Música Ao Longe

Resenhas - Música Ao Longe

1 | 2 | 3 | 4

Jessyka.Karen 19/03/2009

Um clássico!
Esse foi o primeiro livro mais "adulto" que me atrevi a ler; indicação de minha mãe, retomei a leitura anos depois, mais madura e capaz de compreender e perceber mais detalhes. A história é linda, e imagino Clarisse linda também. A história é cheia de trajetos... Muito bom.

15/07/2012

Tive que ler para fazer um trabalho de escola e tomei gosto pela leitura de romances. Este, em particular, me traz boas lembranças: tirei dez!

Paulo2175 22/03/2024

Uma família com raízes no passado
Música ao longe

"O amor que ainda não se definiu é como uma melodia do desenho incerto. Deixa o coração a um tempo alegre e perturbado e tem o encanto fugido e misterioso de uma música ao longe..." Erico Veríssimo

Assim se enreda a história da professorinha Clarissa, uma jovem sonhadora que tem uma vida voltada ao passado familiar e infantil a especulação sobre o futuro. O livro foi escrito em 1934 e retrata uma família em rica e abastada e franco decadência e que vivem de um passado que não volta mais. E neste meio está a família Albuquerque a qual pertencente a personagem Clarissa que, a meio a tudo isso, sonha com uma vida melhor e tenta entender toda essa confusão, tem um amor platônico pelo primo Vasco, órfão de pai e mãe e que se mostra um rebelde sem causa e que possui um pensamento diferente dos adultos que o cercam, pois ninguém o entende e ele acha as ideias dos mais velhos ultrapassadas e aí surgem os conflitos de uma geração idosa contra uma geração jovem e cheia de vida e de esperança por mudanças.
Um bom livro que contempla uma vida familiar voltada ao passado e que não se permitem olhar para um futuro a frente.

Tracinhas 30/06/2015

por Pamella Soares
Você aí provavelmente já deve ter lido algum livro clássico nacional para a escola, vestibular, faculdade. Acontece que a pessoa que vos fala tinha um pouco de preconceito sobre eles. Mas agora simplesmente um novo mundo fantástico e encantador apareceu assim, ó, diante dos meus olhos! Você consegue perceber que nossa literatura é grande e rica em histórias e narrativas, quase tão boas quanto os livros contemporâneos que consumimos fervorosamente.

Por isso que a partir de agora tentarei resenhá-los para vocês, para tentar pegar esse novo olhar sobre nossos preciosos livros, que merecem serem lidos. E porque não começar com Erico Veríssimo, que é um dos grandes nomes da nossa literatura? Melhor ainda, começar com um dos seus primeiros livros? Então pode dar play no vídeo a baixo e vamos conhecer um pouco da história de Clarissa! :)

site: http://jatracei.com/post/122298441887/resenha-46-musica-ao-longe

Mariana 26/12/2013

meu último livro do ano. Peguei devido ao autor e gostei. Livro bem simples porém com história interessante.

Petra 26/11/2013

Este livro foi publicado em 1936 e faz parte de uma série de romances escritos pelo autor Érico Veríssimo, que têm Clarissa como protagonista. Desta vez nós vemos a transformação de Clarissa, ela deixa de ser uma menina ingênua para se tornar uma jovem mulher. Tudo isso em meio a uma crise familiar, os Albuquerque vão perdendo seu status social e econômico. A linguagem é toda poética e ainda faz uma crítica à sociedade da época, que vivia o início do governo Vargas.

site: http://naproximapagina.blogspot.com.br/2013/11/coluna-das-irmas-2.html

Nessa 20/07/2016

"O amor que ainda não se definiu é como uma melodia de desenho incerto. Deixa o coração a um tempo alegre e perturbado e tem o encanto fugídio e misterioso de uma música ao longe..." Erico Verissimo

Cristiano.Santos 28/11/2016

Leitura para relaxar...
Acompanhar a trajetória da professora Clara em "Música ao longe" é uma experiência agradável. Leitura despretensiosa, sem grande densidade ou grandes reflexões. Apenas relatos de diversas vidas, através dos olhos de uma sonhadora, anotando em seu diário suas ingênuas porém divertidas impressões. Destaque para o personagem Vasco, considerado como a ovelha negra da família. Enfim, é uma boa opção de leitura.

Guy 12/05/2012

Histórico de uma família no interior do RS
A obra retrata a decadência econômica e moral da rica e tradicional família Albuquerque, de Jacarenga, interior do Rio Grande do Sul, sob o ponto de vista da ingênua Clarissa .Clarissa tem em seu diário o confidente a quem conta a sua vida, agora professora de volta a casa dos pais nos anos 30

Adriel 11/02/2012

Resenha: Música ao longe
A história do livro é simples, mas o modo que o autor tratou o tema principal (tradição familiar) enriqueceu toda a obra.

Por ser uma Albuquerque, Clarissa, personagem principal, tem que “concordar” com todos os costumes deixados pelo Senhor Oliveiro. Cansada da mesmice, a jovem professora de 16 anos que acabara de se formar resolve escrever um diário. É através de Clarissa e seus escritos que a história se desenvolve.

Os Albuquerques eram a maior família de Jacarencaga, maior não em tamanho, mas em riquezas. Para se ter ideia da importância da família, na pequena cidade havia ruas com o nome da família.

Uma coisa que achei legal no livro foi o momento em que o Vasco, primo e possível paixão de Clarissa, disse que é melhor vivermos um romance do que lermos (romance).

O final é decepcionante, o autor não dá um fim aos personagens. Ninguém sabe o que acontece com Tia Zezé, se Cleonilda casou depois de 12 anos noiva e, por fim, se Vasco namora Clarissa.

Meu personagem preferido é o Velho Leocádio. Ele era um homem que queria ser intelectual, para isso lia uma biblioteca virtual.

A obra recebe esse nome porque para Clarissa o amor é como uma música ao longe; incerto demais.

(Esta resenha foi postada no meu blog: http://www.naomevenhacomdesculpas.com/ )
Ariadne 01/01/2013minha estante
Sou apaixonada pelo Vasco! *____*

Danilo 12/07/2011

Música ao Longe
Bom livro. Não pensei que fosse classificá-lo dessa maneira, mas depois de ler seu prefácio fui forçado a isso. Nele, o autor dizia não esperar muito do livro por ter sido escrito rapidamente (em poucas semanas senão me engano) e ter criado o mesmo apenas pela motivação de um prêmio. Com um começo tão frio logo desanimei quanto ao seu desdobramento. Mesmo assim não deixa de ser um belo livro, pois veio das mãos e mente do grande Érico.
O livro conta a história da família de Clarissa, quer era de uma família de posses, mas que com o passar do tempo foi perdendo tudo que tinha devido à má administração do seu pai, João de Deus. Ele, por estar acostumado à sua vida confortável, não aceita se sujeitar aos outros, trabalhando para eles. Dessa forma o salário de Clarissa, que dá aulas na cidade, tem que ser gasto nas despesas da família.
O livro se desenrola em fatos superficiais que ocorrem na vida dessa família. Conta, por exemplo, sobre como era o passado de Clarissa, brincando com seu primo Vasco e outras crianças da ‘turma’. Essas lembranças se misturam com o presente dela, e criam uma atmosfera de nostalgia e eternas comparações na cabeça dela. Ela possui um diário, onde relata todas essa lembrança, sua visão das coisas e medos, esperanças em geral.
O livro, diferentemente de Um Lugar ao Sol (que estou lendo, uma continuação desse) é muito linear, não entra nos relacionamentos e emoções com a profundidade conhecida de Érico, o que faz da obra um bom livro, mas pouco envolvente.
Mas ainda assim recomendo a leitura dele, pois mostra uma outra maneira de escrever do autor, o que ajuda a definir uma imagem mais real do mesmo. Quando lemos apenas Best-sellers de um autor corremos o risco de nunca o conhecermos de verdade, quais as suas reais características literárias. Por isso recomendo que leiam esse livro, também!

Gláucia 10/03/2011

Querido diário...
Só após tê-lo lido descobri se tratar da continuação de Clarissa, agora mocinha e apaixonada por Vasco, seu primo. Os livros de Erico Verissimo são sempre interessantes por nos contar um pouco sobre o cenário político e social da época.

naty 17/07/2010

Como é complicado descrever esse livro! As palavras não conseguem demonstrar a beleza que se encontra nessa obra.
Temos uma Clarissa que está descobrindo as verdadeiras personalidades de seus parentes, e com uma grande decepção admite que aquilo que ve é diferente daquilo que sonhava. Temos um Vasco que no começo pensamos ser um menino que está perdido, mas no final descobrimos que ele é um garoto inteligente e esperto, que no fundo só quer o bem para toda familia.
Um belo livro, com uma sensibilidade maravilhosa.

Caarol 03/12/2010

chato
um livro monótono, sem sal, é a rotina de Clarissa e da família, o livro termina como começou, com uma pequena diferença: Clarissa em vez de odiar o primo agora ama. Mas termina na mesma rotina do começo e do meio. Os livros de Erico Verissimo são assim, rotina, política, e fim se nada extraordinário.

1 | 2 | 3 | 4