente fiel a obra original, inclusive os diálogos são precisos, muito bom mesmo... quem assistiu ao filme é ler esse livro irá notar como é preciso.

Sei que é uma obra de ficção, mas a personagem de Clarisse merece um Nobel da paz pela paciencia com a senadora, com o secretário de justiça, com a filha da senadora... o povo chato.

O claro, a representação de Hannibal Lecter, é extraordinário os diálogos e a construção do personagem... muito bom mesmo.

Borgesclick 04/02/2024

Esqueci de atualizar
PUTA MERDA QUE LIVRO BOM.
Uma leitura muito saborosa, adorei a degustação.
Queria poder sentir as mesmas sensações de lê-lo pela primeira vez novamente.
Acho que é o primeiro livro que leio que tem essa temática, meio.. true crime.
É muito bom, de fato.
O filme desse livro é meu favorito da coleção Hannibal, também gosto muito da saga de filmes, me faz sentir arrepios.
Agora que terminei de lê-lo, quero poder assistir o filme novamente.
A única coisa que eu pontaria como ruim são as páginas serem BRANCAS, mas tudo bem, meu olho se acostumou.

Só tenho a agradecer a mulher que estava desapegando desse livro e que resolvi pegar.

Muito obrigado ao autor, por fazer uma protagonista mulher e mostrar um pouco dos desafios do dia dia de uma mulher.

I love Hannibal ?

Cayo.Fellype 01/02/2024

Finalmente consegui terminar rsrs quase dois meses depois. Lógico que teve toda questão de férias com a famílias e tals, mas esse livro não funciona tanto cmg. É bom, leitura simples, mas não consegui fluir tão bem com a leitura. Mesmo assim, vale a pena ler esse clássico.
gilmarpsicologo 02/02/2024minha estante
Eu amo esse livro ?

brenobebeto 02/02/2024minha estante
Dragão vermelho é o melhor

gilmarpsicologo 02/02/2024minha estante
Nossa verdade!!!! Tinha esquecido

Rinaldo 30/01/2024

Silêncio dos Inocentes
A história. Hanibal Lecter e toda sua sagacidade, um homem e sua maldade, psicótica
Um clássico do suspense policial.

ChristeF 28/01/2024

Só um livro maravilhoso assim pra proporcionar um grande clássico para o cinema. Consagrou Hopkins como um dos meus vilões favoritos.

brunaevelyn 23/01/2024

Eu amei a leitura, achei o livro muito bem construído e a história também é muito atrativa!!!
Amei

vivianbooks 22/01/2024

"Deseja fazer um colete com seios."
Em “Silêncio dos Inocentes” temos a volta do Dr. Hannibal Lecter, quando ainda encarcerado, ele ajuda uma estudante da academia de policia do FBI a caçar ‘Buffalo Bill’, um assassino que sequestra suas vitimas e as esfolas, depois desova-as em rios e córregos.
Comparado ao livro anterior, Hannibal tem muito mais protagonismo, se divertindo ao manipular as pessoas ao seu redor, principalmente Clarice. “Ele gosta de parecer esperto, mais esperto que qualquer um.” Ele, em troca de regalias e confortos disponíveis a um homem condenado por nove assassinatos, ajuda a desvendar a mente deste assassino, mostrando que ele e Buffalo Bill já haviam se conhecido.
Impossível não se apaixonar pela escrita do Harris, eu como uma avida leitora de romances policiais, sempre procuro aqueles que possam me chocar e entreter. A escrita do Harris se destaca pelos detalhes, não creio ter lido algum romance policial com tantos detalhes técnicos como os dele, você sente como se realmente estivesse investigando e que as vidas das vitimas do sequestrador realmente dependessem da sua inteligência e compreensão.
No entanto achei que pecou muito por não ter desenvolvido em detalhes o passado do assassino, o que foi minha parte favorita de ‘Dragão Vermelho’.
Ansiosa para o desfecho do personagem mais odiado e/ou amado, o Psiquiatra, assassino e canibal, Hannibal Lecter.

Lucas 22/01/2024

É impressionante o quanto Hannibal Lecter tem o poder de prender o leitor em suas aparições. A forma como a trama se constrói, intercalando momentos de ação com as revelações de Hannibal, deixa o livro muito emocionante e equilibrado, sem momentos entediantes ou chatos. É um livro para se ler rapidamente pois é muito difícil parar de ler.
Com certeza irei ler os demais livros da trilogia após essa leitura incrível!

Marcela262 17/01/2024

Começando o ano com uma leitura boa de mais e absolutamente viciante. Já quero ler os outros livros.

Maycon127 11/01/2024

Uma obra exemplar
Vi o filme a anos e hoje finalmente li o livro e ele e muito agradável de se ler, não cansa e as melhores partes são as conversas com o dr Lecter.

o livro e de excelente acabamento e as folhas são ótimas.

ler esse livro não é um erro.