Bilhões e Bilhões

Bilhões e Bilhões Carl Sagan

Resenhas - Bilhões e Bilhões

Daniel.Victor 23/03/2022

A despedida de Sagan
Me perguntaram recentemente se eu gosto mais de livros científicos, e eu respondo: sim, os livros que falam sobre ciência chamam muita a minha atenção, e com esse não foi diferente. Sendo o último livro que Sagan escreveu, ele é fantástico em todos os aspectos. Esse livro é um compilado de artigos que ele escreveu durante sua vida, englobando os mais variados temas. Na maior parte dele Sagan expõe suas considerações acerca das questões ambientais (tema bastante atual), ao mesmo tempo que coloca possíveis soluções pra essa problemática. Ele também aborda a questão do aborto, fazendo o seguinte questionamento: é possível ser pró-escolha e pró-vida? A decisão dessa temática deve ser abordada de forma polarizada, ou existe um meio termo? Não posso deixar de citar um dia capítulos que me chamaram bastante atenção, denominado de "No vale da sombra", onde Sagan faz reflexões sobre a sua luta em decorrência de uma doença que o acometeu (me emocionei nessa parte, quem diria!) Enfim, recomendo a todos que tiverem a oportunidade de fazer a leitura, pois a edição feita pela

Biblioteca Álvaro Guerra 10/02/2022

Bilhões e bilhões: reflexões sobre vida e morte na virada do milênio. O livro contém dezenove artigos desse gênio que foi Carl Sagan. Popularizou a ciência com seu estilo acessível. ... As algas remontam a 3 bilhões de anos atrás, muito antes dos animais, quase até a origem da vida sobre a Terra.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788571647640

Bob 03/02/2022

Essencial
É um livro, que mesmo sendo um compilado de discursos e pesquisas do fim dos anos oitenta e início dos anos noventa, descreve com perfeição o que ocorre hoje no mundo.
A falta de lideranças políticas, o desprezo pela ciência e tecnologia, o excesso de consumo. Recomendo a todos os meus alunos a leitura, sempre quando posso.

Maria 03/02/2022

Carl Sagan sempre inspirando o gosto pela ciência
Este livro aborda muitos temas e traz muitas reflexões. Eu já conhecia o Sagan através de Cosmos, porém esse é o primeiro livro que concluí a leitura, só me trouxe mais vontade de conhecer suas outras obras.
Se você não gosta muito de ciência, eu tenho certeza que após entrar em contato com o Carl, você se sentirá inspirado a estudar e conhecer mais o universo, nosso planeta e nossa sociedade.

Ramon 30/01/2022

...
O que é exatamente que os conservadores estão conservando?

É às vezes formulada como "Aquele que tem o ouro cria as regras", sublinhando não só a sua divergência da Regra de Ouro, mas também o seu desprezo por ela. Essa é a máxima secreta de muitos, se conseguem aplicá-la impunemente [...]

Jord 24/01/2022

CEFET, Biblioteca do Campus II, primeiro período de Engenharia de Computação.
Entrei lá procurando Linguagem C do Luís Damas e saí com esse do Carl Sagan, não me arrependi nem um pouco.

Gabriel Farias Martins 26/12/2021

Ilimitado
Minha relação com as leituras de Sagan se tornam cada vez mais fortes, ele consegue abordar tantos temas sobre nosso passado e futuro.
Nesse livro ele falou sobre os gases CFCS, aborto, nossa capacidade de prolongar a vida pela medicina e avanços tecnológicos, e de forma amargamente irônica, nossa capacidade de nos auto-destruirmos.
O livro foi escrito em conjunto com sua esposa Ann, e o final escrito por ela, é descrito todo o processo de enfermidade do Sagan, se você gosta dele, com certeza vai se sentir profundamente tocado pelo último capítulo.
Livro incrível

Iury 28/11/2021

Obra escrita no fim do século passado mas que nos provoca reflexões importantes sobre questões que continuam bem atuais. Carl Sagan nos alerta sobre a necessidade de mudarmos o foco das nossas ações para uma conscientização do papel de nossa espécie no ambiente em que vivemos.
Não há mais tempo a ser desperdiçado com massivos investimentos para aprimorar meios armamentistas que colocam nossa existência em risco enquanto afetamos as condições raras indispensáveis para a vida humana.
O livro incentiva a educação e o progresso científico em pró de todos os seres humanos de um jeito objetivo e necessário.

Bella 20/11/2021

Carl vive !
A obra tratou no início de assuntos matemáticos, o que pode afugentar muitos leitores que temem este conhecimento. No entanto, se todos derem uma chance à leitura, verão que todo tipo de assunto será tratado. Desde potenciação, a criação do tabuleiro persa (o xadrez como é conhecido comumente), nossa queda genética a ser caçador, ondas que se propagam na água e os tipos de luzes, questões sobre a existência de vida fora do nosso planeta, o mundo que nos falta descobrir, as implicações das guerras para a humanidade, a ameaça de auto- destruição iminente da espécie humana, - com as bombas nucleares cada vez mais potentes - os CFCS (os clorofluorcabonetos) e a destruição da camada de ozônio, o aborto, – pró-vida ou pró-escolha – as descobertas do mundo científico, - seus prós e contras - e principalmente, uma reflexão sobre o que devemos fazer para não extinguir a nós mesmos e a diversidade da natureza.
Sagan para quem não conhece, foi um cientista-astrônomo que buscava compartilhar e facilitar a busca por conhecimento e sabedoria. Ficou conhecido mundialmente com a série Cosmos – baseada no livro Cosmos – de treze episódios de viagens ao redor do universo exterior e interior. O seriado foi um dos quais mais fez sucesso e que mais disseminou a ciência para as pessoas leigas. Além disso escreveu outras obras que merecem ser lembradas: Contato, - que por acaso possui um filme - O mundo assombrado pelos Demônios e Pálido Ponto Azul, sendo estas as mais conhecidas e aclamadas.
Carl tendo morrido em 1996, nos deixou um legado enorme e sem precedentes. Seu jeito de conversar sobre a ciência, mudou a maneira de muitas pessoas pensarem. E Bilhões e Bilhões, sua última obra – que mal deu tempo de terminar e que graças a sua esposa Ann que a revisou, pudemos lê-la como está hoje – ofereceram aos olhos e mente das pessoas um tipo de alimento contra a ignorância, superstição e fundamentalismo, ou seja, como Druyan fala no epílogo: Carl vive.

laurafontess 17/11/2021

Faz um tempo que li esse livro, mas lembro que ele explodiu minha cabeça na época. Lí ele muito nova, se nao me engano foi a primeira vez que entendi como o universo é gigantesco.

Deco 24/10/2021

Assuntos maravilhosos tratados por um comunicador genial
Carl Sagan é um astrônomo que se transformou em um dos melhores divulgadores científicos de todos os tempos. ⠀

Esse é um de seus melhores livros. Reúne diversas crônicas sobre temas que vão de aspectos ecológicos até astrológicos.⠀

Uma escrita simples, direta, envolvente e recheada de assuntos interessantes e profundos. ⠀

Vale muito a pena a leitura. O livro desperta o interesse por ciência e pelo entendimento de nossas origens.⠀

Rodolpho.Gonzalez 18/10/2021

Especial
Alguns livros não são, necessariamente, os melhores. Este, por exemplo, é um deles. Mas é, definitivamente, muito especial - são as reflexões de vida de um dos cientistas mais influentes do século. Reflexões sobre assuntos espinhosos, reflexões que, por incrível que pareça, ainda são atuais. Procure lê-lo com isso em perspectiva - será uma leitura memorável.

Podia ser um pouco menos prolixo em alguns trechos. Nada que estrague a leitura; são as palavras derradeiras do SAGAN.

Alessandro117 18/09/2021

Sagan
Sagan tem um poder e esse era sua genialidade. O poder de conciliação e sua força de querer um mundo melhor são inatingíveis.
Só posso dizer algo, suas palavras mudaram o mundo, talvez não aquele grandão em que moramos todos nós, mas pelo menos o meu. A casa linha, a cada conceito, e mais que o conceito, o amor que tinha ali me levou a outros cosmos. Segunda vez que leio bilhões e bilhões e nessa nova leitura ele me fez chorar, rir e refletir.

Kardec 09/09/2021

Previsivelmente Fantástico
Esse livro ainda é, infelizmente (pois consiste também em muitos alertas sobre o que estamos fazendo com nosso planeta e suas consequências) muito atual, visto que é da década de 90. Mesmo assim, é possível aprender algo novo a cada capítulo, e a terceira parte é simplesmente fascinante e tocante. O tipo de livro que você pode e deve recomendar a qualquer pessoa. Carl Sagan dispensa apresentações.