A História do Amor de Fernando e Isaura

A História do Amor de Fernando e Isaura Ariano Suassuna

Resenhas - A História do Amor de Fernando e Isaura

airamlaceratti 12/01/2024

Se o Cajueiro falasse?
Literatura brasileira nunca decepciona, Ariano Suassuna nunca decepciona, histórias de amor com finais tristes nunca decepcionam!!! Um dos melhores livros que li recentemente, e essas são minhas considerações.

VerAnica37 08/01/2024

Adorei!
Li numa tardezinha! Muito bom, Ariano é sem palavras! Não tinha expectativas, mas esperava grandes coisas devido o auto da compadecida! Amei

Alinefavero 03/01/2024

Parece Ariano, não soa como Ariano, mas é Suassuna!
Dei quatro estrelas só pq não estava esperando essa escrita.

Eu estava tão acostumada a ler as peças de Ariano, que eu simplesmente deletei da minha cabeça que ele poderia escrever de outra maneira, UMA PESSOA ENGANADA.

Eu gostei da escrita, gostei dos capítulos curtinhos de duas páginas, no máximo, e o final, não estava esperando aquele final!

Sem dicas!
Vão ler!

Raquel.Furchinetti 31/12/2023

Fofo e triste
Não conheço a estória de Tristão e Isolda, mas imagino que seja triste como essa. Adorei a estória. Muito gostoso e leve para ler e tem a escrita sempre maravilhosa do Suassuna, apesar desse ser o meu primeiro dele.

DouglasPires 29/12/2023

Envolvente do começo ao fim
Li o livro inteiro em apenas um dia.

Essa é uma daquelas histórias que te envolve a ponto de parecer que você está dentro de um filme vendo tudo acontecer ao vivo.

Quem gosta da história da Capitu, vai gostar dessa também.

Ray 26/12/2023

Devorei a leitura, mas acho que faltou uma construção maior
O enredo é muito bom, dá um quentinho no coração porque vemos nos personagens pensamentos dignos de nossos avós. Tudo no livro me encantou, o cenário brasileiro principalmente, mas em minha humilde opinião os antagonistas poderiam ter sido construídos de uma forma melhor, mais elaborada.
Não li Tristão e Isolda, fiquei com vontade para comparar.

Gabriel.Moreira 28/11/2023

Tchubiruney em baixo de um Cajueiro?!
Eu peguei o livro na escola para ler, mas acho que as minhas expectativas estavam muito altas devido ser o mesmo autor de O Auto da Compadecida.
Esse Livro não tem tanta comédia, mas tem éee...romance?
Na verdade eu não gostei do casal principal achei ambos meio chatinhos..
O Fernando é super tóxico com as duas Isauras em vários momentos da narrativa.
A Isaura normal é menos chata mas ainda sim não consegui me conectar com ela.
O pobre do Marcos coitado... foi que eu um pouco mais gostei,achei ele bonzinho e gentil tipo ele "tentou" matar Fernando e Isaura mas desde o começo sabia que ele não ia conseguir.
E tem muita cena de sexo Fernando e Isaura são bem vorazes inclusive a maioria delas é em baixo de um Cajueiro no meio do mato...o que eu achei desconfortável e meio estranho.
Enfim metade para o começo do livro ele é ruim mais ai melhora e no final fica bom. Não bom do tipo "melhor coisa do mundo" mas do tipo "só bom".
Recomendo mas não é a melhor obra do autor.

Ketura0 09/11/2023

Amor proibido
A história do amor de Fernando e Isaura foi o primeiro romance em prosa escrito pelo Ariano Suassuna ambientado no litoral de Alagoas com vegetações típicas de praia com coqueiros e a forte presença do mar, rio e navegações, com pouca presença do sertão, características marcantes em suas obras. Serviu como inspiração para a escrita do seu romance mais aclamado, A pedra do reino, porém só foi publicado quase 40 anos depois em 1994.
Somos apresentados a Fernando sobrinho de Marcos. Marcos é dono de fazenda e um de seus melhores amigos e único parente. Fernando sente um incrível apreço e admiração pelo seu tio, bem como esse pelo seu sobrinho. Marcos está de casamento marcado com uma jovem prometida de outras terras, porém no dia do casamento ele não poderá comparecer e pede para que seu fiel sobrinho com uma procuração e aval do padre viaje para terra da jovem e se case com ela em seu lugar. Acontece que a jovem Isaura não quer se casar com Marcos, pois já tinha conhecido, um ano antes, o que achava ser o amor da sua vida. O rapaz é o Fernando que por causa de uma briga ficou gravemente ferido recebendo cuidados de Isaura, porém sem consciência de que foi cuidado por ela, sendo assim Isaura o buscou em todas as partes, mas não o encontrou e a contragosto iria se casar com Marcos.
No fim de semana do casamento Isaura para tentar aproveitar seu último momento de solteira vai para outra cidade festejar e lá encontra com o seu amado, que tinha ido se casar com ela em nome de Marcos, porém precisou parar devido a um acidente no navio. Ambos não sabem quem são e a que estão destinados, por isso se entregam a um romance envolto em desejos e paixões e quando enfim descobrem começa o grande tormento desses jovens que se entregaram ao amor e agora terão que arcar com as consequências.
O livro se apresenta com capítulos curtos bem envolventes que chamam o leitor para saber o desfecho dessa história.De um lado temos esse amor entre homem e a mulher e do outro temos Fernando com sua gratidão pelo seu tio e agora arrasado com sentimento de culpa.Temos várias tentativas de separação dos amantes, mas que se tornam inúteis pois amor entre eles sempre fala mais alto, desde ameaça de morte até perrengues de uma vida sem muitas condições financeiras e só quando esse amor parece afetar diretamente a vida dos amantes, quando eles percebem que não estão plenos, por inúmeras razões, mesmo se amando ainda mais, é que acontece algo, até então impensado a quem acompanhava o desenvolvimento desse amor tão intenso, que culmina com desentendimentos arrasadores.

Resenha completa no blog

site: https://maybeitsabook.blogspot.com/2018/07/resenha-historia-de-amor-de-fernando-e.html

Daniellasalves 08/11/2023

Uma leitura fácil e rápida, Ariano sempre com uma escrita que nos faz enxergar as cenas. Fernando e Isaura não foi dos meus preferidos do Ariano, pois é uma tragédia clássica.

Gvbryo 22/10/2023

Ariano Suassuna
Uma linda história de amor com tragédia e muito drama, amei demais Ariano Suassuna né não tem jeito

Ana Claudia 08/10/2023

Segundo livro do Ariano Suassuna que eu leio. Achei um tanto previsível, estava com a espectativa mais alta.

Eloisa145 25/09/2023

Plots bom
Amo demais os livros de Ariano Suassuna, esse foi o primeiro romance q li dele e me surpreendi.
Apesar da linguagem um pouco formal da época, a trama conta a história de Fernando e Isaura. Fernando, o sobrinho de Marcos, acaba se apaixonando pela futura esposa,Isaura, do tio, sem saber, e eles vivem um romance. Sem saber, os jovens apaixonados passam por mal bucados.

victorialsva 25/09/2023

Tão cheios de amor...
Uma história triste e um pouquinho revoltante. O tio dele é muitíssimo compreensível e caridoso.

Mirian146 18/09/2023

Li com a marcante voz de Ariano Suassuna. É um bom livro, com uma boa história e um final inesperado, mas que talvez não agrade a todos.