Bilhões e Bilhões

Bilhões e Bilhões Carl Sagan

Resenhas - Bilhões e Bilhões

Louie 19/08/2021

Carl Sagan sempre muito racional e sensato. Gostei demais de O Mundo Assombrado pelos Demônios (ainda é meu preferido).
Bilhões e Bilhões segue a mesma ideia, mas ele foca mais em alguns assuntos voltados ao meio ambiente, a política e a ciência num âmbito global, como efeito estufa e aquecimento global (que ele fala bastante). Então achei um pouquinho repetitivo porque ele sempre volta nesses pontos (que são importantes afinal).
Apesar de algumas coisas serem datadas (o livro é dos anos 90, então ele fala da influência do fax na velocidade de espalhar notícias, por exemplo), os temas são muito relevantes e ainda precisam ser muito discutidos.
Até esse final (que eu não esperava) faz a gente refletir.

Eduardo 15/08/2021

A última obra de uma mente grandiosa
É triste chegar no último capítulo, dedicado sobre a saúde do Sagan e as batalhas que ele travou em seus instantes finais. Um verdadeiro gênio, que será lembrado por toda a eternidade.

SamuellVilarr 12/08/2021

Bilhões e Bilhões, Carl Sagan.
Mais uma obra do grande divulgador científico Carl Sagan. Bilhões e Bilhões é um tratado de questões diversas do ponto de vista do autor e claro, da ciência. Questões como aborto, impacto ambiental, acontecimentos históricos, religião e ciência e muito mais é discutido aqui, com aquele costumeiro primor que proporciona todas as experiências favoráveis e deleitosas ao ler Sagan, como também, o mesmo em adquirir conhecimento e observar em um ponto de vista admirável por intermédio de uma personalidade que consegue exprimir de maneira surpreendente as informações e os assuntos tratados. Aqui também temos uma gama de informações ao final sobre sua doença, seus últimos momentos e também, no próprio livro em si, o último do autor mais não menos sensacional do que os demais, por mais que eu ainda prefira os outros titulos como Cosmos e O mundo assombrado pelos Demônios, este é um que merece sua devida atenção especial, Sagan é sempre uma boa pedida.

Mateus 09/08/2021

Dividido em três partes: as primeiras duas abordam conteúdos científicos e as mudanças climáticas, porém apesar de um pouco datados, vale a leitura pela maravilhosa escrita do Sagan; já na última parte (minha favorita), são abordados temas como aborto, ética e morte. Nessa última parte é que o livro realmente brilha, principalmente no capítulo sobre aborto e no tocante capítulo final, onde o Carl Sagan fala sobre a doença que, no fim, o matou.

Bia 01/08/2021

um dos livros mais incríveis que tive a oportunidade de ler, o último capítulo ?no vale da sombra? e o epílogo escrito por ann druyan foram as páginas mais lindas que eu já li em toda minha vida, carl foi um grande homem e ele viverá pra sempre em todos nós que estivermos dispostos a nos lembrar. me sinto grata e feliz por ter a oportunidade de conhecer os livros dele.

Jéssica 29/07/2021

Quanto tempo é 1 bilhão de anos?
Carl aborda muitos temas neste livro e nos coloca algumas reflexões delicadas e inspiradoras sobre a vida e sua fragilidade; ele abre um pouco sobre sua vida pessoal e tenta nos transmitir alguns sentimentos desde as descobertas cientificas até as descobertas do verdadeiro amor - "heureca"!

lukasleituras 14/06/2021

super interessante
nossa, eu nem sei dizer direito como descrever um livro como esse, acho que uma boa definição é: "um pouco de tudo", fico bastante pensativo em como conheci o sagan, esse é o último livro dele antes de partir e foi o primeiro q me fez conhecê-lo, vê-lo do ponto de vista final, antes da morte, é muito interessante e intrigante, a forma como ele cativa e demonstra todo seu carisma.

ele conta sobre diversos casos e até um pouco sobre a vida do sagan, é um livro bastante interessante, que te faz perder o tempo de uma forma magnífica; em vários momentos, acabei lendo mais de 100 páginas sem nem ao menos notar, vale bem a pena.

Otávio - @vendavaldelivros 24/05/2021

?Talvez o subproduto mais angustiante da revolução científica tenha sido acabar com muitas de nossas crenças mais acalentadas e consoladoras?.

O título do livro pode assustar e fazer parecer que nele entramos em debates profundos sobre astronomia, física e matemática. Que aqui, a conversa é difícil, cansativa e penosa para leigos. Mas só pensa isso quem não conhece nada de Carl Sagan. E azar do mundo que hoje existe sem a presença de Sagan.

Último livro de Carl Sagan e escrito com a colaboração de sua esposa Ann Druyan, Bilhões e bilhões reúne textos de Sagan sobre temas diversos sobre a ciência e a sociedade que o cercava no final dos anos 90.

O livro é dividido em três partes. A primeira traz textos de Sagan no seu melhor: A capacidade de transformar assuntos que envolvem matemática, física e astronomia em conversas de bar que tocam fundo em nossas próprias percepções da vida e do universo.

A segunda parte narra principalmente a preocupação de Sagan com o aquecimento global e as mudanças climáticas que já era claras na época. Soluções e explicações técnicas sobre como chegamos até aquele ponto (que ainda não era tão trágico quanto o atual) são preenchidas com o humor e a sagacidade de transformar textos que teriam tudo para serem monótonos em impossíveis de serem largados.

Por fim, a terceira parte contém um trabalho excepcional, atual e absurdamente necessário de Sagan sobre o aborto, bem como outros textos sobre o futuro da humanidade e sobre sua própria condição de saúde.

Carl Sagan talvez seja, de todos os autores que li e que já faleceram, o que mais lamento não estar aqui, hoje, sendo um farol necessário para os tempos sombrios que vivemos. Nenhum autor conseguiu me fazer contemplar a imensidão do universo como ele. Ninguém, nunca, conseguiu me tranquilizar sobre a vastidão do infinito como Sagan. Bilhões e bilhões é o canto do cisne de um dos maiores pensadores que a humanidade, torta e cambaleante conseguiu produzir. A prova de que somos, de alguma maneira, únicos. Basta apenas entendermos que precisamos todos nos comportar como um só.

Gian 13/05/2021

Bilhões e Bilhões
Não foi a melhor obra do Sagan que li.
Inclusive muitos capítulos por abordar de conflitos da guerra fria, ficaram até meio tediosos de ler. Porém as questões debatidas são de suma importância para a longevidade da nossa espécie.
Mas como é marca registrada dele, tudo bem embasado cientificamente. E com uma fluidez na escrita.
Agora os últimos capítulos chegaram a me emocionar. Muito provavelmente por eu gostar muito de ciência e o Carl ser o meu preferido.
Ver ele próprio narrando a sua luta com a doença que tirou a sua vida, foi bem comovente.

Wyllian Torres 09/05/2021

Incrível
Sagan é um desses seres que passou pelo mundo e deixou marcas das quais nem ele mesmo deve ter se dado conta. Além de um incrível cientista, Sagan é um ser humano admirável, com um lindo senso crítico e sempre a favor da verdade e pela busca dela.

Joyce Chies 18/04/2021

Algumas das questões mais relevantes
Nesse livro, Cal Sagan e sua esposa Ann Druyan reuniram alguns dos tópicos mais interessantes, intrigantes e necessários sobre a vida, o universo, a sociedade e a natureza na virada do milênio.

Cada capítulo corresponde a um artigo, e os temas se relacionam de certa forma.

É a primeira obra de Sagan que leio e confesso que não foi tão fácil assim. Não posso dizer que é um livro pra "relaxar". Causa inquietações e muitas reflexões, então por várias vezes interrompi a leitura, para pensar a respeito do que estava lendo.

Apesar de ter sido publicado em 1997, continua muito atual e toca em pontos cruciais sobre vida e morte, sobre consciência e sobre escolhas.

Recomendo muito a leitura!

Maria.Gabriela 18/04/2021

Ótimo livro que mistura divulgação científica com histórias
O livro é composto por alguns artigos escritos pelo Carl Sagan que são uma chama no mundo escuro do negacionismo.
Triste saber que ele estava doente enquanto ainda terminava o livro :(

Hera 14/04/2021

Maravilhoso
Carl Sagan mostrando que divulgar ciência e tecnologia é bom demais. O texto é bem didático. Vai do micro universo dos átomos, partículas etc à grandeza dos mistérios do universo. Ainda faz importantes reflexões sociopolíticas a cerca do sistema capitalista e seu caráter destrutivo; a crise ambiental; religião e ciência; tecnologia; a armadilha das armas nucleares; vida e morte e o que deixaremos para as próximas gerações. Recomendadíssimo.

Valorizem a ciência.