Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

Luca Coelho 27/04/2013

A Jo conseguiu criar uma sucessão de personagens insuportáveis...exceto um ou dois, mas no final todos provam-se apenas humanos....

Michelle 29/04/2013

www.sonhandoporescrito.blogspot.com
História ambientada na cidade inglesa de Pagford, Morte Súbita nos mostra o cotidiano de pessoas comuns, com seus defeitos e qualidades. Olhando bem de perto, Pagford poderia ser na verdade qualquer cidade, com habitantes reais cheios de limitações. Sentimentos como inveja, orgulho e preconceito permeiam os personagens, dando a eles uma verdade e para o leitor o sentimento de realidade muito grande.
A história se inicia com a morte de Barry Fairbrother. Barry tinha 42 e era casado com Mary, com quem teve 4 filhos. Como o título do livro já sugere, ele teve uma morte súbita, vítima de um aneurisma cerebral. A morte de Barry desencadeia uma série de acontecimentos em Pagford, pois ele deixa vago o cobiçado cargo de conselheiro da cidade. São vários os candidatos e vários também são os motivos para a disputa.
Howard Mollison , casado com Shirley, é dono da delicatessem da cidade em sociedade com Maureen, e já tem o candidato perfeito: seu filho, o advogado Miles Mollison. Howard sempre fez oposição a Barry, e mal disfarça seu contentamento em ver o inimigo morto e sua vaga no conselho desocupada.
Outro candidado é Colin Wall, vice diretor da escola da cidade e considerado somente por ele mesmo, o melhor amigo de Barry. Colin resolve se candidatar para dar continuidade aos planos do amigo no conselho. Mas sua esposa Tessa acredita que o marido não é a pessoa mais indicada para o cargo. Colin e Tessa são pais de Stuart, mais conhecido por todos como Bola. O filho é um menino problema. Vive ridicularizando os pais na frente de todos e se considera a pessoa mais engraçada e descolada do mundo.
Outro que se candidata ao cargo é Simon Price. Casado com Ruth e pai de dois filhos, o interesse de Simon é simplesmente se dar bem. E acredita que sendo conselheiro da cidade, ele só terá a ganhar.
A história ainda tem vários outros personagens, Krystal Weedon, de 16 anos, filha de Terri que é viciada em drogas. Kay Bawden, assistente social, que se muda para a cidade com a flha Gaia para ficar ao lado do namorado, Gaven Hughes, que é advogado e sócio de Miles. A médica Parminder Jawanda, esta sim, melhor amiga de Barry e sua aliada no conselho. Casada com o também médico Vikran, têm três filhos.
A maior divergência entre os personagens é a disputa que gira em torno do bairro Fields, uma favela melhorada que foi incorporada à cidade. Barry sempre defendeu os moradores de Fields, pois ele já foi um deles. Mas a maioria na cidade não aceita a aproximação dessas pessoas, que para eles, são um bando de drogados e desocupados. Eles querem a todo custo fechar a clínica de apoio aos dependentes químicos instalada no bairro e jogar a responsabilidade para a cidade vizinha. Essa foi, e ainda será a grande luta do conselho da cidade.

Muitos personagens, muitas histórias, segredos e revelações, fazem do livro Morte Subita uma leitura densa e cansativa. A J. K. Rowling que conhecemos de Harry Potter não é, nem de longe, a mesma de Morte súbita. Não leia esperando alguma semelhança. Não há! É uma história da vida real, cheia de ódio, disputas e segredos, onde ninguém é totalmente bom ou totalmente mal.
A narrativa é alternada entre quase todos os personagens. Não há protagonistas. Todos os personagens fazem parte de uma cadeia de interesses e mentiras, que nos confunde em muitos momentos, deixando o leitor sem saber para quem deve torcer.
A história é um tanto lenta e muito complexa. O início é complicado até a gente se familiarizar com todos os personagens. Não há grandes reviravoltas, já que é uma história da vida real, e na vida real, as coisas acontecem as poucos, com pequenas revelações, e é assim que a história se desenrola.
Morte Súbita não é uma leitura fácil, simples, não é para qualquer leitor. Uma história muito bem escrita (como era de se esperar da autora), mas não traz envolvimento. Não espere um final feliz, nem nada fantástico nem fantasioso. Morte Súbita é a vida como ela é!
Se eu recomendo Morte Súbita? A resposta é: depende. Se vc quer um livro que te envolva, com uma história agradável, leve e cheia de expectativas, não, eu não recomendo. Mas se você consegue abrir sua mente pra uma leitura complexa, real e de alto nível, sim, eu recomendo.

Mariana 30/04/2013

Diva!
Confesso que quando J.K Rowling declarou ao mundo que estaria publicando um livro 'adulto' aquele frio na barriga, aquele medo de dar errado e a decepção tomaram conta de mim, como devem ter tomado muito do seus fãs. Por diversas vezes achei que a minha diva acabaria entrando no mesmo rumo de tantos literários que existem por aí, que depois de um grande sucesso, acabam caindo no esquecimento por conta de um fracasso.
Mas quando me deparei com o livro 'Morte Súbita' em minhas mãos e todo o seu enredo, seus personagens e sua história, me surpreendi.
J.K, para minha inenarrável felicidade, não ficou aprisionada no meu amado mundo mágico, de Harry Potter. Se alguém ainda duvida do talento dessa britânica, eis aqui a prova viva de como ela pode mais.

Morte Súbita é incrível em todos os aspectos, cada linha, cada personagem e cada novo pequeno universo que ela cria para eles, se tornam coisas do dia-a-dia de muita gente.
Bola com seu espirito autoconfiante e ditador. Crystal com seu jeito maluco e rebelde. Tudo, perfeito!

"Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista."

Kitty 30/04/2013

Essa J. K. Rowling continua com o dom de criar mundos dos quais a gente sente falta depois que o livro acaba. Eu não imaginava q iria sentir falta de Pagford.

Oleon 01/05/2013

A única coisa ruim desse livro (e na minha opinião foi uma senhora falha) foi ter passado mais de 300 páginas para que a história ficasse boa. Mas, quando ficou, ficou ótima! Se tivesse sido desde o começo como nas últimas páginas, teria levado 4 estrelas, quem sabe até 5!

Recomendo para quem tem paciência, pois o começo é um saco. Mas depois fica perfeito, digno da autora de HP.

Gabriella.itoh 01/05/2013

Uó!
Livro chato! A única personagem digna do meu respeito foi a Krystal Weedon, mas a coitada sofre o livro inteiro.
Dona de uma boca suja, mostra que tem muitos motivos para usar esse palavriado e sempre os coloca em prática no seu dia-a-dia.
A intenção é não revelar nenhum spoiler, mas sinceramente, não vale a pena lê-lo para conferir o que acontece... Vai por mim! Muitos livros mais legais existem, que merecem a nossa atenção!
Ok, confesso que talvez a culpa seja minha por colocar expectativas demais nesse livro, mas ainda não é uma história que teria graça com qualquer outro escritor. A J. K. quis provar que tinha potencial para escrever um livro adulto, e o fez, mostrando isso através de estupro infantil e como o mundo pode ser cruel até mesmo para uma criança de cinco anos.

Felipe 01/05/2013

Viciante e digno de prêmios
Quando eu terminei de ler a minha saga preferida - Harry Potter - Jo Rowling ficou um tempo sem informações dos novos livros. Ao término da saga nos cinemas fico sabendo que um "livro de adultos" seria lançado. Claro, uma vez fã de tantos livros se vira fã da autora, e quando lançou eu fui comprar. Já gostei do livro de cara, realmente não tem absolutamente NADA a ver com Harry Potter, até a escrita muda, mas Jo ainda usa uma técnica clássica: No começo pode não fazer muito sentido, mas o final sempre é um tapa na cara daqueles que duvidavam. O livro começa contando a vida de cada um, separados, mostrando o ponto de vista de personagens diferentes sobre o mesmo assunto, até que o problema começa a ser de todos, aí a estória vai se encaixando e quando você percebe já se tornou dependente daquele livro, como se terminar de lê-lo salvasse sua vida. Rowling se superou ainda mais com esse livro, nota 10 é uma nota muito baixa para avaliar essa obra.

Sheilinha 01/05/2013

Totalmente sem sentido
Quando eu terminei de ler, minha primeira reação foi "Que Porra é Essa?", o livro é chato, a JK coloca 1245148525 personagens, e detalha cada um metade do livro ela "enche linguiça", quando você finalmente consegue se familiarizar com alguns personagens e a historia (Massante), começa a ficar interessante .... o livro acaba, assim do nada, sem dar final a nenhum personagem.

Eu fiquei fora de mim de tão indignada, vontade de escrever pra JK pedindo meu dinheiro de volta, e pensar que eu poderia esta lendo algo que preste, perdi meu precioso tempo lendo isso.

Gaby Alexandria 04/05/2013

O olhar irônico de J.K.
J.K mostra de novo através deste livro seu senso de humor e ironia. O livro é cheio de críticas sociais e humor negro o que torna a história fascinante! Uma história cheia de mistérios sobre uma pequena cidade na Inglaterra que parecia sem graça mas depois da morte de Barry Fairbother( membro do conselho) os medos e segredos de cada um vão surgindo pouco a pouco.

Julieta 06/05/2013

Lixo
Sujo e pervertido. Larguei na metade.

arthurpugas 07/05/2013

Sensasional!
O Livro é maravilhoso.
O modo com que a autora vai entrelaçando várias culturas, pessoas, problemas, orgulhos é espetacular.
Um livro carregado de climax, que o faz querer ler cada vez mais e te transporta para a realidade apresentada.

Sem dúvida, um dos melhores livros que já li na vida.

Estela 10/05/2013

O começo do livro é bem monotono, demorei muuuuito tempo para passar dele, mas do meio até o final é de tirar o folego. O final então é incrivel!
JK Rowling se aventurou em um novo tipo de escrita e, na minha opnião, atingiu o sucesso na mesma, ainda asim acho possivel ver alguns traços da escrita caracteristica de Harry Potter no livro.

Rodrigo 11/05/2013

Um livro interessante mas vazio
JK Rowling é uma escritora fantástica (criou um universo gigantesco com Harry Potter), mas infelizmente criou um livro interessante, mas que ao tentar abordar tudo que é assunto polêmico, cria um livro sem foco e com uma narrativa frágil. Estupro, drogas, sexo, traição, adolescência, bullying, política e outros temas são abordados em diversos núcleos. JK Rowling cria uma narrativa abordando cada um dos diversos núcleos, criando uma estrutura narrativa muito parecida com novelas e moldando os personagens dessa forma (e são muitos!). O problema disso, ao meu entender, é que com a quantidade de personagens e assuntos polêmicos que a escritora tentou abordar, tudo fica vazio e sem impacto. A evolução dos personagens de forma fragmentada faz como que não nos interessemos por apenas alguns personagens e apesar de alguns assuntos serem interessantes, soam deslocados. Um ponto que não consegui aceitar pelo absurdo da situação foi a escritora usar o mesmo método para que três personagens diferentes criarem uma situação no livro (a injeção SQL). E sim, o livro trata de perdas e acredito que os melhores momentos do livro sejam o funeral e as reações de toda a gama de personagens, assim como o final interessante. Não gostei da evolução dos personagens e alguns pontos levantados pelo livro, que ao sempre abordar que é focado para o público adulto, ainda apresenta situações e tramas extremamente obvias e estúpidas, ao mesmo tempo que acerta com alguns pontos interessantes.

Patrícia 15/05/2013

Uma música cortada
Ouvi infinitas concordâncias de que este livro é bom. Eu, porém, não posso concordar totalmente.
Morte Súbita para mim é como uma música da qual perdi o começo e perderei o final. Nunca saberei realmente o começo e nunca saberei o final. Só pego o meio, e mesmo que a música seja ótima, falta ainda alguma coisa.
O enrendo é agradável, os personagens nenhum pouco (mesmo que você se pegue gostando de um), e em suma toda a história é razoável. Nada demais, nada que te puxe pela alma para as letras e te force a ler, incansavelmente, até terminar. Sem o orgulho de o ter e sem o prazer de o ter lido.
Morte Súbita para meu caso foi desnecessário. A música, mesmo boa, não conseguiu superar o fato de ser cortada.

Nolo 17/05/2013

vejam minha resenha no meu blog: