Forrest Gump

Forrest Gump Winston Groom
Winston Groom

Resenhas - Forrest Gump

Digo 26/11/2022

Baita experiência ler o livro que inspirou um dos meus filmes preferidos, e ver as diferenças do livro pro roteiro. Tenho conversado bastante sobre isso. Mas sem spoilers aqui! xD

Saracino 24/09/2012

Já tinha visto o filme e mesmo assim o livro me surpreendeu pacas. Enquanto o filme teve de ser adaptado para um ator pequeno, o livro conta a estória de um armário de 2metros de altura.
O filme é muito bom, mas o livro é espetacular.

Caroline 16/05/2022

Vale a pena ler
Bem diferente do filme o livro traz um Forrest menos ingênuo e mais interativo com seu ambiente e com o que acontece ao seu redor. Quem olhou o filme vai saber que muitas coisas estão bem diferentes e essa versão específica vem com algumas pontuações bem legais sobre isso. Gostei muito do livro, o filme é mais filosófico e cinematográfico mesmo, o livro eu achei mais real, mostra um Forrest mais humano, tal qual uma pessoa seria mesmo. Prepare-se para quebrar alguns parâmetros que criaram no filme no sentido ?palavras bonitinhas e frases legais?, aqui não tem isso hahaha, mas é um ótimo livro!

A2Lan 11/05/2023

Perfeito
Não se fruste pelo filme não ser fiel ao livro, os dois são tão bons quanto... indescritível e apaixonante a narrativa, merece todas as estrelas, Forrest é aquela personagem que te apaixona e faz acreditar na pureza da humanidade, mas que só um idiota é capaz de ter.

Ramon 09/01/2024

Divertido.
A história é boa, os acontecimentos absurdos vão escalonando de uma forma surreal mas fluida e muito legal de acompanhar. Como o próprio protagonista diz, ele não levou uma vida monótona. Contudo, detestei a escolha da edição de a tradução ser feita mantendo erros gramaticais e ortográficos, isso me distraiu demais na leitura e me irritou profundamente, apesar de gostar de acompanhar a história. Na "nota dos editores" diz que foi assim feito para não ser "desleal à intenção do autor" e não afastar a "experiência de leitura original", mas ao longo do livro você percebe que essa decisão é dispensável demais, principalmente com o tanto que os demais (e o próprio Forrest) o chamam de idiota.
Acredito que esse rancor não me permitiu refletir sobre o que a obra propõe, estava focado na história em detrimento dos desvios escolhidos pela tradução, mas adorei a crítica persistente na mediocridade americana e, principalmente, sobre a atuação na guerra do Vietnã.

Paula.Tsukide 30/12/2021

Simples e profundo ao mesmo tempo.
Se você espera uma super narrativa, se decepcionará. Se espera algo semelhante ao filme com o Tom Hanks, também pode se decepcionar. Se você critica a sociedade, as pessoas, o mundo, se decepcionará.

O que você pode com certeza esperar deste livro é: entender o mundo sob um olhar diferente. Da sociedade norte-americana, não se esquecendo que se passa nos anos 60, e que se foca num mundo de classe média branca. E que você vai amar o Forrest do começo ao fim.

Recomendo este livro do início ao fim. Propositalmente escrito cheio de erros de ortografia, vai te colocar na pele de Forrest e vai querer estar com ele em cada loucura que ele de repente se encontra a cada página.

Stephany 22/06/2021

Uma vida muito interessante
O livro e o filme tem muitas diferença, mas isso não é nenhum aspecto negativo! O livro não tem as partes emotivas que o filme tem e apresenta pontos muito mais cômicos que o filme. Além disso, o Forrest do filme é um tanto inocente quando comparado ao Forrest do livro.
Gostei muito da leitura e recomendo!
?Bem, e daí ? Eu posso ser idiot, mas, de qualquer forma, na maior parte do tempo, eu tentei fazer a coisa certa...?
Um livro muito bom e a leitura é super deliciosa!

Gustavo Simas 05/06/2021

Ser idiota não é nenhuma caixa de chocolates
Forrest Gump escreve e fala errado, mas não quer dizer que pense errado.
Só... de um jeito diferente...

O livro é ótimo, tem um bom fluxo de leitura, com cada capítulo apresentando coisas imprevisíveis e aleatórias na vida aventureira de Forrest. No filme, também muito bom, de Robert Zemeckis acabaram adaptando uma coisa ou outra pra tornar a história mais sensível e "crível".

Mesmo assim, Forrest dá a lição de que há pessoas muito mais idiotas do que ele.
E que, mesmo com alguns arrependimentos, tudo o que se vive vale a pena se, no fim, há história para se contar.

Fernanda 31/10/2021

Meu deus até parece que é uma vida monótona
Eu amei o livro li em quase uma semana, esse cara viveu tudo oq se possa imaginar amei a história, nunca tinha visto o filme então acabei não indo com nenhuma expectativa e amei, assisti ao filme logo em seguida e não gostei das coisas que alteraram principalmente no final, mas acho que ficou melhor que no livro esse final na minha opinião

Eu não acho que o Forrest é um burro ele já literalmente foi para o espaço já foi campeão de pingpong, futebol entre outras milhares de outras coisas que ele viveu amei de+ só acho que tinha momentos em que a história ficava repetitiva e eu acabava desanimando, mas Graças a Deus não demorava muito para voltar a ficar interessante amei muito e recomendo

FelipeSn06 09/06/2021

Deixa eu te dizer uma coisa: Gostei
Adorei a experiência com esse livro. Ele consegue desenvolver super bem., apresentando personagens de formas simples e profunda ( Dan, Bubba, Jenny e etc ). Adquiri o livro por conta do filme ( igual grande parte ), mas eles tem muita diferença entre si ( mais detalhado no final desse edição ).
Forrest é um personagem muito bem desenvolvido e que consegue cativar o leitor. O livro em si é uma leitura bem rápida e simples,mas que tem a capacidade de se aprofundar em Forrest e os restantes.
As aventuras são simplesmente fantásticas ( SPOILER; Forrest no espaço é incrível ) e cativantes.
O livro tem seus defeitos, mas mesmo assim consegue se destacar e é fantástico. Recomendo ( Principalmente por conta dessa edição, com ilustrações fantásticas é acabamento perfeito )

Karol com kah 06/10/2021

É... não era o que eu esperava
Com discrepâncias absurdas entre as duas mídias em quase todos os aspectos (personagens com personalidades completamente diferentes, quem morre, os eventos da vida, etc.), o filme não pode ser encarado como uma adaptação, mas sim com um romance que foi reescrito por inteiro.

Sei que pode ser "culpa" minha não ter gostado do livro, justamente por eu estar muito "contaminada" com a maravilhosa "adaptação" cinematográfica, mas infelizmente eu simplesmente não consegui entrar nesse novo universo. Não consegui gostar desse Forrest. Não me emocionei e nem dei nenhuma risada (e olha que eu sou uma pessoa extremamente emotiva que chora e ri feito louca lendo até dentro dos ônibus).

Estou indo na contra mão das diversas resenhas positivas sobre esse livro, mas indubitavelmente achei o filme melhor. E o único motivo de eu ter dado 2 estrelas ao invés de 1, foi por conta dessa edição primorosa da Aleph. Inclusive possui uma análise crítica sensacional no final, que me fez refletir e olhar com olhos mais positivos para o livro.

Outra coisa que infelizmente o livro não pode proporciona (mas sei que é até injusto eu colocar isso aqui), é em relação a trilha sonora!!! O filme tem uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos!!! Algumas das músicas dá pra encontrar aqui: www.music-graffiti.com/ForrestGump.htm#Colonna_sonora.

Enfim. Talvez eu releia esse livro no futuro. Quem sabe eu possa ter uma nova perspectiva e consiga apreciar com mais carinho essa obra que inspirou um dos meus filmes favoritos!!

Ju 01/01/2022

Entre as histórias impossíveis e loucas, eu amo ver o mundo pelos olhos do Forrest. A inocência, a leveza, o amor ingênuo, a simplicidade, o viver a vida um dia de cada vez?
A narrativa do livro foi totalmente nova pra mim, e temos vários momentos diferentes do filme, mas terminei com o mesmo coração quentinho ??

Marcelo Martins 27/12/2021

Se tornou um dos favoritos da vida
Forrest Gump é simplesmente fantástico. Winston Groom conseguiu construir uma história que dispensa adjetivos.

Tudo depende da lente do leitor, é claro. Mas, eu diria que este livro tem muito em suas entrelinhas. Acredito que, apesar de ter sido escrito em 1986, o romance é muito atual no tocante a diversas práticas sociais que nos deparamos ao longo de nossas vidas.

Forrest não é nenhum idiota, apesar de ter sido convencido disso durante toda a sua vida, inclusive por sua mãe. O preconceito é um elemento chave na obra, embora explorado de forma um tanto quanto sutil, ele se apresenta em diversos formatos durante toda a leitura.

Não há muito o que falar sem dar spoilers do conteúdo. Então, se não leu Forrest Gump, leia. Tenho certeza que este livro tem muito mais chances de agradar do que desagradar qualquer leitor.