A Invenção de Hugo Cabret

A Invenção de Hugo Cabret Brian Selznick

Resenhas - A Invenção de Hugo Cabret

marii 17/04/2022

Fácil de ler
O livro parece grande, mas tem muitooos desenhos, então é rapidinho de ler, tipo da pra ler em um dia facinho
Achei a história bem legal, tipo e é bem facinha de entender também! Só não dou 5 estrelas pq n é oq du costumo ler e gosto, mas até que gostei!

Mila.Guedes 17/04/2022

Leitura de Hugo Cabret (1L) - Por Mila
Este bom livro me ensinou e me fez imaginar diversas coisas. Me trouxe para o mundo do cinema e me ajudou a passar o tempo, além de ter ótimas e muito bonitas ilustrações.
???????

Taina.Leonel 08/04/2022

Hugo cabret
Achei o livro legal a história é bem divertida recomendaria para um amigo. É bem rápido de ler pois tem mais imagens do que leitura então a leitura foi bem fluida

Carol 30/03/2022

Uma gracinha
Eu gosto muito dessa história, o filme está entre os meus favoritos, e agora lendo o livro da pra perceber como a adaptação pro cinema é perfeita, porque ela pega todo esse potencial e traz o casting ideal, os efeitos, o desenvolvimento de personagem. Tudo.
O livro bem tenta criar todo o ambiente da cidade de Paris de 1930 e até que consegue através das ilustrações, mas acho que consegui me aproximar muito mais do Hugo na interpretação do Asa Butterfield. A ambientação do filme é mais interessante também, dando uma personalidade para os personagens secundários que trabalhavam na estação. Mas o livro é uma gracinha, uma baita homenagem ao cinema.

Mamá 29/03/2022

Mto bom!!!
O livro é MTO bom mas acho que tem mtas imagens
O livro em se é realmente mto detalhista ent esquece de concluir algumas coisa que causa lacunas na história

Mari Takahashi 24/03/2022

Uma linda homenagem ao cinema
Uma história cativante sobre um menino curioso e inteligente contada rm forma de homenagem ás origens do cinema.
A história contada como se fosse os antigos filmes mudos em preto e branco ficou muito interessante. As ilustrações á lapis dão a sensação de que se você passar o dedo, o desenho vai se borrar e o grafite sairá em seu dedo.
Eu não tinha muitas expectativas, só esperava ser um pouco mais steampunk, mas não me decepcionou em nada.

cici 18/03/2022

esperava menos, como semprekkjkkkk
o livro foi bem legal, adorei os mini suspenses e como a historia parece ser de criança mas alcança todas as idades

julia 14/03/2022

é bom :))
o livro é ÓTIMO, de vdd

eu tava lendo as últimas páginas, e o tanto q eu chorei.....mds (eu acho q é pq eu sou uma pessoa meio sensível)

enfim, o livro é MT BOM, apenas leiam

o13tiro 13/03/2022

?Sentem-se, abram os olhos e preparem-se para sonhar?
Eu assisti ao filme A Invenção do Hugo Cabret há muitos anos e achei encantador e mágico. Quando vi esse livro na livraria, não hesitei ao compra-lo e não me arrependo. É uma história singela, direta e com ilustrações lindas ao longo do livro. Funciona tão bem quanto o filme, embora eu tenha gostado mais deste último.

Veh 09/03/2022

Eu só quero proteger o Hugo
Hugo Cabret é um órfão que "trabalha" ajustando as horas numa estação de trem onde mora escondido. Mas paralelamente rouba peças de brinquedos para consertar uma autômato, sua ultima ligação com seu pai, até que tudo vai por água baixo quando seu caderno é pego pelo dono da loja de brinquedos, o que leva Hugo a uma aventura de cinema para recuperar seu caderno.
Eu confesso que esperava um pouco mais desse livro, porque por ser um livro bem infantil acho que o autor deixou as coisas muito diretas, não me conectei muito com a escrita dele. A primeira metade do livro é bem parada,que dá vontade de largar kk as coisas acontecem muito lentamente e não é nada de tão extraordinário, e com a escrita parece que fica tudo meio bobinho. O livro só vai mostrar pro que veio mesmo na metade final, aí sim com uma trajetória mais objetiva e interessante, além de trazer um personagem histórico e importante que acrescenta MUITO no nosso conhecimento. Esse livro é uma carta de amor ao cinema e como ele muda a vida das pessoas.
Ver tudo isso se desenrolar pelos olhos do Hugo (uma criança nada irritante!!) é uma jornada muito especial.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 09/03/2022

Hugo Cabret
?Sabe, as máquinas nunca têm peças sobrando. Elas têm o número e o tipo exato de peças que precisam. Então, eu imagino que, se o mundo inteiro é uma grande máquina, eu devo estar aqui por algum motivo. E isso quer dizer que você, também, deve estar aqui por algum motivo.?

Olá, povo..
Vocês sabem o quanto eu tenho apreço pela literatura infanto-juvenil. Normalmente eles são composto por uma escrita simples, fluída, fácil de acompanhar e com uma valiosa mensagem.

Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.

Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.

O livro pode assustar à primeira vista ? afinal, são mais de 500 páginas! Mas não se engane: a maioria delas são cheias de ilustrações ricamente desenhadas que inserem o leitor dentro de uma Paris de 1931, e que nos levam a um universo imaginário que as palavras não conseguiriam descrever com tanta clareza.

A Invenção de Hugo Cabret até pode ser apresentado como uma fábula, indicada para as crianças, eu discordo. Pois trata-se de um enredo absolutamente sem contraindicações, recomendado para públicos de todas as idades.

Hugo Cabret também virou filme! O longa foi lançado em 2011, e é ótimo.

chase_bia 03/03/2022

Lindo
Mano esse livro é tudo. História nem é grande coisa, mas as ilustrações>>>>>
Da pra ler bem rápido pq tem mais desenhos que palavras kkkkkk

myanne 27/02/2022

?????
Obra prima. Que livro gostoso de ler e ver! As imagens que complementam os textos causam uma imersão única na história.

Eu amo essa história desde a primeira vez que assisti o filme.

Aline Barros 26/02/2022

Um dos melhores que li em Janeiro
Li por indicação de um amigo, achei uma das melhores leituras que eu tive no começo do ano. Todas as imagens, a história, realmente um livro que me transportou para o lugar. Achei maravilhoso pois não achei uma leitura cansativa.

Amei demais e com certeza virou um favorito

Gabriel A. 25/02/2022

Uma leitura que foi uma grata surpresa
Já fazia algum tempo que via esse livro no meio das minhas coisas e juro que não faço a mínima ideia de como ele veio parar nas minhas mãos. E depois de tanto me deparar com ele, resolvi dar uma chance pra essa leitura. E sim, não me arrependi de ter dado essa chance, na verdade se eu soubesse que era um livro tão delicinha tinha lido antes. Mas enfim, vamos ao que de fato importa.

A história se passa nos anos 30, e Hugo Cabret é filho de um relojoeiro que trabalhava meio-expediente em um museu cuidando de relógios. E em uma dessas idas ao museu, o pai de Hugo encontra um autômato danificado e leva para casa. Desde então, pai e filho começam a trabalhar juntos no conserto do objeto peculiar. Mas após um acidente no museu, Hugo fica órfão (isso não é spoiler, ok?).

Após perder o pai, Hugo vai morar na central de trem de Paris com seu tio, um cronometrista que trabalha na manutenção dos relógios da central. O menino, por sua vez aprende a profissão com o tio e após o desaparecimento do mesmo passa a viver sozinho e se esgueirando pela central de trens, mantendo os relógios sempre em funcionamento e fazendo pequenos furtos para sobreviver.

Hugo, que possui uma habilidade ímpar com peças mecânicas, herança de uma longa linhagem de família dedicada à Horologia (não confundam com UROLOGIA hein), não desiste do autômato e continua trabalhando com muito empenho no conserto do objeto, já que acredita que o pai deixou uma mensagem para ele no autômato.

Em meio à sua busca por peças para o autômato, Hugo conhece Georges Méliès e sua afilhada Isabelle. Georges tem uma loja de brinquedos dentro da central e era lá onde Hugo "buscava" as peças que ele precisava para por o autômato em funcionamento. A partir daí a história se desenvolve de uma forma muito legal e interessante, e toda a verdade por trás do autômato é por fim revelada.

Achei muito interessante a forma como a história foi construída, já que Georges Méliès foi uma pessoa real (informação que só descobri após terminar o livro), e que a Invenção de Hugo Cabret foi construída em torno da história de vida de um famoso cineasta francês. Georges Méliès ficou famoso por ser inovador nos efeitos especiais e dois de seus filmes mais famosos são Viagem à Lua (1902) e Voyage à travers l'impossible (1904), enfim... não achei a tradução correta do nome deste filme, e como não manjo nada de francês vou deixar desse jeito mesmo. E assim como no livro, após sua carreira de cineasta, Georges e sua esposa Jeanne, que também era atriz, abrem um quiosque de brinquedos na estação Montparnasse.

O livro possui ilustrações incríveis feitas pelo próprio autor, Brian Selznick, que rendeu a ele a Medalha Caldecott de 2008. Brian também é o responsável pelas ilustrações da edição americana de Harry Potter, lançada em 2018. E para finalizar, acredito que este seja um ótimo livro para qualquer leitor que também seja um amante do cinema, já que é um livro cheio de informações e referências à filmes clássicos que fizeram da indústria cinematográfica o que ela é hoje.