As vantagens de ser invisível (eBook)

As vantagens de ser invisível (eBook) Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

i13moon 14/05/2024

O livro não é ruim, mas tipo, não é tudo isso que falaram. O livro tem momentos bem tristes e fortes. É uma leitura rápida, li em 3 dias, mas, se eu estivesse menos ocupado, teria lido mais rápido. É isso, o livro só mostra a vida lascada de um adolescente qualquer, sem importância. Queria poder ter favoritado, mas, infelizmente, não foi possível. Mas, relembrando, eu não odiei, ok? É um livro normal como qualquer um.

IsadoraVaszk 14/05/2024

Eu não sei como descrever em palavras o quão bom é esse livro e o quanto eu amei o formato em que ele é escrito. Nunca tinha assistido um filme que é tão bom quanto o livro e vice-versa.

Simplesmente perfeito, sem defeitos. Devastador e maravilhoso ao mesmo tempo. Profundo e divertido. Me sinto infinito.

Moon LH 14/05/2024

As vantagens de ser Invisível
Querido amigo,

Terminei a leitura do livro ?as vantagens de ser invisível? não sei se você já ouviu falar sobre ele, mas é um livro que conta a história de um adolescente chamado Charlie.

A adolescência é uma fase complicada, como todos já sabemos, é a parte da nossa vida que tudo vem a tona, as consequências de nossa infância, o choque de realidade ao perceber o que de fato significa ?a vida real? à pressão de tudo que é jogado sobre nós de uma forma repentina, é a parte da vida em que começamos a lidar com a vida adulta, mas sem sermos adultos por completo ainda, é quando a ficha cai, e ai vem também empregos, dinheiro, estudos, faculdade, relacionamentos, crises de identidade, habilitação, amigos, ser interessante socialmente, festas? é muita coisa ao mesmo tempo para começarmos a resolver do nada, não acha ? E os colegas (principalmente os da escola) não costumam ajudar muito, não é ?

O engraçado (de uma forma triste) é que parece que para alguns é mais fácil, tudo é mais fácil sempre, mas para outros é o completo oposto, a vida nunca foi tão justa, né ? É complicado.

Mas enfim, continuando o que eu ia te contando, o livro que terminei conta a história do Charlie, e a narrativa relata um pouco sobre tudo isso que eu contei ai em cima, mas o Charlie era uma daquelas pessoas que fazem parte do grupo de
?o oposto de tudo ser mais fácil?. Confesso que ele me irritava durante a leitura, ele era meio chato e irritante, mas no final ele me fez sentir remorso por me incomodar com o jeito dele, eu tive um pouco de pena dele.

Mudando de assunto, você já se sentiu infinito ? Não precisa responder, é só uma pergunta para refletir. Falando em reflexão, eu tive uma certa dificuldade para decidir o que achei do livro depois que terminei, não sabia como avaliar, refleti bastante antes de concluir dar 3 estrelas. O livro tem muitas cenas ?pesadas? e eu não costumo gostar muito de ler cenas assim. Fora que tem varias partes com drogas e bebidas, sempre sinto dificuldade de me conectar com histórias nesses cenários, não faz o meu estilo. E também teve uma representação LGBT de uma forma que achei errônea, juro que não sou tão militante, mas achei interessante compartilhar essa visão que tive.

Não posso deixar de falar que apesar de tudo o livro trouxe um assunto muito importante de ser debatido. Quando foi revelado o plot eu fiquei muito surpreso, na verdade fiquei acabado, e nem sei como me surpreendeu tanto, porque tava tudo tão obvio, não sei como não notei. Mas na vida real também é assim? a gente não percebe, mas quando observamos com atenção tudo fica obvio.

Caro amigo, desculpe por estar me estendendo nessa carta enquanto falo de um livro que você provavelmente nem vai ler, ou o pior me desculpe por estar me estendendo tanto falando de um livro que eu nem se quer gostei tanto assim. De certa forma apesar de nao ser uma leitura muito agradável para mim, ela me levou a refletir sobre a vida, então não foi um tempo perdido.

Sabe o que é engraçado ? Eu ja tinha assistido esse filme quando era mais novo, mas não lembrava de absolutamente nada da história kkkkkkkk nunca vou entender a nossa memória, existem coisas que a gente nunca esquece, existem coisas que a gente demora, mas esquece e tem coisas que aparentemente são apagados por completo da nossa cabeça. Quais será os critérios usados pelo nosso cérebro ?

Aaaa e o veredito final sobre o livro: não é um livro que eu recomendaria, nem que eu leria novamente, não é um livro querido por mim, mas também não é um livro que eu ache uma perda de tempo (tem uns que li e acho que foram perdas de tempos)

Sabe o que é engraçado ? Tiveram livros que li e amei, mas hoje não me lembro de nenhuma cena dele. Por outro lado também já tiveram livros que li a muito tempo, odiei, mas nunca esqueci as cenas. Os critérios da nossa memória realmente sempre será um mistério.

Com amor, Lucas.

Samantha172 13/05/2024

De certa forma eu também me sinto infinita depois de ler ele
Pra ser sincera não sei dizer bem quais são meus sentimentos de terminar esse livro. Eu já conhecia a história porque vi o filme uma vez, mas isso faz tempo tempo que a leitura foi bem "genuína" já que eu não lembrava de quase nada.
Achei muito interessante essa forma de contar a história em formato de cartas, fiquei confusa em algumas partes mas chuto que é culpa minha por não conseguir me concentrar as vezes kkkkkkkkk
Me irritei com o Charlie em certas partes (acho que todo mundo também) mas também me identifiquei bastante com ele e talvez seja por isso que gostei do livro.
Até pode ser uma leitura mais arrastada pra alguns mas acho que vale a pena a leitura e pelo menos pra mim trouxe algumas lições pra vida, inclusive me emocionei no final e achei uma conclusão linda.

A.Sena 13/05/2024

O invisível e o infinito não são tão diferentes assim
A busca de uma identidade na adolescência e como as relações interpessoais fazem esse papel em vários momentos. Mas principalmente, como precisamos conhecer quem somos perante o turbilhão de sentimentos que é a vida. E sobre não ser invisível perante nós mesmos.

Carla 13/05/2024

?SOS RS - Rifa Solidária (serão sorteados 26 livros)
Com apoio de alguns amigos, organizamos uma rifa solidária!

serão sorteados mais de 26 livros e TODO o valor arrecadado vai pra pessoas que estão fazendo um trabalho transparente e incrível pelo RS ??

bookstans, posso contar com vcs? ?

a rifa está disponível no instagram: carlareisol

Garbulio 13/05/2024

Anos Incríveis
Quem não tem memórias marcantes desse breve e intenso período da adolescência?
A historia de Charlie desperta lembranças pra quem já viveu essa fase e reflexões para quem está vivendo... Os capítulos, em forma de cartas, são curtos e acabam não só facilitando a leitura mas despertando curiosidade para saber oque vem no próximo!

Leonarda.Britto 12/05/2024

É incrível
Ler esse livro é viver uma experiência incrível. Conhecer Charlie, seus problemas e dificuldades, acompanhar sua trajetória e descobertas é realmente muito incrível.

O livro é escrito em forma de cartas, se tornando muito fluido, as referências e desenvolvimentos são muito bons, o tornando um livro que é facilmente devorado em um "sentada".

Eu não vi o filme, mas se por algum motivo você viu e ficou com um pé atrás, saiba que você está perdendo um grande livro. De uma chance ao Charlie, e você conseguirá entender o que eu estou falando.

Zende 12/05/2024

Charlie é um menino doce, melancólico, sentimental, fofo, amoroso, queria tanto abraçá-lo.
Eu consegui sentir tudo que o protagonista descrevia, foi estranho, mas foi bom e algumas partes angustiante. Os personagens são envolventes e cativantes.

Além de ser um livro triste e pesado, em certos momentos traz um conforto, quando ele estava com os amigos fiquei com vontade de viver, sair, socializar, ser eu mesma.

Não foi mentir, não entendi bem o final (tenho memória ruim, não lembrava de mts coisas pra ligar tudo), mas fui pesquisar e quando soube o que a tia fazia tudo fez sentido. Esse livro é tão incrível.

Mahhhhh 12/05/2024

Filme favorito livro favorito
A verdade é que eu só fui ler por conta de um headcanon onde o Sr. Anderson poderia ser o Todd Anderson (?Dead Poets Society?) e isso ACABOU comigo.

Charlie é um garoto tímido e sensível, tem dificuldades de fazer amigos e muito pouco frequentemente é entendido, tudo isso piora após o suicídio do seu melhor amigo, Michael. Através de cartas para um destinatário desconhecido, Charlie conta como tem sido a sua vida após esse acontecimento.

Se eu já me identificava com o Charlie do filme, com o do livro então? Ufa! É muito legal ler sobre pensamentos, sentimentos que você acha que só você entendia, porque ninguém nunca te deu ouvidos ou simplesmente não se identificava ou entendia aquilo que você tinha a dizer e aí você lê sobre algo tão presente na sua vida e percebe que não está sozinho. Esse livro te ensina como ?participar?, como ser um bom amigo, como ser uma boa pessoa e apenas em como ser.
Vou guardar pra sempre no coração o Charlie como uma esperança de que a felicidade é algo sim palpável.

Vocês merecem muito mais amor do que acham merecer.

jurdangf 12/05/2024

Nós somos infinitos!
Esse livro é uma perfeição!!! eu adoro muito o charlie, ele é a pessoa mais fofa do mundo, além de ser muito empático. ele pode ser complacente as vezes (o livro inteiro), mas no final ele aprende a ser ele mesmo, graças a sam. eu amei ele encontrando o grupo dele, amei o desenvolvimento dele com os amigos e dos amigos também. amo o patrick e as partes dele com o charlie ? principalmente a do carro ? me fez lembrar de 'a história secreta', eles me lembram o richard e o francis.
muito linda a cena da sam falando que queria ser amada por ela e não pela imagem que alguém tem dela.
as descrições do charlie sobre ele achar ser insignificante é tão triste, partem meu coração!
(charlie teria amado cartola e belchior)
amo o charlie com todas as minhas forças, é o personagem que mais merece minha proteção. ele é tão sentimental, mas ao mesmo tempo é tão forte.
sim, charlie, ficaremos bem.

Carolina.Morais 11/05/2024

Amei
Já tinha visto o filme e amado. O livro é muito especial e fácil de ler. Tive a grata surpresa de receber no clube do livro que participo.

Phrogxs 11/05/2024

Esse livro é maravilhoso, infelizmente ou felizmente me vi muito no personagem do Charlie, o que traz uma sensação de conforto por não estar sozinha com todos esses pensamentos e medos.

atIasgf 11/05/2024

as vantagens de ser invisível
nem sei o que falar desse livro? tiveram momentos que eu me vi muito na narrativa. achei a escrita dele diferente também! mas ao todo, é um bom livro.