Discurso do método

Discurso do método Descartes

Resenhas - Discurso do Método

Camille Ramos 10/08/2009

Depende do ponto de vista...
Li esse livro hoje mesmo, mas confesso que não realizei uma análise bem feita da obra.

Concordo com Descartes em alguns pontos, mas vou contra em tantos outros. Acho que é muito fácil para ele "colocar tudo nas mãos" de Deus.

Eu discordo dessa busca da verdade, ou da razão, que ele coloca. E se Deus é o ser perfeito, que dá razão à nossa existência, o que dá razão à existência de Deus??

Bem, foi isso que eu entendi, do que ele diz. Se estiver errada, perdoe-me.

É claro que ele não fala somente sobre isso, e em alguns outros pontos eu concordo com ele.

Mas enfim, é um bom ponto de vista o dele, apesar de me parecer muitas vezes, talvez pela incontável maneira que ele diz que não iria escrever e tal e coisa, que ele só escreveu para publicar e ser lembrado (fato que ele nega o livro inteiro).

Para quem gosta!
Mariana 04/12/2010minha estante
Descartes cai no que é chamado de Círculo Cartesiano: Deus existe porque existimos e existimos porque Deus existe. Afinal, o que justifica a existência de Deus é a idéia inata de perfeição que temos. Mas existimos porque formos criados por ele.
O pensamento cartesiano é baseado na noção da existência de Deus. Se esta é refutada, cai tudo por terra.

Muitas partes falhas em sua obra podem ser encontradas e apontadas facilmente.

Bruno Oliveira 09/09/2012minha estante
Descartes não dá justificativa para a existência de deus, ele apenas fornece provas de que ele exista.

Yuri 21/08/2014minha estante
Ele inicia o trabalho alertando o leitor que se trata de um método que funcionou para ELE e que, TALVEZ, poderia auxilar outros na busca da verdade - a verdade aqui tratada como uso da Razão em busca do conhecimento e não da reutilização de velhas formas e dogmas.

Ele não tem interesse de discutir a existência ou não de Deus (embora discuta), é um mero objeto utilizado para aplicar o seu Método - objetivo da obra.

Descartes abre, com o Método, uma nova forma de pensar o Mundo. Critica o conhecimento inquestionável e imutável fazendo as pessoas pensarem sobre as origens daquele postulado tido como "verdade". Tanto que um de seus trabalhos foi parar no Index da Igreja Católica. Aliás, ler a obra e contextualizar é sempre bom. O livro foi escrito em 1637... Lembrou da Inquisição?

Agora, resumir que a proposta da obra foi a de querer "ser lembrado" é de uma profundidade semelhante a uma poça de água numa chapa de metal.

Rafael.Silva 11/02/2017minha estante
Creio eu, na minha pequenice, que Descartes cai no Círculo Cartesiano: Que deus existe por causa da nossa existência e vice versa.

RS 22/05/2017minha estante
Deus existe por si mesmo, é por isso que você mesmo disse "razão à nossa existência", o segredo tá no "nossa", e não dEle.

De toda forma, posso dizer que não concordo com o método de Descartes e acho que o seu maior erro foi ter jogado a filosofia escolástica na lata do lixo usando argumentos pueris (como o da cidade projetada por um homem vs a por vários ao longo dos anos).

Léo 07/07/2017minha estante
Nunca cometa o mesmo erro, não ache nada, você não fez um análise bem feita. Não se pode discordar do que não entende, isso é ignorância.

Ramon 25/01/2021

Uma das melhores passagens de abertura num livro de filosofia. E um filósofo extremamente humilde em suas opiniões e no impacto que sua obra poderia ter na época.
elle carmo 18/02/2021minha estante
realmente, tenho visto muita humildade

Vininini 12/12/2021

Os fundamentos do método científico
?O senso comum de uma época, qualquer que seja, não é nem pode ser critério de verdade.?

Eu geralmente recomendo a leitura de "O mundo assombrado pelos demônios" quando quero plantar um pouco do ceticismo científico em alguém, mas é verdade que a obra de Sagan é muito densa. Finalmente encontrei um substituto razoável!

Gabriel 10/09/2022

Discurso do método - René Descartes
"Discurso do método", do filósofo racionalista iluminista francês René Descartes, é uma espécie de guia que busca orientar a razão humana em direção à verdade ou conhecimento seguro.
René Descartes, na referida obra, apresenta o famoso "método cartesiano", que, contendo quatro etapas, assegura o conhecimento verdadeiro. Para o filósofo, tudo deve ser colocado sob dúvida (hiperbólica)e só se deve aceitar e admitir o que for claro e distinto, o que caracteriza a primeira fase do método, a evidência. Seguidas da evidência, vêm análise (dividir o problema em partes), síntese (analisar os problemas em ordem crescente de dificuldade) e, por fim, enumeração (revisão daquilo que foi feito anteriormente).
Ademais, o autor introduz sua teoria das ideias. Segundo a análise sugerida, há ideias inatas, adventícias (adquiridas) e factícias (mistas). Ademais, afirma-se que a existência depende do uso da razão, fenômeno presente na máxima "penso, logo existo", do latim, "Cogito, ergo sum".
Uma leitura essencial para entender e compreender o pensamento iluminista, assim como as características da filosofia racionalista em René Descartes.

Suzy 24/08/2020

O método da ciência
Por detrás de um saber que denota conhecimento, temos um método fundamental, essa obra é um convite a se enterrar acerca das minúcias e dos passos que formularam e deram base para a metodologia científica moderna. Se tivesse de resumir a importância de Descartes em poucas palavras, certamente diríamos: "foi um dos pais da ciência".

Milena 09/12/2020

Supreendentemente mais palatável do que o Ensino Médio me levou a acreditar.

@theus04 23/11/2020

Cogito ergo sum -> penso, logo existo
Um dos livros+ inteligentes q eu já li. Descartes enfatiza a todo momento q spm devemos procurar a razão(verdade). Sempre analisado todas as possibilidades e sempre DUVIDANDO é claro.

Recomendo mt esse livro e penso q pode ser d mt proveito a qualquer um, visto que este livrou quem escrevera fora pai filosofia moderna

Carol 10/01/2024

Discurso do porque não publiquei a obra
O Discurso do método do Descartes é exatamente isso: uma discrição do método que ele desenvolveu. O livro tem uma vibe de relatório de estágio, com os objetivos do livro, justificativa, explicação da metodologia utilizada, etc e tal. Embora não tenha a estrutura de relatório, todos os elementos estão alí, é só prestar atenção. Assim como um relatório, não há a intenção de explicar nem defender nada, mas apenas de contar como algo se deu, suas etapas, os resultados, coisas do tipo. Só estranhei o fato de ser escrito em primeira pessoa que, venhamos e convenhamos, é uma pessoa bem convencida.

Apesar de parecer um relatório de início, na realidade, o livro é meio que uma explicação pra sociedade sobre o porque ele não vai publicar um tratado que ele estava escrevendo. No discurso do método ele descreve brevemente o conteúdo que ele estava desenvolvendo nesse tratado e explica que não vai publicar o tratado e o porquê. Acho que, pra ter noção exatamente dos estudos do Descartes eu teria que ler esse tratado mas, achei ele tão convencido que criei uma antipatia por ele. Além disso, ele fala muito sobre medicina, biologia e, no pouco que ele falou, com essa linguagem arcaica eu fiquei boiando. Então, a não ser que me deparei com algo bastante interessante, não sei se lerei mais coisas dele.

Bruno 03/06/2020

Cogito, ergo sum
Essa famosa frase "penso, logo existo" foi o que me levou a ler o livro.
O li principalmente para me ajudar nos estudos, mas ele também se fez interessante, por suas boas reflexões existencialistas e epistemológicas.
A única coisa que não me agradou muito foi porque ele, principalmente devido ao contexto histórico, simplesmente admitiu a Deus várias coisas que não me foram muito claras o porquê.
No geral, um livro muito bom.

Fernando Lima 14/03/2021

Um bate papo com Descartes
Linguagem clara e objetiva. Descartes vai apresentando o método de forma a responder as dúvidas de seu interlocutor, o que facilita bastante a leitura desse clássico da filosofia moderna.

Ronaldo102 15/03/2023

"Só sei que nada sei!"
O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: pois cada um pensa estar tão bem provido dele, que mesmo aqueles mais difíceis de se satisfazerem com qualquer outra coisa não costumam desejar mais bom senso do que têm.

Daniel Sampaio 06/08/2022

Os fundamentos do método científico
A obra fundamenta os princípios do método científico na medida em que o autor discute várias práticas fundamentais para o progresso do conhecimento científico, tais como a importância de se sistematizar suas investigações na forma de um ?artigo?, descrevendo com objetividade as evidências e relações de causalidade na interpretação do fenômeno ou sistema físico que se está analisando, e ainda, na importância da divulgação do trabalho para a comunidade científica com o intuito de submeter o trabalho ao escrutínio de seus pares para a validação ou correção do conhecimento ali exposto. Recomendo.

@PinkLemonade 17/03/2021

Recomendo
Creio que Descartes é parada obrigatória para quem pretende ler a fiolosofia ocidental.
Assim, recomendo a leitura.
A obra não é particularmente dificil nem cansativa e ajuda a compreender o pensamento da epoca do autor.
A única coisa que lamentei foi essa versão não possuir também as partes que o próprio autor faz referência (descobertas na física ao que parece).
caio.lobo. 17/03/2021minha estante
Primeiro livro de filosofia que li. Isso há uns 15 anos atrás. To velho.

@PinkLemonade 21/03/2021minha estante
15 anos é um bom tempo, vc é afortunado de ter lido bons livros há mais tempo. Queria ter começado a ler filosofia mais cedo, talvez tivesse menos dificuldade hoje

Giancarlo.Blair 21/07/2022

A triste história do cara que não publicou seu estudo de vida em vida por medo da igreja e do caso de Galileu ;--;
DANILÃO1505 23/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Ari 02/04/2022

O que eu achei?
Li na época da escola e foi porque eu quis. Professor pediu um trabalho sobre baseado em pesquisa na internet e eu quis ler o livro e anotar os pontos principais incluindo trechos e as páginas do livro. O que mais me impressionou foi o fato do jeito que é falado de Deus, achei sensacional. Não me recordo muito mas na época achei impactante. Excelente, boa reflexão.