A vez da minha vida

A vez da minha vida Cecelia Ahern

Resenhas - A Vez da Minha Vida

larissa 21/09/2013

A Vez da Minha Vida
Lucy mora em Dublin, está beirando os 30 anos e está totalmente perdida em sua vida. Mas o pior é que ela não tem noção disso. Após o término de seu relacionamento de cinco anos com seu namorado perfeito Blake, sua vida dá uma salto, para baixo.

Em sequência Lucy perdeu o ótimo emprego e teve que se mudar do estiloso apartamento que dividia com Blake. Para evitar explicar o fim do seu relacionamento perfeito (o qual ela de fato não entendia o porquê de ter chegado ao fim), com a ajuda de Blake ela inventa uma mentira, e essa levou à muitas outras. Porém, para piorar, a mentira se torna algo tão intrínseco, que a primeira saída dela sempre é mentir, inclusive para si mesma.

Três anos após o fim do namoro com Blake, Lucy continua empurrando os problemas com a barriga e vivendo em uma rotina onde tem afastado e preocupado cada vez mais seus amigos e familiares, até que ela recebe uma carta marcando um encontro com a sua VIDA.
- Tudo bem, legal. Nós. Nós fizemos isso por você.
- Por quê? Estou legal. Está tudo legal.
- Isso é o que você sempre diz.
- Porque é isso que eu continuo querendo dizer – rosnei de volta. – Agora abra o portão!
Pág. 38
Depois de ter ignorado diversas cartas, ela acaba enfim indo ao encontro de sua VIDA e descobre que ela não é nem um pouco bonita, personificado em um homem mal vestido, com mau hálito, cabelos desgrenhados e sujo, representando o caos que a vida da personagem se encontra. Mas ainda assim, ela continua negando que exista algo de errado com sua vida.
A Vida. Ora, era óbvio.
Minha vida precisava de mim. Ela estava passando por um momento difícil e eu não estava prestando atenção suficiente nela. Tinha tirado os olhos da bola, me ocupei com outras coisas: vida de amigos, questões de trabalho, meu carro se deteriorando e sempre quebrando, esse tipo de coisa. Havia completa e totalmente ignorado minha vida. E agora ela tinha escrito para mim, me convocando, e havia apenas uma coisa a fazer. Tinha que me encontrar com ela, cara a cara.
Pág. 08
Porém sua VIDA não irá desistir assim tão fácil e passará a conviver diariamente com Lucy. Autodenominando-se Cosmo Brown, sua VIDA a acompanha em todos os lugares, ajudando-a a não mentir, identificar onde estão os problemas em sua vida e descobrir quem é de verdade e o que quer.
- Estou com raiva não só porque você não é feliz onde está, mas porque não consegue nem mesmo pensar aonde gostaria de chegar. O que eu acho… – ele procurou pela palavra – … triste. Não me admira que esteja presa numa rotina.
Pág. 196
Com a narrativa girando em torno de Lucy e de autoconhecimento, as pessoas a sua volta são fundamentais para entermos o quanto ela havia mergulhado em um mundo fictício. Eu odiei o pai dela, assim como me surpreendi com as atitudes de sua mãe lá pro final do livro. Amei o irmão mais velho Riley na mesma proporção em que o irmão do meio, Phillip não fez muita diferença, e, claro, me apaixonei de cara por Don, o número errado (piada interna, só quem leu vai entender essa, huashaushaushau)

Divertido, reflexivo, original. Para mim essas palavras definem a história de A Vez da Minha Vida, nos levando a parar para pensar em nossas próprias escolhas e atitudes. Como eu comentei com diversas pessoas assim que acabei o livro (que li inteiro em um domingo) ele mexeu muito comigo e acredito que deve ter feito o mesmo com muitas pessoas.

Li e sem dúvida recomendo à todos!

Renata 01/10/2013

Um belo dia Lucy Silcherster recebe uma carta de sua Vida, marcando um encontro inadiável! Em se tratando de Lucy, isso parece muito comum! Uma moça de 29 anos, com a vida repleta de mentiras que foram se acumulando como uma bola de neve! Desde a perda de um ótimo emprego, o fim de um relacionamento com o homem da sua vida, até as suas relações familiares, tudo é sempre permeado por uma mentirinha na vida da protagonista de A Vez da Minha Vida!
Receber uma intimação da Vida não é nada comum, porém Lucy já leu sobre isso em uma revista e achou muito interessante! Porém não reage da mesma forma quando finalmente se encontra com sua Vida e ele, sim, a vida de Lucy é um homem, muito mal tratado, com mau hálito, mal vestido e despenteado, o que simboliza muito bem a vida dela, resolve se meter onde não é chamado?!
Vida tem o propósito de colocar os pingos nos is na vida de Lucy, e isso estressa demais a acomodada e trapalhona moça! A princípio, eu lia Vida como uma representação simbólica, desses momentos, principalmente perto dos trinta anos, nos quais a gente tem que repensar a nossa vida! E isso funciona algumas vezes!
Mas, quando todo mundo em volta pode ver a sua Vida como uma pessoa, a figura muda um pouco, e o simbolismo toma corpo, até porque, as pessoas interagem com a Vida de Lucy! Já ta parecendo conversa de maluco não é? Então, do meio pro fim desisti de assumir apenas um ponto de vista e fiquei com os dois, pois, cada um dá um charme especial à história!
A narrativa da Cecelia é bem divertida, repletos de diálogos inteligentes! Apesar de ser um texto leve, eu demorei um pouco pra terminar a leitura e inclusive pra me ater, me apegar à história! Sem dúvidas o livro melhor muito do meio para final! Os personagens são muito bons, os amigos chatos do antigo casal, Don e a própria vida de Lucy são muito divertidos! Lucy tem uma vizinha que tem uma história interessantíssima, eu gostaria de saber mais sobre ela! mas o que eu queria, de verdade, ar ligar para o número errado e ser atendida por Don ! Só!
“- Quer me dizer seu nome completo ou isso a fará quebrar o código de ética do número errado?
- Não tenho nenhum problema em dizer meu nome a um completo estranho. É Gertrude.
- É um nome adorável Gertrude – podia ouvir o sorriso na voz dele.
- Muito obrigada.
- Sou Gepeto.
- Prazer em conhecê-lo, Gepeto. Como vai Pinóquio?” (p.70)

É uma história para aqueles momentos em que você precisa se divertir, sem pensar em muita coisa, está super indicada para quem gosta de uma comédia romântica! A diagramação do livro está boa, eu, particularmente não gosto da capa, seria mais bonita se fossem só as cartas, sem a foto daquela moça com o dedinho na boca! Aff!

Eu sei que muita gente não gosta inclusive eu, de personificações de personagens, mas tenho que compartilhar com você que durante toda a leitura eu via Lucy como o Steven Seagal, esse, da foto aí do lado! ;) ——->

site: http://epigrafe.org/?p=101

Amanda 02/10/2013

E se você tivesse a chance de mudar a sua vida? Este livro mudou a minha...
Foi com toda certeza uma das melhores leituras que já fiz. Me impressionei com a rapidez com que li. Lucy é uma pessoa que tem tempo para os amigos, as aparências e as futilidades, mas não tem tempo para sua própria vida. Um dia, ela recebe uma carta, na qual sua Vida marca um encontro com ela!
A premissa do livro é fantástica! Encontrar a sua vida? Uma pessoa? Foi muito original. Cecelia Ahern me cativou com sua escrita.Talvez, o melhor deste livro não seja lê-lo procurando sua mensagem, mas, sim, descobri-la aos poucos e perceber o que Cecelia Ahern quis dizer quando colocou uma vida atrás de uma pessoa que perdeu o amor por viver.

site: instantedolivro.blogspot.com.br

Nanda 01/11/2013

Lucy Silchester leva sua vida a base de mentiras.Um dia depois de receber mais uma carta de sua Vida,Lucy se encontra com ele,no caso.Mentindo por tudo para todos,Lucy descobre o significado das amizades verdadeiras e sobre o Amor.

Tenyle 24/11/2013

Resenha: A Vez da minha Vida - Cecelia Ahem
Quero começar lhe fazendo duas perguntas. Que aparência teria sua vida se ela fosse uma pessoa? O que você tem feito da sua vida?

Lucy é uma mulher bem sucedida, com seu trabalho que a satisfaz, com um namorado lindo de doer, que a ama, sua família tem muito orgulho dela e seu pai a adora, seus amigos a tem em alta conta. Enfim, a vida de Lucy é perfeita! Ok, eu menti!

Bem, Lucy é uma mulher que está chegando nos seus 30 anos e está totalmente perdida e sua vida não tem brilho, não tem viço. Ela odeia o trabalho, não tem uma boa relação com o pai e ela foi deixada pelo namorado há mais de 2 anos e seus amigos pensam que foi o contrário, que ela o deixou. Então ela começa a receber uma série de convites para se encontrar com a sua Vida. Sim, a Vida de Lucy a chama para uma conversa e depois do primeiro encontro, que não foi muito legal, pois Lucy não gostou realmente de Vida, começa a desenrolar uma série de fatos para que Lucy se encontre, ou melhor, encontre o melhor de sua vida.

Apesar de todos os dramas da personagem (e com isso não quero dizer que ela é dramática, por que ela não é),pois bem, com todos os seus dramas, Lucy é bem humorada e divertida. A história é original e leve, apesar do seu conteúdo trazer uma reflexão de vida não só pra Lucy, mas pra Tenyle, pra Maria, pra Ana, enfim, pra quem está lendo também. Me identifiquei em diversos pontos com Lucy e com isso me diverti muito lendo esse livro.

Não sei ao certo o que me fez comprar esse livro, de inicio não me chamou tanta atenção, mas agora vejo que foi a Vida que trouxe ele pra mim! Mas enfim, super recomendo a leitura e acho que todo mundo deveria ler mesmo! Já tô perturbando minha irmã e minha prima pra ler! (risos) A única coisa que não gostei foi a capa! Achei meio pobrinha, faltou criatividade! Mas o conteúdo compensa. Cecelia ganhou uma fã!

Vou deixar aqui por último um conselho(meu!), que espero aplicar amim mesma, e o último trecho do livro (não é spoiller, tá?!)

Dê mais atenção a sua vida! Leve ela pra passear a beira mar, pra tomar um sorvete, a apresente a seus amigos, caso não o tenha feito! Não a tire de vista! Enfim, a ame! Ela é única!

“Enquanto você está por aí, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, sua esposa, seus pais, seus filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com sua vida, porque ela é sua, é você, e está sempre lá dando força para você, torcendo por você, mesmo quando você se sente fraco (…) E nós estaremos ali, um pelo outro, até os momentos finais, quando vamos nos olhar e dizer: Obrigado por ter ficado até o fim!”

*ESTA RESENHA FOI FEITA INICIALMENTE PARA O BLOG LEITURAS & LOUCURAS. (VISITEM!)

site: http://www.leituraseloucuras.com.br/

Thaís Sanches 04/01/2014

É impossível você ler esse livro e não parar para pensar em sua própria Vida. É um livro de reflexão da vida tanto para Lucy, personagem principal, quanto para o leitor. É engraçado, mágico, espontâneo, triste, é simplesmente, real.
Esse livro é mais que recomendado se você está em uma fase a qual precisa de mudanças em sua vida.

Mel 11/01/2014

E Quando a Vida te mostra como se deve viver...
Eu cheguei a postar a imagem da capa desse livro aqui, quando eu o ganhei de presente. Eu não o conhecia, sendo bem sincera. É da mesma autora de P. S. Eu Te Amo.

Quando li a sinopse eu pensei: “esse livro deve ser uma cópia do P.S., pois o enredo se parece muito”. E me enganei feio meus amores. É um dos livros mais lindo, emocionante, engraçado e com uma história de vida, que facilmente poderemos trazer para a nossa.

O livro não trás como foco principal o romance de algum casal, mais ele trata diretamente na Vida de Lucy, como pensar em um romance se a sua vida esta toda bagunçada?

“A Vez da Minha Vida - E se você tivesse a chance de mudar a sua vida?”

Foi essa chance que apareceu na vida de Lucy Silchester, uma mulher com quase seus trinta anos, que não tinha nenhuma perspectiva em sua vida, e se afundava cada vez mais em histórias criadas em sua mente fértil, para se livrar de sua família, não ficar muito tempo com seus amigos e manter seu emprego de tradutora de manuais mesmo não sabendo falar espanhol.

Reparei que as mentiras que Lucy contava muitas vezes eram bobas, mais essas mentiras bobas iam se ligando uma a outra até formar uma bola de neve, ou seja, se uma mentira se rompesse todas as outras desabariam. E eu pergunto: Será que não fazemos isso na nossa vida? Contamos mentirinhas que achamos “inofensivas”, mais que depois poderá ser prejudicial a sua vida? E aquele que diz que nunca mente, será mesmo que nunca mentiu?

O encontro que Lucy terá que ter com a sua Vida, vem em um envelope por debaixo da porta. Foi nesse momento que eu achei uma semelhança com o P. S., mais me enganei quanto a isso. Lucy depois de muito tentar fugir de sua Vida, finalmente aceita se encontrar com ela... ou melhor ele.

A Vida de Lucy mesmo sendo um homem, que ela batizou de Cosmo, transparece em seu exterior como ela esta vivendo, sua aparência não é nada agradável, ele fede, tem mau hálito, espinhas... É totalmente repugnante, fora que ainda é mal educado! Mas tudo isso é o reflexo da própria Lucy, de suas meias-verdades, suas invenções e não amar a sua vida.

Eu ri bastante com esse livro, principalmente porque a sua Vida, faz com que ela comece a contar realmente as verdades para as pessoas, não permite mais que ela invente, e nada disso é fácil, e Vida sabia muito bem onde estava se metendo, mais não desistiu de Lucy, aliás, ele era a sua Vida.

O livro retrata situações cotidianas que muitas vezes achamos bobos, ou rimos de algumas situações que pessoas vivem, e até chamamos de loucas mais não fazemos nada para ajudar. Somos omissos muitas vezes, por quê?

Lucy vai descobrindo que contar verdades é difícil, até porque ninguém esta acostumado a ouvi-las realmente, preferem que digam a verdade, mais se ofendem quando a escutam. Ela começa a trabalhar dentro de si, como conviver com seu pai e aceitar o seu modo de ser, descobre que precisa sair do comodismo, mais tem que fazer aquilo que ama, e não que impõem pra ela.

Descobre que passado ás vezes é melhor deixar no passado. E que uma simples ligação para um número errado, pode ser na verdade o número certo. As etapas que Lucy vai passando, vão se encaixando perfeitamente, e quando Lucy torna a verdade como um hábito, ela vai se transformando. Não tem como não rir.

Ela é louca e é impossível não se enxergar nessa loucura dela. Porque também somos assim! Não dá para negar.

O livro é longo, já ouvi me dizerem que é cansativo, no começo eu achei, depois que fui analisar, Lucy tem que contar seus pontos de vista de cada situação, suas reações, quem é quem na história, ela é quem nos apresenta os personagens, sua família, seus amigos, seu gato de estimação, seu amor ou ex amor, então é por isso que fica longo as suas explicações... Mas eu achei válido assim não me perdi no livro, e achei muitas vezes engraçado o modo que ela mesma abordada a sua Vida.

A Vez da Minha Vida me fez refletir, como será que eu estou cuidando da minha vida? Será que ela é bonita? Cheira bem? Tem um bom hálito? Será que eu estou dando valor pra mim? Que pensar nos outros é importante e louvável, mais e o meu eu? Meus objetivos, minhas perspectivas de um futuro melhor. Será que a minha vida esta saudável? Ela esta feliz?

Será que amamos a nossa Vida de fato como ela merece?

Reflita você também!

Livro: A VEZ DA MINHA VIDA, mais que recomendado, um livro que tem que esta na sua estante! Fazer parte LITERALMENTE da sua VIDA!

site: http://bancadoslivross.blogspot.com.br/2013/12/resenha-vez-da-minha-vida-por-titia-mel.html

Kath 01/03/2019

Demorou, mas foi!
Eu demorei meses para me apegar a essa leitura... Da metade do livro para o final, foi muito difícil pra mim e eu realmente não tinha vontade de continuar; mas como eu sempre busco acreditar que a leitura vai melhorar, continuei.
O livro conta a história de uma protagonista que começa a receber cartas inusitadas de sua "Vida", onde sua própria vida em forma de um homem (acabado por sinal) diz que eles tem um horário marcado.
Do dia em que se encontram em diante, muito coisa acontece... Ela é forçada a parar de sabotar sua própria felicidade e também à colocar a casa em ordem (tanto seu lar, quanto seu interior).
Fiz muitas anotações nesse livros e algumas delas eu deixo marcadinhas para ler quando os dias não estão muito bons.

Sobre a leitura: para mim foi lenta e um pouco enfadonha, porém, o livro agrega alguns valores importantes que às vezes nos esquecemos na correria do dia a dia. Recomendo pra quem tem tempo pra ler antes de dormir, livro de cabeceira mesmo! :)
JuhVogel 22/05/2019minha estante
Difícil continuar essa leitura :/

Andrea 04/01/2024minha estante
Está difícil até começar....

Isa Maravilha 11/10/2020

a vez da minha vida
O livro é bom e gostoso, mas não me prendeu desde o princípio, pois há dois tipos de escritas simples e fáceis: as que te destroem e as que não, deste livro é a segunda.

Os diálogos com a vida são as melhores partes e o fim é até um pouco emocionante também.

"a vida tem um jeito de conseguir o que quer quando realmente sabe o que quer"

Fê_Sato 23/08/2020

Demorei pra gostar da leitura. Na verdade, eu gostei da ideia do livro.
A vez da minha vida fala sobre amor próprio. Mostra que mtas vezes estamos presos ao passado e isso influencia negativamente nosso presente e futuro.
É preciso ser curado das dores antigas pra prosseguir.
E isso é mto claro no livro. Me identifiquei demais com a personagem.
O livros contém verdades e um humor leve.

EliGomes 22/11/2020

Eu não gostei da vida no início, mas no final eu acabei me apaixonando por ela. No início do livro não achei muito interessante, mas fui pegando um gosto com o passar da história. Gostei muito mesmo do final e principalmente do último parágrafo do livro, maravilhoso!

Bianca Martins 20/07/2020

Gostoso de ler
Achei o livro gostoso de ler, os personagens importantes foram bem construídos é o amadurecimento deles tbm.
Vale a leitura!

xoxo 19/09/2021

Um pouco confuso
Havia visto algumas indicações deste livro, mas confesso que achei bastante confuso e com uma mensagem filosófica um tanto quanto rasa.

Yuka 25/03/2021

A vez da minha vida
Lucy recebe um convite inusitado, um encontro com sua Vida. Ela já tinha lido sobre isso em uma revista, mas nunca lhe passou pela cabeça um encontro com sua própria Vida. Afinal, ela estava indo muito bem. Mentira. Lucy estava sozinha, odiava seu trabalho, evitava falar sobre sua vida pessoal com familiares e amigos e morava em um apartamento que sentia vergonha. Se enrolou em uma teia de mentiras que criou e por isso sua vida estava ali para analisar seu dia a dia e confrontá-la para se livrar das mentiras.
De início achei o livro um pouco confuso e odiei Lucy em vários momentos. Mas nunca tive conhecimento sobre uma história com a Vida. Já li sobre a morte te espreitando ou histórias sobre a morte ao seu lado lhe mostrando os significados de suas escolhas erradas e como afetava sua vida e morte. Mas ler algo assim sobre a vida estar literalmente do seu lado, foi algo inovador. Queria muito chegar ao final e ver como Lucy terminaria sua vida. Foi totalmente satisfatório e uma leitura maravilhosa.

deehsilvaf 21/02/2021

Oi
Sobre esta leitura é cativante a forma de escrita como os personagens são detalhados e a mente da personagem principal. O final é previsível, porém a forma que é tratada a relação humana é espetacular