A História do Amor de Fernando e Isaura

A História do Amor de Fernando e Isaura Ariano Suassuna

Resenhas - A História do Amor de Fernando e Isaura

just.elis 11/08/2023

O que esperar de Ariano Suassuna, senão coisa boa?
Fernando e Isaura guardam um amor inexplicável, incomparável, inesgotável e admirável (e muito mais). É infeliz que não possam ficar juntos, por mais que tentem, pelo menos não por muito tempo. Ariano tira, em casa personagem, tudo que há de melhor e pior no ser humano: a paixão, no casal cujo nome vai ao título da obra; a ingenuidade e bondade, em Marcos; a fidelidade, além de presente no casal também em Inaldo; a mesquinhez, na Isaura, a das Brancas Mãos e na invejosa que fez fofoca a Marcos; a compreensão e ajuda, no padre. Essa obra, como outras desse autor inteligentíssimo e maravilhoso, tem toques (nada sutis) da religiosidade presente também no nordeste e do catolicismo clássico do Brasil, e ele vai além: o enredo tem muitas referências à Genêsis, livro bíblico. Só lendo pra saber, e prestando atenção dá pra perceber. Enfim, fiquei encantada com a escrita dele, com as reviravoltas, fluidez e com como a história foi gostosa de ler. Recomendo.

Matheus Lopes 01/08/2023

Ariano não falha
Mais uma demonstração do gênio de Ariano Suassuna. Peguei esse livro sem conhecer seu mote, mas certo de que não me decepcionaria - e foi exatamente o que ocorreu. Leitura fluida, com traços do autor sempre presentes e dose certa de diversão e drama. Recomendadíssimo!

Laércio Damião 27/07/2023

Depois de exatamente 50 dias sem ler nada, voltei com estilo
Um livro pequeno com uma escrita tranquila, apesar de ser de época (talvez pela edição).
A história é um pouco alogia mas dá uma emocionadazinha.
Grande homem esse Marcos. Se fosse comigo a história acabaria já na primeira cena embaixo do pé de cajueiro. ??

Renally Couto 12/07/2023

Super-trágico
A história não envolve o habitual cenário sertanejo. Além disso, é uma super-tragédia, do início ao fim.
Sendo Ariano, tem que indicar!

usersarahkarolina 25/06/2023

Bem e o mal misturados, implica em todo e qualquer homem
O romance de Ariano Suassuna é muito bem escrito, o enredo é muito bem pensando e a intertextualidade com o livro que foi inspirado é muito bem pensada!

Levando em conta que o livro foi escrito entre 1958 a 1970, se trata de um romance proibido, que passa por altos e baixos e termina em tragédia. Fernando e Isaura se apaixonam e não podem ficar juntos, se confessam, vão viver longe, mas tudo voltava pro mesmo local, até que a promessa dos dois foi cumprida.

Ariano é um gênio e conseguiu descrever com clareza o romance e todos os sentimentos em um local nordestino. Mesmo que não concorde com algumas coisas do livro, Ariano escreve de maneira impecável.

Após tudo acontecer, pôde-se tirar-se de lição, que independente do mal que você fizer, do tanto de vezes que se desculpar e continuar errando, estará sempre na história e sempre estará marcado em sua história.

Isaura era prometida a Marcos, tio de Fernando, porém com imprevistos do trabalho não pode comparecer ao seu próprio casamento e Fernando vai em seu lugar, e antes mesmo de saber quem é a moça que tomou conta de seus pensamentos, toma ela para si. E daí se desenrola um amor proibido. Após altos e baixos, eles precisam se separar para o bem dos dois, e fazem a promessa que um precisasse ver o outro era só enviar o anel que ela deu a ele e ela enviasse a pulseira que ele deu a ela. Com muitas confusões, novas tentativas de amar uma outra Isaura, que o despertou nada comparado a Isaura das mãos belas, Fernando está à beira da morte, e ocorre um dilema entre as duas Isauras. Uma com ciúmes, antecipa a morte dele ao mentir sobre a chegada da amada Isaura. E a sua amada Isaura, não consegue viver sem seu amado e deita-se em seu peito e se machuca com um punhal com o seu sangue contaminado, e morre juntamente.

viva a literatura brasileira, viva o nordeste!

Lara Camargo 09/06/2023

Amei
A escola nos mandou ler o livro e eu simplesmente amei!!
Muito triste ver a situação do casal e que muitas pessoas realmente passam por isso( a pobreza e a péssima condição de trabalho)?
Vale muito a pena ler
Recomendo!!

Fuzue 20/05/2023

O romance de Suassuna
A História do Amor de Fernando e Isaura traz em si uma proposta diferenciada da maioria das outras obras do autor - é um romance. Suassuna relata que este livro, propositalmente, serviu-lhe como um exercício de escrita do gênero, para que, então, pudesse escrever o romance de sua vida "O Romance d'A Pedra do Reino" (cujo estou curioso para conhecer).
O título não entrega a história logo de cara, afinal o enredo não é sobre como Fernando e Isaura se conheceram, nem tanto uma história em que o casal luta pra continuar junto. Essa parte é apresentada logo nos primeiros capítulos, como uma introdução ao mundo de ambos. Ou seja, o ápice do texto vem após esses acontecimentos.
Em muitos momentos da leitura os fatos narrados se assemelhavam à uma novela mexicana. Não em seu significado pejorativo. Mas pela quantidade de acontecimentos marcantes e reviravoltas que eram presentes. Fato este que pode funcionar como uma armadilha também, por não aprofundar tanto nos causos e passar rapidamente por eles. Por outro lado, o autor não propõe soluções por conveniência, pelo contrário , foram muitas as vezes em que não era possível encontrar uma saída e o leitor é surpreendido mais uma vez.
Se é justo resumir a obra em três palavras, eu digo que ela é intensa, severa e passional.

Aline 17/05/2023

Uma releitura de Tristão e Isolda
Já leu Tristão e Isolda? Pois pegue os dois e traga pro nordeste e faça uma história bem parecida e ao mesmo tempo diferente... No final, a bandeira branca ou preta é hasteada num barquinho no rio São Francisco... É muita paixão por Suassuna.

Jamile 02/05/2023

Muito bommm
Eu fui ler sem esperar nada só pq queria conhecer alguma obra do Ariano e me surpreendi com a história, com a escrita e com o misto de emoções que ele não só descreve como nos faz sentir. Uma história muito linda, muito dramática e muito triste.

Thaís Brito 29/03/2023

Lindo e triste
Gosto muito que o Ariano costuma fazer uma apresentação das suas obras antes de começarmos. Nesse, vemos a explicação dele sobre ter buscado adaptar a história de Tristão e Isolda para o contexto nordestino na década de 50. E sobre como ele fez esse livro como um desafio a si mesmo, buscando descobrir a própria habilidade para a prosa, já com a ideia de desenvolver O Romance da Pedra do Reino depois dele.

Como esse livro foi um exercício, fica compreensível a pressa dele ao desenvolver capítulos curtos. Mas achei que essa obra não perdeu em qualidade, pois conseguiu trazer cenários lindíssimos do sertão e envolver o leitor com as idas e vindas do casal. Como são curtinhos os capítulos, a gente acaba devorando com aquela sensação de "é só mais essa página".

A história de Fernando e Isaura é linda, mas tão triste! Eu confesso que, quando cheguei na metade, dei uma pausa e engatei em outras leituras pra dar um tempo no sofrimento. Depois voltei a encarar, e valeu a pena. É uma lindeza com um amor sofrido e avassalador nas paisagens do nosso sertão.

Babi 27/03/2023

Perfeito!
A leitura é leve, e os capítulos curtos, faceis de acompanhar e compreender.

A história te prende, te amarra e te enlaça de tal forma, que é impossível largar sem terminar. O amor desses dois, por muito conturbado que as vezes seja, é bonito.

Me encantei com todo o caminho prosseguido por eles, e posso dizer convicta que Ariano Suassuna se tornou meu escritor favorito. Leiam, por favor.

Daniella.Santos 23/02/2023

Uma novela das 6
Em menos de 200 páginas temos uma grande novela da Globo, chega um momento que você não quer parar de ler e só descobrir o que acontece depois. Nem acredito que não fizeram uma novela ou mini serie sobre isso ainda

Deborah.Nagy 19/02/2023

Muito bom !!
Ariano Suassuna!! Que mais preciso dizer ?
Estória boa e fácil de ler, que nos prende de maneira muito gostosa ?