Bilhões e Bilhões

Bilhões e Bilhões Carl Sagan

Resenhas - Bilhões e Bilhões

Maitê 12/04/2021

Inspirador
Não tenho outra palavra para descrever além de que foi um livro inspirador em vários aspectos, é muito interessante ler a opinião em vários assuntos não só científicos por uma pessoa tão estudada quanto Carl Sagan, admito que o epílogo até me fez escorrer lágrimas, recomendo demais. ?

Xuxu 11/04/2021

Uma ótima reflexão sobre a vida e a morte
Segundo livro que leio do Sagan. Me surpreendeu mais que o primeiro (cosmos), me trouxe diversas reflexões a respeito da vida como um todo. Ele trata de uma maneira não sensata e tão gostosa de ler, a respeito de temas tão importantes pra nossa vida como sociedade! Recomendo demais que deem uma chance ??

Thiago 01/04/2021

"O truque, se conseguimos realizá-lo, é ficar com as ansiedades certas. Em algum ponto entre os bobalhões alegres e os pessimistas nervosos, há um estado de espírito que devemos adotar."
Um livro leve com assuntos complexos e polêmicos, como a questão do aborto, a questão sobre religião x ciência. Em Bilhões e Bilhões, Carl Sagan tem uma escrita muito fácil de entender mesmo abordando e ensinando assuntos como química, biologia, astronomia. Um ótimo livro de introdução para ciências e não ficção no geral.

E apesar de ser não ficção. Os capítulos finais são tão bonitos e tristes que parecem até uma narrativa inventada.

"O mundo é tão refinado, com tanto amor e profundidade moral, que não há razão para nos enganarmos com histórias bonitas, para as quais não há muitas evidências. A meu ver, em nossa vulnerabilidade é muito melhor encarar a morte e de frente e agradecer todos os dias pela oportunidade breve, mas magnífica que a vida nos concede."

Laís 27/03/2021

Bilhões de motivos para ler!
Sagan é uma lenda! Será para todo o sempre. Uma luz em meio ao negacionismo e a pseudociência. Artigos extremamente pertinentes e permeando debates ainda atuais. Epílogo de Ann Druyan comovente. Um primor! Recomendadíssimo!
Brujo 27/03/2021minha estante
Tenho o " Contato " aqui na pilha de metas para esse ano !

Laís 28/03/2021minha estante
Também quero ler Contato esse ano! Mas é romance né.. e curto mais os textos dissertativos dele. Aliás, "O mundo assombrado pelos demônios" não pode ficar de fora de qualquer lista dele!

Brujo 28/03/2021minha estante
Ah, entendi !!! E obrigado pela dica, vou acrescentar ele na minha lista de metas !!

chrisferreoli 15/03/2021

Para deixar o mundo mais bonito
"Bilhões e bilhões" reúne dezenove textos escritos por Carl Sagan, cada qual contando com discussões das mais diversas, indo de curiosidades científicas a reflexões críticas sobre fenômenos ambientais, culturais, sociopolíticos e econômicos. Nesse livro, Sagan segue realizando seu fundamental papel como extraordinário divulgador científico, transformando a ciência dura, inacessível e abstrata à vasta parcela dos indivíduos, em um universo belo e palpável com o qual podemos nos identificar e posicionar. Nesse processo, o autor nos orienta para fazer sentido do conhecimento, o que por si só é uma característica fantástica – afinal, a mesma ferramenta do saber pode ser (e é) usada também para segregar.

Os textos são de leitura rápida e fácil, em média contando com umas dez páginas cada. Boa parte do livro é dedicada à exposição da problemática do impacto da produção humana na Terra, o que claramente é, para Sagan e para nós que habitamos aqui no agora, o maior desafio civilizatório das próximas décadas. Sagan ilustra didaticamente como diversos fenômenos (a exemplo do aquecimento global, perda da camada de ozônio, holocausto nuclear etc) não se tratam de conjecturas científicas, mas de realidades observáveis e que exigem soluções urgentes. No âmbito do aquecimento global e de discussões sociais que o autor engendra, tenho uma pequena e pontual crítica que tange a assumpção de responsabilidade sobre os problemas tratados: Sagan em alguns momentos diz que não existe um ou outro culpado, e que assim a origem do distúrbio seria de autoria compartilhada. Em meu ponto de vista, mesmo que todos tenham sua dose de culpa, é inegável que existe um profundo desequilíbrio na distribuição desse volume – por outro lado, também entendo que para os propósitos do livro (que heroicamente tenta nos mobilizar no sentido da ação coletiva), pouco convém entrar nos “pormenores” ideológicos e políticos do problema. Está aí e todos precisamos fazer algo agora!

Independentemente, a soma dos textos constrói um conteúdo vital que é necessário conhecer e, para os leitores já relativamente familiarizados com partes dos temas, relembrar para reforçar. As páginas dedicadas ao paradoxo da corrida armamentista nuclear no século XX e sua contraposição a própria existência humana podem parecer desatualizadas, já que cronologicamente distantes em mais de duas décadas, mas prevalecem atuais haja vista o aumento da violência e radicalismo a nível internacional nos últimos anos. Assim, não há dúvidas de que sua perspectiva otimista e altruísta, sua retórica de união, não perdem o valor.

É perene o espírito lúcido e solidário de Sagan, que escreve de maneira muito bela sobre o que é, no fim das contas, nossa própria existência. Nesse sentido, creio que as últimas páginas, redigidas em seus últimos momentos, assim como o epílogo da escritora e viúva de Sagan, Ann Druyan, sejam de uma beleza excepcional. Infelizmente não temos Sagan conosco para ajudar na compreensão das dimensões da revolução vigente, a da informação, e que por hora se apresenta a nós como um abismo escuro e misterioso. De todo modo, em “Bilhões e bilhões”, “Cosmos” e em outros de seus livros; nos ecos de sua voz nas memórias de milhões de pessoas ansiosas por conhecer o que foi, é e será; nos momentos de apreensão perante o desconhecido; nas diversas escalas das lutas diárias em prol de um mundo mais justo, Carl Sagan segue vivo.

Jonas.Doutrinador 26/02/2021

Somos tão pequenos diante das grandezas do universo.
Um livro interdisciplinar, aborda questões matemáticas, físicas e químicas, porém, caso você não tenha o cérebro privilegiado como o de quem é dessas áreas, não se preocupe, pois Carl é muito didático em explicar o que escreve. Deu pra ter a noção da grandeza do universo ao saber que existem bilhões de galáxias.

O autor também critica a utilização da ciência e tecnologia pelo homem de forma nociva, seja pra criação de armamento militar como também ogivas nucleares. Carl deixa claro como teríamos avançado bem mais caso fossemos cooperativos ao invés de competitivos. Se os gastos com guerra tivessem sido na luta contra a fome, miséria, diminuição dos poluentes que agridem o meio ambiente; e no investimento em produção científica e artística, estaríamos num patamar bem mais elevado.

Por fim o livro relata a luta de Sagan contra sua doença e sua visão racional do universo e sua felicidade por não recorrer a nenhum mecanismo de fuga que exceda a razão.

Tiago Fachiano 26/02/2021

Ótimos artigos
O livro é composto de 19 artigos do Carl Sagan. Vários artigos foram escritos nos anos 90, mas mantém a realidade atual, por exemplo, um dos artigos que mais achei interessante sobre aborto.

Contém artigos sobre petróleo, guerra nuclear, meio ambiente, aborto, evolução tecnologia e muito mais...

Recomendo a leitura e também irá servir como referência bibliográfica para pesquisar quando algum assunto surgir.

Igor.Camilo 20/02/2021

Ao mestre, com carinho.
Grande livro, eu com certeza devo muito do meu caráter ao Carl Sagan.
"O Mundo Assombrado Pelos Demônios" mudou a minha vida, e é sempre um prazer ler algo dele.
Apesar de ser uma excelente e diversificada obra, deixa um certo amargor na boca, quando percebemos que grandes coisas que o Carl via com otimismo, não se concretizaram nos dias atuais.
Mas de qualquer forma, recomendo muito, é uma obra que deveria ser lida por todos.

Igor biólogo 19/02/2021

Simplesmente belo
Carl, poetiza a ciência! Engrandece, unifica, desmistifica e oferece pra nós, pobres mortais, a beleza deste mundo.
Só posso dizer que sou apaixonado por ele!

Ale 16/02/2021

Livro reune 19 artigos com variados temas entre a vida e a morte. Perfeito como só poderia ser vindo do maior divulgador de ciência

yanpradoch 11/02/2021

Em busca de conhecimento
Baixei esse livro em um período no qual eu buscava aprender coisas novas. Tudo o que posso dizer é que não me decepcionei. Cada capitulo é traz uma imensa quantidade de informações que levam o leitor a diversas reflexões, sendo o tipo de livro ideal para quem busca conhecimento. O final do livro ainda discorre sobre a vida do autor e a doença que lhe acometeu em seu fim, dando um toque de pessoalidade à obra.

Helena 07/02/2021

Excelente leitura. Artigos questionadores e inquietantes, Carl Sagan nos revira na cadeira com reflexões sobre aquecimento global, crescimento da população mundial x capacidade da Terra, aborto de gestação, capitalismo x socialismo, armas nucleares, fontes alternativas e sustentáveis de energia, e mais. Tem opinioes muito ácidas, conscientes e inteligentes sobre diversas questões. E tudo pautado cientificamente. Quero ler mais dele.

Nath 03/02/2021

Do século XX
Em uma obra com os mais variados assuntos, Carl nos prende de forma singela em seu último livro, seja por conhecimento ou poesia.
Confesso que 2 capítulos se arrastaram um tantinho, mas em sua grandiosidade, se fez um grande trabalho.
É um livro que deve ser lido com certeza, principalmente por abordar pensamentos tão intrigantes e de notoriedade. Vale a pena reflexões!!!