Sem Deixar Rastros

Sem Deixar Rastros Harlan Coben

Resenhas - Sem Deixar Rastros

Michelle 08/10/2012

Como sempre, uma ótima leitura!
Harlan Coben nunca deixa a desejar. Incrível como a escrita dele é interessante. Neste novo livro, Myron Bolitar é contratado pelo time de basquete Dragons de Nova Jersey e volta as quadras após uma grave contusão que o deixou impossibilitado de jogar por 10 anos na NBA. Mas esta contratação é apenas uma fachada, na verdade ele é contratado como um investigador para localizar o jogador e seu antigo rival Greg Downing. Um dos pontos altos do livro, é justamente o efeito que esta volta as quadra causa na vida de Bolitar. Ele sente que era isso que ele gostaria para a vida dele, mas seu corpo não corresponde as suas expectativas.

O livro é excelente, como todos do Coben. Pontos altos:
1 – O humor ácido de Myron
2 – A contratação de Big Cindy (personagem sensacional!)
3 – A amizade entre Myron e Win
4 – Win (sempre ele!!!)

O único ponto negativo que pude encontrar é a questão cronológica da trama em um todo. Em relação aos outros livros protagonizados por Myron, este não se encaixa, pois a história se passa anteriormente aos outros livros já lançados. Mas não desabona em nada a qualidade do livro. Recomendo!

Janaina Vieira - Escritora 04/11/2012

De volta ao começo.
Eu gosto muito das histórias de Myron Bolitar e esta é ainda mais interessante porque podemos conhecer bastante sobre o passado dele como jogador de basquete, sobre o acidente que o afastou das quadras e tudo que ele sofreu ao ser obrigado a se afastar do que mais gostava de fazer. Achei essa parte muito legal.

A trama, porém, não é tão eletrizante quanto às que vemos em outros títulos de HC. Há mistérios melhores em outros livros, mas ainda assim é um ótimo suspense. E a descoberta final da verdade, claro, é de tirar o fôlego!

Tudo de HC é muito bom, não é à toa que ele vende milhões de exemplares no mundo todo.

Super recomendado para quem curte suspense e esse autor!

CooltureNews 22/10/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Vocês não fazem idéia de como aguardava esse livro, simplesmente sou viciado nesta série e comecei minha leitura na sequencia, então mesmo tendo os dois últimos livros já publicados estou me martirizando à esperar o lançamento da sequencia correta. Antes de começar a resenha aviso que apesar de ser o terceiro volume desta série e de ser minha escolha a leitura em sequência, ela não necessariamente é obrigatória. Entretando fazendo desta forma você acaba conhecendo um pouco mais a fundo os personagens e isso vale muito a pena.

Assim como falei nas demais resenhas, o que mais me chama a atenção nesta série é justamente a construção dos personagens, o senso de humor, o sarcasmo e principamente a coerência para a forma de pensar e agir deles é simplesmente genial. Falando sobre o sarcasmo presente em praticamente todos personagens que possuem uma maior presença na obra é o que dá o tempero especial para a trama funcionar, é impossível não dar risada com as tiradas de Win ou a sindrome da boca solta de Myron quando se encontra em uma situação complicada, sem contar que toda vez que Esperanza chama Jessica de biscate é uma gargalhada a parte. É o tipo de livro investigativo onde a investigação acaba ficando em segundo plano, ofuscada pelos personagens e isso não é algo ruim, e foi justamente essa série que me fez voltar a ler esse tipo de livros.

Em Sem deixar rastros somos convidados a conhecer mais a fundo o acidente que levou Myron a abandonar as quadras e se tornar o agenciador/advogado e investigados nas horas vagas que conhecemos, assim o autor deu uma maior profundidade ao nosso personagem principal e só por isso essa leitura é obrigatória. A trama não deixa muito a desejar, exceto, talvez a deixar um pouco óbvio o motivo das chantagens que pode estar por trás do desaparecimento de Greg, altigo rival de Myron na época do colégio e faculdade. Mas isso em nada contribuí para uma nota negativa na obra, como disse, a trama sempre fica em segundo plano.

Entretanto, teve algo que me incomodou neste livro, se é que posso chamar assim já que foi no máximo uma coceira. Foi o primeiro livro da série em que podemos datar o periodo em que a história se passa, devido a algumas referências técnológicas e musicais. Gostaria que o livro fosse atemporal, como os demais, no momento não paro de tentar imaginar como o Myron está atualmente, e isso é triste.

Só reforçando o que disse nas resenhas anteriores, LEIA LOGO ESSA SÉRIE. Harlan Coben é simplesmente genial, assim como seus personagens e para finalizar, tenho que dizer que Win é simplesmente o melhor, assim como as últimas frases do livro. Agora vou sofrer de ansiedade esperando o lançamento de Back Spin, bem que a editora Arqueiro poderia lançar um livro por mês desta série.

Carmita Swire 14/12/2012

Myron Bolitar volta a jogar basquete para investigar o desaparecimento do astro do time.

Poly 24/12/2012

Nunca tinha lido nada do Harlan Coben, mas como todo mundo falava super bem dele, fiquei curiosa e furei a fila de leitura, dando preferência ao autor.
Quando eu vi que era o livro 03 dos livros com o Myron Bolitar eu fiquei intrigada se teria algum problema com a leitura, mas não. A escrita do Harlan é excelente e é possível acompanhar a saga do detetive começando por qualquer livro.
Quando é convidado para jogar para os Dragons de Nova Jersey, Myron Bolitar tem muito mais do que um caso para esclarecer, ele, além de tudo, deve enfrentar seu passado como astro do basquete e se entender com ele.
Gosto de histórias policiais para tentar desvendar o mistério antes do final do livro, mas foi quase impossível nessa obra. Os fatos são jogados de maneira solta e apenas no final é que eles são entrelaçados e desvendados de forma concreta. Achei algumas geniais e outras eu não se foram simplesmente geniais ou estúpidas demais. Mas o que interessa é que o arranjo final ficou bom. E eu passei bem longo de dar um palpite certo nesse enredo.
Adorei o humor irônico do Bolitar e das aparições surpreendentes do Win, mas ainda não sei se gosto mesmo da Esperanza, preciso de ler mais Harlan Coben para me decidir.
Não gosto de basquete, narrativas policiais não são meu forte, mas posso afirmar que Sem deixar rastros foi um dos melhores livros do gênero que já li.
Em relação ao design, não gostei dos capítulos começando na mesma página que terminava o anterior. Livros assim me atrapalham um pouco na hora de ler porque eu não acho esteticamente bonito.
A capa é bonita, achei que combina bem com a história, e o título é em alto-relevo (uma coisa que eu gosto muito em capas de livros).

crpaiva 08/01/2013

Como sempre, bem do meu gosto
Mais uma história envolvendo Myron Bolitar, Win e sua excêntrica equipe. Outra vez o desfecho só pode ser vislumbrado nas últimas páginas. Gostei muito.

Mila Medeiros 14/09/2013

Um tipico Harlan Coben
Esse me fez relembrar os primeiros livros que li do Harlan... Quando ainda descobria o jeito misterioso e de como ele amarrava toda a historia e personagens... Me levando a desconfiar de todos, menos de quem era realmente culpado... Um final que me surpreendeu e emocionou ... Além de mistério, suspense e daquela boa e dose de humor, foi a primeira vez que chorei com um dos livros da serie Myron Bolitar... É um momento que eu já não esperava, mas esperando (apesar de terem tocado no assunto mais pra o começo do livro...) : saber porque ele teve que deixar as quadras... Ah Myron...
É um tipico Harlan Coben, logo, muuito bom.

Andre 06/03/2013

Terminei de ler “SEM DEIXAR RASTROS” do HARLAN COBEN. Quem gosta de livros sobre investigação policial e suspense não pode deixar de ler.
Após ler umas 50, 60 páginas, o livro já me chamava a atenção e se mostrava uma ótima leitura.

Foi bom ler sobre o retorno de Myron às quadras de basquete. Como muitos devem saber, ele é um ex-jogador, que teve um problema no joelho, e nunca mais havia conseguido voltar a jogar profissionalmente, passando então a agenciar atletas.

O livro ficou por muitas páginas descrevendo o cenário do jogo, jogadas, jogadores, etc. Quem gosta de esportes ou já participou de qualquer tipo de competição sabe o quanto isso é fascinante, o espírito de equipe, os treinos, os desafios e as emoções que isso proporciona.
Myron foi colocado no time para procurar por Greg Downing, seu ex-rival da época em que ainda era jogador e que desapareceu no momento das finais da NBA.

A história se desenvolve de forma perfeita! Ganha o ritmo que pertence a COBEN e os traços tão característicos de suas narrativas. Os outros personagens começam a aparecer mais, e a situação de desaparecimento de Greg e os motivos ganham mais destaque, ficando o basquete em segundo plano.

Myron descobre no decorrer das investigações (mais um ponto forte do livro) que Greg tem muitos motivos para fugir e que esconde muitos segredos das pessoas que o cercam.
Como se não bastasse ele estar passando por um processo para ficar com a guarda de seus filhos, Myron encontra em sua casa vestígios de sangue e logo após uma mulher morta, isso significa que seu antigo rival está bastante encrencado e que os segredos e motivos de seu sumiço podem ficar ainda maiores.

Nesse momento a história se acelera totalmente e fatos e mais fatos vão vindo à tona. Uma coisa muito interessante, é que apesar disso tudo, COBEN não deixa para trás a vida pessoal de Myron, e a cada pouquinho nos vai revelando coisas sobre o passado e os pensamentos do personagem.

Outro ponto que gostei muito em SEM DEIXAR RASTROS, foi da participação de Win (amigo inseparável). Geralmente o personagem aparece nas histórias quando Myron está com algum problema, ou para descobrir coisas para ele, dessa vez Win marca presença constante e está muito mais envolvido na investigação.

Outro personagem que chama atenção é Esperanza, a secretária de Myron que fica quase inevitável imaginar ela como a Lisbeth da série Millennium.
É como se Esperanza fosse uma aprendiz, conseguindo descobrir quais os melhores modos de investigação e também conseguindo enxergar coisas que muitas vezes não foram pensadas antes pelos investigadores principais

Gostei muitíssimo do livro e isso faz com que eu seja obrigado a dizer que de todos os livros lançados da série MYRON BOLITAR, com toda certeza SEM DEIXAR RASTROS é o melhor deles!

Ah, e bem engraçados os agradecimentos no final do livro. Original!

Swan 07/04/2013

Minha opinião:

Não me atraio muito pelo tema ‘esportes’, portanto, mesmo sendo uma apaixonada por histórias de mistério e investigação, e adorando o estilo do Coben (que foi, confesso, a maior motivação para ler esse livro), não tinha grandes expectativas a respeito dessa leitura. Além do mais, os primeiros capítulos não conseguiram causar uma grande mudança nessa minha opinião.
Já havia conhecido o protagonista, Myron, através do livro Refúgio (ver resenha aqui), onde, para mim, ele havia sido um personagem um tanto quanto neutro, que não ganhou completamente nem minha simpatia nem minha antipatia. No início de Sem Deixar Rastros até pensei que a antipatia subiria ao pódio, pois algumas características apresentadas pelo personagem por vezes me fazia vê-lo como um verdadeiro panaca, daqueles que adora fazer piadas bobas em momentos inoportunos, além de viver tirando conclusões óbvias. Entretanto, à medida que progredia na leitura, Myron foi mostrando outras características que o fizeram ganhar pontos comigo. Ainda com relação aos personagens, o que mais gostei mesmo foi Win, que se mostrou, além de um fiel amigo para Myron, um argumentador inteligente e muito sagaz.
Em todo caso, mantive-me cativa à leitura pelo clima instigante proporcionado pelo estilo de escrita de Harlan Coben, que sempre consegue me surpreender com seus enlaces e reviravoltas. Gostei do nível de mistério e de como o clímax se desenvolveu, nem tão rápido nem tão lento. Sem falar que adorei o final. A narrativa em terceira pessoa permite ter uma visão mais ampla dos acontecimentos e também acompanhar um pouquinho de outros personagens além do protagonista.

Ninah 08/04/2013

Sensacional
Uma única palavra define esse livro: SENSACIONAL!

Quando eu comecei a lê-lo já deu pra notar o emaranhando de mistérios que se sucederia. E eu não estava errada! Harlan Coben, com o seu jeito instigador consegue nos transportar literalmente para dentro da sua trama e assim como Myron Bolitar, personagem principal, você se sente encurralado, com frio na barriga, com raiva e doido para descobrir que fim leva SEM DEIXAR RASTROS.

Na verdade, no nome do livro, diz muito dele, porque por mais que eu juntasse as peças do quebra-cabeça SEQUESTRO + DESAPARECIMENTO + MORTE + CHANTAGEM + DÍVIDA DE JOGO + AMANTES + CIÚMES, eu não consegui desvendar o mistério do livro.

Com isso, além de ser surpreendida do começo ao fim eu me embeveci com a linguagem clara e objetiva.

Para quem gosta de romance policial com uma colher gigante de mistério eu mega recomento este livro.

Nadia 10/05/2013

No início do livro Sem Deixar Rastros até pensei que nao iria curti,pois algumas características apresentadas pelo personagem por vezes me fazia vê-lo como um verdadeiro panaca, daqueles que adora fazer piadas bobas em momentos estranhos além de viver tirando conclusões óbvias. Entretanto, à medida que ia lendo mais Myron foi mostrando outras características que fez com que ele ganha-se ponto comigo.
Gostei do nível de mistério e de como a história se desenvolveu, nem tão rápido nem tão lento. Sem falar que adorei o final.

Mari Novaes 31/05/2013

Myron Bolitar foi um grande jogador de basquete, mas uma contusão no joelho o fez mudar de profissão. Cursou direito e trabalhou no FBI como detetive. Querendo mudar de ares, ele se tornou um agente esportivo. Em um dos muitos dias de trabalho, seu antigo chefe na NBA o convida para uma reunião. Nessa reunião ele é chamado a voltar ao time profissional de basquete. Motivo? O seu antigo rival das quadras sumiu há dias e ninguém o encontra. O dever de Myron é descobrir onde ele está, mas ele acaba descobrindo várias outras coisas.

Depois que a Nelly me colocou nessa vida de fã do Harlan Coben, eu queria ler todos os livros dele. Minha amiga lá da faculdade, vendo meu amor pelos livros dele, me deu o Sem Deixar Rastros de presente de aniversário.
Eu com tantos livro para ler, pulei todos e fui começar esse.

O livro é ótimo. Aliás, todos os livros do Harlan são. A escrita é simples e fácil de ser entendida. O mistério e os acontecimentos fazem o leitor se prender na leitura. E tem coisa melhor do que ser presa por um livro? Acho que não.

Esse não é o único livro que o autor escreveu em que o Myron é o principal. Tem outros e eu já tinha lido um, que é o Quando ela se foi. Desde que eu li esse livro eu fui com a cara e com o jeito do Myron. Ele é, pra mim, um dos melhores personagens de romance policial. Uma coisa que eu gosto muito dele é o jeito irônico dele de resolver as situações. Isso deixa a história bem mais legal.

Outro personagem das histórias do Myron que eu amo é o Win. Ele é o melhor amigo do Myron e também um ricaço e mulherengo. Quando o Win entra em cena eu já sei que a história vai ser muito boa. Aliás, acho que gosto mais dele do que do Myron. Espero que um dia o Harlan escreva uma história com a narração do Win.

Como todo livro que eu li do Harlan, sempre me fez ficar pensando muito sobre o que acontecerá no final e eu nunca acerto, esse livro não poderia ter sido diferente. Os acontecimentos vão se desenrolando e cada vez fica mais difícil saber o que irá acontecer em seguida. E o final é sempre surpreendente.

Amei muito o livro. Entrou para a minha lista de favoritos. A nota que eu dou, de 0 a 5, é 5. Ele merece. Se você é fã de Agatha Christie e ama romance policial, esse livro está indicado. E se você não gosto do gênero, mas quer mudar de opinião, leia ele também.

Resenha feita para o blog: http://desventurasembooks.wordpress.com/

Natalia.Eiras 09/07/2013

Resenha produzida para o blog Perdidas na Biblioteca
Nossa dupla favorita esta de volta!
Desta vez, Myron Bolitar, um ex-jogador de basquete profissional que teve a sua carreira interrompida por uma lesão no joelho, terá a chance de voltar às quadras depois que um antigo colega de time na faculdade simplesmente desaparece há poucas semanas das finais da NBA.

Myron, que já trabalhou para o FBI, é contratado para encontrar o jogador desaparecido, e para conseguir informações sobre o paradeiro dele, ele terá que se infiltrar no time. E existe disfarce melhor para arrancar informações de um time de basquete do que sendo um jogador?

É claro, que ele contará com a ajuda de Windson e Esperanza para conseguir juntar as peças do quebra-cabeça e descobrir a verdade sobre o sumiço do jogador, mas isso não será assim tão fácil...
Primeiro porque ele descobre sangue no porão da casa do jogador desaparecido. Depois, ele descobre que o cara tinha uma dívida de jogo enorme e que tem uns caras bem mau encarados caçando ele para cobrar a dívida. Mas a cereja do bolo é quando ele descobre que uma mulher, que foi vista com o jogador momentos antes dele sumir, foi morta e o sangue no porão da casa do jogador é dela.

Pois é... acho que o cara se meteu numa baita confusão, né? Mas o ponto alto do livro são as descobertas que Myron fará sobre o passado dele. Afinal... esse mundo do basquete um dia foi o mundo dele.

A dupla Myron Bolitar e Windsor são sensacionais. A cada livro me apaixono mais por eles. Harlan Coben conseguiu criar personagens que não só são cativantes como também são engraçados. Eles se completam. Enquanto um é certinho, o outro utiliza métodos nada convencionais para conseguir o que quer; Enquanto um é romântico, o outro não acredita no amor e só quer satisfazer os prazeres da carne.
E ainda tem Esperanza que com sua sinceridade, e até grosserias, que ajuda os amigos a desvendar os mistérios sem perder a chance de dar "uns bons foras" no Myron. Os diálogos desses três são muito engraçados. Isso sem contar no fato que Myron tem o péssimo hábito de ser sarcástico quando esta em apuros, logo, nem nos momentos de tensão ficamos sem o humor ácido de Myron.

Esse livro é um pouco diferente dos outros, pois nos outros livros os casos estavam relacionados a clientes de Myron, ou seja, atletas que ele agencia. Porém, neste livro, o caso é quase pessoal, já que trata-se de um ex-colega dele; um esporte que ele praticava; e ainda tem toda a nostalgia que o envolve quando ele começa a jogar novamente. Logo, este livro é bem mais focado no Myron do que os outros.

Mais uma vez Harlan Coben mostrou que é um gênio do suspense. Eu admito: estou viciada!
Mal posso esperar pelo próximo livro!
Boa leitura!

site: http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

Gustavo616 24/07/2013

Jus ao nome.
Sem Deixar Rastros é literalmente o melhor da série Myron Bolitar e o único que merecidamente ganhou de mim 5 estrelas e uma resenha. De tirar o fôlego. Literalmente.
O enredo não é de tanto acelerado e não vemos tanta ação quanto nos dois primeiros da franquia. A beleza, porém, está nesse simples detalhe. De que não é preciso uma escrita cheia de ações, armas, bandidos, perseguições, entre outros, para formar uma trama frenética no seu desenrolar. É praticamente impossível ligar o resultado final à tudo o que é descoberto no decorrer do livro e, confesso, nunca iria desvendar nada, nem descobrir o que aconteceu realmente com Greg, e nem nada do que eu não possa falar aqui, ao menos que você queira se dar a oportunidade de entrar nesse universo apaixonante de Harlan Coben.
Estou virando fã aos poucos da série. O sarcasmo do Myron, como eu amo isso, é o melhor que eu já vi em qualquer outro personagem de qualquer outra obra. E mesmo eu cansado desse trio clichê de heróis, formando sempre por dois homens e uma mulher, tenho absoluta certeza que este, composto por Myron, Win e Esperanza, funciona muito bem. E como funciona.

Vamos para o próximo agora.