Os Bons Companheiros

Resenhas - Os Bons Companheiros

1 | 2 | 3 | 4

Wander.Santos 20/08/2020

Tão bom quanto o filme!
Como diz o próprio Martin Scorsese na introdução, ?reserve algumas horas para a leitura, pois você não vai conseguir parar.?

Fernanda2407 19/09/2023

Assim como o filme, o livro também é sensacional. História muito interessante sobre a máfia e seu funcionamento.

Adson 04/09/2023

REGISTRANDO LEITURA
Nele, acompanhamos a história de Henry Hill, nascido no Brooklyn, em Nova York, com mãe de origem siciliana e pai de descendência irlandesa, que já aos doze anos passa a integrar uma gangue de mafiosos da vizinhança como garoto de recados.

Matheus 13/10/2016

É muito difícil não comparar a experiência de leitura deste livro com a de assistir ao filme originado dele. Na minha opinião, o melhor filme de Scorsese, pois o diretor constrói, através de detalhes de uma visão da máfia com a qual não estamos acostumas, uma história de amizade e, principalmente, como essa amizade vai sendo aos poucos destruída pelo meio em que aquelas pessoas vivem. Scorsese, claro, como o grande diretor que é, conseguiu perceber isso ao ler o livro e decidir filmá-lo. Mas, infelizmente, esse viés da história que torna o filme tão marcante não é algo tão presente no livro. Pileggi escreve de uma forma mais seca, sem se preocupar muito em construir cenas ou momentos, e sim em passar o máximo de informação possível ao leitor. Temos então uma história naturalmente interessante, mas que alterna entre trechos mais marcantes, onde e leitura flui mais facilmente, por outros onde as histórias contadas acabam rodando sem sair do lugar, como as inúmeras páginas em que lemos sobre a vida de Henry na prisão. Além disso, a ‘construção’ dos personagens não é tão poderosa quanto no filme. Scorsese faz com que nos importemos até com o mais insignificante dos personagens, enquanto que no livro a maior parte dos nomes aparece e some sem que mal percebamos sua presença. Mesmo um dos personagens mais famosos do filme, Tommy, aqui acaba sendo um coadjuvante no máximo interessante, mas cuja morte não causa nem de perto o impacto que essa mesma morte causa no filme. Sei que chega a ser covardia esta comparação feita entre o livro e o melhor filme de um mestre do cinema como Scorsese, mas a expectativa gerada pelo filme acabou prejudicando um pouco a experiência.

Heloyse 17/11/2022

Que loucura..
A história de Henry Hill é surreal.
Uma loucura atrás da outra que realmente merecia ser transformada em filme.
A escrita de Nicholas Pileggi é o equilíbrio perfeito entre a narrativa jornalistíca e o suspense para te manter ligado em tudo.

Irber 21/05/2013

Deu origem ao filme "Os Bons Companheiros", de Martin Scorcese (com Robert DeNiro, Joe Pesci e Ray Liotta). Fiquei impressionado como Scorcese conseguiu adaptar tão bem um roteiro... O ponto "ruim", é que o livro, apesar de interessante, poderia ter se aprofundado um pouquinho mais nos acontecimentos.

Esse livro também é vendido sob outro título: "O Homem da Máfia".

Brayan 06/08/2022

"Todos fazem parte da mesma hipocrisia"
Estou simplesmente apaixonado por GoodFellas, Sensacional!
O livro retrata a história de Henry Hill, um gangster que realmente existiu.
A história é muito boa. Não é uma história bonitinha com finais felizes, mas é uma história real, sem muitas romantizações e clichês. Mas sim com muita violência, drogas, traições e muita crueldade.
O verdadeiro relato de um mafioso!

Juliano.Ramos 18/11/2020

Esse livro só não é melhor por ser curto demais, é tudo muito condensando e apressado, a história de um dos maiores mafiosos dos EUA's não deveria ser escrita com tanta pressa.

Marcelo 21/12/2020

Googfellas
Conta a história de Henry Hill que entrou para o mundo do crime organizado aos doze anos de idade. Livro que inspirou o filme Os Bons Companheiros de Martin Scorsese.

Gabriel.Rodrigues 06/03/2021

Um bom true crime
Foi uma história ok, não me cativou, não me prendeu, esquecivel.

É um bom livro, eu apenas cai de paraquedas em um história que não era para mim. Até uns 40% tava sendo uma leitura arrastada, mas começa a ficar mais envolvente do surgimento da Karen em diante.

Papareia dos Livros 11/01/2021

O melhor
Eu sou suspeita em falar desse livro, primeiro porque eu adoro histórias sobre a Máfia nos EUA, seguindo os relatos verídicos principalmente, e também eu o filme que vi à muitos anos se tornou um dos meus prediletos no assunto, por isso quando soube que a Darkside ia lançar no Brasil a edição de GoodFellas eu não podia perder de ler.
A história é contada pelo autor, Nicholas Pileggi que foi convidado pelo personagem centro da trama, Henry Hill, na intenção de contar sua vida e seu envolvimento com a Máfia em Nova York.
Um livro muito bem construído onde o autor da a voz para Hill onde este conta de forma super explicita os esquemas que fez parte e como os organizava, expôs as corrupções que ocorria no sistema público e governamental da cidade e ainda nos fala como e porque no fim quando preso entregou seus colegas para entrar no sistema de proteção à testemunha.
Ainda, tem relatos de sua ex-esposa, namorada e o agente do FBI encarregado de um dos grandes esquemas que Hill se envolveu, o assalto ao Lufthansa.
A forma como tudo é bem explicado e as tramoias vividas por Henry chega ser absurdo de se ouvir às vezes, mais parece uma história de filme do que vida real, mas pegando o cenário em que vivia e os vários relatos de outros ex-mafiosos podemos ter uma noção de que tudo ali contado foi sim bem real.
Para quem viu o filme digo que é muito válido ler o livro, aqui temos ainda mais explicações e para aqueles que leram e não assistiram o filme eu também recomendo, o filme nos traz uma panorâmica visual dos fatos sem dizer que foi produzido Martin Scorsese que assim como eu e um grande fã deste livro.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com

Marja 04/03/2022

Melhor que o filme!
Já tinha visto o filme e o documentário do Henry. Mas o livro é sempre melhor! Tantos detalhes! Pra quem gosta de história da máfia, é perfeito! Da uma visão interna de como a máfia funcionava, antes mesmo de saberem que existia. Livro muito bem escrito

Tiago 14/01/2022

Os bons companheiros
O livro é tudo o que espera. A descrição de um mundo que conta um regramento próprio, com princípios e valores incomuns para o sujeito que vive os caminhos pré definidos pelo Estado. Quem lê ou aprecia filmes sobre a máfia não pode deixar escapar nenhuma página.

vbitazi 14/05/2021

Um ótimo livro que conta mais a fundo como a máfia se movimentava. Foi um livro que me prendeu bastante, o autor consegue contar a história de Henry Hill de maneira bem direta e envolvente. Não é a toa que desse livro saiu um dos melhores filmes sobre máfia. Nunca chegara aos pés do poderoso chefão, mas mesmo assim é um filme excelente.
O final foi um pouco cansativo, mas isso não tira o brilho desse grande livro.

1 | 2 | 3 | 4