A História do Amor de Fernando e Isaura

A História do Amor de Fernando e Isaura Ariano Suassuna

Resenhas - A História do Amor de Fernando e Isaura

Maria Clara Mendes 20/06/2021

~Versão brasileira Herb-~ ?
Ariano Suassuna se inspira na lenda celta Tristão e Isolda da obra de Joseph Bédier para contar a versão brasileira da história.

Não li a história original, mas a de Suassuna ficou muuuuito boa. Não queria largar, ao mesmo tempo que ficava com pena da história acabar.

Fernando e Isaura são dois jovens que se apaixonam perdidamente, mas por causa de um motivo aí são impedidos de viver o seu romance.

É uma tragédia. O desenrolar é muito rápido, mas ao mesmo tempo tanta coisa acontece. Tá cheio de surpresa.

Eu particularmente adorei demais pelo cenário ser o sertão. Muito embora não tenhamos sempre essa referência, a gente acaba capturando algum elemento que nos remete ao interior e seus signos.

A história é daquelas que você não quer largar porque a todo tempo fica querendo saber o que vai acontecer com os personagens. E fica desacreditado quando certas coisas acontecem.

A história é bem rápida. Os capítulos bem curtinhos, mas cheios de informação e profundidade, e além disso tem ilustrações.

Mês de junho é bem simbólico pra gente que é nordestino, né?! Mas Suassuna é sempre uma boa pedida em qualquer época do ano. Deixa a vida fictícia mais animada! ? Vale demaaaais a leitura.

Gabi 25/05/2021

Uma história comum, mas com gosto do nordeste
É uma história de amor trágica, baseado em Tristão e Isolda. Com aquela vibe de nordeste e com personagens arianescos cheio de paixão impossível, doida. fico pensando que Ariano deve ter tido MTA paixão proibida pra saber por sentimentos sobre isso e parecer uma história real kkkkk

SamuellVilarr 22/05/2021

A História de Amor de Fernando e Isaura, Ariano Suassuna.
A História de Amor de Fernando e Isaura, de Ariano Suassuna, se trata de um romance inspirado e adaptado da história Tristão e Isolda, a qual na adaptação ele estabelece uma versão com contém raízes nordestinas e típicos dos personagens de Suassuna, porém, essa história não têm muitos aspectos cômicos, na verdade, é um romance que se fosse feito em forma de teatro, poderia ser colocado no gênero trágico. Contudo, esse romance também é, como o próprio autor diz na advertência que contém nessa edição, uma preparação para a escrita do seu grandioso romance, A Pedra do Reino, o qual ele já havia começado a escrever, mas, era sua primeira experiência de escrita de gênero que não seja poesia ou teatro. Entretanto, sobre a história em si, me agradou, não penso que ela seja uma grande história, mas penso que seja uma história bem escrita, apesar de ser simples, também desvela a capacidade do autor de contar.

marciorezende 17/05/2021

Viva meu nordeste!!!

Não tenho muito pra falar pois ainda estou extasiado. Que obra de arte.

Leiam e apreciem esse romance nordestino.

Alerto para um alto índice de trama.

michelly.brandao.790 19/04/2021

Primeiro livro do Suassuna que leio e gostei muito da escrita. A história em si é a de Tristão e Isolda abrasileirada. Eu amo o Nordeste e adorei ler uma história que se passa lá. Além do livro ser curto e bem gostosinho de ler. Li tudo em um dia só. Recomendo.

Ayumi.kimura 15/04/2021

Delicado, ardente e amoroso
Como várias histórias de amor onde o destino faz o encontro e logo em seguida já dá aquele jeitinho de proibir, assim como a lenda de Tristão e Isolda, essa versão alagoiana nos permeia para o cenário nordestino e com caracterização dos personagens nesse romance de amor, honra e traição.

Raela 10/04/2021

Se você espera um Romeu e Julieta a lá Nordestês misturado com uma trama de novela mexicana! Chegacá que Ariano é o rei disso hahah, um dos seus primeiros romances. Essa história me pegou de jeito, senti-me na agonia do casal protagonista! LEIAM

Karina252 09/04/2021

Quanto amor!
Meu primeiro livro de Ariano Suassuna e fiquei encantada com a forma que ele escreve, as palavras que usa para escrever essa história de amor são tão delicadas e carregadas de significado.
Fernando e Isaura vivem como se não houvesse o amanhã, o presente é a única coisa que eles tem para viver seu amor tão intenso...
Uma história cheia de reviravoltas que eu comecei e nunca imaginei que iria terminar do jeito que foi, Ariano surpreende demais com o desfecho.
Além dos desenhos que exprimem bem o que se passa na vida desse casal e com seu entorno. Ler esse livro é ter a oportunidade de olhar pra uma época diferente de costumes e gostos um pouco distante do hoje, contudo ainda se pode ver traços desse enredo por aí nas tantas histórias de amor, ora possíveis ora impossíveis.

Bianca 06/03/2021

A história de amor de Fernando e Isaura é uma releitura da lenda de Tristão e Isolda. Como o próprio Ariano disse: a “versão brasileira” da lenda.

Isaura é prometida em casamento a Márcio, tio de Fernando, mas, por morarem em cidades diferentes sendo o casamento marcado para acontecer na cidade de Isaura, Márcio não pôde comparecer no dia marcado e manda Fernando, a quem cria como filho, ir no seu lugar para casar-se com Isaura em nome dele. Chegando lá, Fernando se apaixona por Isaura sem saber que ela era a prometida do tio e ela por ele, sem saber que ele iria casar-se com ela em nome de seu noivo.

Li esse livro sem conhecer a lenda de Tristão e Isolda e me surpreendi diversas vezes. A história se desenrola a partir daí e possui várias reviravoltas de forma que se assemelha bastante à lenda. Depois que terminei de ler e fui pesquisar sobre ela, vi que se eu já a conhecesse antes de ler, não teria me surpreendido tanto com o rumo que a história tomou.

Quando à escrita, tenho que dizer que é leve e fácil de ser lida. Apesar de lançado na década de 90, esse livro foi escrito em 1956 e possui uma linguagem típica da época e situações que a gente não encontra com frequência nos dias de hoje. Apesar disso, em nada compromete a fluidez da história e eu indicaria para qualquer pessoa, principalmente para quem quer começar a ler e não sabe por onde começar.

Ariano Suassuna foi de grande importância para o Brasil e, principalmente para a cultura pernambucana e nordestina como um todo. Sempre tive muito apreço por ele graças à obra “Auto da Compadecida”, a qual já vi o filme inúmeras vezes. Como ainda não tinha lido nada dele, senti vontade de ler esse livro que há tempos estava na minha estante. Falei mais um pouquinho sobre esse livro e sobre ele no destaque “Ariano Suassuna”.

site: https://www.instagram.com/leitoresmaniacos_/

João Bruno 16/02/2021

Não fico a vontade em dar 5 estrelas ... Merece muito mais.
Que livro maravilhoso.
Nunca li Tristão e Isolda, mas pelo que eu conheço da lenda, a versão do Suassuna é bem semelhante, inclusive alguns nomes e situações, mas nada que tire o brilho desse livro.
Suassuna é o Shakespeare do sertão, sem sombra de dúvidas, embora esse livro seja escrito em prosa, e embora Tristão e Isolda não seja do Shakespeare ... Ah vcs entenderam ...
Preciso de um pouco mais de tempo pra definir, mas é um dos melhores livros que eu já li.

ju azevedo 28/12/2020

Primeiro contato com o autor
A história é boa, a narrativa é envolvente, mas muito rápida! Fiquei com gostinho de quero mais, mais descrição, mais explicações, mais cenas... No entanto, lendo o prefácio de Carlos Newton Júnior, pude entender as escolhas de Suassuna. Foi um bom começo!

Jô Simon 18/09/2020

É uma história bem razoável, considerando que li a pedidos da escola. Mas tenho certeza que vão adorar!

Izabelle Linhares 04/09/2020

Amor inocente
Linda história de amor. Eu vejo como inocente o amor que os envolve até o fim. Pensando em como a situação social deles era difícil, o amor parecia escasso. Super indico a leitura.

Laís 28/07/2020

Novela nordestina
Um livro que surgiu a partir de uma sugestão do artista plástico Franscisco Brennand á Ariano Suassuna para que ele escrevesse uma versão brasileira do "Romance Tristão e Isolda". É de leitura fácil, instigante, divertida e inusitada. De início, Ariano Suassuna apresenta seus personagens (Fernando, Isaura e Marcos), seu romance nada casual e previsível. Logo após, acontecem os entraves e obstáculos ao jovem casal, o quais eles atravessam com muita paixão e tristeza. Um livro digno de novela mexicana ou diria nordestina.

Tiago Eduardo 14/07/2020

Arte visual
O livro merece um destaque pelo trabalho artístico feito. Capa linda, a cada capitulo contém uma pintura abstrata, e todas as páginas possuem uma borda muito bem trabalhada que traz uma lembranca de literatura de cordel.