Bilhões e Bilhões

Bilhões e Bilhões Carl Sagan

Resenhas - Bilhões e Bilhões

Fantha_exe 04/02/2023

Ótimo
Ótimo livro para quem tem curiosidade sobre o mundo, aumentando sua noção sobre diferentes coisas como tempo, números e universo

Matheus 29/01/2023

Simplesmente Carl!
Com certeza um dos melhores livros que já li. Carl nos faz ter reflexões sobre a origem do universo, do nosso planeta e da vida, como o avanço da ciência se tornou a nossa esperança e a nossa maldição! Ele fala também sobre a sua doença e nos faz ter reflexões sobre a morte, como tudo é muito maior do que imaginamos!

Karen 27/01/2023

Inebriante
Um dos poucos autores que ja li que conseguem pular de um tema ao outro sem deixar o texto pesado e incompreensível, é uma das obras mais abrangentes e interessantes, com varios debates, ja muito discutido por nós no século xxi, que mostram o quanto ainda não fomos capazes de resolver algumas questões simples desde o século XX

Vitor173 24/01/2023

Bilhões e bilhões de novos conhecimentos
Confesso que demorei a ler esse livro. Dei início na leitura dele há muitos anos, mas fiquei preso no começo. Resolvi recomeçar a leitura, sem pressa, e tudo correu bem. Mesmo sendo escrito com o intuito de divulgação científica para a comunidade em geral, algumas partes, especialmente as primeiras, são densas. Temas como as descobertas espaciais, as mudanças na física, o embate entre ciência e religião, o aborto, mudanças climáticas e degradação ambiental e vários outros são debatidos ao logo do livro. Alguns capítulos abordam o mesmo tema repetidas vezes. Mas mesmo assim, é um livro excepcional, que deveria ser lido e debatido por todos. Sinto que, se mais pessoas pudessem ler esse livro, o mundo poderia ser diferente.
Ps: Ler o epílogo tem a mesma sensação de uma faca torcendo no estômago, mas, ao mesmo tempo, traz uma sensação de esperança e vontade de viver.

Rodrigo 25/12/2022

Sagan, o filósofo da ciência
O título desse livro engana, não é sobre o número de planetas no espaço, e sim sobre como a humanidade usufrui desse planetinha. O livro provoca o leitor a se questionar o que estamos fazendo aqui na Terra e como estamos vivendo, como indivíduos e como sociedade, inseridos em diferentes realidades, mas compartilhando as mesmas consequências.

Assim, em 19 capítulos, temas como astronomia, meio ambiente, fontes energéticas, armas nucleares, ética, aborto, etc são tratados em tom quase filosófico, em todas as suas dimensões e pontos de vista. Os dilemas apresentados nos fazem pensar de forma diferente, tirando-nos do conforto com ideias nunca antes experimentadas.

Ao final, apesar do saldo positivo, só achei que o autor poderia ter economizado um bocado de páginas, sem necessariamente resultar em perda de conteúdo. Foi, em resumo, uma bela viagem literária e uma surpresa por se tratar de um livro escrito em 1997, mas que continua tremendamente atual.

EduardoCDias 21/12/2022

Mente privilegiada
Discorrendo sobre muitos assuntos, universo, astronomia, guerras, evolução, aborto, tecnologia, Sagan nos mostra quão privilegiada sua mente era. Apesar de muitos artigos que compõem esse livro serem datados de até 40 anos, ainda são surpreendentemente atuais, nos mostrando que a evolução não ocorre tão rapidamente assim. O artigo em que ele relata sua doença, desde o aparecimento até quase seu óbito, é muito tocante. Esse foi seu último livro.

KinoplexGuilha 23/11/2022

Carl Sagan eu te amo
Carl Sagan como sempre certeiro com suas críticas. Esse homem é uma inspiração para mim desde sempre. O epílogo, onde Ann descreve o mundo agora com a perda de Carl me fez sentir a dor e o sofrimento de não ter mais essa pessoa genial conosco.

thais 11/10/2022

incrível como esperado
não é novidade que sou apaixonada pela mente do carl sagan e acredito que esse livro seja uma forma de aprender em diversas áreas. não me arrependo de ler, o único arrependimento é por não ter começado antes.

Mariana.Masiero 18/09/2022

Análises e reflexões acerca do ser humano, do universo e do modo como estes se inter-relacionam.

Obrigada por tantas contribuições para a humanidade, Carl. Gostaria que ainda estivesse entre nós para poder ouvir de você as indagações de Bilhões e Bilhões nos dias atuais.

Carl Sagan, você sempre será gigante!

allana.stahldasilveira.5 14/09/2022

Fascinante
É lindo e apavorante, Sagan nos mostra o que nos espera no futuro, fala da vida, dos grupos, organização e dor amor! Me fez fez chorar no momento mais lindo e emocionante!

Gabriel.Henrique 10/09/2022

Que leitura incrível, um livro para ler com calma e tranquilidade, eu o lia enquanto ia para a faculdade e quando menos vi, o havia terminado, fiquei uns dias refletindo sobre seu impacto em mim, e cara, Carl Sagan é sensacional e mordaz, um livro que todos deviam ler.

Karina 27/08/2022

meu coração e mente estão em conflito
Eu não deveria me surpreender por me embasbacar em uma jornada pelos livros de Carl Sagan, mas, inevitavelmente, isso sempre acontece.

Que maestria excepcional o Sagan tem com as palavras. Que dom magnífico este homem tem de ensinar, de ser o divulgador científico mais importante de todas as gerações que pisaram na terra (e que sorte temos nós de sermos a geração que pode aproveitar de suas obras).

Como sempre, um livro que discute temas sérios de forma cética e o mais imparcial possível, que viaja entre temas e ciências diversas, mas sempre com muita responsabilidade. Um compilado de artigos incríveis que leva qualquer pessoa com o mínimo de senso crítico a questionar o seu entorno.

Um livro em forma de crítica à nossa política, ética e todas as mudanças antropológicas em nosso planeta. Um debate mental com todos os seres humanos da Terra. E é o fato de se manter tão atual (mesmo tendo sido publicado em 1997) que faz desse livro uma leitura obrigatória.

O capítulo 19 (e último do livro) traz uma experiência mais pessoal na vida de Carl Sagan, que nos faz entrar em debate com nosso coração. O epílogo, escrito por sua mulher, Ann Druyan (como, inclusive, vários dos artigos desse livro também o são) é de partir ainda mais o que nos resta do coração que bate por aparelhos.

Entre a mente e o coração, se faz uma obra-prima

?o dr. Sagan morreu antes de terminar esses agradecimentos?

Douglas.Miguel 04/08/2022

O final é lindo!!
Como já disse no título, é tenho um belo motivo para dizer isso. Enquanto você lê o livro e vai dialogando sobre os pensamentos e as indagações do autor, te faz esquecer sobre algo que você percebe apenas no último capítulo (e consequentemente o epílogo), onde você percebe sobre as coisas que realmente importam na vida e percebe o quanto devemos ser grato por tudo, e isso me lembrou do pregador, que diz [Aproveite a vida com a mulher que você ama, todos os dias dessa vida fugaz que Deus lhe deu debaixo do sol, porque esta é a parte que lhe cabe nesta vida pelo trabalho com que você se afadigou debaixo do sol. EC.9:9]. Por mais que o escritor não seja cristão, vi que ele era grato por tudo que viveu e presenciou sobre a terra.

Daubian 06/06/2022

Um pequeno contato
Carl Sagan foi um homem muito influente, sobretudo na divulgação científica. Esse livro escrito no século passado é mais atual que nunca.
Crise mundial, informações falsas, um novo começo de exploração espacial, os EUA debatem sobre o aborto, a Rússia é uma grande inimiga, as economias mundiais oscilam entre economia e combater o aquecimento global, um grande país comunista é o maior poluidor... A diferença é que este livro, logo após os acordos do buraco da camada de ozônio trazem um ar de otimismo que é raro por esses tempos. Interessante a noção trabalhada de ética sem religião. Hoje temos mais negacionistas, o aquecimento global piorou, as richas internacionais se multiplicaram. Quem diria que até o Reagan e o Gorbachov eram líderes mais ambientalistas do que os de hoje em dia? E bilhões não é um número que assusta. Curiosamente, já tem trilionarios enquanto bilionários vão fazer turismo espacial. Este livro é um pequeno contato com suas ideias e seus textos, mas que valem muito a pena. O que o Sagan não ia amar ver as novidades. O que a Voyager que ele ajudou migrar além do sistema solar. O que mais me dói é que ele nem chegou a ver a estreia do seu (bom) filme Contato. Mas a sensação do fim do livro é igual a das sondas espaciais que saíram deste pálido ponto azul, a mensagem ainda é viva quando está sendo propagada.